Avaliação: Citroën C3 You é o básico que anda muito bem, mas a falta de equipamentos desanima o comprador

citroen c3 you avaliação na (7)
citroen c3 you avaliação na (7)

O Citroën C3 é um “8 ou 80” da Stellantis, afinal, com o “8”, ele tem um singelo motor 1.0 6V que começa o dia com meros 71 cavalos.

Todavia, na versão You, o hatch francês é um exagerado “80” que pode terminar o período vespertino com 130 cavalos…

Pois é, a Stellantis não encontrou outro motor e resolveu colocar o mais potente 1.0 numa versão mais cara. Resultado? Temos um dos bichos mais estranhos e interessantes do mercado.

Ele é básico, não confie na aparência, mas se for para julgar pelo visual, saiba que esconde bem seu desempenho singular, que cobra seu quinhão: R$ 103.690. Já foi mais em conta…

citroen c3 you avaliação na (1)
citroen c3 you avaliação na (1)

Retoque no visual

O Citroën C3 You tem uma cara legal, com o duplo chevron cromado se conectando às barras de LED de condução diurna e molduras azuis envolvendo os faróis de neblina.

Com faróis simples, o C3 You se enfeita com emblemas laterais alusivos à versão, assim como rodas de liga leve escurecidas com aro 15 polegadas e pneus 195/65.

Ele apresenta ainda faixas azuis decorativas e barras no teto para compor seu visual exterior, enquanto o interior se agarra na simplicidade. A começar pelo volante sem piloto automático.

O painel em tom de azul com texturas destacadas até se harmoniza com as faixas externas, mas o ambiente é mesmo voltado para o básico e isso se vê claramente em itens como o ar condicionado manual.

citroen c3 you avaliação na (27)
citroen c3 you avaliação na (27)

Embora a proposta não seja esportiva, há um botão do modo Sport no painel que pode animar alguns. O console tem bom porta-copos e uma entrada USB, enquanto o cluster é tão simples que nem tem conta-giros.

Já a multimídia com tela de 10 polegadas conecta otimamente bem o Android Auto sem fio e há também câmera de ré. Os bancos têm acabamento em couro com tecidos exclusivos.

Atrás, bom espaço e três lugares razoáveis, contando com duas portas USB. Já o porta-malas de 315 litros sente falta de um banco traseiro bipartido. No final, é isso aí…

Anda bem como esperado

O Citroën C3 You poderia bem ter um motor Firefly 1.3 8V e já estaria de bom tamanho, mas a Stellantis queria algo mais “emocional” para impulsionar as vendas do hatch que não empolga.

citroen c3 you avaliação na (33)
citroen c3 you avaliação na (33)

Mesmo com o C3 sendo um pretenso Novo Uno de terceira geração (de fato, ele cumpre esse papel), ter o duplo chevron significa ser empurrado na direção das vendas e nada melhor que o 1.0 Turbo.

O C3 You com o GSE Firefly 1.0 Turbo anda bem como esperado, afinal, o carro é pequeno e leve, suficiente para sobrar com um propulsor forte como o pequenino de três cilindros.

Com 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm e 20,4 kgfm em ambos, conseguidos em 1.750 rpm, garantem ao pequeno uma força ótima.

O câmbio CVT que simula sete marchas é calibrado para economia, mas mesmo assim, ele permite que o GSE entregue o que realmente tem de sobra, garantindo boas saídas.

citroen c3 you avaliação na (39)
citroen c3 you avaliação na (39)

Pesando 1.115 kg, o C3 You tem uma resposta rápida e agradável ao acelerador, porém, pisando fundo, mesmo sem o modo Sport, nota-se que o hatch não está preparado para ele.

Mesmo com leve patino das rodas, a frente se eleva e a direção fica bem leve, merecendo atenção, já que o carro foi calibrado para o conforto.

Daí vem a “emoção” esperada pela Citroën em seu C3 You, que dá umas abanadas quando se usa todo o potencial do GSE, ou seja, se torna um motor demais para o compacto.

O bom arranque garante um 0 a 100 km/h em ótimos 8,4 segundos, com final de 194 km/h, o que não sugerimos fazê-lo, afinal, é um carro urbano e com suspensão bem macia.

citroen c3 you avaliação na (34)
citroen c3 you avaliação na (34)

O motor enche bem e sobe rapidamente de giro, sempre respondendo aos pedidos do motorista, enquanto as trocas de marchas surgem adequadamente, dando mais conforto.

As mudanças manuais são desnecessárias, assim como o modo Sport, já que não dá para andar esportivamente no C3 You se você não tem experiência ao volante.

Assim, sobrando no cofre, o GSE acaba se tornando frugal num carro que pesa pouco, com 12,1 km/l de gasolina na cidade, além de 20,1 km/l, 18,2 km/l e 16,3 km/l na estrada, respectivamente a 80, 100 e 120 km/h.

Ele é ajustado para a cidade e assim na estrada rendeu menos que o esperado, mas surpreendeu em consumo no ciclo urbano, já que o GSE é conhecido por ser beberrão na cidade.

citroen c3 you avaliação na (20)
citroen c3 you avaliação na (20)

Com pouco isolamento acústico, o C3 You reflete seu projeto na sonoridade, em especial no ranger das molas dos assentos dianteiros, uma característica péssima dos atuais carros da marca.

A direção é bem leve e isso ajuda na cidade, mas pouco progressiva e confortável na estrada. Os freios são razoáveis e não convém testar seus limites, enquanto a suspensão é bem macia.

Apesar do bom curso e da altura livre do solo mais que adequada, o C3 You pula bastante em ondulações e inclina bem em curvas, já que seus pneus 195/65 são bem altos para ele.

Não é muito confiável em mudanças rápidas de direção e curvas fechadas em alta, sendo assim basicamente um carro para se andar mais comedidamente com esse motor potente.

citroen c3 you avaliação na (26)
citroen c3 you avaliação na (26)

Sem piloto automático e apoio de braço do motorista, além do volante ajustado só verticalmente, o C3 You mostra que é um carro que anda bem, mas não para se viajar.

Ele até sobra em ultrapassagens e subidas de serra, mas sempre numa tocada mais cordial. O banco estreito também não é legal e, no final, ele ficaria melhor com rodas aro 16 no mínimo e um ajuste mais firme.

Faltam mais itens

O visual retocado ajuda a promover, ainda que o motor mais forte seja realmente um atrativo para a venda do Citroën C3 You, todavia, a falta de itens e melhorias internas, desanima.

Sem os itens acima mencionados, o C3 You ainda mantém um cluster fraco e o ar condicionado manual, que poderia ser digital. Estas são coisas que a Citroën tem, mas que não os utiliza nessa proposta.

citroen c3 you avaliação na (37)
citroen c3 you avaliação na (37)

Por um pouco mais, você pega um VW Polo Sense por R$ 107.990 com mais itens e sem maiores pretensões. Claro, tem as rodas de liga leve opcionais.

Vale a pena? Não basta apenas andar bem e ter um espaço interno razoável, com porta-malas dentro do esperado, pois no dia a dia não se aproveita tudo isso.

É preciso ter mais conforto e alguns itens de comodidade para que um carro que já cruzou a fronteira psicológica dos R$ 100 mil possa realmente encantar na hora da compra.

O C3 You pode até passar alguma emoção ao volante e ter um visual OK, mas continua sendo um carro de entrada que colocaram um motor mais forte apenas.

Citroën C3 You 2025 – Galeria de fotos



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias C3
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X