A Audi está apostando em uma nova estratégia para conquistar o público jovem na China, o maior mercado automotivo do mundo.
Em uma decisão ousada, a montadora alemã anunciou uma nova marca de veículos elétricos (EVs) para o mercado chinês, que traz uma identidade visual diferente: os modelos não terão o icônico logotipo com os quatro anéis, mas apenas o nome Audi.
Essa abordagem inédita é fruto de uma parceria com a fabricante chinesa SAIC, visando ampliar a presença de ambas as empresas em um segmento altamente competitivo.
A primeira linha dessa nova marca chegará ao mercado já em 2025, prometendo atrair consumidores com tecnologias de ponta e um design voltado aos jovens.
O CEO do projeto, Fermin Soneira, destacou que o perfil do público chinês de veículos premium é bastante jovem em comparação com o global, com uma média de idade entre 30 e 35 anos, enquanto no resto do mundo é de 55.
Esse foco no consumidor mais jovem, que valoriza inovações e funcionalidades avançadas de assistência ao motorista, marca uma tentativa da Audi de se reposicionar frente às rivais locais, que já dominam o segmento de EVs no país.
Além de um sportback elétrico, a nova linha de EVs incluirá outros dois modelos, um deles um utilitário esportivo, programados para serem lançados ao longo dos próximos três anos.
O desenvolvimento dos veículos também envolve o uso de tecnologias e fornecedores locais, uma medida que facilita a adaptação aos gostos e exigências específicas dos consumidores chineses.
A arquitetura dos veículos é fruto do trabalho conjunto entre Audi e SAIC, reforçando a meta de conquistar uma fatia maior do mercado chinês.
Nos primeiros nove meses de 2024, a Audi registrou vendas de menos de 15 mil EVs na China, segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Enquanto isso, marcas chinesas de prestígio como Nio e Xpeng obtiveram números significativamente superiores, com vendas dez e sete vezes maiores, respectivamente.
A Audi, até então, oferecia EVs com o logotipo tradicional, como o Q4 E-tron, fabricado em parceria com a FAW, e o Q5 E-tron, desenvolvido com a SAIC. Em breve, o Q6 E-tron também estará disponível no mercado, com previsão de lançamento até o fim do ano.
Essa nova investida reflete uma reestruturação de estratégia para ganhar relevância no segmento de EVs e responder à concorrência acirrada.
Com o mercado chinês cada vez mais dominado por marcas focadas em eletrificação e conectividade, a Audi vê na aliança com a SAIC uma oportunidade de reverter a queda de participação e conquistar um público mais moderno e conectado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!