
A Audi está apostando num novo modelo que deve substituir o carro elétrico básico. Para contextualizar, o CEO Gernot Dellner informou que a produção dos atuais A1 e Q2 vai chegar ao fim no próximo ano.
Segundo a Jato Dynamics, o A1 vendeu 56.239 unidades na Europa no ano passado, uma queda de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o “Q2” totalizou 54.605 exemplares, com um declínio de 10%.
A ideia é que o novo carro elétrico fique um degrau abaixo do Audi Q4 e-tron e acabe substituindo os antigos A1 e Q2, servindo também como alternativa para o hatchback A3 e o crossover Q3.
Ainda sem nome, a mídia estrangeira sugere que o pequeno SUV “verde” pode ser batizado de Audi Q2 e-tron.
É interessante lembrar que já existe o Audi Q2 L e-tron, um SUV totalmente elétrico baseado na plataforma MQB, mas destinado somente ao mercado chinês. O novo crossover, por sua vez, está sendo pensado para ser um modelo global.
A produção começa na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, no próximo ano; inicialmente, esperava-se que ele só chegasse em 2027, mas, segundo o Sueddeutsche Zeitung, o lançamento foi antecipado para 2026.
O novo modelo deve compartilhar a plataforma MEB Entry com o ainda misterioso Volkswagen ID.2, que surgiu a partir do conceito ID.2all apresentado em março de 2023.
A Audi está mantendo todos os detalhes, visual e especificações, em segredo, mas a previsão é que o carro elétrico chegue às concessionárias em 2026.
Quanto aos preços, enquanto o hatchback da VW tem uma versão básica que não ultrapassará os 25 mil euros, o crossover compacto da Audi deve sair por cerca de € 35,9 mil no mercado europeu.
Além disso, a Audi revisou sua estratégia de desenvolvimento e pretende lançar não só novos modelos totalmente elétricos, mas também a próxima geração de carros com motores a combustão e híbridos plug-in.
Será um total de 10 novos produtos com versões PHEV, incluindo o Audi A5 e-hybrid, até o final deste ano.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!