Audi RS6. A mais veloz de todas as peruas do mundo, é uma familiar de alta performance da Audi e um dos últimos da engenharia alemã, aplicada em carros com motores a combustão.
Imponente, espaçosa e muito rápida, a Audi RS6 é um dos poucos exemplos de esportivos que centraram sua atenção nesse tipo de carroceria e com a irmã Audi RS4, dominam o mercado.
Herdeira da clássica perua Audi 100 Avant, a RS6 nem sempre foi uma perua, tendo nascido igualmente como sedã em 2002. Antes disso, o modelo era conhecido como Audi S6 Plus.
Em 2013, contudo, a Audi aceitou a preferência dos clientes e eliminou o sedã, vencendo a Avant, agora a única opção.
Na geração atual, conhecida como C8 e sob o codinome Typ 5G, o produto é uma máquina de correr, capaz de alcançar 305 km/h.
Para isso, ela leva um V8 4.0 Twin-Turbo de 600 cavalos, mas já teve motor maior, como o V10 5.0 usado no Audi R8 e Lamborghini Gallardo.
Em quatro gerações, a Audi RS6 continua sendo um dos carros mais apreciados por puristas e entusiastas de velocidade.
Construída sob medida em Neckarsulm, na histórica fábrica da Auto Union sob a Mercedes-Benz, a Audi RS6 é exportada para vários mercados pelo mundo, sempre na melhor especificação.
No mercado brasileiro desde sempre, a RS6 não é um produto barato, custando mais de R$ 1 milhão.
Todavia, trata-se de um carro com a tendência de se valorizar nos próximos anos, quando já não estiver mais disponível como zero km. A Audi RS2 é um bom exemplo disso.
Índice
Audi RS6 – detalhes e equipamentos
A Audi RS6 tem um visual bem expressivo, com frente dotada de enorme grade com trama contínua, incorporando o logotipo das quatro argolas em preto e dois radares do controle de cruzeiro adaptativo.
Os faróis são Matrix LED e possuem luzes de LED em forma de grelha. Abaixo, molduras triangulares possuem abertura para refrigeração dos freios e também possui molduras em preto brilhante.
Já as rodas de liga leve forjadas tem aro 21 polegadas com cinco raios bifurcados e pneus 275/35 ZR21, tendo ainda saias laterais com apliques em preto brilhante e retrovisores na mesma tonalidade.
No teto, barras longitudinais em preto fosco se apresentam, assim como as laterais possuem saias de rodas abauladas.
Na traseira, a Audi RS6 tem lanternas em OLED com desenho imitando os faróis, dando assim mais harmônia ao conjunto ótico.
O para-choque é avolumado com molduras em preto brilhante e difusor de ar, além de duas grandes bocas de escape. A tampa do bagageiro tem defletor de ar prolongado sobre a vigia.
Por dentro, o painel tem um formato retilíneo e o cluster Audi Virtual Cockpit apresenta tela de 12,3 polegadas com grafismos exclusivos e apresentação própria da RS6.
Medidores luminosos de nível de combustível e temperatura da água.
O volante em Alcantara tem formato hexagonal e comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e outras funcionalidades, com o controle de cruzeiro adaptativo e limitador em haste na coluna.
Com detalhes em preto brilhante, o volante tem ainda o logotipo RS. No assoalho, os pedais são esportivos e revestidos em aço escovado.
O painel tem a parte central em forma de chave com acabamento em preto brilhante e alumínio, tendo ainda multimídia MMI Plus com tela de 10,1 polegadas, com Android Auto e CarPlay.
Há nele navegador GPS exclusivo, instrumentos auxiliares, modos de condução e personalização, câmera de ré, monitoramento em 360 graus, entre outros.
A Audi RS6 tem ainda aplique lateral em alumínio com o nome Quattro, em referência ao sistema de tração nas quatro rodas.
Abaixo da multimídia fica o ar condicionado de quatro zonas, que possui uma tela digital de 8,6 polegadas.
Já o túnel tem acabamento em alumínio com alavanca de transmissão em forma de manete e botões de freio de estacionamento e Auto Hold, além de porta-copos com tampa retrátil.
O painel tem detalhes em alumínio Race ou fibra de carbono opcional, enquanto os bancos forrados em couro natural Valcona, com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
O acabamento é visto nas portas dianteiras e traseiros, enquanto atrás o banco tripartido com controles digitais do ar condicionado e difusores de ar centralizados.
Há opção de teto solar panorâmico, mas geralmente ela é vista sem ele.
A RS6 tem sistema de som Bang & Olufsen com efeito 3D, subwoofer e alto-falantes de altíssima qualidade.
Já o bagageiro tem 565 litros, mas pode levar até 1.680 litros com rebatimento do banco traseiro.
Com 4,995 m de comprimento, 1,951 m de largura, 1,460 m de altura e 2,930 m de entre eixos, a Audi RS6 pesa 2.075 kg.
Ela emprega freios a disco ventilados e há opção de carbono-cerâmica no pacote Performance Plus, que também retira a limitação de velocidade da RS6, indo assim vai de 280 km/h para 305 km/h de final.
Com pinças de freio de seis pistões, a perua superesportiva da Audi tem também suspensão com amortecedores ajustáveis eletronicamente, assim como os foles da suspensão pneumática.
Ela tem ainda o sistema Dynamic Ride Control, que permite o modo Drift, com 100% da força nas rodas traseiras, dando assim a liberdade de acelerar e deixar a traseira escapar controladamente.
A RS6 tem também tampa do bagageiro com acionamento elétrico e sensor presencial sob o para-choque, garantindo conforto e comodidade ao acessar o porta-malas.

Com suspensão dianteira de dois braços sobrepostos, a RS6 tem conjunto traseiro multilink, garantindo assim máxima estabilidade em curvas e mudanças de trajetória.
Ela tem ainda carroceria de aço com várias partes em alumínio e detalhes em fibra de carbono.
Construída com medidas diferentes da Audi A6 Avant, a RS6 tem estruturas mais rígidas e ampliadas.
Assim, ela acaba se tornando um carro diferente da A6 Avant, apesar de compartilhar detalhes visuais e carroceria.
Tudo é feito para poder resistir a esforços e torções muito além do normal.
Audi RS6 – motor
A Audi RS6 tem um motor EA825, o conhecido V8 4.0 TFSI, mas sendo um biturbo.
Construído com um bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, o V8 tem quatro comandos variáveis acionados por corrente.
Tem ainda injeção direta de combustível, por injetores de alta pressão nas câmaras.
Tendo quatro válvulas por cilindro, refrigeradas a sódio, o EA825 bobinas individuais e velas de alto desempenho.
No V8 4.0 TFSI, existem sistemas de refrigeração independentes para bloco, cabeçotes e intercoolers, além de radiadores de óleo para motor e transmissão.
O EA825 tem ainda função de desligamento automático de cilindros, funcionando apenas com quatro deles, de modo a economizar e emitir menos CO2.
Com 3.996 cm³, o V8 4.0 TFSI é um “super quadrado” com diâmetro x curso de 86 mm x 86 mm, respectivamente.
Ele sai do padrão da VW, que padroniza pistões e bielas, porém, esse propulsor segue uma nova linha que, contudo, não irá muito adiante por pressão ambiental.
Na Audi RS6, o EA825 entrega 600 cavalos a 6.000 rpm e 81,6 kgfm a 2.050 rpm. O limite de giro fica em 6.800 rpm.
Audi RS6 – desempenho e consumo
A Audi RS6 é uma perua muito rápida, que vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge máxima limitada em 280 km/h.
O limite aí não é exatamente técnico, ou seja, relacionado com os pneus.
Isso porque a Audi vende o pacote Dynamic Plus, que permite à perua alcançar 305 km/h.
Ainda assim, ele apenas limita a velocidade final, não interferindo nos demais parâmetros de desempenho da RS6.
Com retomada avassaladora para uma perua, assim como dinâmica de condução apurada, a Audi RS6 garante o máximo em dirigibilidade.
Ela tem ainda o modo de largada para alcançar o menor tempo de aceleração, mostrado no computador de bordo do carro.
Tendo vários modos de condução, a Audi RS6 vai de opção mais econômica até preparada para pista.
No consumo, com um V8 enorme, a Audi RS6 faz 5,6 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada, dada sua enorme potência e torque, além do próprio peso, superior a duas toneladas.
Audi RS6 – gerações anteriores
O Audi RS6 nasceu da herdeira da clássica Audi 100 Avant dos anos 70 e 80, quando o modelo se tornou Audi A6. Ainda nos anos 90, quando mudou de nome e geração, surgiu a proposta esportiva com o S6.
Em forma de sedã e perua, o Audi S6 C4 tinha duas opções de motor, sendo um 2.2 de cinco cilindros com 230 cavalos e um V8 4.2 de 290 cavalos.
O câmbio era manual de cinco marchas no 2.2 e seis marchas no 4.2, além de opção automática de quatro marchas no segundo. Ambos tinham tração nas quatro rodas.
Em 1999, surgiu o S6 C5 com apenas o V8 4.2 de 340 cavalos, tendo transmissão manual de seis marchas ou automática de cinco marchas, mais o sistema Quattro.
Essa geração C5 do Audi S6 teve uma variante com dois turbos, lembrando que o V8 4.2 era aspirado.
Por receber essas e outras modificações, o Audi S6 Plus converteu-se em Audi RS6 perto do fim da vida útil dessa geração.
C5 – Typ 4B
Com 450 cavalos, o novo Audi RS6 apareceu em 2002 como um filho do S6, porém, muito mais forte.
Seu desenvolvimento ficou a cargo da divisão Quattro GmbH e incluiu a adoção de suspensão dianteira com duplo braço, além de modificações na geometria de suspensão, diferenciais e a própria tração integral.
Adicionando o Dynamic Ride Control, o Audi RS6 garantia mais desempenho ao médio-grande da Audi.
Ainda com visual discreto em certos aspectos, o RS6 aproveitou a bela carroceria esculpida dessa geração do A6 para atrair a atenção.
Outro ponto é que, como estava perto de ser substituído, o RS6 adicionou uma pitada extra de agressividade com o RS6 Plus.
Este tinha o mesmo motor V8 4.2 biturbo, mas com programação para alcançar 480 cavalos, alcançando 100 km/h em 4,4 segundos e com máxima de 280 km/h.
O bólido também recebeu a “Sports Suspension Plus”, que era adaptativa aos modos de condução escolhidos, reduzindo a altura em 10 mm.
Esta opção surgiu com um lote numerado de 999 exemplares, sendo rapidamente vendido em todo o mundo.
Com rodas exclusivas aro 19 polegadas, o RS6 Plus era uma alternativa mais emocionante para sedã e perua.
C6 – Typ 4F
O Audi RS6 ganhou uma segunda geração em 2007, sendo associada com a geração C6 do S6, mas incorporando um conjunto propulsor de alta performance, sendo este um V10 5.0 TFSI.
Trata-se do motor BUH de 4.991 cm³, sendo feito em alumínio e com injeção direta de combustível, além de dois turbocompressores com intercoolers.
Ele entregava 579 cavalos e 66 kgfm, que eram trabalhados com uma transmissão automática de seis marchas da ZF, além de natural tração nas quatro rodas.
Com esse conjunto motriz de grande volume, o Audi RS6 Sedan e Avant iam de 0 a 100 km/h em 4,5 e 4,6 segundos, respectivamente.
Estranhamente, a Audi limitou a perua a 250 km/h, com o sedã chegando a 274 km/h. Talvez tenha sido esse o primeiro movimento da marca para defender a carroceria de três volumes no mercado.
Como se sabe, foi a RS6 Avant que sobreviveu e as vendas iam em direção da perua alemã. Tendo carroceria de aço volumosa, recebeu rodas aro 20 polegadas e pneus de medida 275.
Havia ainda opção de rodas de alumínio forjado, assim como fibra de carbono em muitas partes e discos de carbono-cerâmica nos freios.
C7 – Typ 4G
Após 2010, a Audi RS6 Avant ressurgiu em 2013 com a geração C7 dos modelos A6 e S6, já sem a presença do sedã. A perua alemã perdeu o motor V10 5.0 TFSI, adicionando um V8 4.0 TFSI do tipo EA825.
Este propulsor é atualmente usado na geração C8, porém, iniciou na C7 com 560 cavalos e 71,1 kgfm. Menos potente que o V10, todavia, o V8 tinha mais torque e o peso do carro diminuiu.
A redução de peso foi de 75 kg, o que ajudou a perua a reduzir o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 4,6 segundos para 3,9 segundos.
Limitada em 250 km/h, a RS6 tinha ainda dois pacotes de performance, sendo eles Dynamic com limite de 280 km/h e Dynamic Plus com 305 km/h.
Foi a primeira perua a superar a marca de 300 km/h, mas a Audi queria um pouco mais, então, criou a versão RS6 Performance, que alcançava 600 cavalos e 76,2 kgfm.
Assim, ela baixou o tempo de 0 a 100 km/h para 3,7 segundos. Nos dois casos, a transmissão automática era de oito marchas com a tração integral Quattro.