Talvez estejamos mal-acostumados com a presença do BYD Dolphin, pois agora consideramos o BYD Yuan Plus como um carro elétrico que merece um preço melhor.
Por R$ 269.990, o Yuan Plus ficou caro sob essa ótica, por conta da própria marca chinesa, que tem no Brasil, um crossover de porte médio com estilo e proposta interessantes.
O Yuan Plus tem sobrenome por conta do “EcoSport da BYD” e ele não tem culpa da influência anterior da marca, apresentando assim um layout original e equilibrado, sem exageros orientais.
Com 204 cavalos e bateria Blade suficiente para uma excelente autonomia, ele agrega o pacote de tecnologia da marca rival da Tesla e tem muito a oferecer em seu segmento.
Índice
Por fora…
Visualmente, o Yuan Plus parece maior que os seus 4,45 m de comprimento, tendo base longa e detalhes metalizados na frente, com a marca da BYD estilizada e melhor que dos Han e Tan.
Os faróis full LED são afilados e fluidos, caindo bem com o desenho levemente esportivo do para-choque dianteiro. As rodas aro 18 polegadas possuem um desenho também aerodinâmico.
Com barras metalizadas no teto, assim como o acabamento texturizado das largas colunas C, dão um ar mais premium ao crossover elétrico, com lanternas full LED integradas e fluidas.
O para-choque traseiro está em harmonia com o dianteiro, enquanto o teto com vidro panorâmico com abertura elétrica é um item obrigatório para o equilibrado Yuan Plus.
Por dentro…
Se você achou que a influência chinesa foi esquecida apenas no exterior, irá enganar-se diante da temática musical do ambiente do BYD Yuan Plus, a começar pelas portas…
Elas te recepcionam com cordas de uma guitarra que produzem acordes reais, sob um puxador que lembra uma chave-catraca, enquanto a maçaneta desliza sobre o tweeter.
Os difusores de ar são cilíndricos e painel é todo revestido em material soft, imitando couro azulado na parte superior e num revestimento bege texturizado e macio sobre painel e portas.
Aliás, todas as portas possuem o mesmo layout e acabamento soft, surpreendendo nesse aspecto. O painel do Yuan Plus tem cluster digital compacto acima da coluna de direção elétrica.
Este vem com ajustes em altura e profundidade, ainda que esta última seja curta. O volante de fundo reto é o mesmo do Dolphin e tem revestimento em couro e detalhes prateados.
Já a enorme tela de 12,8 polegadas é giratória e tem comando no volante, assim como as câmeras em 360 graus com visão 3D e individual das câmeras.
A navegação é baseada na plataforma do Google Maps, já que o sistema é Android OS, porém, faltou indicação de nível de bateria ou autonomia ao chegar no destino.
Nessa tela, se ajusta tudo, desde a potência de recarga às luzes decorativas no acabamento, que possuem várias cores e brilham ao ritmo da música.
Atualizada por OTA (Over-The-Air), a multimídia é o cérebro desse elétrico, que tem ainda console com elemento vazado e alavanca de marchas estilosa, junto do carregador indutivo.
Uma coisa que a BYD tem de bom, pelo menos visualmente, são os bancos de estilo esportivo com elemento vazado e mescla texturas, com acabamento razoável e ajuste elétrico para o motorista.
O espaço interno é bom para quem vai atrás, graças à plataforma e-3.0 plana e bons 2,70 m de entre eixos. O ambiente tem ainda colunas e teto escurecidos, mais luzes de LED e o teto solar.
Já o porta-malas de 440 litros aparenta ter volume menor, visto que o estepe de tamanho padrão ocupa boa parte do espaço. A tampa tem abertura interna, mas sem acionamento elétrico.
Por ruas e estradas…
O BYD Yuan Plus tem motor elétrico dianteiro e este entrega 204 cavalos e 31,6 kgfm, números similares aos do Volkswagen ID.4, por exemplo, mas com tração na frente.
O propulsor é alimentado por uma bateria Blade de lítio-fosfato de ferro com 60,5 kWh de capacidade, integrada à carroceria, garantindo mais espaço interno e rigidez.
Com três modos de condução, o BYD Yuan Plus pode ser o que o condutor quiser, com o modo Eco suavizando bem a força e com respostas dignas de um carro com motor 1.0 Turbo.
Não empolga, mas garante o que se espera, ou seja, redução do consumo de energia para se obter maior autonomia. Mesmo assim, não decepciona, já que potência e torque são imediatos.
Assim, por mais que não sejam todos os 204 cavalos, o Yuan Plus no modo Eco atende perfeitamente no dia a dia, garantindo saídas vigorosas no semáforo e boa retomada em estrada.
No modo Normal, há um equilíbrio maior de forças e o crossover da BYD é bem imediato nas respostas, lembrando de fato que é um carro elétrico puro, com direito a mais “energia” que os carros comuns.
Diferente do Eco, que demora mais a responder com o carro cheio ou em subidas de serra, o Normal garante mais agilidade e confiança durante a condução.
Já no modo Sport, o SUV da BYD entrega uma pegada mais esportiva, indo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, endurecendo a direção (com dois ajustes manuais de resposta).
Trata-se de um modo que deixa muito carro mais potente para trás, garantindo retomadas animadoras e ultrapassagens sem esforço algum. Contudo, isso reduz o alcance do carro.
No dia a dia, o consumo ficou em 6,3 km/kWh no urbano e 5,9 km/kWh no rodoviário, mas alternando-se os modos. Quando pegamos o carro, ele apresentava autonomia de 470 km.
Rodamos menos de 300 km e verificamos como a subida de serra afeta muito a autonomia, ficando esta dentro dos 294 km divulgados pelo Inmetro em condições extremas.
Não conseguimos realizar a recarga externa e não havia carregador portátil a bordo, mas a autonomia oferecida pelo BYD Yuan Plus foi suficiente para rodarmos com segurança, sem o temor de ficar na estrada.
Com bom desempenho, o BYD Yuan Plus também apresenta uma dinâmica de condução agradável, com a e-Platform 3.0 sendo bem estável e rígida.
A direção pode ser ajustada, sendo bem responsiva, enquanto os freios apresentam boa capacidade de atuação, sem nenhuma surpresa ao condutor.
Já a suspensão não tem um curso muito grande, mas é suficiente para vender nossas lombadas e filtra bem buracos e pavimentos irregulares, sendo um ponto bom neste carro chinês.
O interior se manteve íntegro em pisos vibrantes, o que agradou ainda mais. Em curvas, o conjunto se mantém bem neutro e com leve tendência, natural, de sair de frente.
Com inúmeros assistentes do carro, o BYD Yuan Plus passa muita confiança, especialmente no pacote ADAS+, com controle de cruzeiro que centraliza o carro e mantém boa distância de segurança.
Lê as placas e detecta bem o trânsito à frente, garantindo assim uma viagem a bordo agradável, ao som do rodar ou da música ritmada por luzes coloridas em oito alto-falantes.
Um detalhe interessante é que o alerta de ponto cego não apenas indica a presença de carro na lateral pelo retrovisor, mas usa também a luz de LED presença na porta, mas em vermelho.
Com um ambiente até que divertido, ele não exige mais do que o necessário do motorista no dia a dia urbano ou em viagens longas, oferecendo conforto e segurança.
Por você…
O BYD Yuan Plus está numa faixa de preço com vários players, inclusive o irmão híbrido Song Plus 2024. O preço poderia ser menor, ainda mais que se espera mais rivais abaixo de R$ 300 mil.
No mercado, o Peugeot e-2008 é o maior rival por R$ 259.990, ainda que tenha 234 km de alcance no Inmetro contra os 294 km do chinês. A Stellantis poderia forçar mais a barra se quisesse.
Por um pouco a mais, o Chevrolet Bolt EUV está aí custando R$ 279.990, mas a desvantagem dessa é a confiança após a GM ter confirmado seu fim este ano.
Então, por ora, o Yuan Plus parece bem diante dos rivais, mas devido ao Dolphin modificando o mercado de carros elétricos de acesso, o irmão maior pode ser eclipsado, mesmo estando em outro segmento.
Vale? Se a opção for um SUV elétrico na faixa dos R$ 270 mil, vale sim.
Medidas e números…
Ficha Técnica do BYD Yuan Plus EV 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – elétrico dianteiro
Potência – 204 cv a 0 rpm
Torque – 31,6 kgfm a 0 rpm
Transmissão – Direta
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,3 segundos
Velocidade máxima – 160 km/h
Rotação a 110 km/h – 0 rpm
Consumo urbano – 6,3 km/kWh
Consumo rodoviário – 5,9 km/kWh
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 215/55 R18
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.455 mm
Largura – 1.875 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.615 mm
Entre eixos – 2.720 mm
Peso em ordem de marcha – 1.700 kg
Bateria – 60,5 kWh
Porta-malas – 440 litros
Preço: R$ 269.990
BYD Yuan Plus EV 2023 – Galeria de fotos
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