Audi Linha 2020 Matérias NA SUVs

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

A chegada do novo Audi Q7 2021 no Brasil mostrou que a marca alemã não quer ficar de fora do segmento que mais cresce por aqui e em todo o mundo: o dos SUVs.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)


Agora os brasileiros tem junto com o Audi Q7 a possibilidade de ter a linha completa de utilitários esportivos da marca. A única exceção é o Audi Q2, que também deve ser lançado por aqui, mas apenas no futuro.

Com isso, a Audi espera ganhar a briga diante de BMW X5, Mercedes-Benz GLE, Volvo e cia, e ter a preferência dos consumidores nesse segmento de luxo, onde a cobrança é ainda maior.

Mas será que o Audi Q7 2021 tem o que precisa para vencer essa batalha?

Audi Q7 2021 – detalhes

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Quando a Audi apresentou o novo Audi Q7, ela surpreendeu ao ir na contramão do que costumava fazer. Conhecido por ser um utilitário grandalhão, o modelo fez uma dieta e chegou um pouco menor em sua nova geração.

Além disso, o SUV de luxo ganhou a nova identidade visual da marca, que estreou por aqui no Q8 e é marcada principalmente pela grande Singleframe octogonal e pelas duas telas sensíveis ao toque no interior.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

No total, o renovado Audi Q7 2021 tem 5,06 metros de comprimento, 2,21 m de largura e 1,74 m de altura, além de 2,99 m na distância entre-eixos. Ou seja, ele diminuiu 37 milímetros no comprimento e 15 mm na largura.

O visual continua sóbrio e elegante, com linhas bem harmoniosas. Na frente, o Audi Q7 2021 apresenta sua conhecida grade Singleframe, que passou a contar com seis linhas verticais, barras transversais mais largas e baixas que lembram o alumínio.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Os faróis aparecem como um dos destaques na dianteira, especialmente por passarem uma impressão de profundidade. Seu desenho apresenta a nova assinatura da Audi, especialmente quando contam com os opcionais faróis de LED.

Diferente de outros modelos, o Audi Q7 2021 não tem um visual cheio de ângulos e vincos.

Mas isso não quer dizer que ele não passe a impressão de robustez e modernidade. Os poucos vincos do capô fluem naturalmente para o restante da carroceria, o que inclui as laterais.

No canto superior dos faróis do Audi Q7 2021 nascem dois vincos que seguem quase juntos por toda a lateral, passando entre o espelho retrovisor e a maçaneta. A área envidraçada é muito boa, o que acaba sendo um detalhe importante ao dirigir um modelo desse porte.

Já na parte inferior, o Audi Q7 conta com chamativos frisos nas portas com a inscrição “Quattro”, além de enormes rodas de 20 polegadas, calçadas com pneus 285/45 R20. Como opcionais, ele pode ter rodas ainda maiores, de 21 polegadas.

Além de comprido, o Audi Q7 2021 é um modelo largo, e o visual de sua traseira reforça ainda mais essa impressão. Com linhas horizontais e detalhes chamativos nas extremidades, como a nova faixa cromada, o SUV parece ainda maior.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Sempre equipado com os faróis em LED, o Audi Q7 2021 também vem com lanternas direcionais traseiras dinâmicas, com segmentos que se acendem rapidamente de dentro pra fora.

Já que as lanternas são montadas totalmente na tampa do porta-malas, o modelo vem com unidades luminosas adicionais logo abaixo. Com isso, ele sempre é visto, mesmo com a tampa aberta.

Falar do interior do Audi Q7 2021 passa obrigatoriamente por dois aspectos: conforto e tecnologia. E, se você pensar bem, é exatamente isso que a grande maioria das pessoas procura nesse segmento.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Todos os ocupantes do Audi Q7 2021 viajam com muito espaço dentro do utilitário da Audi, o que pode incluir até sete pessoas. Mesmo sendo mais compacto que a geração anterior, a altura do teto foi alterada e os ocupantes dianteiros tem 41 mm a mais para a cabeça.

Os bancos foram totalmente reprojetados, sendo quase 19 kg mais leves e com um apoio lateral superior à geração anterior.

Forrados em couro, eles contam com ajustes elétricos e suporte lombar na dianteira (com memória para o motorista), que incluem até o apoio de cabeça, que pode ser movido em sentido vertical e horizontal.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Quem viaja na segunda fileira do Audi Q7 2021 tem bancos com vários ajustes de posições no encosto, que é dividido na proporção 35/30/35. A terceira fileira, que faz parte de um pacote de opcionais, tem seu uso facilitado com os ajustes elétricos.

O acesso é facilitado com um mecanismo que dobra a segunda fileira, mas mesmo assim entrar ali não é uma tarefa das mais fáceis.

Se a preocupação é com as crianças, a Audi destaca que as duas fileiras traseiras do Audi Q7 2021 tem o sistema Isofix, possibilitando levar até cinco cadeirinhas infantis.

Todo o apetrecho que famílias com filhos precisam levar vão facilmente acomodadas no porta-malas, que tem capacidade de 295 litros (quando os sete lugares estão ocupados), 890 litros (cinco ocupantes) e até 1.925 litros (com a segunda fileira rebatida).

O acesso ao compartimento é facilitado, já que a soleira ficou 5 cm mais baixa. Além disso, a tampa do porta-malas do Audi Q7 é elétrica (abertura e fechamento) e pode ser acionada por gestos (graças ao sensor debaixo do para-choque), muito útil quando as mãos estão ocupadas.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Todos os ocupantes tem um cuidado especial, principalmente quando falamos da farta lista de itens de tecnologia e segurança que o Audi Q7 2021 apresenta.

Tudo parece no lugar certo e com a qualidade esperada para um SUV dessa faixa de preço.

Os equipamentos do Audi Q7 incluem o ar-condicionado automático de quatro zonas (permitindo que até os ocupantes da segunda fileira controlem a temperatura individualmente), start-stop, teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (com câmera 360º), bancos em couro com ajustes elétricos e memória, entre outros.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

A segurança do Audi Q7 é do mais alto nível, com múltiplos airbags, assistente de atenção (que monitora sinais de cansaço do motorista), hold assist, controle eletrônico de estabilidade, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de pontos cegos e vários outros.

Tudo isso, é claro, vem por um preço. O Audi Q7 2021 está disponível em duas versões, ambas com motor 3.0 TFSI de 340 cv e 51 kgfm de torque. Os preços variam entre R$ 439.990 e R$ 484.990

Audi Q7 2021 – novidades

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

A grande novidade do Audi Q7 2021 foi a esperada renovação em seu visual e no aspecto tecnológico, além da troca de motor. Suas mudanças na dianteira e traseira, junto com as novas rodas, lhe deram um novo fôlego nesse segmento de luxo.

Além disso, o alemão trouxe novidades em seu interior. Antes a tela do painel digital chamava a atenção, mas agora ela compartilha isso com outras duas telas. A segunda é a da central multimídia, enquanto a terceira, logo abaixo, compreende os comandos do ar-condicionado e controle de descida.

A Audi também colocou no Q7 2021 novos equipamentos, já disponíveis por aqui no Q8 2021. São itens como assistente de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo e vários itens de segurança. Boa parte deles vem como equipamentos de série, mas alguns são opcionais (veja mais sobre isso abaixo).

Outra mudança importante está debaixo do capô, onde antes o SUV tinha o propulsor da família EA837 (que tinha 333 cv e 44,9 kgfm). Agora, o utilitário tem o motor EA839, que rende 340 cv e 51 kgfm de torque, além de ter um sistema híbrido-leve de 48V. Tudo isso gera mais potência e ainda traz economia de combustível.

Confira abaixo as mudanças anteriores, da chegada desse geração em 2019:

Lançado no Brasil no início de 2016, o Audi Q7 2019 não teve novidades desde então, com exceção do aumento de preços. Mas isso não significa que o modelo não tenha vindo com pontos que podemos destacar em seu segmento.

Mesmo sendo tão bem equipado, o Audi Q7 2019 tem uma vasta gama de opcionais, que impressionam pelo nível tecnológico e também pelos valores exorbitantes cobrados por cada pacote.

O primeiro desses opcionais é justamente a terceira fileira de bancos, já citada nesse texto. Outro item opcional é a suspensão adaptativa, que permite escolher entre 6 níveis de altura (que variam em até 11,5 cm a distância do solo).

Mas talvez o opcional mais interessante do Audi Q7 seja o chamado Pacote Tecnológico, que agrega faróis full LED, câmera de visão noturna e eixo traseiro dinâmico.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Essa câmera infravermelha é colocada próxima ao símbolo da marca na grade dianteira, e permite a detecção de objetos a um longo alcance (de até 300 metros).

O motorista pilotando o Audi Q7 pode ver essa imagem convertida em preto e branco no cockpit virtual, recebendo alertas sonoros e visuais se uma situação perigosa for detectada.

Mas o grande destaque desse pacote é o eixo traseiro dinâmico, um item que não aparece nos concorrentes do Audi Q7 2019. Ele funciona com o esterçamento das rodas traseiras em até 6 graus, o que ajuda basicamente em duas situações.

A primeira é quando o Audi Q7 está em velocidades maiores e precisa realizar uma manobra repentina, como uma troca de faixa. Com o esterçamento das rodas de trás, o SUV fica bem mais estável.

Além disso, o movimento das rodas traseiras também auxiliam em manobras dentro da cidade, como balizas e conversões.

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Outros itens opcionais que também podem ser adquiridos são o assistente de segurança ao mudar de faixa, o sistema que evita a abertura das portas quando um carro ou ciclista estiver próximo, assistente de tráfego reverso, Audi Pre Sense, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de tráfego e o Active Lane Assist, que mantém o carro dentro da faixa.

Como você deve ter percebido, essa não é uma lista de opcionais para qualquer pessoa (e bolso). Se todos os pacotes forem adicionados, o valor do Audi Q7 2019 sobe bastante, fazendo seu preço final chegar a quase R$ 530.000 e se aproximar de concorrentes mais caros e ainda mais equipados.

Por outro lado, o Audi Q7 2019 não vai decepcionar seu comprador na lista de novidades mesmo se esses itens opcionais não forem escolhidos.

O modelo conta, por exemplo, com o quadro de instrumentos Virtual Cockpit, que tem uma tela de LCD retangular de 12,3 polegadas. Além disso, o SUV vem com a central multimídia MMI e sua tela de 8,3 polegadas de alta resolução.

Um aspecto interessante é seu touchpad de 11 cm x 6 cm, o que a torna bem mais intuitiva que o modelo anterior.

Audi Q7 2021 – versões

  • Audi Q7 3.0 TFSi 2021
  • Audi Q7 3.0 TFSi S-Line 2021

Cores disponíveis: Preto Profundo (sólida); Azul Navarra, Branco Geleira, Prata Florete, Vermelho Matador e Preto Orca (metálicas); Cinza Daytona (perolizado).

Pinturas Audi Exclusive: Cinza Suzuka, Marrom Ipanema, Vermelho Tango e Marrom Argus (metálicas); Verde Goodwood, Bege Sand, Cinza Pfeil, Cinza Nimbus, Azul Sepang, Azul Palais e Roxo Merlin (perolizadas).

Acabamento do interior: Bege, Cinza, Marrom ou Preto.

Audi Q7 2021 – equipamentos

Audi Q7 3.0 TFSi 2021 – motor 3.0 V6 de 340 cv e 51 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades. 

ITENS DE SÉRIE: Assistente de farol alto, Faróis em LED, Lanternas traseiras em LED, Luz de condução diurna, Capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo, Frisos das portas em alumínio, Rack de teto em alumínio, Spoiler traseiro, Para-sol no lado do motorista e do passageiro, Teto solar Panorâmico, Apoio de braço dianteiro, Apoio lombar com ajustes elétricos para bancos dianteiros, Bancos dianteiros, Bancos dianteiros elétricos com função de memória para o motorista, Encosto de cabeça variável para os bancos dianteiros, Fixação de assento para criança ISOFIX e Top Tether, Terceira fileira de assentos – 7 lugares, Acabamento das soleiras das portas em alumínio, Acabamento interno em Alumínio, Revestimento do teto em tecido cinza, Bancos em couro, Volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles, Ar-condicionado automático de 4 zonas, Cobertura do compartimento de bagagem elétrica, Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automático, Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, rebatíveis, aquecíveis e com função memória, Keyless entry, Porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free, Sistema de alarme antifurto, Audi music interface para o banco traseiro, Audi Phone Box light, Audi smartphone interface, Audi sound system, Audi virtual cockpit, MMI Navegação plus com MMI touch response, Preparação para entretenimento do banco traseiro, Assistente de direção adaptativo, Assistente de estacionamento plus, Auto Hold assist, Câmera 360°, Controle de cruzeiro adaptativo, Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça, Audi drive select, Cintos de segurança com sensor de afivelamento, Sistema Start-Stop, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Teto solar panorâmico
  • Pacote Black (rodas de 21 polegadas e outros detalhes)
  • Rodas de 21 polegadas com pneus 285/40
  • Pacote S Line com bancos dianteiros esportivos
  • Bancos super esportivos
  • Pacotes de luzes com 30 opções
  • Sistema de som Bang & Olufsen com som 3D para os bancos dianteiros
  • Audi Side Assiste
  • Pacote Pre Sense dianteiro
  • Faróis Full LED Matrix
  • Head-up display
  • Suspensão adaptativa a ar
  • Eixo traseiro dinâmico
  • Night Vision assist

Obs.: Infelizmente a Audi não informa os preços dos pacotes opcionais.

Audi Q7 3.0 TFSi S-Line 2021 – motor 3.0 V6 de 340 cv e 51 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades. 

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão acima + opcionais acima + kit visual S Line.

OPCIONAIS:

  • Pacote Black
  • Pacote S Line

Audi Q7 2021 – preço

  • Audi Q7 3.0 TFSi 2021 – R$ 439.990
  • Audi Q7 3.0 TFSi S-Line 2021 – R$ 484.990

Audi Q7 2021 – motor

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

A nova geração do Audi Q7 2021 inicialmente chegou ao Brasil apenas com o motor a gasolina. e depois lançou o propulsor diesel. Mas atualmente a marca voltou a vender seu SUV apenas com a primeira opção.

Com isso, o Q7 2021 é comercializado com o 3.0 TFSI de 340 cv a 5.000 rpm e 51 kgfm de torque a 1.370 rpm, associado a uma transmissão automática de oito velocidades e com tração quattro. Esse conjunto leva o grandalhão de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, com máxima limitada em 250 km/h.

Com muito mais tecnologia do que os motores V6 antigos, esse propulsor conta com assistência elétrica, com uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Esse sistema permite rodar entre 55 e 160 km/h com o motor desligado.

Além disso, existe também o sistema start/stop, que desativa o motor em velocidades a partir de 22 km/h, reduzindo a emissão de CO2 e o consumo de combustível.  

Audi Q7 2021 – desempenho e consumo

Audi Q7 2021: versões, preço, consumo, motor (detalhes e fotos)

Os números acima deixam claro que desempenho não é um problema quando você está no volante do Audi Q7 2021.

Além da aceleração até os 100 km/h em 5,9 segundos e máxima de 250 km/h, como já dito acima, o alemão também apresenta um consumo dentro do esperado para o segmento.

Segundo os dados do Inmetro, o grandalhão alemão Audi Q7 tem médias de 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. É um consumo que assusta quem procura economia, mas isso não deve ser um problema para os compradores desse segmento.

Mesmo com a ajuda do sistema elétrico, porém, alguns talvez sintam faltam da versão a diesel, que apresentava consumo de 9,1 km/l em trechos urbanos e 10,8 km/l nos rodoviários.

Audi Q7 2021 – manutenção e revisão

As revisões do Audi Q7 2021 são feitas a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Elas são necessárias para que o modelo não perca sua garantia, que é de 2 anos (3 anos para a pintura).

Veja abaixo os valores de cada revisão do Audi Q7 2021:

Versão a GASOLINA

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 1.897
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 2.200
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 1.897
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 2.200
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 1.897

No caso da versão movida a gasolina, o valor total gasto até os 50.000 km é de R$ 10.091. Para efeito de comparação, a antiga versão diesel custaria ao proprietário R$ 16.200 nesse mesmo período.

Audi Q7 2021 – ficha técnica

Motor

3.0 V6 TFSI

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

2.995

Válvulas

24

Taxa de compressão

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

340 cv a 5.000 rpm

Torque Máximo

51 kgfm a 1.370 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, multibraço

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 20″

Pneus

285/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.063

Largura (mm)

1.970

Altura (mm)

1.740

Distância entre os eixos (mm)

2.994

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

710

Tanque (litros)

85

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

2.275

Peso bruto total (kg)

2.985

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,34

 

Motor

3.0 V6 TDI (fora de linha)

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Diesel

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

2.967

Válvulas

24

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

258 cv a 3.250 rpm

Torque Máximo

61,2 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, multibraço

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 20″

Pneus

285/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.052

Largura (mm)

1.968

Altura (mm)

1.741

Distância entre os eixos (mm)

2.994

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

880

Tanque (litros)

75

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

2.060

Peso bruto total (kg)

2.940

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,325

Audi Q7 2021 – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 15 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.

          Quem somos

          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

          Notícias por email