Avaliação Fiat Punto Essence 1.6 Dualogic: Agora com câmbio automatizado

No final do ano passado, o câmbio automatizado Dualogic – antes restrito aos modelos da Fiat com motor 1.8 16V – passou a ser oferecido também nas versões de motorização 1.6 16V da marca italiana.

Ou seja, como toda novidade, esta tecnologia estreou em veículos mais caros e aos poucos começa a tornar-se mais comum no mercado. No caso da linha Fiat Punto , o surgimento da versão Essence 1.6 16V Dualogic, oferecida por R$ 47.350, teve a importante missão de tornar o modelo mais competitivo dentro do nicho dos compactos premium.

A função estratégica de combinar o câmbio Dualogic com o motor 1.6 16V na linha Punto fica mais evidente quando se constata que os rivais diretos Citroën C3 1.6 16V automático – de R$ 48.800 – e Volkswagen Polo i-Motion 1.6 8V – de R$ 45.510 – já ofereciam o câmbio automático ou automatizado.

E ainda há o Honda Fit 1.5 16V EX i-VTEC Flex, que com transmissão automática sai por R$ 65.720. Era necessário oferecer o equipamento também em uma linha mais acessível – a versão Essence 1.6 é responsável por 35% das vendas do Punto em 2011.

Enquanto as versões de motorização 1.8 16V dividem apenas 15% destas vendas, a versão mais básica do compacto ­ a 1.4 Attractive ­ representa 50% do total de unidades comercializadas.

Mas, mesmo com este novo item de conforto, as vendas do Punto não parecem ter sofrido mudança – continuam sendo comercializadas, em média, 2.500 unidades ao mês. O que pode significar que o mercado ainda esteja se acostumando com a nova opção.

Nas versões 1.8, 53% das vendas do compacto premium são equipadas com o câmbio automatizado. Com três primeiros meses de mercado, a versão Dualogic já representa 21% das vendas da Essence 1.6. No total, 15% das vendas da linha Punto já são na versão automatizada.

Quando a motorização 1.6 16V E.torQ chegou à linha Punto em meados de 2010, foi alterada também a nomenclatura das versões que trocaram as antigas siglas EL, ELX e HLX para as atuais denominações Attractive, Essence e Sporting.

Antes da introdução do motor 1.6 16V E.torQ, eram oferecidos apenas os motores 1.4 litro de 85/86 cv, além do “veterano” motor 1.8 litro de 115 cv, da antiga parceria com a General Motors. Com os novos motores produzidos pela FPT no Paraná, a antiga unidade propulsora da GM deixou de ser utilizada.

As novas opções de motorização incrementam o desenho “fashionista”, inalterado desde a primeira versão, criada pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro e vendida desde 2007 no Brasil.

Embora o câmbio automatizado Dualogic tenha sido adotado em versões mais baratas, o preço do acessório parece ter sofrido mudanças para cima.

Quando surgiu, em meados de 2008, acompanhando o lançamento do já aposentado Fiat Stilo 2008 1.8 Flex, o câmbio custava R$ 2.490. Mas no caso do Punto Essence 1.6, a regalia não sai por menos que R$ 2.730. No entanto, a diferença de preço na versão 1.8 do mesmo modelo é de R$ 2.550.

Na ponta do lápis, percebe-se que o opcional de conforto estranhamente custa mais caro para os modelos mais baratos. Sutilezas do insondável mercado brasileiro de automóveis.

Fiat Punto Essence 1.6 Dualogic – Instantâneas

# O Fiat Punto brasileiro (veja aqui Punto – defeitos e problemas) é baseado no Grande Punto europeu, lançado no Salão de Frankfurt de 2005.

# No Brasil, o compacto foi lançado em 2007 e é produzido na planta da Fiat de Betim, em Minas Gerais.

# A plataforma do Punto também serve ao sedã Linea.

# A versão 1.6 litro do Punto tem 117 cv de potência. Pelo menos 2 cv a mais do que a antiga versão 1.8, que era equipada com o motor GM.

Fiat Punto Essence Dualogic – Ficha Técnica

Motor: Etanol ou gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automatizado com cinco marchas à frente e uma a ré e opções de mudanças sequenciais na alavanca. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.

Potência máxima: 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol a 5.500 rpm.

Torque máximo: 16,4 kgfm com gasolina 16,8 kgfm com etanol a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 77,0 x 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Traseira semi-independente, com travessa de torção de seção aberta, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Não oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS e EBD como opcionais.

Pneus: 195/55 R16.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,03 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,51 metros de distância entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal como opcional.

Peso: 1.194 kg em ordem de marcha, com 400 kg de capacidade de carga.

Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.

Capacidade do porta-malas: 280 litros.

Produção: Betim, Minas Gerais.

Lançamento mundial: 2005. Lançamento no Brasil: 2007

Ponto a ponto – Punto Essence Dualogic

Desempenho – O novo motor E.torQ com 117 cv de potência parece ainda não ser o ideal para proporcionar emoção a bordo do Punto Essence 1.6. O compacto ainda deixa a desejar para subir ladeiras e realizar manobras em baixa rotação do motor. O câmbio automatizado representa um conforto durante os momentos de trânsito, mas definitivamente não é um aliado muito fiel quando se quer estacionar. Sem desenvolver bem em baixa rotação, o carro simplesmente não responde sem que se pise mais fundo no acelerador, o que representa um certo incômodo. Leva algum tempo para se acostumar ao estilo “manhoso” do Dualogic. Nota 6.

Estabilidade – Bem firme ao solo, o Punto não demonstra grandes deficiências em altas velocidades. Nas curvas, o carro se comporta bem, torcendo dentro da normalidade. Nas frenagens mais bruscas também se manteve seguro, mas a frente mergulha um pouco mais do que o desejável. Nota 8

Interatividade – A posição para dirigir é interessante. O condutor não precisa de muito esforço para se instalar confortavelmente. Com ergonomia agradável no banco, ele peca apenas por ser um pouco baixo, o que faz com que se perca a visibilidade plena da dianteira do carro. Os ajustes elétricos dos espelhos também são bem simples. O que incomoda é a falta de um botão para destravar as portas. Para abrir o carro para algum passageiro entrar, é necessário utilizar as maçanetas. Nota 7.

Consumo – O modelo avaliado conseguiu obter um consumo médio de 7,8 km/l, rodando apenas na cidade, e abastecido com etanol. Nota 7.

Tecnologia – O motor do compacto da Fiat tem projeto bem recente, além do modelo disponibilizar vários recursos de conforto e segurança, como sensores de luminosidade e de obstáculos, airbags frontais e ABS. Porém todos são opcionais. O lado positivo fica por conta do sistema interativo Blu&Me, que é eficiente nos comandos por voz e funciona bem com os dispositivos Bluetooth. O ponto negativo é o câmbio automatizado. Apesar de proporcionar descanso total para o pé esquerdo do motorista, sua imprecisão eventualmente torna as manobras desconfortáveis e irritantes. Nota 7.

Conforto – Como se trata de um compacto, não surpreendem suas limitações de espaço interno. Os ocupantes do banco traseiro possuem apenas um espaço satisfatório para viajar. O isolamento acústico não chega a ser um problema, mas também não é perfeito. No entanto, encontrar a posição mais agradável para dirigir é algo simples. Nota 7.

Habitabilidade – O espaço interno é limitado, o que é agravado pela falta de uma iluminação mais eficiente. As luzes que possui são destinadas apenas à primeira fileira de bancos. O porta-malas é pequeno e ainda tem o fundo irregular, devido ao ressalto do nicho onde se guarda o estepe. Nota 6.

Acabamento – O acabamento não é de um carro de luxo, mas é bem trabalhado. Os plásticos utilizados no painel não são rígidos e ainda formam um ambiente agradável devido as suas disposições em diferentes tonalidades. Sem contar que estão bem encaixados e não possuem rebarbas nem defeitos aparentes. O Punto ainda conta com detalhes metalizados e em black piano, que ajuda a quebrar um pouco o ambiente fosco e empresta algum requinte. Nota 7

Design – O desenho do italiano Giorgio Giuggiaro sempre foi o ponto forte do Punto. Com linhas arrojadas e atraentes, o compacto se destoa dos concorrentes por possuir um visual mais equilibrado. Os destaques ficam por conta dos belos faróis angulosos e a frente em bico, que combinadas com a grade cromada da versão Essence, produz um ar ainda mais estiloso ao compacto da Fiat. Nota 9.

Custo/benefício – Os R$ 47.350 pedidos na versão Dualogic Essence 1.6 litros 115/117 cv do Punto incluem uma lista bem básica de itens de série – ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e faróis de neblina. No entanto, a mesma versão com câmbio manual sai por R$ 44.630. Ele está situado bem na faixa de preços do carros do segmento, como o C3 1.6 de 110/113 cv Exclusive – com ar-condicionado digital e rodas de liga leve aro 15, além do som de série –, que custa R$ 48.800. Ou o Polo 1.6 i-Motion, que sai por R$ 45.510. O carro testado contava com um kit que incluí rodas de liga leve e telecomando na chave canivete, o que eleva seu preço a R$ 55.408. Nota 6.

Total – O Punto Essence 1.6 16V Dualogic somou 70 pontos em 100 possíveis.

Fiat Punto Essence Dualogic – Impressões ao dirigir

O novo motor 1.6 não chega a comprometer o desempenho, mas também não chega a produzir emoções fortes ao dirigir. Devido a seu baixo desempenho em regime de baixas rotações, a unidade propulsora deixa um pouco a desejar.

O câmbio automatizado Dualogic faz com que o compacto da Fiat se torne confortável nas horas onde não se pode pisar fundo no acelerador. No entanto, as trocas de marchas em modo Drive apresentam certos “engasgos”, o que é parcialmente sanado pela opção da utilização em modo manual.

Estacionar o carro pode ser considerado um desafio. Sem ter uma espécie de sintonia fina na aceleração, graças ao câmbio automatizado, é muito difícil manobrar sem sofrer com os solavancos.

Mesmo ao tirar o pé do freio, o Punto só sai da inércia com acelerações mais fortes, o que causa irritação e gera dificuldade ao condutor para colocar o carro em vagas mais apertadas.

Quando o estacionamento é deixado para trás e chega a hora de acelerar na estrada, o motor 1.6 16V E.torQ finalmente mostra a que veio.

O carro consegue boas retomadas ­– apesar dos eventuais solavancos causados pelo câmbio – e atinge velocidades elevadas em causar qualquer sensação de descontrole.

Se em alguns aspectos acaba aparecendo como o “vilão” da história, o câmbio automatizado Dualogic proporciona evidente conforto na hora de enfrentar os constantes congestionamentos das vias da cidade. O que pode ser um diferencial para conquistar novos consumidores.

O compacto premium da Fiat peca em alguns aspectos básicos, como o pequeno porta-malas e os acessos complicados. Mas tem a seu favor um visual moderno e arrojado. E a opção do cambio Dualogic é bem coerente com o público-alvo do modelo.

Por Rafael Carnevale – Auto Press

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X