Já foi o tempo que a Audi quria fazer volume no mercado nacional e isso nem foi quando da primeira fase de produção nacional, quando o A3 dividia a linha com o Golf IV.
Na segunda vez que a Audi veio a fazer carros aqui, promoveu seu A3 Sedan como um tipo de carro premium de massa e chegou a vender 17 mil por ano, comparando-o em preço ao Corolla.
Agora, o foco na gama de acesso está centrada no Q3 “nacional”, que antes também vendeu muito bem no país.
Todavia, a Audi não busca mais volume e sim rentabilidade com carros caros em ofertas limitadas, onde o Q3 serve somente para aproximar a marca de novos consumidores, já que o foco está em ampliar os emplacamentos entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão.
Num treinamento de concessionários, vendedores apontaram o sucesso do Q3 e do Q5, mas também o foco da Audi em carros mais caros, como as linhas RS e e-tron.
Dependendo da região, o Q3 Sportback tem a preferência das mulheres, enquanto o Q5 é preferido por solteiros, mas o Q3 SUV é mais procurado por homens.
Ainda que os Q3 e Q3 Sportback sejam montados no Brasil, o volume é pequeno para atender os clientes que realmente buscam um SUV de luxo tradicional, haja visto a onda de eletrificação que não atende a todos.
A Audi sabe que muitos clientes ainda têm receio de carros elétricos, por exemplo, e para isso foca no Audi Signature, sendo um contrato de propriedade temporária de sua linha e-tron.
Isso permite que os clientes não se sintam presos aos carros elétricos, vivenciando a experiência para tomar uma decisão adiante.
Além disso, o foco da Audi se encontra numa faixa muito acima do que a antiga estratégia de volume, buscando clientes de maior poder aquisitivo.
Deixando de lado a imagem de “Volkswagen de luxo”, a Audi atualmente quer vender mais carros caros, como esportivos da linha RS, que só não vendem mais por falta de produto, segundo um vendedor.
Na pandemia, segundo vendedores, os esportivos da Audi venderam acima da média, que voltou ao normal nos anos seguintes.
Já os elétricos da linha e-tron, como o Q8 e-tron em especial, comando essa mudança de postura da Audi, que assim se torna cada vez mais exclusiva.
[Fonte: AE]
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