Avaliação: Chevrolet Equinox 2022 mantém a boa forma

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O Chevrolet Equinox 2022 trouxe poucas mudanças e uma nova versão, a RS, além da Premier, mas as duas possuem um diferencial, AWD e o visual.

No caso desta avaliação, a versão Premier apresenta mais itens e a tração nas quatro rodas, tendo ainda visual mais elegante e um aspecto que muitos clientes gostam no produto.

Com motor 1.5 Ecotec Turbo de 172 cavalos, o Equinox 2022 mantém sua proposta de desempenho e eficiência no consumo, trazendo espaço e conforto.

Já com a idade mostrando seus sinais, o SUV baseado na plataforma do Cruze traz muitos itens de série e um comportamento dinâmico melhor, mas custando altos R$ 226.980.

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Por fora…

Visualmente, o Equinox 2022 foi atualizado para o padrão americano, com luzes diurnas em separado e faróis duplos de LED, além de acabamento cromado em toda a grade redesenhada.

O para-choque dianteiro também recebeu faróis de neblina e apliques novos em cromo, além de novas rodas de liga leve aro 19 polegadas, diamantadas, e mais cromados.

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As lanternas traseiras em LED foram redesenhadas e apresentam um visual mais moderno, enquanto o para-choque no motor 1.5, não tem saídas de escape integradas.

Tendo teto solar elétrico e panorâmico, o Equinox 2022 apresenta um bom aspecto visual e ainda se destaca no segmento de utilitários esportivos, atraindo olhares pelas ruas.

Avaliação Equinox 2018: SUV eficiente com performance

Por dentro…

No interior, o Chevrolet Equinox 2022 não apresenta diferenças visuais significativas, com duplo cockpit, volante multifuncional em couro e apoio de braço sempre alto demais.

O SUV da GM tem como novidade a multimídia MyLink atualizada com sistema OnStar, Alexa, Sportify e Wi-Fi, além de conexão 4G e projeção sem fio para Android Auto e CarPlay.

Há também atualização do sistema via OTA (Over The Air) e integração do app myChevrolet. Com a integração, o Equinox 2022 ficou mais interessante, permitindo assim evitar o celular.

Com estes itens, incluindo a Alexa, o Equinox 2022 ganhou em conectividade e isso é ótimo, ainda mais quando se pode ligar o carro à distância, ativando a climatização a bordo.

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De resto, mantém os bancos confortáveis para todos, com o do motorista elétrico com duas memórias, tendo ainda ar condicionado dual zone, câmera de ré e o bom teto solar panorâmico.

Quem vai atrás, garante bom espaço para as pernas e reclinação ótima para viagens longas, com direito a apoio de braço central, luzes de leitura, porta-copos e difusores de ar.

No bagageiro, com 468 litros até a altura das janelas e 670 litros até o teto, o Equinox 2022 dispõe na versão Premier, de ajuste de altura da tampa do bagageiro, automática e com sensor.

Por ruas e estradas…

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Ainda que tenha motor menor que a primeira versão Premier do Equinox no Brasil, o Chevrolet Equinox 2022 está bem servido pelo motor Ecotec 1.5 Turbo, numa pegada menos exagerada.

São 172 cavalos a 5.600 rpm e 27,8 kgfm a 2.000 rpm, que garantem boas respostas ao acelerador, mesmo que a versão Premier seja mais pesada que a RS, que tem tração dianteira.

Nesse caso da Premier, a força vai nas quatro rodas e isso adiciona cardã, diferencial traseiro, semieixos e uma embreagem multidisco para fazer a transição entre os eixos.

Apesar do recurso, que pode ser desligado, mantendo-se apenas a tração dianteira, o Chevrolet Equinox 2022 não parece ter os declarados 1.675 kg de peso.

Mesmo com motor pequeno, ele parece bem confortável, com o conjunto que ainda dispõe de câmbio automático apresentando problema, como saber? com seis marchas, diferente do antigo 2.0 Turbo com nove marchas.

Com boa resposta ao acelerador, o 1.5 Turbo não deixa a desejar por conta de tanto peso, subindo de giro correspondendo ao que se espera, garantindo assim saídas ágeis.

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Mesmo nas retomadas, ainda que o giro suba para além de 4.000 rpm, o Equinox Premier 2022 se comporta bem, indo de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, por exemplo.

As retomadas são pontuais e o SUV da GM modula bem a distribuição de força entre os eixos, garantindo assim uma condução prazerosa.

Não é uma boa desativar o AWD quando se dirige com mais ímpeto, já que as rodas dianteiras terão que puxar o resto do conjunto. No AWD, a coisa fica melhor e garante também conforto.

Pisando fundo, já que não há modo Sport, além de mudanças manuais em um inadequado botão no pomo da alavanca, o Equinox 2022 corta de giro perto de 6.000 rpm.

Rodando na rodovia, a 110 km/h, o ponteiro fica na casa dos 2.000 rpm e o consumo agradece com média de 12,5 km/l, o que deve ser melhor na versão RS, apenas FWD e mais leve.

Na cidade, são 9,5 km/l, adequados para a proposta do SUV, especialmente por ter tração nas quatro rodas, o que aumenta sempre o consumo, mesmo desligado.

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Bom de dirigir na estrada, o Chevrolet Equinox 2022 tem comportamento agradável no trânsito e ainda tem estacionamento automático para ajudar na hora de entrar numa vaga.

Com suspensão bem acertada e imensos pneus 235/50 R19 que garantem maior estabilidade, o SUV da Chevrolet tem direção leve e responsiva, freios superdimensionados e nível de ruído agradável.

Tendo sua suspensão ajustada para entregar mais conforto, ela também se equilibra bem nas curvas e mudanças rápidas de direção, filtrando bem as irregularidades do solo, mesmo em pisos bem ruins.

Bem montado e com acabamento firme, o Equinox 2022 garante baixo ruído interno e conforto no dia a dia, além de maior segurança em viagens.

Em caso de necessidade em baixa aderência, se o AWD estiver desativado, o sistema pedirá ao motorista que o reative. Ou mesmo se adicionar um reboque sem fazer a mudança.

Para o cotidiano, o Equinox 2022 avisa sobre pessoa ou objeto esquecido no carro, assim como alerta de tráfego traseiro em manobras de estacionamento.

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O SUV tem ainda detector de pedestres e frenagem autônoma de emergência, além de alerta de faixa e de ponto cego com aproximação de veículo.

Com vibração no banco do motorista como alerta, o Equinox 2022 peca por não ter um sistema que centre o carro na faixa de rolamento, como em modelos da Honda e Hyundai, por exemplo.

O sistema da GM é antigo e fica num “bate-e-volta” nas faixas laterais, por conta da correção automática da direção.

Como já se viu em outros carros da marca, pelo jeito o próximo passo em pacote ADAS+ é mesmo o Super Cruise…

Além disso, o modelo não tem controle de cruzeiro adaptativo, que traria ainda mais segurança ao SUV, que já tem seis airbags, controles de tração e estabilidade, assim como assistente de rampa e reboque.

Não sabemos se o Equinox EV enterrará essa geração a gasolina em 2024, mas se não o fizer, certamente tais itens precisarão estar a bordo.

Por você…

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O Chevrolet Equinox 2022 é um bom carro, apesar dos detalhes que poderiam melhorar, como paddle shifts, apoio de braço dianteiro mais baixo e os itens faltantes do pacote ADAS, mencionado acima.

Poderia, pelo preço cobrado, dispor de ventilação dos bancos dianteiros, assim como um painel mais moderno, ainda que o atual não seja exatamente antiquado.

A multimídia poderia ter tela maior e o cluster digital, integrados num conjunto único, como virou moda na China. Aliás, se ele não mudar de geração, basicamente é isso o que acontecerá.

Um volante novo também não seria pedir muito, assim como um novo console sem a alavanca atual, com algo mais moderno, afinal, a concorrência não perdoa vacilo.

Falando nela, o Corolla Cross XRX custa menos, os R$ 206 mil da versão RS. Já na Jeep, o Commander Limited T270 é uma pedra no sapato do Equinox por R$ 229,7 mil.

Este ganha em espaço, quantidade a bordo e motorização mais potente, enfim, nem dá para comparar muito… Também mais em conta é o VW Taos Highline completo, por R$ 217,5 mil.

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O Taos anda o mesmo e é menos potente, mas não tem o mesmo espaço e porte do Equinox, assim como o rival da Toyota e o Jeep Compass, que nem entra na disputa com o irmão Commander.

Então, nesse ambiente hostil, o Chevrolet Equinox 2022 não tem uma vida fácil e isso porque ainda existem outros concorrentes para atrapalhar sua vida.

É um bom carro e deveria custar menos na versão Premier, a RS tem um custo-benefício melhor e anda mais diante de alguns desses concorrentes.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Chevrolet Equinox Premier 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.490 cm³

Potência – 172 cv a 5.600 rpm (gasolina)

Torque – 27,8 kgfm a 2.000 rpm (gasolina)

Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos

Velocidade máxima – 196 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 9,5 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 12,5 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.652 mm

Largura – 1.843 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.697 mm

Entre eixos – 2.725 mm

Peso em ordem de marcha – 1.675 kg

Tanque – 59 litros

Porta-malas – 468 litros

Preço: R$ 226.980

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X