Populares Renault Sedãs

Avaliação completa do Renault Logan

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-1 Avaliação completa do Renault Logan

No último final de semana, tive a oportunidade de dirigir um Renault Logan. O carro era zero quilômetro e também foi possível avaliar a atualização de estilo aplicada ao veículo, agora sintonizado com o modelo europeu, lá, fabricado pela Dacia.



A Dacia, é um fabricante romeno fundado em 1968, que no princípio teve estreito relacionamento com a Renault. Em setembro de 1999, o fabricante foi adquirido pela marca francesa, e hoje é o braço corporativo da Renault no centro e leste da Europa.

O Logan é o primeiro projeto nascido na Dacia sob o comando da Renault, o objetivo, a concepção de um veículo de baixo custo para produção em países do leste europeu e também os países emergentes, como o Brasil.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-2 Avaliação completa do Renault Logan

Boa parte do que é questionável no Logan, é reflexo da filosofia de baixo custo. O perfil retilíneo dos vidros, carroceria e o aproveitamento de componentes de acabamento do antigo Renault Clio, evidenciam tudo isso. Mas, o veículo ter como objetivo custar pouco não é problema, porque beleza é algo que fica em segundo plano se o preço do pacote justificar a compra.

Além disso, existem boas características. A principal é o ótimo espaço interno, sobretudo para os passageiros do banco traseiro, algo que entendo como crítico nos veículos concorrentes, entre eles os que estão na frente no ranking de vendas: Fiat Siena, Volkswagen Voyage e Chevrolet Classic.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-3 Avaliação completa do Renault Logan

Portanto, é por compreender o objetivo do projeto e considerando as qualidades, considero o Logan um carro correto em sua proposta inclusive teria um na minha garagem como um veículo de uso urbano, sendo conduzido prioritariamente pela patroa.

Também é importante lembrar que compreender o carro e ressaltar as qualidades, vem contradizer o senso da maioria sobre o Logan. Considero injusta e superficial as análises da maioria, quando consideram apenas a beleza. Com isso em mente, irei apontar os defeitos que considerei graves no veículo e que passaram despercebidas em algumas avaliações que li. Itens que realmente possuem alguma relevância na utilização do carro. Coisas práticas, esquecendo itens menos importantes ou subjetivos.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-4 Avaliação completa do Renault Logan

O Logan avaliado era o topo de linha, equipado com motor 1.6 litro e 8 válvulas no cabeçote. O motor de 16v certamente ofereceria maior brilho ao desempenho do carro, porém este passou a ser exclusivo para o modelo superior, o Symbol. Uma pena, pois o Symbol é muito pior que o Logan em diversos aspectos, sobretudo espaço para os passageiros do banco traseiro e visibilidade.

Mas o motor de 8 válvulas oferece desempenho compatível com a categoria. Abastecido com álcool, o motor se mostrou um tanto áspero e ruidoso. Apesar de o ruído provavelmente invadir o habitáculo pela economia de material fono absorvente. Oferece um bom torque em baixas rotações e o uso do ar-condicionado não prejudica muito o desempenho geral. A versão 1.0, mesmo com cabeçote de 16 válvulas, deve ser excessivamente lenta, como todos os veículos de carroceria sedan e motor de 1000 cm3.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-5 Avaliação completa do Renault Logan

Não foi possível medir o consumo, porém, havia ainda autonomia para mais de 350 km, segundo o computador de bordo. Caso este não seja mentiroso, o carro deve consumir algo entre 7 e 8,5 km/l abastecido com álcool. Uma ótima marca para um motor flex. O acelerador é um tanto lento nas respostas e o assoalho possui um ressalto próximo ao pedal que atrapalha em muito em acelerações mais rápidas. Não compreendi a função desse ressalto.

O câmbio é muito ruidoso. Era possível ouvir o funcionamento dele em aclives mais acentuados. Algo como um diferencial velho sem óleo nenhum para lubrificar as pobres satélites e planetárias. Os engates, poucos precisos até a quarta marcha e para a mudança para a quinta marcha, horroso. Andei alguns bons quilômetros no carro e não consegui passar a quinta marcha sem dificuldades nenhuma vez.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-6 Avaliação completa do Renault Logan

O acabamento interno, apesar de o modelo avaliado ser completo, demonstra as características do projeto já citadas. E até algumas situações interessantes, como ser equipado com airbags e volante revestido em couro, ao mesmo tempo que possui acabamento pobre nos estofamentos, sobretudo no revestimento anterior dos bancos dianteiros.

O volante possui empunhadura apenas boa, apesar de me parecer o mesmo volante do Megane. As maçanetas internas das portas ficam em uma posição horrível, onde o puxador de porta atrapalha em sua utilização. A versão avaliada apresentava controle do som próximo ao volante, porém o componente atrapalha no momento de inserir a chave no contato para a partida. Mas a utilização desse controle do som é simples e conveniente. Estranho o fato de o som, mesmo sendo o modelo topo de linha, não possuir frente destacável ou conectividade com dispositivos bluetooth.

renault-logan-2011-chega-com-visual-romeno-e-preco-a-partir-de-r28-690-7 Avaliação completa do Renault Logan

Em resumo, o Logan é um carro honesto e cumpre o papel de carro espaçoso em uma faixa de mercado com preço mais baixo. A versão completa já não vale a pena, pois mesmo bem equipado a proposta de carro de baixo custo conflita diretamente com os acessórios.

Se é possível falar em carro barato no Brasil. Se você tem o hábito de transportar adultos no banco traseiro e ainda precisa de um bom espaço no porta-malas, o Renault Logan é uma opção a ser considerada.

Texto de Raphael Hagi

  • Fla3D

    Muito bom o texto e a avaliação, parabéns.

    Concordo com os pontos destacados, minha mãe tem um Sandero 1.6 8v com as mesmas características de motor um pouco áspero e ruidoso, mas puxa bem para o transito da cidade e o consumo é nessa faixa mesmo, entre 7 e 8 km/l no álcool conforme anda.

    Uma coisa que não foi citada no texto que eu notei muito nas vezes que dirigi o carro da minha mãe é a posição dos comandos do ar, muito em baixo, fora do lugar comum que é mais próximo da mão ao dirigirmos. Até se acostumar com os comandos vc tem que desviar o olhar pra baixo. Essa é uma das maiores falhas desse projeto pra mim, no lugar onde deveriam estar os comandos do ar estão os comandos vidro (que pelo menos nesse logan avaliado foram para as portas e ficaram dois vazios no painel), o desembaçador e o pisca alerta. Pra mim se arrumassem esse problema dos comandos melhoraria muito a ergonomia do carro, tirando isso é um carro muito bom e pelo menos no Sandero que eu andei o cambio não era muito ruim, só não ta no mesmo nivel do VW e ainda treme um pouco.

  • Marcelo Renan Becher

    Não concordo que o Logan tenha a estabilidade como vantagem.

    Aqui em Joinville/SC a polícia militar usa esse modelo como viatura.

    Sei de dois casos onde os bandidos fugiram, pois durante a perseguição os bandidos conseguiram fazer uma curva fechada, mas a polícia não. Os logan capotaram!!

    Marcelo
    http://autodashboard.bunghole.com.br

  • Muito bom o texto e a avaliação, parabéns.

    Concordo com os pontos destacados, minha mãe tem um Sandero 1.6 8v com as mesmas características de motor um pouco áspero e ruidoso, mas puxa bem para o transito da cidade e o consumo é nessa faixa mesmo, entre 7 e 8 km/l no álcool conforme anda.

    Uma coisa que não foi citada no texto que eu notei muito nas vezes que dirigi o carro da minha mãe é a posição dos comandos do ar, muito em baixo, fora do lugar comum que é mais próximo da mão ao dirigirmos, até se acostumas com os comandos vc tem que desviar o olhar pra baixo. Essa é uma das maiores falhas desse projeto pra mim, no lugar onde deveriam estar os comandos do ar estão os comandos vidro (que pelo menos nesse logan avaliado foram para as portas e ficaram dois vazios no painel), o desembaçador e o pisca alerta. Pra mim se arrumassem esse problema dos comandos melhoraria muito a ergonomia do carro, tirando isso é um carro muito bom e pelo menos no Sandero que eu andei o cambio não era muito ruim, só não ta no mesmo nivel do VW e ainda treme um pouco.

  • Fla3D

    Muito bom o texto e a avaliação, parabéns.

    Concordo com os pontos destacados, minha mãe tem um Sandero 1.6 8v com as mesmas características de motor um pouco áspero e ruidoso, mas puxa bem para o transito da cidade e o consumo é nessa faixa mesmo, entre 7 e 8 km/l no álcool conforme anda.

    Uma coisa que não foi citada no texto que eu notei muito nas vezes que dirigi o carro da minha mãe é a posição dos comandos do ar, muito em baixo, fora do lugar comum que é mais próximo da mão ao dirigirmos. Até se acostumar com os comandos vc tem que desviar o olhar pra baixo. Essa é uma das maiores falhas desse projeto pra mim, no lugar onde deveriam estar os comandos do ar estão os comandos vidro (que pelo menos nesse logan avaliado foram para as portas e ficaram dois vazios no painel), o desembaçador e o pisca alerta. Pra mim se arrumassem esse problema dos comandos melhoraria muito a ergonomia do carro, tirando isso é um carro muito bom e pelo menos no Sandero que eu andei o cambio não era muito ruim, só não ta no mesmo nivel do VW e ainda treme um pouco.

    Acrescentando: acho que vale citar que o projeto da Dacia incluía um carro robusto e de baixo custo de manutenção, e me parece ter sido bem sucedido nesse quesito porque o carro da minha mãe nunca deu problema, tem os 3 anos de garantia e cada revisão tem preço fixo e são baratas. Segundo o CESVI são os carros com menor índice de reparabilidade da categoria, aí eu me pergunto: porque eles não vendem mais? Acredito ser um preconceito burro dos brasileiros com carros franceses, fui ver quanto vale o Sandero da minha mãe e ele teve uma desvalorização absurda comparado com carros que estavam no mesmo preço quando ela comprou, como o Punto e o Polo, acredito que seja culpa desse preconceito burro.

  • EduardoRN

    Já tinha lido antes que as maçanetas das portas dianteiras "não se davam bem" com os controles dos vidros mas, essa posição dos puxadores, sem falar na hora de colocar a chave no contato, é o cúmulo. Ergonomia zero, chega a parecer descaso. Carro bom né? Mas para os outros usarem, no caso a "patroa".

    • Voyage e Siena é que são o máximo. Fora que você põe e tira a chave do contato toda hora né. Cada uma. Quer criticar, faça como o cara ali em cima que falou da posição dos controles do ar, que tinha que olhar pra baixo pra achar, daí sim, porque ao tirar os olhos da direção você cria um problema de segurança.

  • Gsmarcel

    Na minha opinião tanto o Logan/Sandero 1.6 8v possuem:

    DESVANTAGENS: isolação acústica, revestimento do banco, trilho do banco exposto, farol simples, luz de neblina, 3º luz de freio pequena (Fiesta é o melhor), ar condicionado barulhento na ventilação máxima, estepe exposto, porta trecos raso.

    VANTAGENS: 3 anos de garantia completa (não é só motor e câmbio), espaço interno, posição de dirigir, torque em baixa rotação, estabilidade, suspensão macia, porta malas, peças sem rebarbas (até o Meriva tem), ar condicionado gela rápido, não precisar "agaxar" para entrar no carro, luz repetidora de seta.

    • Eduardo Costa

      Tudo o que vc citou como desvantagem, eu não considero desvantagem, já que tudo isso é esperado pelo comprador por ser um projeto de baixo custo.

    • Armando

      Você acertou em quase tudo. Só achei estranho você dizer que a luz de neblina é desvantagem. O Logan não tem estepe exposto.

    • de uma olhada nos carros da chery , voce vai se espantar pela quantidade de itens de serie , como AIR-BAG, ABS , AR CONDICIONADO , entre muitos outros . e quanto ao quesito preço , custam um preço atrativo . pois eles nao tem a politica de vender carroças , a preço de ouro .
      ha pouco tempo . comprei o meu chery face . nao tenho do que reclamar OTIMO carro . dá show em qualquer nacional 1.0,1.4 e 1.6 tambem .

  • EduardoRN

    Não é preconceito burro não. Quando se tem dinheiro contado para usar em algo muito caro, aqui e em qualquer lugar do mundo, se opta pelo produto em que se acredita ser mais confiável. Confiança essa adquirida através do tempo. A quanto tempo as que vendem mais estão no mercado? Fizeram fama, agora deitam e rolam, apesar de alguns acontecimentos dizerem o contrário. No mundo todo fazem pesquisa para saber a perceção de confiança em algum produto.Se isso não fosse importante não existiria, não é?

    • pablojuangarcia

      E quem me garante que VW, Fiat, Ford e GM são confiáveis?

      Alguém já esqueceu dos 6 recalls em 4 meses do Gol GV e do Stilo que solta roda. Marca não é garantia de nada, e sim o produto. VW não é confiável e nunca foi. Seus produtos podem ou não ser. Acredito o Jetta seja confiável, o Bora, mas o Gol GV? Porém sempre foi e é o mais vendido do país. Ou seja, é o que as pessoas PENSAM ser confiáveis e não o que realemnte é, porque ninguém corre atrás de informações na hora de comprar. Aliás, neste país são poucos os que se informam antes de fazer algo, prova disto é quem é eleito toda eleição, mesmo tendo dezenas de processos ou ter se envolvido em escandalos (collor, Sarney, o deputador do mensalão – acho que Fernando Jeferson, alguém confirma? – e podem perceber nesta eleição que estaram todos lá e serão bem votados).

    • pablojuangarcia

      E quem me garante que VW, Fiat, Ford e GM são confiáveis?

      Alguém já esqueceu dos 6 recalls em 4 meses do Gol GV e do Stilo que solta roda. Marca não é garantia de nada, e sim o produto. VW não é confiável e nunca foi. Seus produtos podem ou não ser. Acredito que o Jetta seja confiável, o Bora, mas o Gol GV? Porém sempre foi e é o mais vendido do país. Ou seja, é o que as pessoas PENSAM ser confiáveis e não o que realemnte é, porque ninguém corre atrás de informações na hora de comprar. Aliás, neste país são poucos os que se informam antes de fazer algo, prova disto é quem é eleito toda eleição, mesmo tendo dezenas de processos ou ter se envolvido em escandalos (collor, Sarney, o deputador do mensalão – acho que Fernando Jeferson, alguém confirma? – e podem perceber nesta eleição que estaram todos lá e serão bem votados).

    • Com certeza, confiança é um problema, e brasileiro que tem $$$$ contado até hj gosta de VW, independente de ter mais espaço e etc……..

      Acho o Sandeiro Stepway muito entre esses todos com proposta de fora de estrada(fake), mas me assustei quando vi o preço, 50 mil reias, que isso, muuiiitooo caro, o que ele tem de tão especial???

    • Romerovinicius

      Com certeza, confiança é um problema, e brasileiro que tem $$$$ contado até hj gosta de VW, independente de da outra montadora ter mais espaço e etc……..

      Acho o Sandeiro Stepway muito bonito entre esses todos com incrementos de fora de estrada, mas me assustei quando vi o preço, 50 mil reias, que isso, muuiiitooo caro, o que ele tem de tão especial???

    • E quem me garante que VW, Fiat, Ford e GM são confiáveis?

      Alguém já esqeuceu dos 6 recalls em 4 meses do Gol GV e do Stilo que solta roda. Marca não é garantia de nada, e sim o produto. VW não é confiável e nunca foi. Seus produtos podem ou não ser. Acredito o Jetta seja confiável, o Bora, mas o Gol GV? Porém sempre foi e é o mais vendido do país. Ou seja, é o que as pessoas PENSAM ser confiáveis e não o que realemnte é, porque ninguém corre atrás de informações na hora de comprar. Aliás, neste país são poucos os que se informam antes de fazer algo, prova disto é quem é eleito toda eleição, mesmo tendo dezenas de processos ou ter se envolvido em escandalos (collor, Sarney, o deputador do mensalão – acho que Fernando Jeferson, alguém confirma? – e podem perceber nesta eleição que estaram todos lá e serão bem votados).

    • pablojuangarcia

      E quem me garante que VW, Fiat, Ford e GM são confiáveis?

      Alguém já esqueceu dos 6 recalls em 4 meses do Gol GV e do Stilo que solta roda. Marca não é garantia de nada, e sim o produto. VW não é confiável e nunca foi. Seus produtos podem ou não ser. Acredito que o Jetta seja confiável, o Bora, mas o Gol GV? Porém sempre foi e é o mais vendido do país. Ou seja, é o que as pessoas PENSAM ser confiáveis e não o que realmente é, porque ninguém corre atrás de informações na hora de comprar. Aliás, neste país são poucos os que se informam antes de fazer algo, prova disto é quem é eleito toda eleição, mesmo tendo dezenas de processos ou ter se envolvido em escandalos (collor, Sarney, o deputador do mensalão – acho que Fernando Jeferson, alguém confirma? – e podem perceber nesta eleição que estaram todos lá e serão bem votados).

  • Muito bom, a avaliação foi sincera e sem puxar o saco… o logan é um dos carros mais feios do Brasil, mas tem qualidades como seu custoXbenefício que claro são bem + importantes que a beleza.
    Eu não sei qnto a preço exatamente, mais eu ia num usado mais "completo" pois carro 0km no Brasil hj pra mim é só engenação…
    Abraços

  • Romerovinicius

    Mais chato é abrir a pagina da dacia e ve la 3 anos de garatia ou 100mil km,e por mais 1 euro 4 anos de garantia com ABS DE SERIE,mais AFU, AIR BAG poe equivalente a 13mil reais

  • Romerovinicius

    Mais chato é abrir a pagina da dacia e ve la 3 anos de garatia ou 100mil km,e por mais 1 euro 4 anos de garantia com ABS DE SERIE,mais AFU, AIR BAG por equivalente a 13mil reais

  • alberto junior

    eu gosto desse carro.
    quando era monitor de uma disciplina na facul, eu sempre usava o o carro da professora pra ir de um bloco ao outro pra buscar material ou projetor(ganhava 380 reais pra fazer isso e elaborar provas…huahuauhauh), e uma coisa que eu não gostava era que o volante tinha pegada esquisita, era fino, e o cambio um era um tanto impreciso…mas minhas pernas não ficavam tocando a parte de baixo do painel como no siena ou classic.(pra quem tem 1,80 ou mais, espaço para as pernas chega a ser um problema sério, pq vc desconta a falta de espaço na frente empurrando o banco pra trás e com isso perde a movimentação ideal dos braços no volante. ai fica parecendo um "MANO" dirigindo…huahuauhauhauha). mas de resto(principalmente o preço e o pacote de itens) eu acho o carro legal.
    vlw

  • Bem como todos ja falaram os pontos negativos e positivos eu só vou ressaltar o que diz no texto sobre co cambio, como ele faz um ruído alto, mesmo sendo 0km, como um que aluguei, agora imagina esse carro com 100.000km como estará esse ruído do cambio…

    Mas fora isso, o q eu gosto é do espaço interno, muito bom, sem falar a mala…….

    abraços

  • Romerovinicius

    Bem como todos ja falaram os pontos negativos e positivos eu só vou ressaltar o que diz no texto sobre o cambio. Faz um ruído alto, mesmo sendo 0km, como o que aluguei, agora imagina esse carro com 100.000km como estará esse ruído do cambio. Alguem sabe se no 1.0 também é assim???

    Mas fora isso, gosto do espaço interno, muito bom, sem falar a mala…….

    abraços

  • Fora que beleza é subjetivo. Eu não acho ele bonito, mas também não acho feio. Acho "comum". Acho mais honesto que o "novo" fiesta e sua lanterna transparente.

  • Depende, as vezes o ruído fica igual ou piora pouco. E também, quando dirigi um Gol GV com 18mil/KM o cambio não engatava direito, mesmo na posição correta e tinha um ruído chato. Não sei se é comum ou não, mas naquela unidade era assim.

  • Marcio

    Sou prático quando compro um carro, se penso que é um bom custo benefício posso comprar e até gastar em alguns detalhes.
    Por exemplo, o ruído é um pouco alto? Feltro betumado custa R$10 metro quadrado, aplicando por baixo do carpete o nível de ruído diminui muito, e custa barato.
    Na avaliação faltou comentar sobre um dos pontos mais importantes do carro, a suspensão, o logan tem o melhor acerto da categoria, ele consegue ser confortável e estável ao contrário dos concorrentes que tem apenas uma destes qualidades, ou então é meia boca nos dois ítens.
    Tenho clio desde 2003, estou no terceiro, já dirigi o logan e o câmbio é basicamente o mesmo, até hoje nunca erreri o engate de uma quinta marcha, ou o nosso testador não é muito hábil ou o câmbio estava com problemas.
    Estive na renault quarta feira passada e sentei em um logan expressiom, a forração dos bancos não me pareceu ruim, ao menos não é pior do que encontramos nos concorrentes.
    Outro ponto que se deve destacar é que estes carros não são antiquados, a plataforma é a mesma do clio III, lançada em 2005, mais moderna do que encontramos em qualquer concorrente, a mecânica é toda renault, nada a ver com dacia.
    Dacia mesmo é o visual e o interior do carro, nada além disso.
    A posição de dirigir é ótima, os bancos tem uma ótima densidade, a suspensão é de primeira, o desempenho é adequado, no mesmo nivel de voyage e polo.
    Sandero e logan são carros confiáveis que sempre tem recebido excelente votação nas votações os eleitos da quatro rodas, sandero ganho nos últimos dois anos e o logan ganhou ano passado e ficou em segundo este ano.
    Outro ponto importantíssimo, por R$44700 por ser comprado o expression com motor 1.6, abs, airbag, ar, direção, espelhos e travas elétricos, vidros elétricos dianteiros e traseiros, som com comandos no volante, faroletes, banco do motorista com regulagem de altura e pc de bordo,
    Simulei um siena 1.4 com estes equipamentos e o preço chega aos R$49700, voyage não fica atrás, ou seja, por este preço já é possível comprar um carro médio, não vale a pena.
    Outro ponto, ao vivo o logan melhorou muito com estas modificações, não está feio como era, e mesmo assim ele nunca foi horroroso, ele é proporcional e não parece deformado, carros com passion e agile são muito piores, são desproporcionais e possuem algumas linhas que parecem deformações.
    Agora sobre confiança, é estranho, a fiat faz carros que perdem roda e só faz recall porque foi obrigada, o mesmo aconteceu com o banco "corta dedo" do fox, além dos vários defeitos apresentados pelo gol g5/voyage, mesmo assim as pessoas continuam confiando nestas marcas, qual será o motivo? Já desmontraram claramente que estão se lixando para o consumidor.

    • Bem colocado, essa plataforma é a mesma do clio III e do Nissan Tiida, o acerto da suspensão é excelente. Também acho que melhorou o visual, só não curto muito aquelas grandes faixas cromadas, mas aí é questão pessoal.

  • Tato

    Eu possuo um Logan Privilege 1.6 16V e não senti engates imprecisos, aliás até mais precisos do que no siena (antigo carro). O ponto fraco que eu sinto neste carro é exatamente a ergonomia (em especial nos botões do ar condicionado e volante sem ajuste de altura).

    Com certeza o Logan, hoje em dia, para um carro a ser usado na cidade é o melhor custo-beneficio. O meu carro está com 60 mil km e não sinto que ele está barulhento, em comparação ao siena 1.8

    Abraços

  • Eduardo Costa

    Gostei da avaliação. Texto conciso e bem explicativo.

    Quanto ao carro: Acho que é um projeto bem acertado para um país emergente. Sei que a gente reclama muito por não termos carros em congruência com o mercado norte-americano, europeu e asiático, mas se tivéssemos, quanto isso nos custaria? Vou dar um exemplo bem de acordo com o caso. Meu pai utiliza Renault a vários anos. Sempre Clio. ele diz que é o único 1.0 que não destrói sua coluna nas longas viagens que ele faz a trabalho. Ultimamenle estava com uma Scenic 2003 1.6. Ela já estava bem usada com mais de 160mil km, já necessitando de reparos mais caros. Como ele roda muito, precisava de um carro 0km, 1.0 por ser bem econômico na estrada e com muito espaço para os produtos que carrega. Ele escolheu o Logan, por ser barato (31000,00 1.0 com AR/DH e pint. metálica), por ter bancos tão confortáveis quanto o Clio e por ter espaço de sobra. Ele ficou satisfeito. Está fazendo 12km/l de álcool na estrada e o conforto é tão bom quanto o Clio. Ela já esperava que o Logan fosse mais ruidoso que o Clio.

    Antes que alguém diga que um carro 1.4 é tão, ou mais, econômico que um 1.0, eu sei disso e ele tbm sabe. Mas qual carro 1.4 ele compraria com esse valor? Lembrando que carro usado estava fora das suas opções.

    • Depende. Tem o novo Uno, tem o 207 X-Line (que em materia de custo x beneficio eu vejo melhor que o proprio Uno).

      Agora, que tenha o comprado por esse valor de 31000 com tais itens de serie nao. Alias, onde foi comrpado? é do modelo anterior ? ou o atual?

      Abraços
      Edson

  • Tato

    Eu possuo um Logan Privilege 1.6 16V e não senti engates imprecisos, aliás até mais precisos do que no siena (antigo carro). O ponto fraco que eu sinto neste carro é exatamente a ergonomia (em especial nos botões do ar condicionado e volante sem ajuste de altura).

  • cleber

    O problema do logan e outros carros da renault que é apontado por varios proprietários e a até a QR é o auto custos das revisões e manutenção,pois um consumidor de logan por ex leva até um susto na hora de fazer as revisões e manutenção do carro muito mais cara que os concorrentes como siena,voyage,prisma e fiesta que agora tem os valores de revisões fixos,agora qto o carro por cerca de 29k está ótimo tem bom espaço interno e melhoraram os revestimentos internos,painel e a posição dos vidros elétricos muito mais comoda.

    • Luiz

      Não é caro como você esta dizendo não.

      Tenho um Sandero 1.6 8v e todas as revisões são tabeladas (assim como as do logan)

      • Concordo, minha mãe também tem um Sandero 1.6 8v e as revisões e peças são mais baratas do que o Polo que eu possuo. Acho que um dos destaques do Sandero e Logan é baixo custo de manutenção, só falta os brasileiros perceberem isso.

    • Sergio Porto

      Podia ter consultado o site da Renault e verificar que as revisões são a preço fechado e com preço razoáveis.

  • o carro só tem de bom o espaço e tinha de bom o motor 1.6 16v.

  • Eu imagino q piore, pois me lembro de volks logo, nos seus motores AP com aquela caixa q faz um ruido baixinho, principalmente em segunda….

  • Romerovinicius

    Eu imagino q piore, pois me lembro de volks logo, nos seus motores AP com aquela caixa q faz um ruido baixinho, principalmente em segunda….

    Só que no logan 1.6 0km ja fazia alto…….

  • Realmentem toda razão, mas o que podemos fazer se as pessoas seguem o qu a prepaganda manda??..

    Esqueceu tb que o gol e voyage estão tendo motores trocados sem q seja comunicado aos seus donos, bastando levar pra fazer algum serviço ou revisão, já estão trancando misteriosamente e a VW nao abre um RECALL???

    Resumindo, quem tiver a "sorte" de ter o motor trocado bem, quem não tiver, que rezem pro motor não bater depois que acabar a garantia……..

  • Mais chato é abrir a pagina da dacia e ve la 3 anos de garatia ou 100mil km por mais 1 euro, 4 anos de garantia com ABS DE SERIE,mais AFU, AIR BAG poe equivalente a 13mil reais

  • Romerovinicius

    Mais chato é abrir a pagina da dacia e ve la 3 anos de garatia ou 100mil km,e por mais 1 euro 4 anos de garantia com ABS DE SERIE,mais AFU, AIR BAG por equivalente a 13mil reais

    Aqui peladinho peladinho, custa 27000

  • Marcio

    Paulo, muito te enganas, o desempenho é bom, suspensão é ótima, bancos são ótimos e o interior, apesar do que muitos falam, não é inferior a muitos dos seus concorrentes, tem alguns muito ruins por ai.

  • Paulo

    Um fato curioso, muitas pessoas criticam o Logan sem ao menos dirigi-lo ou entrar nele. Tem seus defeitos como todos os outros carros mas é um ótimo carro, tenho um 1.0 16V e uso muito em viagens e o espaço interno e do porta malas realmente pesa na hora da compra. O carro não tem esse engate impreciso como foi dito na matéria, aliás é muito suave. Outra coisa, o carro é muito resistente, com 50 mil Km só troquei as pastilhas de freio, nada mais, esta como novo. Antes de compra-lo fui ver o Fiesta sedan onde o passageiro de tras bate com a cabeça no teto e o porta malas tem a boca pequena, o Classic é antigo, feio e acababento horrível, o voyage é caro, não corresponde ao que oferece, e o siena, esse sim outro ótimo carro.

  • cleber

    Meu irmão tem um sandero 1.6 8v,e esse negócio de revisão a preço fechado é conversa de montadora,pois na revisão queriam até trocar o filtro do ar condicionado e limpar e descarbonizar o sistema de injeção e mesmo tirando essas duas coisas a revisão ficou até mais cara que a de um fox 1.6 que ele tinha posteriormente,ou seja,na hora da compra a revisão é por preço fechado mas na realidade a coisa é bem diferente.

    • Aí a concessionária que é pilantra, isso também acontece com todas as outras marcas. No sandero da minha mãe ela só fez o que tinha de obrigatório no manual e saiu quase o mesmo que trocar o óleo em um posto.

    • é assim em toda concessionária!!!

      se vc não falar nada vai pagar dinheiro a toa…
      descarbonização química antes dos 45k…
      limpeza do sistema de injeção…
      tudo isso é pra crescer a ordem de serviço e aumentar as horas de serviço do mecânico…

      só é pra fazer o que consta no manual do proprietário!!!
      se tiver algo mais errado e estiver na garantia, eles que pagam( se não for mau uso, claro)

      tem que se ligar. carro novo até 35-45k é so óleo e filtro!!!

  • Ótimo texto Eber. Parabéns! ;)

  • Marcio

    Cleber, esta prática e inventar serviços desnecessários existe em TODAS as marcas, para ver a revisão preço fechado basta entrar no site, estão lá todos os preços fixos.
    O teu irmão está sendo inocente, precisa chegar na concessionária e dizer que quer apenas os itens da revisão programada e que quer pagar o preço divulgado pela renault, se a concessionária não aceitar então ele que ligue para o 0800 da renault (que funciona) e relate o que está acontecendo, em no máximo dois dias a concessionária irá ligar chamando para a revisão pelo preço fechado.
    O meu primeiro clio comprado em dezembro de 2003 já fez a revisão de um ano com preço fixo, o tal preço fechado e nunca paguei um centavo a mais nas revisões.

  • Samuel

    LOGICO QUE O CARRO NÃO TEM TANTOS MIMOS, MAS NÃO É UM CARRO RUIM, AINDA MAIS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS PREÇOS DOS CONCORRENTES, MEU PAI TEM UM 1.0 É UM POUCO PREGUIÇOSO(NO TRANSITO URBANO), MAS NADA DIFERENTE DOS OUTROS SEDANS 1.0!! COMO CITARAM O PONTO FRACO É REALMENTE A ERGONOMIA DO PAINEL, NO MAIS TA NA MEDIA!! É UM BOM CARRO, SUSPENSÃO MACIA, ESPAÇO DE SOBRA, O AR GELA RAPIDO, ESTAVEL, BOA VISIBILIDADE…
    obs: OS PINOS NO ASSOALHO SÃO PRA AJUDAR A FIXAR O TAPETE, PRA ELE NAO FICAR ESCORREGANDO!! VALEW!!

  • EduardoRN

    Ninguém falou em outro carro ser melhor. Sem querer parecer pedante pra mim pequenos detalhes já estão fazendo diferença.Estou para trocar de carro e o Logan era uma das opções mas agora está descartado. À medida que você vai trocando de carro naturalmente fica um pouco mais exigente. Vou passar no mínimo 3 anos com o próximo carro então já viu né.

  • Tens alguma fonte sobre a troca misteriosa dos motores da VW? Gostaria de ler mais a respeito do assunto.
    Valeu.

  • Vagner.

    Muito bom o texto. Também tive a oportunidade de ir numa concessionária para conhecê-lo e apesar de não ter feito um teste drive, me surpreendi muito com o carro. Não está nenhum pouco atrás dos seus concorrentes diretos, muito pelo contrário, pois ele acaba oferecendo mais do que os outros. Com certeza seria uma escolha viável se eu tivesse dinheiro para comprar um carro nesta categoria.

  • André

    Até dono de Logan sabe que o carro é feio. Se alguém chega e fala que o carro é bonito, o proprietário não admite. Diríamos que Logan é o famoso "sou feio, mas tô na moda".

  • José

    Quando eu ia trocar de carro, comparei o Sandero e o Fiesta, e vi que a diferença de acabamento/ergonomia era muito grande. Não que o Fiesta tenha um acabamento bom, mas o do Sandero (e por tabela o do Logan) é sofrível. Tinha rebarbas de plástico desde a maçaneta, o material do banco era muito ruim, o banco traseiro além da espuma muito mole e fina tinha o ângulo da base com o encosto muito pequeno, tornando o mesmo desconfortável. O porta-luvas é ruim de abrir quando tem passageiro no banco da frente e os controles do vidro no painel. Pelo menos o último item resolveram, mas o painel ficou bem estranho sem os espaços para botões. Feito nas coxas.

    O Fiesta realmente ficou muito feio com essa nova frente e lanternas transparentes.

  • cleber

    Marcio, dessa vez eu te dou razão porque más concessionárias existem em todas as marcas,pois só gostam de levar vantagem em cima de cliente e empurrar serviços desnecessários e acho que não só a renault como as demais montadoras deveriam fiscalizar melhor os seus concessionários e descredenciar aquelas que agem de má fé com seus consumidores,pois quem fica mal falada é a montadora por causa desses maus comerciantes.

  • Armando

    Difícil dizer um sedãn de entrada bonito. Classic? Fiesta? Voyage? Prisma? Talvez só ache bonito o Siena com a penúltima frente.

    • Poxa, podem dizer o que for. Eu nao gosto do preço, do acabamento e do que é oferecido, mas o voyage tem um desempenho bonito!.

      Já o siena ele ficou bonito na ultima reestilização, porém é bem melhor que Prisma, Fiesta e Logan.

      Abraços
      Edson

  • Rafael Barreto

    Bem gente, sou taxista no RJ e durante 9 anos tive VW Santana. Na última troca do carro em março de 2010, comprei um Logan 1.6 Privilege 2010/2010 (o mais completo) e estou super satisfeito com o carro. Mas se é para falar dos contras, vamos falar! Dirijo todos os dia em trono de 200Km. Nada mal né? O isolamento acústico do carro realmente deixa muito a desejar, a sujeira da rua você escuta bater no fundo do carro, parece até que você está com um carro comum numa pista de barro. Os puxadores de porta, não tem aderência, os passageiros tem grande dificuldade para fechar as portas pois as mãos escorregam. O controle do AC realmente você precisa olhar para poder ligar. É um carro bem duro, mas que apresenta confiança em durabilidade da suspensão ( já tem logan taxi aqui no RJ com quase 200.000Km e tudo OK.).O motor é bem ruidoso, mas é bem ágil no GNV e não perde nada para o AP1800, além do mais é super econômico (com 2 cilindros de 7,5m3 com o AC ligado faz 190Km). Agora com toda sinceridade do mundo: Voyage, Prisma; Classic; Siena, não chegam nem perto numa AVALIAÇÃO GERAL. Hoje é o segundo carro mais comprado para taxi no RJ, ficando atras apenas do Meriva (Que os taxistas já chamam aqui de Melivra) que é o carro mais requisitado pelos passageiros, porém a maioria dos motoristas não gostam do carro (muitos problemas, manutenção cara, etc.), mas se é o que o passageiro quer, fazer o que?

  • Marcio

    Parte da culpa é nossa, se uma concessionária tenta empurrar serviços desnecessários ligue para o 0800 do fabricante e denuncie, nós temos o costume de ficar com a boca fechada, não reclamar de nada, sempre que reclamei de alguma coisa sobre a concessionária a resposta foi quase imediata.
    Vagner, se dirigires o logan e comparares com prisma e palio principalmente ficarás surpreso com o quanto ele é superior, se comparares com o voyage a coisa muda, apesar de todos os defeitos crônicos o voyage é bom de dirigir, mas eles são diferentes, o voyage é bom porque é um carro com comportamento mais esportivo, por outro lado a suspensão não se dá bem com pisos irregulares.
    Outro ponto que naõ gosto do voyage são os bancos, além de curtos e estreitos a esponja tem pouca densidade, é mole, nada a ver com os bancos de boa qualidade utilizados em logan e sandero.
    O que mais proporciona prazer ao dirigir são bom desempenho, suspensão, cãmbio e bancos, em todos estes itens o único ponto em que podemos considerar o logan realmente abaixo do voyage é no cãmbio, são equivalente em desempenho e o voyage perde bem perdido na suspensão (para quem busca conforto) e bancos, além do espaço interno que deixa o ambiente mais agradável.
    Uma pena que o carro tenha perdido o motor 1.6 16v, é o melhor entre os 1.6 nacionais e o carro ficava muito interessante.

  • Rafael Barreto

    Esqueci de falar uma coisa! Os Engates das marchas são super precisos!! A quinta marcha reclamada é a mais fácil de entrar. Da quarta para a quinta, um deslocamento para a frente com um leve desvio para a direita, e ela entra perfeita! Mas se você que está acostumado com GM que tem que levar a marcha de quarta para quinta levando a alavanca até a extrema direita, vai ter dificuldades até se adaptar, pois com esse procedimento realmente ela não entra!

  • Jacques

    Não vou elogiar, cegamente, a reportagem técnica, não.

    Achei-na um tanto contraditória. Afinal, o repórter disse, logo na sua abertura, que não iria se ater em considerações subjetivas, tal como a estética. Pois bem, MORDEU a própria língua. Não resistiu a tentação e, do mesmo jeito que seus colegas de profissão, perdeu-se em considerações subjetivas sobre – acredite – o comando satélite do rádio!!
    AHHA, meu irmão… sua reportagem vinha muito bem, só que “implicar” com o comando satélite, achando que o mesmo “atrapalha” o acesso à chave de ingnição é o “fim da picada”, olha….

    Putz, é BIZARRO um comentário desses.

  • MPuoci

    A questão da troca da motor foi tratada por algumas revistas do ramo no final de 2009. Houve um grande número de veículos (Novo Gol, Voyage e Fox, sempre com motor VHT 1.0) apresentando trincas no bloco do motor por conta de problemas na lubrificação. A culpa foi colocada no óleo utilizado no motor, que perderia suas características no "ciclo dona de casa" (menos de 10km rodados ao dia) com utilização de álcool. Soube de alguns problemas desse tipo (ao menos 10) e em um terço dos casos, a VW trocou o motor do veículo sem comunicar ao proprietário (informavam apenas que o reparo havia sido feito, sem explicitar a solução dada). Inclusive, para não obrigar a informar os clientes do reparo feito, as concessionárias VW não emitem mais OS de serviços na garantia! Apenas carimbam um código no manual de instruções…

    Para ler mais a respeito, tente uma busca no site da Revista Quatro Rodas. Acho que essa repostagem saiu em uma QR do final de 2009.

    Tenho plena certeza do que estou falando, conheci pessoalmente pessoas que tiveram esse problema. Por sinal, o motivo do meu interesse: tenho um Fox Trend 1.0 2009…

    Abraços

  • Gabriel

    Excelente avaliação!
    Só enriquece o conteúdo do NA

  • Eduardo

    Manutenção cara e revisao caras , para mim são um mito.
    Sempre sou eu que levo o sandero 1.6 8v do meu pai nas revisoes e não sao caras.

  • Klaus Nickel

    isso aí, as revisões do meu ex-logan era baratas!
    mas o engate pra 5ª marcha era horrível! isso concordo.

  • Mauro

    Eu tenho um Loga 1.0 16v, 2008, comprado em 2007, com 44 mil km rodados, e posso falar com autoridade sobre o carro.

    Pontos positivos:
    1. Sensação de espaço maior que no Corolla 2006 que também tenho
    2. Malão
    3. Suspensão macia e ao mesmo tempo tem estabilidade, passa por desníveis melhor que o Corolla
    4. Consumo na gasolina, percurso urbano, com ar ligado: 12km/l
    5. Câmbio bom, nada a reclamar, nada de imprecisão
    6. Bancos confortáveis
    7. Revisões TABELADAS, na sequência (10, 20 e 30 mil) : 160, 210 (com limpeza do ar-cond), 330 reais.
    8. Resistente de modo geral. Até o momento, apresentou apenas uma desregulagem da marcha lenta no álcool e alguns ruídos de no painel, que aproveito para sanar nas revisões
    9. Ar condicionado satisfatório, um pouco mais ruidoso do que o do Corolla mas gela bem

    Pontos negativos:
    1. Acabamento melhorável, interior muito simples. Apesar disso, nada quebrou ou rachou ou empenou ou soltou. Apenas ruídos no painel
    2. Pequenos detalhes que já foram melhorados nos modelos mais recentes: comandos dos vidros eletricos, trava e puxadores das portas nao muito práticos
    3. Falta regulagem altura e/ou distância do volante. Apesar dissos, consigo posições confortáveis para dirigir
    4. Um pouco ruidoso na estrada
    5. Estilo quadrado, porém, tem sua contrapartida: garante espaço interno para todos os lados. E eu pergunto: eu passo 99,99999% do tempo dentro do carro e não olhando pra ele. E depois que vc se acostuma até acha bonitinho. Carro bonito é legal mas o Logan tem seu estilo diferente mas compensa por outros lados
    6. Não rebate o banco traseiro. Entretanto, eu, até hoje NUNCA precisei dessa utilidade. Mas poderia ter, não é?
    7. Direção hidráulica um pouco pesada. Poderia ser mais leve , pelo menos nas manobras
    8. Lento. Mas esperar o que de um carro pesado com motor 1.0? E eu o utilizo 99% do tempo na cidade
    9. Pouco valorizado na revenda. Ia vendê-lo e em algumas lojas que fui, os vendedores vinham com um papo de “Renault tem pouca procura”. Entretanto, o meu, bem conservado, nao levou 5 dias pra que um vendedor dissesse que tinha alguém já interessado. Ou seja…papo de vendedor pra ganhar em cima dessa fama da Renault.

    Em resumo, um carro que apresentou um mínimo de problemas (e pode até ter sido por causa do combustível), foi econômico, gastei pouco com as revisões, entrega o que promete. Não me arrependo.

  • Mauro

    Eu tenho um Loga 1.0 16v, 2008, comprado em 2007, com 44 mil km rodados, e posso falar com autoridade sobre o carro.

    Pontos positivos:
    1. Sensação de espaço maior que no Corolla 2006 que também tenho
    2. Malão
    3. Suspensão macia e ao mesmo tempo tem estabilidade, passa por desníveis melhor que o Corolla
    4. Consumo na gasolina, percurso urbano, com ar ligado: 12km/l
    5. Câmbio bom, nada a reclamar, nada de imprecisão
    6. Bancos confortáveis
    7. Revisões TABELADAS, na sequência (10, 20, 30 e 40 mil) : 160, 210 (com limpeza do ar-cond), 220 e 330 reais.
    8. Resistente de modo geral. Até o momento, apresentou apenas uma desregulagem da marcha lenta no álcool e alguns ruídos de no painel, que aproveito para sanar nas revisões
    9. Ar condicionado satisfatório, um pouco mais ruidoso do que o do Corolla mas gela bem
    10. Garantia TOTAL de 3 anos. Não é essa história da Hyundai que oferece 5 anos, mas não diz publicamente que é apenas para motor e câmbio, sendo o restante 1 ano apenas.
    Pontos negativos:
    1. Acabamento melhorável, interior muito simples. Apesar disso, nada quebrou ou rachou ou empenou ou soltou. Apenas ruídos no painel
    2. Pequenos detalhes que já foram melhorados nos modelos mais recentes: comandos dos vidros eletricos, trava e puxadores das portas nao muito práticos
    3. Falta regulagem altura e/ou distância do volante. Apesar dissos, consigo posições confortáveis para dirigir
    4. Um pouco ruidoso na estrada
    5. Estilo quadrado, porém, tem sua contrapartida: garante espaço interno para todos os lados. E eu pergunto: eu passo 99,99999% do tempo dentro do carro e não olhando pra ele. E depois que vc se acostuma até acha bonitinho. Carro bonito é legal mas o Logan tem seu estilo diferente mas compensa por outros lados
    6. Não rebate o banco traseiro. Entretanto, eu, até hoje NUNCA precisei dessa utilidade. Mas poderia ter, não é?
    7. Direção hidráulica um pouco pesada. Poderia ser mais leve , pelo menos nas manobras
    8. Lento. Mas esperar o que de um carro pesado com motor 1.0? E eu o utilizo 99% do tempo na cidade
    9. Pouco valorizado na revenda. Ia vendê-lo e em algumas lojas que fui, os vendedores vinham com um papo de “Renault tem pouca procura”. Entretanto, o meu, bem conservado, nao levou 5 dias pra que um vendedor dissesse que tinha alguém já interessado. Ou seja…papo de vendedor pra ganhar em cima dessa fama da Renault.

    Em resumo, um carro que apresentou um mínimo de problemas (e pode até ter sido por causa do combustível), foi econômico, gastei pouco com as revisões, entrega o que promete. Não me arrependo.

  • Mesmo vcs ressaltando e eu tendo um frances na garagem… devo dizer:

    Puxa sacos de frances detected!!!!

  • Klaus Nickel

    concordo plenamente com a opinião acima, do colega Mauro, com exceção do câmbio, que, no meu caso, muito ruim na 5ª marcha.
    um carro muito honesto mesmo, feito de dentro pra fora.

  • Marcio

    Mauro, sobre os pontos negativos posso fazer o seguinte comentário.
    O aspecto interno do carro melhorou bastante depois destas modificações, principalmente no modelo expression, mas a qualidade se mantém igual.
    Sobre o ruído, se ainda estiveres com o carro não é difícil melhorar, bastar colocar pelo menos duas camadas de feltro betumado por baixo do carpete, inclusive na parede corta fogo por trás do painél, não custa caro e funciona muito bem.
    Outro ponto é aplicar manta asfáltica por dentro das caixas de roda, fiz isso no clio e no focus, melhora significativamente o ruído de rodagem.
    Regulagem de altura do volante já é opcional do modelo expression e no authentique, mas é tão barato que acho burrice não incluir como item opcional.

  • Fernando

    Esses dias dirigi um Logan modelo antigo equipado com motor 1.6 16v. Ao contrário do que disseram aqui, achei os engates do câmbio muito precisos. Não tive nenhuma dificuldade em passar para a 5ª marcha. O carro é espaçoso e bom de guiar. Só não gostei do desempenho do motor em baixas rotações. Deve ser por causa do motor 16. válvulas, mas creio ser bem adequado para quem roda bastante em rodovias. Do mais gostei do carro. Se fosse comprar um, pegaria um 1.6 8v (até pq o 16v não é mais fabricado).

  • Marcio

    Corrigindo, regulagem de altura do volante custa tão barato que é burrice não incluir como item de série.

  • Marcio

    Outro erro da renault é não utilizar o motor 1.2 que está prontinho lá na argentina, tanto sandero quanto logan se beneficiariam muito com a utilização deste motor, são 2kg a mais de torque.

  • Marcio

    Fernando, basta acostumar com o motor 16v, acostumando que é necessário manter o motor algo como 600rpm acima do que se faz com o 8v o carro já fica ágil na cidade, e na estrada é o melhor motor da categoria, mesmo assim este 1.6 16v no clio é ágil na cidade, nunca senti este problema.
    Ainda sobre o logan, mas nem tanto, quem estiver pensando em gastar em torno de R$45.000 em um carro corra nas concessionárias renault, o mégane expression 2.0 está sendo vendido por R$45.500 em cor metálica, som com comandos no volante, vidros elétricos traseiros, espelhos elétricos e faróis de neblina, não tem apenas rodas de liga.
    Comprei um na quinta feira passada, estava pensando seriamente em comprar o logan mas com esta promoção acabei ficando com o mégane.

  • ZIM

    Eu não ligo pra beleza mas o modelo 2010 é feio, carro de tiuzão.
    TÔ comprando um, chega na próxima semana. 1.6, Ar, direção, vidros, travas, comp. de bordo:
    33.003.00 (essa semana tava com 14.5% de desconto!!!)

  • Jose

    Quem compra Logan sabe o que esta comprando… o design que esta comprando, manutencao e tudo mais. Nao ha surpresas… nem agradaveis nem desagradaveis… ele e simples e pobre por natureza.. nasceu com este objetivo e eh hipocrisia dizer que o carro tem estilo isso ou aquilo pois ele nao tem… mas a renault tambem nao mente dizendo que tem !
    Comprei meu primeiro Logan quando a Renault o lancou… pura burrice e amadorismo… paguei uma fortuna pela "novidade" depois veio baixa do IPI, aumento de competitividade entre as montadoras.. etc… meu carro desvalorizou 35% em 4 anos.. Situacao semelhante a quem compra o novo Uno hoje… que nao deveria se chamar de Uno… pois perdeu a caracteristica de carro pra pobre… Nao da pra ficar em cima do muro.. ou eh carro 1000cc baixo custo.. ou muda de categoria….

  • LUCIANO

    É Romero, nesses casos confiança custa caro, concorrentes com os mesmos opcionais chegam a custar R$ 4.000,00 a mais e ainda oferecem menos espaço, conforto e presença. O Logan básico está abaixo de R$ 26.000,00, mais barato que o Classic. Ande em um Prisma, entre nele com sua família e depois faça o mesmo no Logan, basta entrar e já bater com a cabeça no teto, além da família viajar esprimida. Olhe os plásticos das portas!!!!! O Voyage e o Siena me parecem bons carros, mas o preço…….. O Logan já ultrapassou em vendas no mês de Junho o Fiesta Sedan, carro tão conhecido no mercado. Também foi considerado pela Quatro Rodas a melhor compra 2010 no Geral, desbancando carros tradicionais. Faça um outro teste: coloque lado a lado, nesta ordem, Classic, Corolla e Logan. É claro que o Corolla é um carro imponente (60 mil), mas depois dele, vc enxerga o Classic? O Logan tem maior porta malas que o Civic, com certeza não é um carro lindo, mas se impoem pelo porte. Se vc gosta de segurança, não adianta procurar air bag e ABS no Classic e Prisma, nem como opcional. O Siena tem a maior gama de opcionais e versões, porém o preço vai nas alturas. Comprei o Logan novo 1.6, completo de tudo, e até o momento estou muito satisfeito.

  • adriano baltoré

    olá pessoal! sou proprietário de um Logan 1.0 2013 e estou muito satisfeito com o carro, é só ver os comparativos com ás carroças das outras montadoras ( Fiat, Ford, GM, WW ) , o Logan bateu todos,em custo-beneficio. manutenção menor que WW, recomendo á todos á compra! Com serteza comprarei um novamente agora com á restilização em 2014. um abraço pessoal!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend