Audi Linha 2020 SUVs

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Nascido tardiamente em 2011, já que um ano depois, surgiria a plataforma modular MQB, o Audi Q3 surgiu como opção de acesso aos mais caros Audi Q5 e Audi Q7. Sua plataforma era a PQ35 do grupo VW, sendo que hoje usa a MQB. Ele começou a ser feito junto com o Volkswagen Tiguan em Martorell, Espanha. Ele também é contemporâneo do Skoda Yeti, compartilhando a mesma base.


Ainda com estilo anterior da Audi enraizado, o Audi Q3 quando surgiu era uma boa novidade da marca, que limitou a potência a 150 cv no mínimo, pois abaixo disso, o velho EA111 1.4 TFSI de 122 cv não daria conta do peso do veículo, alto por não ser modular.

Com as vendas crescentes, o Audi Q3 começou a tomar mercados do exterior, utilizando inclusive motor 2.0 TFSI de 170 ou 211 cv. O câmbio de dupla embreagem S tronic é um companheiro de vida.

Em 2013, a Audi resolveu cruzar a fronteira dos SUVs com os esportivos puros e lançou o RS Q3, que recebeu um pacote visual atraente, suspensão 10 mm mais baixa, rodas enormes, freios redimensionados, acabamento esportivo e um enorme cinco cilindros 2.5 TFSI com 310 cv na época.

Mais recentemente, este recebeu atualização e subiu para 340 cv. O câmbio S tronic de sete marchas garante boa parte da performance, assim como a tração integral Quattro. Globalmente, o Audi Q3 é feito na Espanha, Brasil,  China e Índia.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – detalhes

Com mais de sete anos no mercado, o Audi Q3 2020 recebeu uma merecida segunda geração que chegou ao Brasil em pré-venda em novembro de 2019, sendo que as vendas oficiais começaram em fevereiro de 2020.

Seu visual foi renovado, mas mantém parte do era visto no modelo anterior. Mesmo assim, a Audi destaca que o novo Q3 2020 tem uma nova linguagem visual, que foi inicialmente apresentada no irmão maior Q8.

A dianteira conta com novos faróis e grade, que tem desenho octogonal. As laterais tem uma linha de cintura mais alta, o que no geral passa a impressão de um veículo mais robusto. Ainda nas laterais é possível ver as novas rodas usadas pelo SUV, que são de 17 a 19 polegadas, dependendo da versão.

As lanternas também foram renovadas e ficaram mais modernas. Ao todo, a carroceria conta com nove cores: Branco Ibis, Laranja Pulse, Prata Florete, Cinza Cronos, Preto Mito, Cinza Nano, Branco Geleira, Azul Cosmos e Vermelho Tango.

E o que dizer do interior? Com tudo renovado, o painel lembra o formato da grade dianteira, com suas formas octogonais. A central multimídia chama muito mais a atenção, sendo de 8,8 polegadas e sensível ao toque, além de ter comandos de voz e câmera de ré em todas as versões.

No geral, a impressão do Audi Q3 2020 é de um carro maior e mais refinado. E pelo menos em relação ao tamanho, isso pode ser comprovado pelos números, pois a carroceria cresceu em todas as medidas.

Ele conta com 4,48 m de comprimento (9,7 cm a mais que o modelo anterior), 1,84 m de largura (+ 2,5 cm) e 2,68 m de distância entre-eixos (+ 7,7 cm). Os bancos traseiros são corrediços e podem ser movidos para frente em até 15 cm.

A Audi também reforça que o porta-malas do Q3 2020 é o maior da categoria, com 530 litros. Essa capacidade pode ser aumentada para 675 litros, dependendo da posição dos bancos, ou até para 1.525 litros com os encostos totalmente rebatidos.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – novidades

Além das várias mudanças estéticas e estruturais citadas acima, o Audi Q3 2020 também recebeu várias novidades no que diz respeito à sua lista de equipamentos de série e opcionais. Isso é necessário quando levamos em conta a pesada concorrência que ele enfrenta em seu segmento, especialmente com a nova geração do Mercedes-Benz GLA.

Sendo agora importado da Hungria, o Q3 2020 agora dispõe de itens de série como câmera de ré, piloto automático com controle de velocidade, faróis de LED, controle de descida em ladeira e assistente de partida em rampa.

Desde a versão de entrada o modelo também oferece conexão para Android Auto e Apple CarPlay, quatro portas USB (sendo duas para os passageiros traseiros) e tomada 12V. Se levarmos em conta as outras versões mais caras, o Audi Q3 2020 também pode vir com abertura e fechamento elétrico do porta-malas (com acionamento por movimento de pé), partida por botão, faróis full LED, ar-condicionado dual zone, painel digital, teto solar panorâmico, entre outros.

Diferente da geração anterior, que pecava por não oferecer itens vistos em modelos mais baratos, o novo Q3 2020 oferece ainda estacionamento automático, piloto automático adaptativo, sistemas de proteção a pedestres e várias outras tecnologias. Ou seja, é um SUV bem mais completo que o anterior.

A linha do Audi Q3 2020 é oferecida em três versões de acabamento: Prestige, Prestige Plus e Black. Todas são equipadas com o mesmo motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades.

Novos esportivos entram na família

Além da nova geração do Q3 2020, a Audi também lançou no Brasil cinco esportivos ao mesmo tempo: RS Q3, RS Q3 Sportback, RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8. Os dois primeiros fazem parte da família do Q3 e trouxeram muita pimenta para quem procura diversão ao volante.

Todos foram anunciados ainda em pré-venda em julho de 2020, com entregas marcadas para o final de 2020 ou começo de 2021. No caso dos modelos em questão nessa matéria, é provável que isso só ocorra no ano que vem.

Se posicionando como os mais baratos dessa lista, a dupla RS Q3 e RS Q3 Sportback custam, respectivamente, R$ 435.990 e R$ 465.990. Os dois são equipados com motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, que entrega 400 cv e 48,9 kgfm de torque.

O conjunto ainda tem o câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, com desempenho pra ninguém colocar defeito: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e velocidade máxima limitada de 250 km/h.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – versões

Confira abaixo as versões da linha Audi Q3 2020:

  • Audi Q3 Prestige 1.4 TFSI 2020
  • Audi Q3 Prestige Plus 1.4 TFSI 2020
  • Audi Q3 Black 1.4 TFSI 2020
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2020
  • Audi RS Q3 Sportback 2.5 TFSI 2020

Audi Q3 2020 – equipamentos

Audi Q3 Prestige 1.4 TFSI: Oferece ar-condicionado automático, 6 airbags, faróis de LEDs com acendimento automático, piloto automático, controles de tração e estabilidade, sensores de luz e chuva, câmera de ré com sensores dianteiros e traseiros, seletor de modos de condução, banco do motorista com ajustes elétricos, rodas de 17 polegadas, entre outros.

OPCIONAIS: pintura metálica ou perolizada (R$ 1.500).

Audi Q3 Prestige Plus 1.4 TFSI: Itens acima + painel de instrumentos digital (Audi Virtual Cockpit), chave presencial, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas elétrico com abertura por proximidade, faróis full-LED, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de 18 polegadas, entre outros.

OPCIONAIS: pintura metálica ou perolizada (R$ 1.500) e teto-solar panorâmico elétrico (R$ 8.000).

Audi Q3 Black 1.4 TFSI: Itens acima + sistema de estacionamento automático, bancos dianteiros esportivos elétricos, detalhes em preto brilhante no exterior, sistema de som premium, revestimento de camurça sintética, teto-solar panorâmico, rodas de 19 polegadas, entre outros.

OPCIONAIS: pintura metálica ou perolizada (R$ 1.500), luzes ambientes configuráveis (R$ 3.500) e o piloto automático adaptativo com a função tráfego (R$ 8.000).

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – preços

Confira abaixo os preços da linha Audi Q3 2020 para o mercado brasileiro:

  • Audi Q3 Prestige 1.4 TFSI 2020 – R$ 179.990
  • Audi Q3 Prestige Plus 1.4 TFSI 2020 – R$ 189.990
  • Audi Q3 Black 1.4 TFSI 2020 – R$ 209.990
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2020 – R$ 435.990
  • Audi RS Q3 Sportback 2.5 TFSI 2020 – R$ 465.990

Veja também tudo sobre o Audi TT.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – motor

O motor principal do Audi Q3 2020 é o 1.4 TFSI Flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, ambos conseguidos através de gasolina ou etanol, permitindo assim que o SUV nacional vá de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcance 207 km/h de velocidade máxima.

O utilitário esportivo é equipado com a transmissão de dupla embreagem de seis marchas S tronic, diferentemente do Audi A3 Sedan e de outros modelos nacionais ou mexicanos da Volkswagen.

Trata-se de um motor moderno, com quatro cilindros e bloco de alumínio, assim como cabeçote e cárter, tendo quatro válvulas por cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia Flex, turbocompressor com intercooler, bomba de combustível de alta pressão, entre outros.

É um propulsor da família EA211, mas nessa configuração ainda está na segunda geração, sendo que há versão na Europa com desligamento automático de cilindro. E, mais recentemente, surgiu o 1.5 TSI, seu sucessor que, no entanto, mantém potência e torque iguais.

O outro propulsor é o usado nos esportivos RS Q3 e RS Q3 Sportback. Nesse caso, o motor é o 2.5 TFSI de cinco cilindros, com 400 cv e 48,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre o automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Os dois tem o mesmo desempenho, com 0 a 100 km/h feito em 4,5 segundos e velocidade máxima limitada em 250 km/h.

Motor 2.0 TFSI sai de linha no Q3

A geração anterior do Audi Q3 também tinha o moderno EA888, um 2.0 TFSI com 180 cv a 4.000 rpm e 32,6 kgfm a 1.400 rpm. Esse propulsor tem todo o conjunto de bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas variável, dezesseis válvulas, injeção dupla indireta e direta, além de turbocompressor com intercooler e injeção de combustível de alta pressão.

Ele garantia ao Audi Q3 uma boa performance, com 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima de 233 km/h. Este motor funciona com transmissão de dupla embreagem S tronic, que tem sete marchas.

A tração nesse caso é integral Quattro. Apesar de moderno, já existe a versão Gen3 com ciclo Miller, que garante mais eficiência, embora com menor torque.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2020 – 9,3 segundos e 207 km/h
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2020 – 4,5 segundos e 250 km/h

O Audi Q3 2020 tem duas opções de motores no Brasil, embora todas sejam importadas. O 1.4 TFSI entrega 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, garantindo uma boa performance.

Com 25,5 kgfm entre 1.500 e 5.000 rpm, o motor 1.4 TFSI garante uma curva de torque bem plana, permitindo assim que o motor apresente até mais disposição que o antigo 2.0 TFSI de 180 cv.

Além disso, o peso menor contribui para a boa resposta das versões equipadas com esse propulsor, pois possuem apenas tração dianteira. A transmissão S tronic oferece seis marchas ao invés de sete, o que eleva o giro em cruzeiro de 110 km/h para 2.400 rpm.

O Audi Q3 1.4 TFSI acaba sendo uma opção desejável para quem não tem pretensões no fora de estrada. Menor peso e disposição, bem como eficiência energética são destaques. O Audi Drive Select oferece quatro modos de condução: Efficiency, Comfort, Auto e Dynamic, enquanto a caixa automatizada de dupla embreagem S tronic dispõe de modo Sport, o que torna o SUV ainda mais esperto, oferecendo boas retomadas.

Audi Q3 2020: preço, consumo, motor, fotos, versões (em detalhes)

Audi Q3 2020 – consumo

Cidade

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2020 – dados indisponíveis
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2020 – dados indisponíveis

Estrada 

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2020 – dados indisponíveis
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2020 – dados indisponíveis

Audi Q3 2020 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.4

Preços 2.0 (descontinuado)

Preços 2.5

10.000 km

R$ 1.402

R$ 1.761

Sem preço fixo

20.000 km

R$ 1.704

R$ 2.063

Sem preço fixo

30.000 km

R$ 1.402

R$ 1.761

Sem preço fixo

40.000 km

R$ 1.704

R$ 2.063

Sem preço fixo

50.000 km

R$ 1.402

R$ 1.761

Sem preço fixo

Audi Q3 2020 – ficha técnica

Motor

1.4 TFSI

2.0 TFSI (descontinuado)

2.5 TFSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

5 em linha

Cilindrada em cm3

1395

1984

2480

Válvulas

16

16

20

Taxa de compressão

10,5:1

9,6:1

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta e indireta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 5000 rpm

Gasolina: 180 cv @ 4000 rpm

Gasolina: 400 cv @ 5900 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 32,6 kgfm @ 1.400 rpm

Gasolina: 48,9 kgfm @ 1.950 rpm

Transmissão

Tipo

Dupla embreagem 6 marchas

Dupla embreagem 7 marchas

Dupla embreagem 7 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Integral

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco ventilado

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Independente, multibraço

Multilink

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17, 18 ou 19 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 20 polegadas

Pneus

235/55 R18

235/50 R18

255/40 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

4484

4388

4506

Largura sem retrovisores (mm)

1849

1831

1851

Altura (mm)

1616

1590

1571

Distância entre os eixos (mm)

2680

2603

2680

Capacidades

Porta-malas (litros)

530

460

530

Tanque (litros)

58

64

63

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

600

600

535

Peso em ordem de marcha (kg)

1580

1565

1715

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,32

0,32

0,35

Audi Q3 2020 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

        Quem somos

        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

        Notícias por email