O Citroën C3 é um “8 ou 80” da Stellantis, afinal, com o “8”, ele tem um singelo motor 1.0 6V que começa o dia com meros 71 cavalos.
Todavia, na versão You, o hatch francês é um exagerado “80” que pode terminar o período vespertino com 130 cavalos…
Pois é, a Stellantis não encontrou outro motor e resolveu colocar o mais potente 1.0 numa versão mais cara. Resultado? Temos um dos bichos mais estranhos e interessantes do mercado.
Ele é básico, não confie na aparência, mas se for para julgar pelo visual, saiba que esconde bem seu desempenho singular, que cobra seu quinhão: R$ 103.690. Já foi mais em conta…
Retoque no visual
O Citroën C3 You tem uma cara legal, com o duplo chevron cromado se conectando às barras de LED de condução diurna e molduras azuis envolvendo os faróis de neblina.
Com faróis simples, o C3 You se enfeita com emblemas laterais alusivos à versão, assim como rodas de liga leve escurecidas com aro 15 polegadas e pneus 195/65.
Ele apresenta ainda faixas azuis decorativas e barras no teto para compor seu visual exterior, enquanto o interior se agarra na simplicidade. A começar pelo volante sem piloto automático.
O painel em tom de azul com texturas destacadas até se harmoniza com as faixas externas, mas o ambiente é mesmo voltado para o básico e isso se vê claramente em itens como o ar condicionado manual.
Embora a proposta não seja esportiva, há um botão do modo Sport no painel que pode animar alguns. O console tem bom porta-copos e uma entrada USB, enquanto o cluster é tão simples que nem tem conta-giros.
Já a multimídia com tela de 10 polegadas conecta otimamente bem o Android Auto sem fio e há também câmera de ré. Os bancos têm acabamento em couro com tecidos exclusivos.
Atrás, bom espaço e três lugares razoáveis, contando com duas portas USB. Já o porta-malas de 315 litros sente falta de um banco traseiro bipartido. No final, é isso aí…
Anda bem como esperado
O Citroën C3 You poderia bem ter um motor Firefly 1.3 8V e já estaria de bom tamanho, mas a Stellantis queria algo mais “emocional” para impulsionar as vendas do hatch que não empolga.
Mesmo com o C3 sendo um pretenso Novo Uno de terceira geração (de fato, ele cumpre esse papel), ter o duplo chevron significa ser empurrado na direção das vendas e nada melhor que o 1.0 Turbo.
O C3 You com o GSE Firefly 1.0 Turbo anda bem como esperado, afinal, o carro é pequeno e leve, suficiente para sobrar com um propulsor forte como o pequenino de três cilindros.
Com 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm e 20,4 kgfm em ambos, conseguidos em 1.750 rpm, garantem ao pequeno uma força ótima.
O câmbio CVT que simula sete marchas é calibrado para economia, mas mesmo assim, ele permite que o GSE entregue o que realmente tem de sobra, garantindo boas saídas.
Pesando 1.115 kg, o C3 You tem uma resposta rápida e agradável ao acelerador, porém, pisando fundo, mesmo sem o modo Sport, nota-se que o hatch não está preparado para ele.
Mesmo com leve patino das rodas, a frente se eleva e a direção fica bem leve, merecendo atenção, já que o carro foi calibrado para o conforto.
Daí vem a “emoção” esperada pela Citroën em seu C3 You, que dá umas abanadas quando se usa todo o potencial do GSE, ou seja, se torna um motor demais para o compacto.
O bom arranque garante um 0 a 100 km/h em ótimos 8,4 segundos, com final de 194 km/h, o que não sugerimos fazê-lo, afinal, é um carro urbano e com suspensão bem macia.
O motor enche bem e sobe rapidamente de giro, sempre respondendo aos pedidos do motorista, enquanto as trocas de marchas surgem adequadamente, dando mais conforto.
As mudanças manuais são desnecessárias, assim como o modo Sport, já que não dá para andar esportivamente no C3 You se você não tem experiência ao volante.
Assim, sobrando no cofre, o GSE acaba se tornando frugal num carro que pesa pouco, com 12,1 km/l de gasolina na cidade, além de 20,1 km/l, 18,2 km/l e 16,3 km/l na estrada, respectivamente a 80, 100 e 120 km/h.
Ele é ajustado para a cidade e assim na estrada rendeu menos que o esperado, mas surpreendeu em consumo no ciclo urbano, já que o GSE é conhecido por ser beberrão na cidade.
Com pouco isolamento acústico, o C3 You reflete seu projeto na sonoridade, em especial no ranger das molas dos assentos dianteiros, uma característica péssima dos atuais carros da marca.
A direção é bem leve e isso ajuda na cidade, mas pouco progressiva e confortável na estrada. Os freios são razoáveis e não convém testar seus limites, enquanto a suspensão é bem macia.
Apesar do bom curso e da altura livre do solo mais que adequada, o C3 You pula bastante em ondulações e inclina bem em curvas, já que seus pneus 195/65 são bem altos para ele.
Não é muito confiável em mudanças rápidas de direção e curvas fechadas em alta, sendo assim basicamente um carro para se andar mais comedidamente com esse motor potente.
Sem piloto automático e apoio de braço do motorista, além do volante ajustado só verticalmente, o C3 You mostra que é um carro que anda bem, mas não para se viajar.
Ele até sobra em ultrapassagens e subidas de serra, mas sempre numa tocada mais cordial. O banco estreito também não é legal e, no final, ele ficaria melhor com rodas aro 16 no mínimo e um ajuste mais firme.
Faltam mais itens
O visual retocado ajuda a promover, ainda que o motor mais forte seja realmente um atrativo para a venda do Citroën C3 You, todavia, a falta de itens e melhorias internas, desanima.
Sem os itens acima mencionados, o C3 You ainda mantém um cluster fraco e o ar condicionado manual, que poderia ser digital. Estas são coisas que a Citroën tem, mas que não os utiliza nessa proposta.
Por um pouco mais, você pega um VW Polo Sense por R$ 107.990 com mais itens e sem maiores pretensões. Claro, tem as rodas de liga leve opcionais.
Vale a pena? Não basta apenas andar bem e ter um espaço interno razoável, com porta-malas dentro do esperado, pois no dia a dia não se aproveita tudo isso.
É preciso ter mais conforto e alguns itens de comodidade para que um carro que já cruzou a fronteira psicológica dos R$ 100 mil possa realmente encantar na hora da compra.
O C3 You pode até passar alguma emoção ao volante e ter um visual OK, mas continua sendo um carro de entrada que colocaram um motor mais forte apenas.
Citroën C3 You 2025 – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!