Audi enfrenta problemas com transmissão Multitronic

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Engana-se quem pensa que marcas Premium estão livres de problemas e que seus clientes não irão reclamar de seus defeitos. Na Alemanha, vários clientes da Audi andam reclamando da transmissão automática Multitronic.

Esta caixa CVT só é utilizada pela empresa dentro do Grupo VW e está disponível em alguns modelos da gama, junto com a S tronic e a Tiptronic (de seis a oito marchas, dependendo do modelo).

Um dos relatos postados nos fóruns alemães fala de uma Audi A4 Avant 3.0 TDI Multitronic 2013, cujo proprietário diz que em condução normal, a caixa CVT funciona muito bem, mas ao se enganar a ré, o veículo não sai antes de o motor alcançar 1.600 rpm ou mais.

Bem, estamos falando de um V6 3.0 com 204 cv e 40,6 kgfm. O dono relata que o carro sai muito rápido e nem sempre consegue parar onde é preciso.

Ele diz que em subida é pior ainda, visto que sempre bate uma roda ou desgasta demais o freio segurando o veículo.

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A Audi diz que a Multitronic é uma transmissão muito eficiente, garantindo conforto de automático com economia de manual. Realmente as caixas CVT prezam pela economia de combustível e pelo conforto, chegando mesmo em alguns casos, ser até mais eficiente que um câmbio manual.

Depois da repercussão na imprensa alemã e de comunicado direto, a Audi cedeu um carro reserva e pegou o A4 para revisão no software da caixa, que após análise e reprogramação, voltou ao normal.

Fornecida pela Luk, a Multitronic surgiu em 1999 no Audi A6 e passou a equipar vários modelos.

Assim como outras CVT, ela possui dois discos cônicos onde uma corrente de aço varia sua relação conforme parâmetros preestabelecidos através de sensores, controlando assim a rotação do motor e a tração, esta através de discos múltiplos com acionamento hidráulico.

O erro no A4 3.0 TDI relatado acima estava no software que aciona a embreagem multidisco.

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[Fonte: Auto Motor und Sport]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X