
Não é difícil encontrar elogios para o Chevrolet Equinox EV, SUV médio-grande com propulsão elétrica que chegou ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano passado por R$ 440 mil.
Após vendas baixas, o carro ganhou desconto de R$ 90 mil, podendo ser encontrado agora por R$ 349.990.
Produzido em Ramos Arizpe, no México, o Equinox EV oferece 443 quilômetros de autonomia segundo o ciclo do Inmetro.
Do lado de fora, o SUV 100% elétrico tem aparência “limpa” e sofisticada, que disfarça um pouco suas grandes proporções – são 4,84 metros de comprimento, apenas quatro centímetros a menos que o “irmão” maior Blazer EV.
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A sensação de harmonia do perfil do Equinox EV tem a ver com sua altura de 1,64 metro, acrescentada pelas rodas de aro 19 e pelo generoso entre-eixos de 2,95 metros.
O elétrico da Chevrolet mais se parece com um daqueles carros-conceito apresentados nos salões de automóvel mas que dificilmente chegam às lojas. Porém, o Equinox EV chegou, e se mostrou uma máquina digna de virar o pescoço dos outros motoristas e dos pedestres.
No caso destes, há ainda a atração causada pela “melodia” semelhante à dos sinos de trenó nas noites de Natal vinda do som que o elétrico emite em velocidades mais baixas, para chamar a atenção dos eventuais distraídos.
Além do estilo original de sua carroceria e das barras contínuas de iluminação em leds, tanto na dianteira quanto na traseira, o Equinox EV tem alguns diferenciais e “bossas” muito interessantes.

Essas boas “sacadas” podem ser encontradas nas maçanetas das portas, que ficam a maior parte do tempo embutidas mas pulam para fora quando o motorista se aproxima com a chave presencial no bolso.
Ou na tampa do porta-malas, que se abre por meio de um sensor na parte inferior do para-choque.
E, como já é padrão para SUVs de sua faixa de preço, o Equinox EV vem de série com um enorme teto solar panorâmico, que torna a sensação de amplitude em seu interior ainda maior.
No cardápio de modelos elétricos disponível no Brasil, a Chevrolet tem o Equinox EV jogando na posição intermediária.

Cotado a cerca de R$ 350 mil, ele fica abaixo do topo de linha da marca norte-americana no país, o Blazer EV, que custa a partir de R$ 503.190, e acima do recém-lançado Spark EUV, oferecido a partir de R$ 159.990 – isso enquanto não desembarca por aqui outro SUV, o Captiva EV, que ainda não teve seu preço divulgado.
No “trio elétrico” do portfólio da Chevrolet, o Equinox EV é o único que conta com dois motores, com consequente tração integral.

Experiência a bordo – Tecnologias práticas
O padrão de acabamento e de recursos tecnológicos do Equinox EV mostra que a Chevrolet se preocupou em ter argumentos para fazê-lo competir em uma faixa de preço equivalente à dos SUVs elétricos de marcas chinesas.
Dá para se notar esse capricho nos painéis da dianteira, quase totalmente revestidos de material macio ou emborrachado e com desenho sofisticado, nos bancos, nas forrações e na variedade de recursos disponíveis.
O que destoa um pouco desse padrão é o tratamento dado aos painéis das portas traseiras, bem mais simples, revestidos predominantemente com plástico duro.
O mesmo bom material do geral da cabine está no console central, que emerge entre os bancos da frente e oferece duas tomadas USB-C para recarga de smartphones.

Os bancos traseiros têm a mesma forração dos dianteiros e espaço digno de sedãs grandes. Até se o motorista colocar seu banco bem para trás, a turma da retaguarda fica à vontade para inclusive poder cruzar as pernas.
Painel digital de 11 polegadas e central multimídia de 17,7 polegadas formam um conjunto, compartilhando algumas das opções de configuração e o acionamento dos recursos do carro.
A disposição e praticamente tudo é semelhante ao encontrado no Blazer EV e na versão a combustão do Equinox.
Para acionar manualmente e ajustar o limpador de para-brisa e seu esguicho, é preciso pressionar um comando oculto na parte de trás da alavanca da esquerda atrás do volante.

A da direita gerencia as funções do carro (direção, ré e neutro). Na ponta da alavanca, fica um botão para o park, de parada total do veículo e estacionamento. A central multimídia reúne também as principais informações e as configurações gerais do carro.
Uma particularidade dos comandos do Equinox EV é a ausência de um botão no console para ligar o carro. Para isso, basta o motorista pisar no pedal do freio para que tudo seja acionado.
Quando parado, com o o modo “park” acionado, o Equinox EV entra em “modo de espera”, mas todos os sistemas do carro ficam em prontidão. Depois de um certo tempo, se nada for acionado, todo o sistema é desligado automaticamente.
Para fazer isso manualmente, há um botão “touch” em um pequeno painel entre o de instrumentos e da multimídia.

Impressões ao dirigir – Elevados atributos
Rio de Janeiro/RJ – Como é comum em carros elétricos, que têm por padrão suas pesadas baterias e outros componentes instalados debaixo do assoalho, o centro de gravidade do Equinox EV é bem baixo, com estabilidade bem acima da média para um SUV deste tamanho.
O SUV elétrico da Chevrolet conta com uma suspensão extremamente macia, que absorve as pequenas imperfeições do piso com facilidade.
E não permite que o carro se incline em demasia nas manobras mais rápidas e fechadas, somado à distribuição eletronicamente dosada da força dos motores às quatro rodas.
Mesmo nas arrancadas e retomadas mais fortes, típicas dos carros elétricos, prodigiosos na abundância de torque, o resultado é que não se sente quase nenhuma oscilação a bordo.

Com a força sendo despejada em doses tão bem calibradas às quatro rodas, a suavidade é tanta que pode até parecer que o Equinox elétrico “anda pouco”.
Entretanto, ele acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos, tempo próximo ao dos principais concorrentes. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 188 km/h.
A mesma suavidade das arrancadas do Equinox EV é perceptível nas retomadas de velocidade, feitas em breves instantes, sem sustos.
Os dois motores elétricos (um em cada eixo) geram totais de 292 cavalos de potência e 46 kgfm de torque. Como qualquer carro elétrico, o torque fica disponível instantaneamente.

Por outro lado, a esportividade não é um traço marcante do Equinox EV.
Se os números de desempenho o colocariam entre modelos de performance esportiva, toda a serenidade e o conforto vindos de muita assistência e amortecimento acabam afastando o Equinox EV de qualquer tipo de adrenalina.
Os dois propulsores trabalham de forma coordenada para proporcionar tração integral permanente, sob demanda.
O sistema 4×4 aumenta a estabilidade do Equinox e melhora seu desempenho mas não recomendam o uso do carro para o off-road, que pouco, ou quase nada, combinaria com o estilo sofisticado e pós-chique de suas linhas.
A bateria de 85 kWh de capacidade pode ser recarregada em menos de cinco horas, se conectada a um carregador AC de até 22 kW, ou de 15% a 80% em menos de 50 minutos em recarga rápida DC, com até 150 kW de potência.
O Equinox EV também conta com um sistema inteligente de recuperação de energia, que, na prática, permite a condução se usando apenas o pedal do acelerador, indicado para o trânsito urbano.
Quando esse recurso é selecionado no painel, basta aliviar o pé do pedal para dosar a frenagem.
O Equinox EV é um carro extremamente agradável – e fácil – de se conduzir. Ao volante, a despeito de suas dimensões e do peso, se tem uma sensação permanente de controle.
Contribui para isso um verdadeiro exército de assistentes autônomos, que garantem estabilidade, trajetória, frenagem de emergência autônoma, visualização de pedestres e outros veículos, piloto automático adaptativo e alertas e auxílios de mudança de faixa.
No entanto, todos esses “anjos da guarda” não chegam a ser intrusivos a ponto de quebrar o encanto de se estar ao controle do carro.
Tanto em termos de desempenho quanto de recursos de segurança, o Equinox EV é muito bom.
Se a ideia da Chevrolet era mesmo colocá-lo no mercado brasileiro para brigar por compradores das chamadas marcas premium – como BMW, Mercedes e Volvo, como seu preço em cerca de R$ 350 mil indica –, o Equinox EV apresenta argumentos suficientes para isso.
Ficha técnica – Chevrolet Equinox EV
Motores: dois elétricos, dianteiro e traseiro, síncronos de ímãs permanentes
Potência combinada: 292 cavalos
Torque combinado: 46 kgfm
Bateria: 85 kWh (íons de lítio), recarga: 22 kW (AC) e 150 kW (DC)
Câmbio: automático, uma marcha
Tração: integral
Aceleração de zero a 100 km/h: 5,8 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h (limitada eletronicamente)
Autonomia: 443 km (Inmetro)
Direção: elétrica
Suspensão: dianteira, independente, tipo MacPherson, traseira, multilink
Freios: discos ventilados nas 4 rodas
Pneus: 245/45 R19
Dimensões: 4,84 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 1,64 metro de altura, 2,95 metros de entre-eixos
Peso: 2.336 kg
Porta-malas: 441 litros
Preço: a partir de R$ 349.990
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