
Mesmo sendo capazes de se dirigirem sozinhos pelas ruas de San Francisco, os carros autônomos da Waymo ainda não aprenderam a escapar das multas de estacionamento.
A empresa, que pertence ao conglomerado Alphabet (dono do Google), acumulou nada menos que 589 infrações de trânsito relacionadas a estacionamento em 2024, totalizando US$ 65.065 em penalidades, segundo dados obtidos pelo The Washington Post junto à prefeitura da cidade.
As violações cometidas pelos veículos incluem obstrução de faixas de tráfego, desrespeito a horários de limpeza de rua e ocupação de áreas onde o estacionamento é proibido.
Ou seja, os robôs-motoristas da Waymo ainda precisam de uma ajudinha humana quando o assunto é seguir as regras mais banais do trânsito urbano.
E não foi só em San Francisco que os carros da empresa causaram dor de cabeça. Em Los Angeles, onde a Waymo começou a oferecer corridas ao público em novembro do ano passado, foram registradas 75 infrações ao longo de 2023.

Segundo o jornal, ainda restam US$ 543 em multas não pagas.
Em resposta às reportagens, um porta-voz da Waymo, Ethan Teicher, afirmou que a segurança continua sendo prioridade para a empresa, tanto para os passageiros quanto para os demais usuários das vias públicas.
Segundo ele, muitas das multas foram aplicadas durante momentos de embarque e desembarque de passageiros — situação em que os veículos autônomos são programados para tomar “a ação mais segura possível”, mesmo que isso signifique parar em áreas restritas por alguns minutos.
Teicher explicou ainda que os carros da Waymo são instruídos a utilizar zonas de carga e descarga comerciais quando não há outro local disponível que seja próximo e seguro para o passageiro, especialmente se a alternativa for parar em uma via arterial congestionada ou em uma rua muito distante do destino.
No estado da Califórnia, a legislação atual impede que veículos autônomos sejam multados por infrações de trânsito em movimento, como excesso de velocidade ou avanço de sinal vermelho — já que, tecnicamente, não há um “motorista” presente.

Mas as multas de estacionamento, por outro lado, seguem válidas e se acumulam como para qualquer outro veículo.
O oficial de controle de estacionamento Sterling Haywood contou ao Washington Post que multou um carro da Waymo em janeiro por estar estacionado durante o horário de limpeza de rua.
Ele explicou que aplicou a mesma abordagem que usaria com qualquer outro veículo: buzinou duas vezes para avisar, mas como não houve resposta, lavrou a multa de US$ 96. Só depois disso, um passageiro entrou no carro e o veículo partiu.
A Waymo confirmou que paga todas as multas e afirmou estar trabalhando para melhorar a programação de seus carros autônomos para evitar esse tipo de infração no futuro.
Mas enquanto a inteligência artificial não aprende a respeitar o rodízio de limpeza urbana, quem paga a conta é a própria empresa — e, indiretamente, o aprendizado continua sendo bem humano.

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