Audi TT: último exemplar produzido na Hungria ganha flores

audi tt final 1
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O Audi TT chegou ao fim da linha… O esportivo compacto da marca alemã teve o último exemplar produzido em Györ, na Hungria, onde o modelo feito sobre a plataforma modular MQB-A1 era feito.

Em carrocerias cupê e roadster, o TT foi um dos maiores sucessos das quatro argolas, mas com a eletrificação, sua carreira teve que ser encerrada e o último carro ganhou flores em sua despedida.

Com produção iniciada em 18 de fevereiro de 1998, o Audi TT foi ousado em aproveitar a plataforma PQ34 dos novos VW Golf IV e Audi A3 da primeira geração, andando com eles nas gerações seguintes.

audi tt final 2
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Com término da produção em 10 de novembro de 2023, o Audi TT acumulou nada menos que 662.762 unidades, o que é uma quantidade considerável para um carro esportivo de marca de luxo.

Nestes 25 anos, o Audi TT foi de versões equipadas com o inovador motor 1.8 de 20V até o poderoso cinco em linha 2.5 TFSI de 400 cavalos do TT-RS, revelando a versatilidade desse compacto de desempenho.

Em sua história, o Audi TT chegou a ostentar o VR6 3.2 com 250 cavalos e também versão diesel 2.0 TDI com 170 cavalos, além de transmissão automática ou de dupla embreagem, o TT teve ainda versões com tração nas quatro rodas Quattro.

Tendo o TT S como intermediário entre as versões comuns e a super esportiva TT RS, o esportivo da Audi manteve sempre o padrão de luxo da marca, com detalhes em aço escovado, alumínio, couro e também Alcantara, além de séries em fibra de carbono e outros metais.

audi tt final 3
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Com duas portas, baixo, ágil e rápido, o Audi TT sempre foi feito para duas pessoas, mas o cupê podia levar quatro pessoas, enquanto o roadster era mais individualista para somente dois, tendo sua capota elétrica acionada em segundos.

O Audi TT foi um dos carros da marca mais emblemáticos e deixará saudades em muita gente, especialmente naquelas quem amam um bom carro esporte pequeno.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X