Chevrolet Onix: Problemas marcador de combustível e MyLink

Chevrolet Onix 2013 5

Nosso Chevrolet Onix LT 1.0 tem se mostrado um carrinho bem construído, sem problemas mais graves durante nossa Avaliação 365. Apenas comentamos de uma tampa do porta-malas desalinhada aqui, um líquido escorrendo das maçanetas ali, mas nada muito sério.

Também tivemos problemas com o engate da ré no modelo, mas isso está mais para uma falha neste câmbio da marca do que uma falha específica do Onix.

Ele continua assim, sem maiores percalços, mas recentemente algumas outras coisas apareceram, fazendo com que a quantidade de problemas deixe de ser mínima para ser, digamos, média.

Ainda não podemos classificar o Onix como um carro problemático, mas ele também já não é um modelo impecável neste sentido.

E os problemas que agora apareceram incomodam mais do que os dois anteriores acima citados. O primeiro é o marcador de combustível que não marca tanque cheio no painel. Tudo começou por volta de 12.000 quilômetros rodados, onde uma das 12 marcas digitais que mostram o combustível deixa de acender.

Depois, uns 1.000 quilômetros à frente, mais uma barrinha deixou de acender.

Com isso, das 12 marcas, apenas 10 acendiam, indicando que o tanque estava com pouco mais de três quartos, não cheio. A princípio imaginamos que talvez as bombas dos postos de combustível onde estavamos abastecendo estavam desarmando antes da hora.

Já que sempre pedimos para o frentista encher o tanque apenas até o primeiro clique – evitando assim encher demais, derramar, etc – pensamos que isso poderia ter sido a atitude culpada. Então, uma certa vez pedimos para o frentista continuar enchendo, mesmo com os travamentos da bomba.

Ele foi enchendo e olhando no bocal do tanque para se certificar de que não vazasse gasolina por ali. Conseguimos assim colocar 4 litros a mais de gasolina, mas mesmo assim o marcador do painel continuou marcando de maneira errada.

Ou seja, o problema era na bóia ou no marcador, enfim, alguma coisa está errada.

Travamentos no MyLink

Além do problema no marcador de combustível, nosso Onix LT 1.0 está apresentando alguns travamentos no MyLink.

Isso geralmente acontece quando você está ouvindo música e também está com um celular conectado ao sistema via Bluetooth. Então você vai atender uma ligação e o sistema trava, apresentando uma mensagem de erro em inglês na tela.

Agendamos então com a concessionária para que estes problemas sejam verificados, afinal, o carro está extremamente novo e ainda dentro da garantia.

Troca de óleo de 15.000 quilômetros

Fizemos, com quase 16.000 quilômetros rodados a troca de óleo intermediária que tem de ser feita entre as revisões de 10.000 e 20.000 quilômetros.

Aceitamos fazer isso na concessionária pois em nossa Avaliação 365 seguimos estritamente o que a montadora diz que deve ser feito, para então avaliar o comportamento do carro e também como as concessionárias da marca atuam.

A troca de óleo foi feita corretamente e verificamos que o filtro de óleo também foi trocado. Só que por isso a concessionária cobrou 184 reais, quase o preço da revisão de 10.000 quilômetros, que custa 196 reais de acordo com a tabela da GM.

Só que diferentemente dessa troca de óleo a revisão de 10.000 quilômetros inclui uma revisão em vários aspectos do carro e também a troca do filtro de combustível.

Acreditamos que quase 190 reais por uma troca de óleo é um valor muito alto para o tipo de pessoa que tem um Onix 1.0. Com certeza não é alguém que tem dinheiro de sobra para gastar com revisões caras.

Ou seja, essa troca de óleo foi super faturada, com o óleo 5w30 sendo cobrado a 40 reais o litro na nota fiscal apresentada.

Não reclamamos do preço para que nossos leitores fiquem atentos a isso, mas é claro que se essa troca de óleo estivesse sendo feita para um carro particular nosso, questionaríamos o preço antecipadamente, dando tempo de reclamar dos valores antes de o serviço ser feito ou até mesmo faríamos a troca de óleo fora da concessionária.

Consumo

Não estamos tendo muitas alterações no consumo do Chevrolet Onix nestes últimos meses. Sempre que fazemos as médias, chegamos a números entre 9 e 10 km/l na cidade com gasolina e entre 13 e 14 km/l na estrada com o mesmo combustível, rodando sempre a 110 km/l constantes.

Não estamos usando álcool pois por aqui este combustível não compensa já faz muito tempo.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.