Enquanto muitos motoristas ainda se encantam com a promessa de direção sem mãos e tranquilidade ao volante, os últimos resultados de testes realizados na Europa mostram que nem todos os sistemas de assistência avançada são tão eficazes quanto o marketing sugere.
Um exemplo claro é o Tesla Model S, que teve um desempenho decepcionante na mais recente rodada de avaliações da Euro NCAP.
Apesar da fama de “carro do futuro” e da aposta em tecnologia de ponta, o sedan elétrico de luxo da Tesla tirou apenas 30% na categoria “Competência de Assistência”, onde veículos bem mais acessíveis como o Kia EV3 (74%) e o Renault 5 (73%) se saíram muito melhor.
Ambas as marcas entregam carros com preços muito inferiores e sem as promessas ousadas de automação total feitas pela montadora de Elon Musk.
O programa europeu de testes avalia dois pontos principais: a clareza na comunicação do sistema com o condutor e a eficácia em situações de emergência.
Nesse último quesito, chamado de “Backup de Segurança”, o Model S até foi bem, alcançando 94%.
No entanto, a pontuação geral caiu devido à linguagem considerada enganosa usada por Tesla ao promover seu sistema Autopilot.
Segundo a Euro NCAP, chamar o sistema de “Autopilot” sugere que o carro é capaz de se dirigir sozinho, o que está longe da realidade.
O relatório afirma que esse tipo de nome e material promocional pode levar motoristas a confiar excessivamente no sistema, criando riscos desnecessários.
Além disso, a dificuldade para o condutor assumir o controle da direção e o fato de o sistema se desligar automaticamente quando há interferência manual também foram duramente criticados.
Outros modelos também ficaram com avaliações medianas, como o Volvo EX30, que recebeu 62% em competência de assistência e 72% no backup de segurança.
Um dos motivos para essa nota foi o fato de o condutor precisar desviar os olhos da estrada para verificar alertas no painel central.
Na outra ponta, o Porsche Macan foi o destaque absoluto, atingindo 85% em assistência e 92% em segurança, seguido de perto pelo Toyota bZ4X, Kia EV3 e Renault 5 — este último surpreendendo com um desempenho considerado exemplar mesmo sendo um modelo de entrada.
O gerente técnico de ADAS da Euro NCAP, Adriano Palao, destacou que a chave para um sistema de assistência bem-sucedido é a transparência com o consumidor.
“O funcionamento seguro só é possível se o motorista entender claramente o papel do sistema, souber como operá-lo e conhecer seus limites”, afirmou.
Com o crescimento da presença desses sistemas no mercado, os dados da Euro NCAP mostram que tecnologia sozinha não basta.
Comunicação clara e responsabilidade na forma como esses sistemas são apresentados ao público são fundamentais para garantir segurança nas estradas.
E, nesse ponto, a Tesla terá muito o que repensar.
Modelo | Nota | Competência da assistência | Backup de segurança |
Kia EV3 | Very good | 74% | 88% |
MAZDA CX-80 | Good | 62% | 79% |
MG ZS | Moderate | 65% | 62% |
Porsche Macan | Very good | 85% | 92% |
Renault 5 | Very good | 73% | 92% |
Tesla Model S | Moderate | 30% | 94% |
Toyota bZ4X | Very good | 83% | 89% |
Volvo EX30 | Moderate | 62% | 72% |
XPENG G9 | Good | 71% | 71% |
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