Avaliação: Chevrolet Blazer EV RS exibe tecnologias e performance por nada menos que meio milhão de reais

chevrolet blazer ev rs avaliação na (1)
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Parte da estratégia da General Motors de eletrificação intensa no mercado americano, o Chevrolet Blazer EV está no Brasil com sua versão RS.

Ele nos mostra como a empresa vê essa mudança, com alta carga tecnológica e performance, sem deixar de lado o tamanho.

Grande, o Blazer EV faz jus ao nome e traz a força da eletricidade com quase 350 cavalos, assim como o desempenho que tudo isso entrega, mas somente nas rodas traseiras.

Custando atualmente R$ 503.190, o Blazer EV RS — que não tem nenhuma relação com a clássica Blazer fabricada aqui — surge como um produto alternativo com preço de marcas de luxo.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (7)
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Imponente e exótico

O Chevrolet Blazer EV RS é realmente um carro grande, refletindo o gigantismo americano, bem evidente nos automóveis feitos sobre a plataforma Ultium, como o Equinox EV.

Com detalhes escurecidos devido à versão RS, um nível abaixo da SS (que não veio), o Blazer EV se inspirou num SUV irmão feito igualmente no México (outro que não veio também), com linhas bem expressivas e exóticas para um Chevrolet.

Tendo foco visual na linha de LED que compõe as luzes diurnas e o Black Bow Tie iluminado, que inclusive se exibem em movimento com o carro carregando, deixando os faróis de lado.

Atrás, as lanternas triangulares também chamam a atenção, bem como os chanfros pretos nas laterais, com a tampa retrátil automaticamente do plugue de recarga.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (23)
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Dentro, o Chevrolet Blazer EV RS exibe um layout mais esportivo, com detalhes em vermelho vivo sobre acrílicos dos difusores de ar, iluminados com cores variadas.

O painel imponente traz cluster digital de 11 polegadas e multimídia com tela de 17,7 polegadas que exibem mais informações, possuindo até comandos, como no segundo caso.

Assim, pode-se não ajustar desde a carga na frenagem regenerativa até o desligamento de fato do veículo, com ajustes de faróis e climatização, HUD, sistema de som Bose, entre outros.

O Blazer EV RS tem monitoramento em 360 graus e espelho interno com imagem da câmera traseira. Bem espaçoso, traz assentos com aquecimento em quatro lugares, mais ventilação nos dianteiros, ambos elétricos.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (18)
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Tendo carregamento indutivo de smartphone, memórias para o assento do motorista, com modo de entrada, bem como teto solar panorâmico, o Blazer EV RS exibe um ambiente sofisticado e completo.

Atrás, muito espaço para as pernas e conforto para duas pessoas, ainda que possa levar um quinto com acomodação relativa. Já o porta-malas, com tampa automática, tem 436 litros com um compartimento inferior.

O SUV elétrico não tem estepe, somente o kit de reparo.

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Toda a força atrás

O Chevrolet Blazer EV RS traz consigo somente um motor, diferente do Equinox EV, não tão menor quanto ele, com dois propulsores elétricos. Ainda assim, a força oferecida é ótima.

Posicionado no eixo traseiro, o motor elétrico entrega 347 cavalos e 44,9 kgfm, porque a versão AWD, oferecida nos states, é estranhamente menos potente.

Seja como for, alimentado por uma enorme bateria de 102 kWh, o Chevrolet Blazer EV RS “ainda” vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com final limitada em 190 km/h.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (2)
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Mesmo pesando 2,5 toneladas (2.495 kg para sermos exatos), o Chevrolet Blazer EV RS passa a sensação de ser um carro leve, dada a força estar quase 100% disponível ao pisar no acelerador.

Obviamente, o SUV oferece os modos neve e gelo, que atenuam essa força, assim como o modo esportivo, que torna a resposta mais intensa e imediata.

As saídas são imediatas em qualquer modo e o Chevrolet Blazer EV RS anda como esportivo se desejar, não deixando a frente soltar-se diante de toda a força atrás.

Esse comportamento neutro chama a atenção e passa muita segurança, tendo consigo uma direção adaptativa eficiente e freios potentes.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (25)
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No entanto, ao parar, mostram como esse Blazer EV é pesado, balançando no último movimento. É como acontecia no Camaro e outros bólidos de alta performance.

Com uma dinâmica de condução bem neutra, por conta do baixo centro de gravidade, o Chevrolet Blazer EV RS se mostra um carro ágil e gostoso de dirigir, porém, na hora de estacionar, revela-se seu enorme tamanho.

São 4,884 m de comprimento, 1,982 m de largura, 1,651 m de altura e 3,094 m de entre eixos. Ainda que não seja tão comprido, é bem largo, mas nas manobras, o monitoramento em 360 graus ajuda muito.

Já no entre eixos longos, a preocupação logo vem por conta de lombadas, mas a altura livre do solo de 200 mm traz mais tranquilidade na hora de passar por estes redutores sem padrão.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (15)
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Apoiado sobre enormes rodas aro 21 polegadas em preto brilhante, calçadas com pneus 275/45 ZR21, o Chevrolet Blazer EV RS não teme buracos ou depressões nas vias, tendo bom curso da suspensão.

Nas curvas, boa neutralidade garante prazer, além de conforto e bordo, sendo um carro bom para viagens, mas desde que se faça um planejamento para recargas ao longo do caminho.

Falando em energia, na cidade, seu consumo foi de 5,6 km/kWh, enquanto na estrada, a 80 km/h, foi de 4,5 km/kWh, 4,3 km/kWh a 100 km/h e 4,2 km/kWh a 120 km/kWh.

Em alcance, não conseguimos chegar, com recarga doméstica, a 100% de carga, sempre limitado a 95% e isso deu 575 km de autonomia. Seja como for, a autonomia é ótima para seu peso e proposta.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (4)
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Com força suficiente para ultrapassagens mais que seguras, subidas íngremes de serra e tudo o que exigir energia, o Chevrolet Blazer EV RS tem um bom consumo, mesmo na estrada, onde a perda é sempre maior.

Com assistente de condução (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa, o Chevrolet Blazer EV RS entrega uma boa condução em viagens.

Fora da curva

O Chevrolet Blazer EV RS é um carro fora da curva por vir de uma marca popular com preço de carro de luxo e sem um V8 no capô. Ok, a eletrificação tem seu preço e aqui são meio milhão de reais.

Ainda que tenha apelo esportivo, o Blazer EV RS não é um Chevrolet Camaro SS, que cobrava pelo que realmente era. Mesmo assim, o mexicano navega pelas águas turvas dos SUVs e sua proposta casa com a moda atual.

chevrolet blazer ev rs avaliação na (42)
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Pelo menos a GM não o chamou de Camaro, o que seria uma ofensa, já que são dois mundos diferentes.

Mas, no mundo dos SUVs, o Blazer EV RS encontra Ford Mustang Mach E com seus 487 cavalos e R$ 486.000, quase R$ 1.000 por cavalo. Melhor? Não sabemos, não andamos e não recomendamos.

Virando a página, o BMW iX3 aparece por R$ 519.950, mas com 286 cavalos. Mesmo assim, tem marca de prestígio e status.

O BYD Tan é mais rápido e tem até suspensão a ar, saindo por R$ 536.800. Assim, existem opções, mas a abrangência da marca ajuda o Blazer EV RS no pós-venda. Pelo menos essa é a impressão… Vale? Para quem quer chamar a atenção, sim.

Chevrolet Blazer EV RS 2025 – Galeria de fotos


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X