Austrália exige habilitação especial para carros superesportivos

lamborghini huracan performante

Os carros superesportivos estão longe dos veículos comuns que a maioria dos motoristas guia todo santo dia, ainda que basicamente tenham o mesmo funcionamento, mas a capacidade de aceleração, reação e frenagem surpreende totalmente um condutor tradicional.

Ainda assim, com sua CNH B, não existe limitação de poder sobre quatro rodas, podendo um jovem de 19 anos, após receber sua habilitação após o PPD, dirigir de um Kwid até um Bugatti Chiron, por exemplo.

O mesmo vale aqui para a CNH A, voltada para motos e permite pilotar de uma cinquentinha até uma Ducati Panigale, por exemplo.

Na Austrália – algo assim, relacionado com carros – acontece por lá também, mas no Estado da Austrália do Sul, as autoridades querem “certificar” motoristas de “veículos de ultra alta potência”.

lamborghini huracan 13

Também conhecido como Austrália Meridional, o Estado emitiu uma lei onde a partir de 1 de dezembro de 2024, entusiastas e colecionadores só poderão dirigir seus superesportivos com uma licença especial.

A mudança nas regras envolve não apenas uma licença especial para dirigir carros superesportivos, mas também um licenciamento específico para carros com potência muito elevada.

Também serão imputadas penas mais rígidas para condutores ao volante destes carros, envolvidos em acidentes.

As alterações nas regras de habilitação, licenciamento e punição sobre os que dirigem carros potentes se deve à morte de Sophia Naismith, uma jovem de 15 anos que morreu após ser atingida por um Lamborghini Huracán em alta velocidade.

O Huracán a atingiu na calçada e gerou comoção na Austrália do Sul, motivando o governo local a adotar uma atitude mais dura contra quem tem um super carro em casa e agora terá de dirigir com a carteira “U”, referente à “ultra” potência.

Segundo a nova legislação do estado, os “veículos de ultra alta potência” são aqueles com massa de até 4.500 kg, que tenham acima de 375 cavalos a cada 1.000 kg.

Como exemplo, um Huracán tem 397 cv/ton, porém, um BMW M3 tem 302 cv/ton, ficando assim fora das regras, que incluem cerca de 200 modelos de carros.

A multa para desobediência é equivalente a US$ 3,2 mil, com pena de 5 anos para acidente com fatalidade e 7 anos para direção sob efeito de álcool.

 

 

 

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X