Avaliação: Citroën C3 XTR tenta bancar aventureiro, mas motor fraco e preço alto frustram expectativas

citroen c3 xtr avaliação na (1)
citroen c3 xtr avaliação na (1)

A sigla XTR voltou ao C3, mas não encontrou a mesma proposta do anterior, muito distinto do carro vendido atualmente e ainda mais de sua proposta. O hatch da Citroën é hoje o “Novo Uno” da Stellantis e isso não é devido às vendas.

O Citroën C3 XTR retornou para reavivar as vendas do compacto, que não ajuda a marca a sair de sua posição bem aquém do desejável para a Stellantis, uma vez que seus carros são, digamos, “baratos”.

Nessa proposta “Dacia”, o C3 XTR deveria ser um adicional empolgante em vendas e proposta, mas esbarra na missão da marca e no desempenho de seu motor 1.0 Firefly de até 75 cavalos.

Mesmo assim, custando R$ 97.990, ele tem seus atributos, embora com muitas limitações. Vale?

Veja também

citroen c3 xtr avaliação na (8)
citroen c3 xtr avaliação na (8)

Visual que apela

O C3 XTR apela para a proposta de aventura, embora sua motorização não corresponda. Mesmo assim, com pneus de uso misto 205/60 R15 e com rodas de liga leve, ele deixa parte da simplicidade de lado.

Este Citroën foca mesmo é na personalização e isso fica evidente nos detalhes, como as faixas sobre o capô, bem como o badge exclusivo XTR, a base da carroceria escurecida, como teto, colunas e retrovisores.

As barras longitudinais estilizadas no teto ajudam também, bem como as faixas decorativas nas colunas C. Mesmo com as luzes diurnas em LED, o C3 XTR é um veículo simples com suas luzes normais, mas a customização lhe cai bem.

citroen c3 xtr avaliação na (13)
citroen c3 xtr avaliação na (13)

Dentro, o ambiente escurecido é refinado por mudanças na linha 2026, embora não tenha contemplado todas as alterações. Por exemplo, os vidros traseiros continuam com comandos entre os bancos dianteiros…

Mesmo assim, o C3 XTR se apresenta com material soft no painel e com o badge em relevo, assim como volante em couro, com ajuste somente de altura. Traz ainda ar-condicionado digital, capa personalizada da alavanca de câmbio e pedais esportivos.

Detalhes em cinza e preto brilhante, inclusive nas portas, bancos em couro em dois tons com a costura verde-limão que se espalha pelo habitáculo, deixam o XTR mais elaborado e atraente.

Isso, contudo, não esconde a redução de custos que levou a marca em direção à faixa de entrada.

citroen c3 xtr avaliação na (28)
citroen c3 xtr avaliação na (28)

Com somente entradas USB normais, conta com cluster digital bem resolvido, multimídia de 10 polegadas com a boa conexão sem fio para Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré.

O espaço atrás é mediano e o banco inteiriço reforça a redução de gastos, evitando aumento versátil dos 315 litros do bagageiro.

Performance urbana

O Citroën C3 XTR é um carro leve e ágil para uso na cidade, com seus 1.046 kg, já que seu propulsor GSE 1.0 Firefly de três cilindros atende perfeitamente ao uso urbano.

Seus 999 cm³ enchem os pistões que lhe dão 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm.

citroen c3 xtr avaliação na (42)
citroen c3 xtr avaliação na (42)

Graças ao cabeçote simples com duas válvulas por cilindro, o Firefly 1.0 consegue entregar um bom torque em rotação mais baixa, garantindo 10,0 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, ambos a 3.250 rpm. Essa ainda é uma vantagem desse tipo de configuração, agora rara, mas bem popular no passado.

Com câmbio manual de cinco marchas, de engates fáceis e macios, o C3 XTR tem um desempenho aceitável para seu uso urbano, com boas saídas devido às relações curtas das duas primeiras marchas.

Na terceira, o XTR está em seu “Drive” para quase tudo na cidade, garantindo conforto ao dirigir e a economia que se espera desse conjunto. Nesse caso, mantendo-se a rotação acima de 2.000 rpm, consegue-se uma progressão mais adequada.

citroen c3 xtr avaliação na (33)
citroen c3 xtr avaliação na (33)

Já na estrada, no entanto, a limitação do Firefly se apresenta nítida, especialmente com gasolina, permitindo uma condução suficientemente segura em estradas planas, onde se exige uma boa redução para ultrapassagens e ainda mais para uma retomada pontual.

Rodando a 110 km/h, a rotação fica na casa dos 3.500 rpm, forçando os ouvidos ao ruído do motor. Já em subida de serra, o 1.0 da Fiat até que consegue andar em quarta e até dar um ânimo ao preocupado motorista, mas desde que se mantenha acima de 80 km/h.

Numa retomada, o tempo passará muito devagar e não haverá resposta imediatamente, gerando preocupação se estiver atrás de um caminhão lento, por exemplo. Infelizmente, é assim que os carros 1.0 aspirados sofrem em subidas de serra, devido à sua fraqueza nata.

citroen c3 xtr avaliação na (34)
citroen c3 xtr avaliação na (34)

Então, se for viajar com o C3 XTR, atenção nos trechos íngremes, com rotações acima de 4.000 rpm necessárias para se manter o desempenho. Já nos demais, ele se comporta esperadamente, ou seja, ainda que com limitação, pode-se ter algum conforto ao dirigir.

Na cidade, o consumo é de 13,3 km/l, enquanto na estrada, a 80 km/h, fizemos 21,2 km/l, além de 18,9 km/l a 100 km/h e 15,3 km/l a 120 km/h.

No dia a dia, o C3 XTR não agrada pelo ajuste não longitudinal da direção que, porém, é bem leve e confortável. Os freios também atuam como se propõem, enquanto a suspensão é mais firme que a de ambos os irmãos da Citroën.

citroen c3 xtr avaliação na (22)
citroen c3 xtr avaliação na (22)

Com boa altura do solo de 180 mm, o XTR não decepciona em lombadas ou valetas, tendo também um bom curso da suspensão e uma adaptabilidade boa para as ruas ruins de nossas cidades.

Os pneus de uso misto ajudam muito nisso e não são tão ruidosos quanto se imagina, ainda mais num carro com menos revestimentos acústicos que o desejado. Ele suporta bem a buraqueira e pisos irregulares, passando pouca sonoridade para o habitáculo devido à calibração ideal.

Na estrada, tem estabilidade aceitável e controle dinâmico dentro do esperado, mas não possui nenhum recurso ADAS, nem mesmo um piloto automático. Tudo é feito manualmente, como os entusiastas gostam, só não tem o motor que eles desejariam.

citroen c3 xtr avaliação na (27)
citroen c3 xtr avaliação na (27)

Em resumo, bom para a cidade, ruim para a estrada, mas se for por caminhos não pavimentados, onde não se exige tanta força e sim agilidade, o C3 XTR vai bem.

Segurança ruim

A proposta do C3 XTR é, resumida pelo motor, como de entrada da marca e assim, seu conteúdo é somente aceitável. Falta um apoio de braço para o motorista, mas isso é bem mais apreciável com um câmbio automático, bem como o controle de cruzeiro.

Como seu motor é fraco, o segundo se torna ainda mais dispensável. No entanto, na segurança, ele carece de atenção, tendo somente dois airbags obrigatórios, como todo o resto. Assim, se equipara ao Fiat Mobi em proteção, não tendo resultado bom no Latin NCAP.

citroen c3 xtr avaliação na (41)
citroen c3 xtr avaliação na (41)

No mercado, o C3 XTR sofre fogo amigo do Fiat Argo Trekking que, mesmo sendo R$ 3.000 mais caro, tem motor 1.3 mais forte e proposta semelhante, focada no apelo visual. Mesmo sem a proposta visual, o Hyundai HB20 1.0 Limited tem mais segurança e conforto por R$ 100.190.

Assim, o Citroën C3 XTR precisa ficar mais barato para convencer mais do que somente pelo visual.

Vale? Pelo preço atual, não. Melhor olhar as outras opções na faixa de R$ 100 mil.

Citroën C3 XTR – Galeria de fotos

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.