Avaliação: Chevrolet Equinox RS é SUV médio com ar superior, por R$ 279.000, fazendo a transição entre Tracker e Trailblazer

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (3)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (3)

Importado do México, o estiloso Equinox faz a transição na linha de utilitários esportivos da Chevrolet entre o compacto Tracker e o grande Trailblazer

A quarta geração do Equinox chegou ao Brasil há seis meses, em dezembro do ano passado, para suprir a fraca performance de vendas da Chevrolet no segmento de utilitários esportivos médios – proporcionada pelo Equinox da terceira geração, vendido por aqui desde 2017.

Para o mercado brasileiro, o Equinox 2025 chegou em duas versões com o mesmo preço, que atualmente está em R$ 279.890.

A RS é mais vistosa e tem foco na esportividade urbana, com rodas de 20 polegadas, enquanto a Activ tem visual mais aventureiro, com rodas de 19 polegadas.

Veja também

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (1)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (1)

Tanto em termos de tamanho quanto no preço, o SUV importado do México posicionou-se entre a variante “top” Premier do compacto Tracker, que parte de R$ 189.590, e o grandalhão Trailblazer, com preço de R$ 392.590 na única configuração oferecida, a High Country.

O Equinox adota em sua quarta geração uma nova plataforma chamada VSS-S, uma evolução da arquitetura D2XX do Equinox de terceira geração.

Não mudou muito no tamanho – com seus atuais 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos, em relação ao modelo anterior, tem um centímetro a mais no comprimento, seis centímetros a mais na largura, dois centímetros a mais na altura e o mesmo entre-eixos.

Em termos de estilo, o atual Equinox representa uma evolução expressiva da geração anterior – traz um design mais contemporâneo, mas preservando o aspecto robusto.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (2)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (2)

A variante RS testada reforça o estilo esportivo, com rodas de aro 20 com acabamento diamantado e detalhes escurecidos, máscara negra no conjunto óptico bipartido e grade dianteira em preto brilhante.

O teto, em estilo “flutuante”, traz pintura preta. O acabamento interno da RS usa a cor vermelha em detalhes e nas costuras de banco, no console e no volante.

A versão ganhou teto solar panorâmico, faróis em leds tipo projetor, tampa traseira elétrica com sensor de movimento, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, partida remota do motor e sistema Google Assist – o assistente com comandos vocais da Google.

Na atual geração, tanto a RS quanto a Activ trazem o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina da geração anterior, que foi atualizado e agora rende 177 cavalos e 28 kgfm.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (4)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (4)

A tração integral AWD também é a mesma nas duas configurações. O câmbio automático de 8 marchas substituiu o antigo, que era de 6 velocidades.

Os sistemas de auxílio à condução incluem controle de cruzeiro adaptativo com stop&go, alertas de colisão com frenagem autônoma, de saída de faixa, de ponto cego e de movimentação traseira, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sensor de luz e de chuva.

Ambas as configurações oferecem airbags frontais, de cabeça e laterais na parte da frente.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (5)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (5)

Além dos SUVs com motor a combustão – Tracker, Equinox e Trailblazer –, a Chevrolet comercializa no Brasil os elétricos Blazer EV e Equinox EV.

Contudo, a opção carregável em tomadas do Equinox traz apenas o nome em comum com a variante a gasolina – tem visual diferente, 292 cavalos de potência, 46 kgfm de torque, tração integral e custa R$ 440.190.

Experiência a bordo – “Upgrade” bem-sucedido

Dentro do Equinox, o espaço para cabeças, ombros e pernas é generoso – dá para levar cinco pessoas sem gerar desconforto.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (9)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (9)

As duas telas, o painel de instrumentos com 11 polegadas e a central multimídia com 11,3 polegadas – com conexão sem cabo com Apple CarPlay e Android Auto e navegador integrado – ficam associados em uma moldura.

Dentro da tendência minimalista atual, há apenas um botão físico no multimídia, que serve para ligar ou desligar e para controlar o volume do som – até o farol é acionado na multimídia, algo que pode perturbar os motoristas mais conservadores.

Abaixo da tela do multimídia, há um painel para controle de temperatura do ambiente e os bancos.

O câmbio fica em uma haste à direita da coluna de direção, enquanto outra haste, à esquerda, controla limpadores de para-brisa e faróis alto e baixo.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (10)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (10)

Controles de som, computador de bordo, telefonia e velocidade e distância em relação a outro veículo ficam no volante multifuncional com base reta, que também traz “paddles shifters” para troca de marchas.

Na versão RS, predomina a cor preta nos revestimentos – inclusive no teto –, a cor vinho ressalta as saídas de ar e não faltam detalhes em cromado e em preto brilhante.

Os bancos, painéis de porta e console frontal recebem acabamento em couro sintético texturizado.

O acabamento da RS traz a cor vermelha em detalhes e nas costuras de banco, console e volante. Há ajuste elétrico, aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, saídas de ar e entradas USB para o banco traseiro e roteador Wi-Fi para até sete aparelhos.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (8)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (8)

A ausência da alavanca de câmbio entre os bancos permite um melhor aproveitamento de espaço.

No console central, ficam um botão giratório para modos de condução, o carregador de celular por indução, as entradas USB e alguns nichos para guardar objetos – também há espaços funcionais nas portas e sob o apoio de braços.

O teto solar panorâmico cumpre a função de ampliar a percepção de espaço. O porta-malas leva 469 litros, mas pode chegar a 931 litros com a segunda fileira rebatida.

A câmera de 360 graus, presente na apenas na versão Activ, tornaria mais fácil a tarefa de estacionar a RS.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (6)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (6)

Impressões ao dirigir – No domínio da situação

Nos veículos da Chevrolet, a sigla “RS” significa “Rally Sport” e é usada em modelos com detalhes visuais que conferem um apelo mais esportivo, sem representar modificações em termos mecânicos.

Mas, apesar de o motor ter sido mantido, a evolução dinâmica do Equinox RS em relação à geração anterior do SUV é facilmente perceptível.

O motor 1.5 turbo com injeção direta de combustível, de 177 cavalos e 28 kgfm – com cinco cavalos e 0,2 kgfm a mais de torque do que a geração anterior – ganhou mais vigor e move com facilidade os quase 1.678 quilos do SUV médio da Chevrolet.

A aceleração de zero a 100 km/h fica em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 196 km/h.

O câmbio de 8 marchas conferiu uma dinâmica aprimorada para o SUV, administra bem a força do “powertrain” e oferece ganhos de velocidade progressivos e convincentes, sem vacilações.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (7)
avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (7)

Não há “turbolag” ou qualquer sensação de falta de força que comprometa a desenvoltura do conjunto em nenhuma circunstância. As médias de consumo obtidas pelo Inmetro, de gasolina de 9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, não estão entre as melhores do segmento.

O recurso de trocar as marchas manualmente por meio de borboletas atrás do volante, oferecido pelo Equinox, não é comum nos modelos da Chevrolet no Brasil, porém, torna a experiência bem mais divertida do que o botão na alavanca de câmbio normalmente oferecido.

A direção elétrica entrega respostas bem diretas e a tração integral “on-demand” ajuda nas situações em que os limites de aderência se aproximam.

A plataforma VSS-S dá ao Equinox a robustez necessária para superar obstáculos sem aparentar esforço. O sistema de tração AWD prioriza as rodas dianteiras, enviando força adequada para as traseiras quando o sistema detecta essa necessidade.

A tração integral pode ser desativada, ficando restrita às rodas dianteiras. Um botão giratório no console central permite escolher entre modos de condução “Normal”, “Off-Road” e “Gelo” – estranhamente, não há o modo “Sport”.

Embora tenha mantido a clássica configuração com MacPherson na frente e multilink atrás, a nova plataforma VSS-S do Equinox teve sua rigidez aprimorada em comparação com a antiga D2XX.

A suspensão ganhou novos ajustes, mais rígidos – apesar disso, absorve os impactos do piso irregular com eficiência. O bom torque do motor em baixas rotações e as rodas aro 20 da versão testada também ajudam a reforçar o conforto e o controle nas trilhas.

Ficha técnica –  Chevrolet Equinox RS

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 1.490 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: automática de 8 marchas
Tração: integral “on-demand” e controle eletrônico de tração
Potência: 177 a 5.600 rpm
Torque: 28,0 kgfm de 2 mil a 4 mil rpm
Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson, barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral, traseira independente tipo multilink com quatro braços. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/50 R 20
Freios: discos na frente e atrás. ABS com EBD e sistema automático de frenagem de emergência.
Carroceria: utilitário esportivo médio em monobloco, com quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, de cabeça e laterais para os passageiros da frente
Peso: 1.678 quilos em ordem de marcha
Capacidade do porta-malas: 469 litros e 931 litros com os bancos traseiros rebatidos
Tanque de combustível: 59 litros
Preço: R$ 275.790

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
automotrix
Autor: AutoMotrix

A Agência AutoMotrix produz e distribui um conteúdo editorial automotivo semanal qualificado ligado ao universo dos automóveis, motocicletas e caminhões.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.