Autopilot sob fogo: “Marketing da Tesla engana motoristas e afeta segurança”, diz Euro NCAP

tesla model s milhagem 1
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Enquanto muitos motoristas ainda se encantam com a promessa de direção sem mãos e tranquilidade ao volante, os últimos resultados de testes realizados na Europa mostram que nem todos os sistemas de assistência avançada são tão eficazes quanto o marketing sugere.

Um exemplo claro é o Tesla Model S, que teve um desempenho decepcionante na mais recente rodada de avaliações da Euro NCAP.

Apesar da fama de “carro do futuro” e da aposta em tecnologia de ponta, o sedan elétrico de luxo da Tesla tirou apenas 30% na categoria “Competência de Assistência” , onde veículos bem mais acessíveis como o Kia EV3 (74%) e o Renault 5 (73%) se saíram muito melhor.

Ambas as marcas entregam carros com preços muito inferiores e sem as promessas ousadas de automação total feitas pela montadora de Elon Musk.

tesla model s 1
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O programa europeu de testes avalia dois pontos principais: a clareza na comunicação do sistema com o condutor e a eficácia em situações de emergência.

Nesse último quesito, chamado de “Backup de Segurança”, o Model S até foi bem, alcançando 94%.

No entanto, a pontuação geral caiu devido à linguagem considerada enganosa usada por Tesla ao promover seu sistema Autopilot.

Segundo a Euro NCAP, chamar o sistema de “Autopilot” sugere que o carro é capaz de se dirigir sozinho, o que está longe da realidade.

tesla model s 2
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O relatório afirma que esse tipo de nome e material promocional pode levar motoristas a confiar excessivamente no sistema, criando riscos desnecessários.

Além disso, a dificuldade para o condutor assumir o controle da direção e o fato de o sistema se desligar automaticamente quando há interferência manual também foram duramente criticados.

Outros modelos também ficaram com avaliações medianas, como o Volvo EX30, que recebeu 62% em competência de assistência e 72% no backup de segurança.

Um dos motivos para essa nota foi o fato de o condutor precisar desviar os olhos da estrada para verificar alertas no painel central.

Na outra ponta, o Porsche Macan foi o destaque absoluto, atingindo 85% em assistência e 92% em segurança, seguido de perto pelo Toyota bZ4X, Kia EV3 e Renault 5 — este último surpreendendo com um desempenho considerado exemplar mesmo sendo um modelo de entrada.

O gerente técnico de ADAS da Euro NCAP, Adriano Palao, destacou que a chave para um sistema de assistência bem-sucedido é a transparência com o consumidor.

“O funcionamento seguro só é possível se o motorista entender claramente o papel do sistema, souber como operá-lo e conhecer seus limites”, afirmou.

Com o crescimento da presença desses sistemas no mercado, os dados da Euro NCAP mostram que tecnologia sozinha não basta.

Comunicação clara e responsabilidade na forma como esses sistemas são apresentados ao público são fundamentais para garantir segurança nas estradas.

E, nesse ponto, a Tesla terá muito o que repensar.

Modelo Nota Competência da assistência Backup de segurança
Kia EV3 Very good 74% 88%
MAZDA CX-80 Good 62% 79%
MG ZS Moderate 65% 62%
Porsche Macan Very good 85% 92%
Renault 5 Very good 73% 92%
Tesla Model S Moderate 30% 94%
Toyota bZ4X Very good 83% 89%
Volvo EX30 Moderate 62% 72%
XPENG G9 Good 71% 71%


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.