Avaliação: Chevrolet Onix Premier 2024 quer retomar a liderança

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Na briga para retomar a liderança nacional de vendas, Chevrolet Onix ostenta seus melhores predicados na versão “top” Premier

Líder do mercado brasileiro de 2015 a 2020, o Chevrolet Onix teve sua produção duramente impactada pela escassez global de componentes eletrônicos – principalmente semicondutores – que aconteceu junto à pandemia de Covid-19. E perdeu posições no ranking de vendas.

Mas a competitividade do antigo líder do mercado nacional está sendo gradualmente retomada. Em 2023, de janeiro a setembro, o hatch compacto da Chevrolet teve 70.751 unidades vendidas e está na terceira posição no ranking.

Ficou atrás somente da picape Fiat Strada – que assumiu a liderança nacional de vendas desde 2021 –, com 86.638 unidades, e está em disputa acirrada com o concorrente Volkswagen Polo, com 71.928 unidades.

Veja os detalhes do Onix 2024.

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Desde o lançamento do Onix, a versão topo de linha Premier tem a missão de expressar os melhores recursos do modelo.

Produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Onix adota a plataforma chinesa GEM, que estreou no Brasil em setembro de 2019 com o sedã Onix Plus – o hatch foi lançado dois meses depois.

Os detalhes do Onix Premier 2024

Com seus 4,16 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,55 metros de distância de entre-eixos, ostenta uma grade ampla e um para-brisa bastante inclinado.

Os faróis são afilados, e a configuração Premier incorpora projetores nos principais e nas luzes diurnas no para-choque, assim como a iluminação de leds nas lanternas. As carenagens dos retrovisores externos são na cor da carroceria e os repetidores de seta ficam nos para-lamas.

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Na traseira, as lanternas trapezoidais são protuberantes e há um aerofólio na parte superior da tampa do porta-malas, que tem 275 litros de capacidade. As rodas da Premier são de liga leve polidas de 16 polegadas e “calçam” pneus 195/55 R16.

O motor 1.0 turbo flex com três cilindros e 12 válvulas do Onix Premier conta com sistema multiponto com bicos injetores pré-aquecidos, mas não tem injeção direta de combustível – uma tendência entre os propulsores de projetos mais recentes.

Entrega potência de 116 cavalos (com gasolina e etanol) a 5.500 rpm e torque máximo de 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, sempre a 2 mil rpm. Trabalha acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades com opção de troca manual de marchas na manopla.

Para economizar combustível, o sistema start/stop desliga automaticamente o motor em paradas temporárias e religa assim que o motorista tira o pé do pedal do freio.

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Na versão Premier, o Onix traz de série o multimídia MyLink, com tela de LCD “touchscreen” de 8 polegadas, integração sem fio com smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB no console.

A tela incorpora os comandos para o controlador de velocidade, o computador de bordo e exibe as imagens da câmera de ré. Há carregador Wireless (sem fio) no console central e duas entradas USB para quem senta no banco traseiro.

O Wi-Fi 4G nativo viabiliza conexão com a internet a bordo – o pacote gera uma mensalidade.

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Os equipamentos de série

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado digital automático, assistente de partida em aclive, seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, controles do rádio e telefone no volante.

Também conta com direção elétrica progressiva, painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital de TFT, sensor de estacionamento (dianteiro, lateral e traseiro), sistemas de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether) e de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação da chave e partida por botão.

Alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sensores de estacionamento dianteiro e laterais também são de série na Premier Turbo.

A versão “top” do hatch compacto da Chevrolet tem preço sugerido inicial de R$ 114.590, na cor metálica Preto Ouro Negro. A sólida Branco Summit acrescenta R$ 900 e as outras opções metálicas Prata Shark, Vermelho Carmim, Cinza Drake ou Azul Seeker (a do modelo testado) somam R$ 1.650 à fatura.

O acabamento interno, com bancos em tecido que simula couro, pode ser nas cores Cinza Mid Ash Gray ou Caramelo Maple Sugar, ambas combinadas com Preto Jet Black.

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Experiência a bordo – Bons recursos

Nos revestimentos do Onix Premier, predominam os plásticos duros, mas com texturas em formas geométricas e alguns detalhes cromados (como nas maçanetas internas) que tentam reforçar o requinte.

Um aplique com textura e cor diferenciada destaca os relevos no centro do painel. A tela do multimídia de 8 polegadas oferece boa visibilidade e o sistema espelha as funções do celular de forma eficiente.

O sistema de auxílio ao motorista OnStar reforça o conforto e a segurança e o Wi-Fi nativo amplia a qualidade da conectividade a bordo.

O volante do Onix tem um revestimento que simula couro e incorpora os comandos para o controlador de velocidade, o computador de bordo e o sistema multimídia. Oferece regulagem tanto de altura quanto de distância, o que facilita a tarefa de achar uma posição confortável para se dirigir.

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No modelo testado, nas cores Preto Jet Black e Cinza Mid Ash Gray, os assentos são um tanto curtos, porém, os bancos têm revestimento em um tecido de bom padrão e dão razoável suporte às costas.

O console central com descansa-braço proporciona um conforto adicional. Quem anda no banco traseiro tem bom espaço para as pernas e para os ombros para dois adultos e uma criança.

Falta uma saída de ar-condicionado para os passageiros de trás.

Impressões ao dirigir – Conjunto consistente

Embora não tenha pretensões esportivas, o motor 1.0 turbo Ecotec, com três cilindros e 12 válvulas, de 116 cavalos (com gasolina e etanol) e torque de 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, é silencioso e viabiliza retomadas de velocidade convincentes.

O câmbio automático de 6 marchas é bem escalonado, com discretos trancos. Não há borboletas atrás do volante para as trocas de marchas manuais, no entanto, elas podem ser feitas – de forma bem menos divertida, é verdade – por meio de uma tecla que fica na lateral do pomo da alavanca de câmbio.

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Passando da posição “D” para a “L”, é possível usar o freio-motor em descidas, poupando os freios. O conjunto atende à proposta do Onix, que é circular com desembaraço tanto na cidade quanto na estrada.

Quando o motorista pisa fundo no acelerador, a reação não é tão imediata porque a injeção não é direta. Há um pequeno “delay” ao pisar no acelerador quando é preciso de um pouco de potência para subidas e ultrapassagens.

Contudo, o turbo logo “mostra serviço” e o hatch embala de forma resoluta. Disponibilizado já a partir dos 2 mil giros, o torque máximo de 16,3 kgfm dá ao motor a força necessária para reagir sempre com agilidade.

Mesmo sendo um motor de três cilindros – arquitetura que tradicionalmente vibra um pouco mais em comparação às de quatro cilindros –, o Onix tem um isolamento acústico eficiente.

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A direção com assistência elétrica é progressiva e bem balanceada. A suspensão tem um ajuste rígido e oferece estabilidade em curvas feitas em velocidades mais altas, embora a carroceria incline nas mais fechadas.

O conjunto da suspensão apresenta um desempenho satisfatório, absorvendo muito bem aos impactos. Os freios param o veículo com eficiência quando solicitados – contam com discos na frente e tambores atrás, auxiliados pelo ABS e pelo controle eletrônico de frenagem (EBD).

Uma atração da versão Premier é o assistente de estacionamento automático, que encontra vagas disponíveis e faz as manobras de forma automática.

Para utilizar o sistema, é preciso ativá-lo em um botão localizado no console e informar na central multimídia qual tipo de vaga se está procurando, que podem ser paralelas ou perpendiculares.

Pelos sensores, o sistema localiza uma vaga adequada. Ao ser encontrada, aparecem instruções na tela da central multimídia para serem seguidas pelo motorista. A partir desse momento, o sistema assume o controle do volante, fazendo as manobras com o auxílio do condutor, que deve controlar o freio e o acelerador – e prestar atenção para não atingir nenhum obstáculo.

Ficha Técnica – Chevrolet Onix Premier 2024

Motor: turbo, dianteiro, transversal, três cilindros e 12 válvulas, 999 cm³, flex
Potência: 116 cavalos (com gasolina e etanol) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, sempre a 2 mil rpm
Transmissão: tração dianteira, com câmbio automático de 6 velocidades com trocas manuais
Suspensão: dianteira independente tipo MacPherson, com barra estabilizadora, e traseira semi-independente, com eixo de torção
Rodas e pneus: liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16
Direção: do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
Tanque de combustível: 44 litros
Porta-malas: 275 litros
Dimensões: 4,16 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,55 metros de distância de entre-eixos
Peso: 1.113 quilos
Preço: R$ 114.590 na cor metálica Preto Ouro Negro. A versão avaliada, na cor Azul Seeker (metálica), custa R$ 116.240

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Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".