Membro intermediário da família e-tron, o Audi e-tron Sportback é a opção que reúne estilo e robustez entre os grandes carros elétricos da marca das quatro argolas.
Com carroceria em estilo cupê, o SUV elétrico da Audi é oferecido nas versões Performance e Performance Black, a avaliada, assim como no e-tron Sportback S, com pegada mais esportiva.
Feito sobre a plataforma PPE de desenvolvimento com a Porsche, o Audi e-tron Sportback é oferecido aqui na versão 55, visto que existe a 50 na Europa, mais fraca e de menor alcance.
Tendo 408 cavalos e 67,7 kgfm, o e-tron Sportback tem vários modos de atuação e reúne luxo, sofisticação e desempenho, ainda que a autonomia seja modesta. Preço? R$ 685.990.
Índice
Por fora…
O visual é bem sofisticado e reúne elementos em preto brilhante, como na grade, bem como saias laterais e difusor de ar traseiro, partes do pacote S-line incluído no Performance Black.
Os faróis Matrix LED possuem apresentação visual, enquanto as laterais são dominadas pelas imensas rodas aro 21 polegadas F51 opcionais, com pneus 265/45 R21 e pinças de cor laranja.
Já os retrovisores, igualmente opcionais, são câmeras apoiadas em pescoços longos que não dobram sozinhos. No teto, vidro panorâmico com abertura elétrica e antena barbatana.
Na traseira, o Audi e-tron Sportback dispõe de um conjunto ótico com lanternas full LED inteligentes, que reproduzem bem a tecnologia a bordo, e se unem ao discreto spoiler.
Por dentro…
No interior, o Audi e-tron Sportback traz um ambiente que funde luxo e sofisticação, com cluster digital de 12,3 polegadas, multimídia MMI de 10,1 polegadas e tela de climatização.
Esta reúne recursos de quatro zonas de temperatura, enquanto o console possui um apoio de braço modular, além de alavanca de marchas em forma de manete.
Em camadas, o painel tem acabamento excelente e inclui um HUD, enquanto o volante multifuncional tem acabamento Black Piano do pacote S line com paddle shifts de eficiência.
O que destaca mais nesse ambiente são as portas com as telas das câmeras externas, que funcionam como retrovisores ajustáveis, tocando-se no próprio display.
No pacote Black, teto escuro e bancos S line tornam o habitáculo mais esportivo, com bancos dianteiros ajustáveis eletricamente e com memória.
Atrás, amplo espaço para pernas e comandos de climatização individuais, assim como o mesmo acabamento dianteiro, com detalhes em alumínio, couro e material soft.
Tendo soleiras iluminadas, o Audi e-tron Sportback é um convite para um mundo exclusivo, com som Bang & Olufsen de altíssima qualidade e iluminação ambiente com 30 cores.
Rico em detalhes de qualidade como tem de ser, o e-tron Sportback – como outros da Audi – não exagera na proposta premium, afinal, a própria marca já é sinônimo disso e um ar sóbrio sempre se faz presente.
Atrás, o porta-malas de acionamento elétrico abriga 555 litros de bagagem, mesmo sendo um crossover de estilo cupê, mas outros 60 litros existem sob o capô com os cabos de conexão.
Por ruas e estradas…
O Audi e-tron Sportback é um carro elétrico com desempenho agradável para sua proposta, que fica abaixo do recém-lançado e-tron GT que, inclusive, é mais potente e caro.
Com dois motores elétricos de potências e torque diferentes, o e-tron Sportback 55 tem no dianteiro 183 cavalos com 31,5 kgfm, enquanto o traseiro dispõe de 225 cavalos e 36,2 kgfm.
Combinados, entregam 408 cavalos e 67,7 kgfm, números que a Audi usou para balizar sua proposta com marcas de luxo rivais, numa fase que todas pareciam ter a mesma base.
De qualquer forma, essa cavalaria não conseguiria reproduzir a mesma resposta se fosse num carro a combustão que pesasse 2.555 kg. Isso mesmo, são 2,5 toneladas de aço e alumínio.
Seu tamanho volumoso, com rodas grandes, até poderiam indicar toda essa massa, mas ao dirigir, o Audi e-tron Sportback parece ter quase metade disso, dada a agilidade.
Como o motor elétrico entrega tudo de uma vez e seu torque é realmente imediato, nada de giro elevado e trocas de marcha para buscar a melhor rotação para vencer desafios.
De 0 a 100 km/h, o Audi e-tron Sportback precisa de 5,7 segundos com final limitada em 200 km/h. Pouco, não é? Se considerarmos o admirável novo mundo dos carros elétricos, sim.
Não faremos comparações absurdas aqui, mesmo porque essa palavra não existe no vocabulário dos carros elétricos. Ainda assim, um e-tron Sportback é um Audi, e ponto final.
Como tal, sua eletrônica embarcada oferece vários modos de condução: efficiency, comfort, auto, allroad e off road, podendo-se ainda ajustar manualmente a suspensão pneumática.
Destes, “infelizmente” o mais importante é o modo range, o que falaremos adiante. No primeiro da lista, o baixo consumo de energia é a prioridade.
Num SUV cupê que desliza sobre o asfalto, ele ameniza a aceleração, o emprego de eletrônica a bordo e o conforto, garantindo mais autonomia sem sacrifícios para motorista e ocupantes.
Mesmo no modo efficiency, o Audi e-tron Sportback responde bem para seu “PBT” e não economiza se estiver numa situação de necessidade, se você precisar afundar o pé para ultrapassagem mais segura ou algo assim.
No modo comfort, um pouco mais de força, com os motores se alternando na condução, deixando a resposta ao pé mais agradável, o que garante mais prazer ao dirigir.
Já o modo auto, entrega tudo na dose certa, com velocidade baixa usando menos tração, enquanto retomadas e acelerações garantirão mais energia para realmente torná-lo um esportivo.
O Audi e-tron Sportback no modo allroad tem a força total nas quatro rodas, sendo essa a opção boa para pisos molhados e situações que merecem aderência total.
Para todas essas opções, há também o modo Sport na alavanca, como a posição de um Tiptronic ou S-tronic, maximizando potência e torque para uma tocada agressiva.
A força é grande o suficiente para colar o corpo no banco e não se ouve o patinar das rodas, já que é tudo perfeitamente controlado para maior eficiência na aceleração.
Ou seja, apesar do peso, o Audi e-tron Sportback anda como se tivesse um V8 4.0 TFSI no cofre, mas com respostas mais imediatas ao som de um ruído eletrônico característico.
O modo off-road controla a força em cada roda para vencer os desafios do fora de estrada sem cavar e atolar o enorme SUV elétrico. Tudo com ajustes automáticos da suspensão a ar.
Na estrada, o consumo foi de 3,22 km/ kWh, enquanto na cidade fez 3,84 km/kWh, um consumo dentro da expectativa, mas que agora tem no Inmetro um certo vilão.
A nova medição do PBEV reduz o alcance divulgado pelas marcas em 30%, então, de 369 km a 444 km para apenas 246 km, o que não corresponde à realidade. Dá, sim, para rodar mais que isso.
O modo range, lembra dele? Ele permite estender muito esse alcance para a casa dos 470 km, porém, com sacrifício de conforto, performance e outros recursos, cortados para economizar.
O porém é que, dependendo da região onde estiver no Brasil, ele poderá ser o último recurso para não ficar na estrada. A rede de recargas no país é deficitária e não dá para sair sem planejar.
Como num voo, o motorista precisará calcular a rota se for usar o Audi e-tron Sportback, haja visto que até mesmo em São Paulo, capital, existem áreas “escuras” onde não há pontos de recarga.
De qualquer forma, isso vai além do próprio carro e teremos muito tempo ainda para quem um dia a infraestrutura no Brasil corresponda ao que o mercado pede.
Voltando ao Audi e-tron Sportback, com direção adaptativa em cada modo, suspensão pneumática muito confortável, o conjunto agrada com uma dinâmica de condução exemplar.
Bem neutro nas curvas, aproveita sua massa altamente rígida e com centro de gravidade baixo, para grudar nas curvas e permitir desvios rápidos de direção sem nenhum temor.
A suspensão também filtra bem as irregularidades do pavimento, garantindo o conforto esperado, assim como passa tranquilamente em qualquer lombada ou depressão, por maior que seja.
Os freios robustos, com suas pinças enormes de cor laranja, são ainda reforçados pelo efeito dos motores elétricos, durando bem mais com a frenagem regenerativa.
Os paddle shifts funcionam basicamente para ampliar a eficiência energética e não para buscar mais desempenho, ajudando a recuperar mais da energia gasta na condução.
Com controle de cruzeiro adaptativo, controlando ainda faixas e tudo mais, o Audi e-tron Sportback tem segurança total na estrada, mesmo a noite, quando a visão noturna amplia o horizonte.
Ruim apenas é o sistema de câmeras que transformam o motorista no Darth Vader, já que o mundo atrás só é visto pelas telas nas portas ou, se não tiver um quinto a bordo, no espelho interno.
É um recurso high tech de fato, mas que dá uma percepção falsa das coisas, já que os olhos ainda são a melhor maneira de se ver o mundo. Por enquanto.
Por você…
O Audi e-tron Sportback Performance Black pode não ir de 0 a 100 km/h rapidamente como alguns carros elétricos (bem) mais baratos, mas é um produto mais consistente, luxuoso e sofisticado.
Com tudo dentro, o e-tron Sportback usa sua arquitetura a favor de ter uma acessibilidade maior, com um plugue de recarga em cada lado e carregando facilmente em qualquer lugar.
O tempo de recarga, todavia, só é rápido em carregadores potentes em certos lugares, mas você consegue compensar onde houver uma tomada de 220V ou um carregador de parede como dobro da potência.
Diferente dos carros da Porsche, é mais fácil com um Audi fazer o primeiro, buscando uma tomada comum. Por sua proposta, o preço é devidamente alto: R$ 685.990.
Não há escapatória, pois um BMW iX custa R$ 680.950, porém, este tem menos força: 326 cavalos. Já o Mercedes-Benz EQC custa R$ 693.900 e tem os mesmos 408 cavalos, sendo mais rápido (5,1 segundos) apenas por ser menor.
Então, no final das contas, nessa faixa de preço, o Audi e-tron Sportback se torna uma opção mais interessante que seus rivais próximos em preço.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Audi e-tron Sportback Performance Black 2023
Motor/Transmissão
Número – dois elétricos
Potência motor dianteiro – 183 cv a 0 rpm
Torque motor dianteiro – 31,5 kgfm a 0 rpm
Potência motor traseiro – 225 cv a 0 rpm
Torque motor traseiro – 36,2 kgfm a 0 rpm
Potência combinada – 408 cv
Torque combinado – 67,7 kgfm
Transmissão – direta
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 5,7 segundos
Velocidade máxima – 200 km/h
Consumo urbano – 3,84 km/ kWh
Consumo rodoviário – 3,22 km/ kWh
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 21 com pneus 265/45 R21
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.901 mm
Largura – 1.935 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.616 mm
Entre eixos – 2.928 mm
Peso em ordem de marcha – 2.555 kg
Bateria – 95 kWh
Porta-malas – 555 litros
Preço: R$ 685.990
Audi e-tron Sportback Performance Black 2023 – Galeria de fotos
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