Audi Esportivos Hatches Sedãs

Audi RS3: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Audi RS3: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Audi RS3 – detalhes

Como citado anteriormente, o Audi RS3 é aquele típico esportivo mais discreto. Afinal, ele é baseado num hatch ou sedã convencionais. Não tem aquela saliência e brutalidade de um muscle-car, nem o visual mais característico de um cupê como o Audi TT.

Ainda assim, o RS3 é uma boa opção para você que gosta de dar aquele “sustinho” em motoristas de outros carros numa rodovia (respeitando os limites dela, é claro).

Isso porque ele é dono do motor cinco cilindros mais potente produzido em série no mundo. Sob o capô, há um propulsor que rende 400 cavalos de potência!


Mas vamos deixar o motor para os tópicos seguintes. Falando do visual, o Audi RS3 tem algumas particularidades frente ao A3 convencional.

Ele tem sim uma cara mais agressiva, mas nada que surpreenda. A dianteira tem para-choques mais encorpados e com tomadas de ar maiores. Por falar nele, os dois para-choques do carro são em fibra de carbono com plástico reforçado.

Há também saias laterais, aerofólio traseiro (que gera downforce a partir de 200 km/h), rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo e acabamento diamantado, duas saídas de escape ovais, para-lamas alargados, difusor de ar traseiro e capa dos retrovisores na cor preto brilhante.

Por dentro, o esportivo de entrada da Audi RS agrada pelo bom nível de acabamento. Se diferencia ainda pelos bancos tipo concha com base em fibra de carbono, volante esportivo com base achatada e acabamento que mistura couro e Alcantara.

Fora isso, na linha 2018 o Audi RS3 recebeu o novo painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, dotado de uma tela de 12,3 polegadas que exibe dados de torque, potência, força G em curvas, pressão dos pneus, entre outros.

Vale ressaltar ainda que o RS3 traz bitolas mais largas em 2 cm, suspensão rebaixada em 2,5 cm, direção mais firme e direta, controle eletrônico de estabilidade recalibrado para uma tocada mais agressiva, discos de freio maiores com 310 mm de diâmetro e um seletor com três modos de condução.

De resto, ele conserva as boas características do Audi A3 convencional.

Esta geração do modelo já é construída a partir da nova plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen.

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Audi RS3 – novidades

Lançamento do RS3 Sportback no Brasil em 2011

A primeira geração do Audi RS3 chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2011. O modelo foi comercializado inicialmente na carroceria hatch de cinco portas (batizada de Sportback) – a configuração sedã marcou presença somente na segunda geração, lançada posteriormente.

Anunciado como um legítimo esportivo baseado no A3 e como o compacto mais rápido do mundo (segundo a Audi), o novo RS3 Sportback tinha preço inicial de R$ 298 mil.

No primeiro ano, a Audi importou somente 20 unidades do hatch esportivo premium ao mercado nacional.

Tal como lá fora, o Audi RS3 2012 que foi comercializado no Brasil traz sob o capô um motor 2.5 litros TFSI de cinco cilindros, capaz de desenvolver 340 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque.

Junto a ele, um câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem e sistema de tração integral permanente “quattro”.

Além do conjunto mecânico mais afiado, o Audi oferecia também um sistema de suspensão retrabalhado com foco na estabilidade.

Segundo dados da marca, o RS3 Sportback 2012 consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Ele se destaca ainda pelos para-choques feitos de fibra de carbono com plástico reforçado, rodas de 19 polegadas, kit aerodinâmico exclusivo, bancos do tipo concha com base em fibra de carbono, acabamento interno em couro com costuras contrastantes, volante com base achatada, faróis de xênon com luzes diurnas em LED, sistema de som Bose, entre outros.

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Nova geração do RS3 Sportback no Brasil em 2016

Já em março de 2016, a Audi anunciou a nova geração do RS3 Sportback para os brasileiros mais endinheirados. O novo modelo, agora com a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen e com tudo do bom e do melhor ofertado pela Audi, chegou mais em conta que sua antiga geração: foi anunciado com preço de R$ 290.990.

Claro, ele estava longe de ser uma pechincha. Porém, tal cifra foi usada para distancia-lo do Mercedes-AMG A 45, seu principal concorrente na época, que era comercializado por R$ 298.900.

Nesta nova geração, o Audi RS3 Sportback manteve o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, mas agora com 372 cv e 47,4 kgfm, também com o S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e o sistema de tração integral quattro.

Graças a esse conjunto, o Audi RS3 Sportback 2016 passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente, se manteve em 250 km/h.

Porém, como opcional, a Audi oferecia uma reprogramação capaz de aumentar o limite para 280 km/h.

Ele adotou ainda algumas outras novidades, como discos de freio maiores (370 mm de diâmetro nos da frente e 310 mm nos de trás) e suspensão esportiva com altura reduzida em 2,5 cm. Ele adotou também acabamento interno com detalhes em Alcantara.

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Linha reestilizada e novo RS3 Sedan no Brasil em 2018

Cerca de um ano após ter sido apresentado lá fora, o novo Audi RS3 chegou ao mercado nacional em janeiro de 2018. Além da tradicional carroceria Sportback, ele passou a ser comercializado também na variante Sedan.

O modelo adotou retoques visuais, melhorias no interior, novas tecnologias e um motor 2.5 TFSI ainda mais potente.

A começar pelo motor, o Audi RS3 2018 passou a entregar nada mais, nada menos que 400 cavalos de potência e 48,9 kgfm de torque, com direito à caixa S tronic de sete marchas e dupla embreagem e tração integral quattro.

Esse conjunto deixou o RS3 ainda mais insano: ele agora acelera de 0 a 100 km/h em só 4,1 segundos. A velocidade máxima segue de 250 km/h.

Nos demais diferenciais, ele traz novas rodas de 19 polegadas, faróis e lanternas com recortes mais modernos e iluminação em LED, para-choques mais agressivos, nova grade frontal, duas saídas de escape com formato oval, para-lamas alargados e difusor de ar traseiro.

Por dentro, ele ganhou o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit totalmente digital, com informações como pressão dos pneus, dados de torque e força G.

O preço? A bagatela de R$ 329.990 tanto para o novo Audi RS3 Sportback como para o novo Audi RS3 Sedan. Meio salgado, não?

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Audi RS3 – versões

O Audi RS3 é oferecido em versão única de acabamento no mercado brasileiro. A única diferença é que a marca dispõe das carrocerias Sportback (hatch de cinco portas) ou Sedan, esta última com porta-malas mais amplo e visual mais saliente.

Audi RS3 – equipamentos

Como já era de se esperar num carro de quase R$ 330 mil, o Audi RS3 é bem equipado de fábrica. Ele traz itens como seis airbags, controle eletrônico de estabilidade com modo esportivo, sistema de escape esportivo RS, Audi Drive Select, pinças de freio na cor vermelha, controle de cruzeiro, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.

Oferece ainda retrovisor interno antiofsucante, retrovisores externos ajustáveis e rebatíveis eletricamente, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial Keyless-entry, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas, sistema de som premium Bang & Olufsen com 705 watts de potência, faróis full LED, pedais em alumínio, entre outros.

Audi RS3 – preços

Confira abaixo os preços da linha RS3:

  • Audi RS3 Sportback 2019: R$ 329.990
  • Audi RS3 Sedan 2019: R$ 329.990

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Audi RS3 – motor

O motor é, sem dúvidas, o destaque de qualquer esportivo. Ao abrir o capô do RS3, você se depara com o pulsar de um 2.5 TFSI de cinco cilindros. Ele traz turbocompressor, dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão, sistema Audi Valvelift para controle da duração de abertura da válvula (conforme a aceleração e velocidade do motor), entre outros.

Tal propulsor se posiciona como o cinco cilindros mais potente do mundo produzido em série. Ele rende 400 cavalos de potência, entre 5.850 e 7.000 giros, e 49 kgfm de torque, de 1.700 a 5.850 rpm. Segundo a Audi, o motor 2.5 TFSI está 26 kg mais leve que seu antecessor, graças ao uso do cárter de alumínio.

O conjunto inclui ainda o câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem e sistema de tração integral permanente quattro. Esta tração traz embreagem eletro-hidráulica multi-disco que distribui o torque variável entre os dois eixos.

Ele oferece também o seletor de modos de condução Audi Drive Select, que altera o comportamento da direção, da transmissão, do motor e do sistema de escape. Há três modos: Comfort, Auto e Dynamics. Há ainda o controle eletrônico de estabilidade com controle de torque seletivo e modo Sport ajustado especialmente para o RS3.

Vale mencionar também que o novo Audi RS3 dispõe de uma suspensão especial, com eixo traseiro four-link e suspensão rebaixada em 2,5 centímetros em relação ao A3. Ainda em comparação com o hatch convencional, o esportivo tem bitola do eixo dianteiro mais larga em 20 mm.

O RS3 é equipado de série com rodas de 19 polegadas, calçadas com pneus 255/30 na frente e 235/35 atrás, além de discos de freios com 310 mm de diâmetro.

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Audi RS3 – desempenho

A Audi diz que o novo RS3 2019 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima do carro é de 250 km/h, podendo chegar a 280 km/h com um pacote opcional.

Para efeito de comparação, o Mercedes-AMG A 45 2019 com seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 381 cv e 48,4 kgfm, cumpre a mesma prova de aceleração em 4,2 s e atinge máxima de 250 km/h.

Já entre os muscle-cars, o Chevrolet Camaro SS 2019 com o 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm atinge os 100 km/h em 4,2 s e máxima de 290 km/h, ao passo que o Ford Mustang GT Premium com seu 5.0 V8 de 466 cv e 56,7 kgfm faz em 4,3 s e tem velocidade limitada a 250 km/h.

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Audi RS3 – consumo

Por mais que seja um carro focado em desempenho, o novo RS3 não decepciona quando o assunto é consumo de combustível. Ele entrega médias de consumo razoáveis considerando sua proposta.

Conforme dados divulgados pelo Inmetro, o hatch esportivo entrega média de consumo de 7,6 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, sempre com gasolina. O A45 AMG da Mercedes é ligeiramente melhor neste ponto, com 8,2 e 11,2 km/l, respectivamente.

Audi RS3 – ficha técnica

Motor

2.5 TFSI

Tipo

Dianteiro, transversal, movido a gasolina

Número de cilindros

5 em linha

Cilindrada em cm³

2.480

Válvulas

20 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta e indireta multiponto

Potência Máxima

400 cv a 5.850 rpm

Torque Máximo

48,9 kgfm a 1.700 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado S tronic de 7 marchas e dupla embreagem banhada a óleo

Tração

Tipo

Integral permanente

Freios

Tipo

Discos de carbono-cerâmica (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 19 polegadas

Pneus

255/30 R19 (dianteira) e 235/35 R19 (traseira)

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.335

Largura (mm)

1.800

Altura (mm)

1.411

Distância entre os eixos (mm)

2.631

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

335

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.510

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,345

Audi RS3 – fotos

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Nota média 4.3 de 3 votos

  • Ricardo

    Massa do RS3 que é um hatch mas parece uma peruazinha, carro ideal, não é tão grande como uma RS4, poderia ter a opção 2 portas.

    • Louis

      Isso é uma coisa que eu sempre quis, um hatch que fosse um pouquinho maior de porta-malas, mas que não fosse tão grande quanto uma perua. O mais próximo que cheguei disso foi minha antiga 206SW, que era uma perua com porta-malas “pequeno”, mas cabia tudo que eu precisava. Outro que consegue fazer mais ou menos isso é o Fit.

      • fschulz84

        No mercado global, outro deste segmento que me agrada é o Skoda Rapid Spaceback

    • Kania

      Se você quiser olhar – ” Unplanned 2019 ” – com linguagem de legenda completa disponível Agora aqui: GOGOSERIES1.BLOGSPOT.COM

  • th!nk.t4nk

    Interessante como os americanos precisam de um V8 pra conseguirem andar parecido com um europeu de 4 ou 5 cilindros e metade da capacidade cúbica (e peso não é desculpa, já que também é parecido entre todos eles).

    • Unknown

      Porém pelo dobro do preço, quase…

  • Danilo

    Carro lindo demais por fora, mas esse interior à la Volkswagen não me agrada (falando das saídas de ar e central multimídia). No mais é um sonho!

  • Unknown

    Que coisa linda essa linha RS da Audi…

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