
A Audi celebrará um aniversário muito especial em 2026: 50 anos do motor de cinco cilindros, um propulsor que foi muito além de seu tempo. A marca das quatro argolas apresentou este motor pela primeira vez em 1976, na segunda geração do Audi 100.
Ao longo dos anos, seguiram-se atualizações e novos desenvolvimentos com turbocompressor, purificação dos gases de escape, tecnologia de quatro válvulas por cilindro, motores de rali e motores diesel de cinco cilindros.

Hoje, o 2.5 TFSI do Audi RS 3 dá continuidade à grande tradição dos motores de cinco cilindros da marca alemã. Os motores de cinco cilindros da Audi têm status de ícone e estão profundamente enraizados no DNA da marca.
O primeiro motor de cinco cilindros equipou o Audi 100 (C2) em 1976, sendo conhecido internamente como Tipo 43, projetado para se posicionar em um segmento superior ao do seu antecessor.
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Os motores de quatro cilindros da época não atendiam aos planos dos engenheiros da Audi, que discutiram a utilização de motores de cinco e seis cilindros em linha no começo dos anos 70.

Com restrições de espaço e à distribuição de peso desfavorável, o seis em linha foi cortado, restando assim o de cinco cilindros, baseado no conceito do motor EA 827, ainda em fase inicial de desenvolvimento.
Tendo 2.144 cm³ de cilindrada, entregava 136 cavalos e tinha um moderno sistema de injeção de combustível que aumentava a eficiência e a potência. As entregas do Audi 100 5E começaram em março de 1977.
Já a primeira versão a diesel foi lançada em 1978 com aspiração natural, 2.0 litros e 70 cavalos. Um ano depois, estreou o primeiro motor a gasolina de cinco cilindros com turbocompressor que entregava 170 cavalos e 26,9 kgfm no Audi 200 5T.

No Audi RS 3, o motor, conhecido internamente como EA855 Evo Sport, entrega 400 cavalos e 50,8 kgfm de torque. O 2.5 TFSI permite aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de até 290 km/h.
O motor de cinco cilindros da Audi é fabricado na planta de Győr, na Hungria, na chamada linha de montagem Bock, que ocupa mais de 1.000 m².

É lá que o Audi RS 3 sai da linha de produção e o chamado “casamento” acontece, quando o motor 2.5 TFSI é finalmente instalado no modelo A3 topo de linha.
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