Avaliação: Chevrolet Equinox RS é SUV médio com ar superior, por R$ 279.000, fazendo a transição entre Tracker e Trailblazer

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (3)
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Importado do México, o estiloso Equinox faz a transição na linha de utilitários esportivos da Chevrolet entre o compacto Tracker e o grande Trailblazer

A quarta geração do Equinox chegou ao Brasil há seis meses, em dezembro do ano passado, para suprir a fraca performance de vendas da Chevrolet no segmento de utilitários esportivos médios – proporcionada pelo Equinox da terceira geração, vendido por aqui desde 2017.

Para o mercado brasileiro, o Equinox 2025 chegou em duas versões com o mesmo preço, que atualmente está em R$ 279.890.

A RS é mais vistosa e tem foco na esportividade urbana, com rodas de 20 polegadas, enquanto a Activ tem visual mais aventureiro, com rodas de 19 polegadas.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (1)
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Tanto em termos de tamanho quanto no preço, o SUV importado do México posicionou-se entre a variante “top” Premier do compacto Tracker, que parte de R$ 189.590, e o grandalhão Trailblazer, com preço de R$ 392.590 na única configuração oferecida, a High Country.

O Equinox adota em sua quarta geração uma nova plataforma chamada VSS-S, uma evolução da arquitetura D2XX do Equinox de terceira geração.

Não mudou muito no tamanho – com seus atuais 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos, em relação ao modelo anterior, tem um centímetro a mais no comprimento, seis centímetros a mais na largura, dois centímetros a mais na altura e o mesmo entre-eixos.

Em termos de estilo, o atual Equinox representa uma evolução expressiva da geração anterior – traz um design mais contemporâneo, mas preservando o aspecto robusto.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (2)
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A variante RS testada reforça o estilo esportivo, com rodas de aro 20 com acabamento diamantado e detalhes escurecidos, máscara negra no conjunto óptico bipartido e grade dianteira em preto brilhante.

O teto, em estilo “flutuante”, traz pintura preta. O acabamento interno da RS usa a cor vermelha em detalhes e nas costuras de banco, no console e no volante.

A versão ganhou teto solar panorâmico, faróis em leds tipo projetor, tampa traseira elétrica com sensor de movimento, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, partida remota do motor e sistema Google Assist – o assistente com comandos vocais da Google.

Na atual geração, tanto a RS quanto a Activ trazem o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina da geração anterior, que foi atualizado e agora rende 177 cavalos e 28 kgfm.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (4)
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A tração integral AWD também é a mesma nas duas configurações. O câmbio automático de 8 marchas substituiu o antigo, que era de 6 velocidades.

Os sistemas de auxílio à condução incluem controle de cruzeiro adaptativo com stop&go, alertas de colisão com frenagem autônoma, de saída de faixa, de ponto cego e de movimentação traseira, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sensor de luz e de chuva.

Ambas as configurações oferecem airbags frontais, de cabeça e laterais na parte da frente.

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Além dos SUVs com motor a combustão – Tracker, Equinox e Trailblazer –, a Chevrolet comercializa no Brasil os elétricos Blazer EV e Equinox EV.

Contudo, a opção carregável em tomadas do Equinox traz apenas o nome em comum com a variante a gasolina – tem visual diferente, 292 cavalos de potência, 46 kgfm de torque, tração integral e custa R$ 440.190.

Experiência a bordo – “Upgrade” bem-sucedido

Dentro do Equinox, o espaço para cabeças, ombros e pernas é generoso – dá para levar cinco pessoas sem gerar desconforto.

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As duas telas, o painel de instrumentos com 11 polegadas e a central multimídia com 11,3 polegadas – com conexão sem cabo com Apple CarPlay e Android Auto e navegador integrado – ficam associados em uma moldura.

Dentro da tendência minimalista atual, há apenas um botão físico no multimídia, que serve para ligar ou desligar e para controlar o volume do som – até o farol é acionado na multimídia, algo que pode perturbar os motoristas mais conservadores.

Abaixo da tela do multimídia, há um painel para controle de temperatura do ambiente e os bancos.

O câmbio fica em uma haste à direita da coluna de direção, enquanto outra haste, à esquerda, controla limpadores de para-brisa e faróis alto e baixo.

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Controles de som, computador de bordo, telefonia e velocidade e distância em relação a outro veículo ficam no volante multifuncional com base reta, que também traz “paddles shifters” para troca de marchas.

Na versão RS, predomina a cor preta nos revestimentos – inclusive no teto –, a cor vinho ressalta as saídas de ar e não faltam detalhes em cromado e em preto brilhante.

Os bancos, painéis de porta e console frontal recebem acabamento em couro sintético texturizado.

O acabamento da RS traz a cor vermelha em detalhes e nas costuras de banco, console e volante. Há ajuste elétrico, aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, saídas de ar e entradas USB para o banco traseiro e roteador Wi-Fi para até sete aparelhos.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (8)
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A ausência da alavanca de câmbio entre os bancos permite um melhor aproveitamento de espaço.

No console central, ficam um botão giratório para modos de condução, o carregador de celular por indução, as entradas USB e alguns nichos para guardar objetos – também há espaços funcionais nas portas e sob o apoio de braços.

O teto solar panorâmico cumpre a função de ampliar a percepção de espaço. O porta-malas leva 469 litros, mas pode chegar a 931 litros com a segunda fileira rebatida.

A câmera de 360 graus, presente na apenas na versão Activ, tornaria mais fácil a tarefa de estacionar a RS.

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Impressões ao dirigir – No domínio da situação

Nos veículos da Chevrolet, a sigla “RS” significa “Rally Sport” e é usada em modelos com detalhes visuais que conferem um apelo mais esportivo, sem representar modificações em termos mecânicos.

Mas, apesar de o motor ter sido mantido, a evolução dinâmica do Equinox RS em relação à geração anterior do SUV é facilmente perceptível.

O motor 1.5 turbo com injeção direta de combustível, de 177 cavalos e 28 kgfm – com cinco cavalos e 0,2 kgfm a mais de torque do que a geração anterior – ganhou mais vigor e move com facilidade os quase 1.678 quilos do SUV médio da Chevrolet.

A aceleração de zero a 100 km/h fica em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 196 km/h.

O câmbio de 8 marchas conferiu uma dinâmica aprimorada para o SUV, administra bem a força do “powertrain” e oferece ganhos de velocidade progressivos e convincentes, sem vacilações.

avaliacao chevrolet equinox rs vermelho (7)
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Não há “turbolag” ou qualquer sensação de falta de força que comprometa a desenvoltura do conjunto em nenhuma circunstância. As médias de consumo obtidas pelo Inmetro, de gasolina de 9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, não estão entre as melhores do segmento.

O recurso de trocar as marchas manualmente por meio de borboletas atrás do volante, oferecido pelo Equinox, não é comum nos modelos da Chevrolet no Brasil, porém, torna a experiência bem mais divertida do que o botão na alavanca de câmbio normalmente oferecido.

A direção elétrica entrega respostas bem diretas e a tração integral “on-demand” ajuda nas situações em que os limites de aderência se aproximam.

A plataforma VSS-S dá ao Equinox a robustez necessária para superar obstáculos sem aparentar esforço. O sistema de tração AWD prioriza as rodas dianteiras, enviando força adequada para as traseiras quando o sistema detecta essa necessidade.

A tração integral pode ser desativada, ficando restrita às rodas dianteiras. Um botão giratório no console central permite escolher entre modos de condução “Normal”, “Off-Road” e “Gelo” – estranhamente, não há o modo “Sport”.

Embora tenha mantido a clássica configuração com MacPherson na frente e multilink atrás, a nova plataforma VSS-S do Equinox teve sua rigidez aprimorada em comparação com a antiga D2XX.

A suspensão ganhou novos ajustes, mais rígidos – apesar disso, absorve os impactos do piso irregular com eficiência. O bom torque do motor em baixas rotações e as rodas aro 20 da versão testada também ajudam a reforçar o conforto e o controle nas trilhas.

Ficha técnica –  Chevrolet Equinox RS

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 1.490 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: automática de 8 marchas
Tração: integral “on-demand” e controle eletrônico de tração
Potência: 177 a 5.600 rpm
Torque: 28,0 kgfm de 2 mil a 4 mil rpm
Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson, barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral, traseira independente tipo multilink com quatro braços. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/50 R 20
Freios: discos na frente e atrás. ABS com EBD e sistema automático de frenagem de emergência.
Carroceria: utilitário esportivo médio em monobloco, com quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, de cabeça e laterais para os passageiros da frente
Peso: 1.678 quilos em ordem de marcha
Capacidade do porta-malas: 469 litros e 931 litros com os bancos traseiros rebatidos
Tanque de combustível: 59 litros
Preço: R$ 275.790


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Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".