Audi está retendo seus carros nos portos americanos por conta da nova política tarifária; qual será o destino deles?

novo audi q5 2

Desde o dia 2 de abril, a Audi está retendo nos portos americanos seus carros destinados ao mercado dos EUA devido à política tarifária ditada por Washington, o que prejudicará o abastecimento do mercado local.

Com aumento de 2,5% para 25%, a tarifa de importação americana impede que a Audi consiga obter rendimentos de sua operação no país, lembrando que ela produz o Q5 no México.

Só a Volkswagen tem 37 mil carros nos pátios de concessionários americanos, suficientes para dois meses de vendas, porém, depois disso, a marca alemã terá de rever sua metodologia comercial nos states.

Já a Audi não tem muito para onde correr, exceto se seguir a VW e ter uma linha de produção no Tennessee, tal como se cogita para a Porsche.

Segundo um memorando da VW, diz a Reuters , os carros nos pátios aduaneiros continuarão lá até segunda ordem, com os veículos acumulados para eventual situação melhor do mercado ou outra solução, que pode ser até o reenvio para outros destinos.

Como se sabe, a Porsche já teve que remeter carros que seriam vendidos nos EUA por conta de componentes chineses para outros destinos.

De acordo com a fornecedora de serviços automotivos Cox Automotive, as montadoras instaladas nos EUA só possuem estoque para três meses.

Pelo menos para o próximo trimestre, o mercado americano ainda não será totalmente afetado, mas após isso, os sites das marcas começarão a ficar vazios e não espere ver isso somente em marcas estrangeiras…

As Big Three também sofrerão o impacto e alguns modelos devem simplesmente desaparecer do cenário americano devido ao conteúdo de peças importadas, que chega a 50% em alguns modelos.

Para Chattanooga, a Audi terá de optar pelos produtos que sejam mais viáveis e fáceis de serem nacionalizados.

Não se sabe ainda em que pé ficará a produção do Audi Q5 no México, importante para abastecer o mercado americano, mas sua transferência para o Tennessee não seria nada estranho.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X