Avaliação do Fiat Uno Sporting 1.4: Decoração esportiva interessante

fiat uno sporting avaliacao auto press 1

A aposta das marcas em séries especiais para conquistar grupos específicos de consumidores é uma estratégia que vem se popularizando – reflexo de um mercado cada vez mais segmentado. É o caso da Fiat com a versão Sporting para o Uno .

Desde seu lançamento, o modelo conquistou um público jovem e descolado.

E, com esta versão, mira nas pessoas que desejam alguma esportividade, mas que não abrem mão da originalidade de seu carro. É claro que, na prática, essa esportividade é limitada – fica restrita à imagem e ao sobrenome.

O Fiat Uno Sporting, por exemplo, traz alterações somente na suspensão. O restante do conjunto mecânico é o mesmo das outras versões. O desempenho pode não ser tão empolgante, mas o carro cumpre seu papel de atrair olhares por onde passa e povoar o imaginário coletivo.

O Uno Sporting vem de uma linhagem tradicional. Nos anos 80 e 90, o modelo disponibilizava versões esportivas como a 1.5 R, 1.6 R e a famosa 1.4 Turbo i.e.

Nos dias de hoje, o Uno esportivo é mais “humilde” – usa o mesmo propulsor das versões Way e Attractive. Ou seja, sob o capô está o motor Fire 1.4 Evo de 88 cv/12,5 kgfm com etanol e 85 cv/12,4 kgfm com gasolina.

fiat uno sporting avaliacao auto press 2

As mudanças na suspensão fizeram o novo Uno ficar 2 cm mais baixo e traz molas mais rígidas em relação às versões Vivace e Attractive. A intenção é melhorar a dirigibilidade e fugir da imagem de “molenga” construída pela Fiat com a família Palio.

Além disso, a barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro – passou de 17 para 18 mm.

Só que, calçado com pneus de 15 polegadas e com 30 kg a mais, o Uno Sporting anda menos que as configurações Way 1.4 e Atracttive 1.4. É que os pneus tem maior atrito em relação aos de 14 polegadas das outras versões. E acabam “segurando” o carro. Bom para a dinâmica, ruim para o desempenho.

O Uno é o quinto modelo da Fiat a receber a linha Sporting – além de Siena, Punto, Strada e Idea. Como não poderia deixar de ser, o compacto veste o traje esportivo da marca, o que lhe dá um visual agressivo.

O pequeno traz spoiler para o para-choque dianteiro, faróis e lanternas com máscara negra, faixas e minissaias laterais, ponteira do escapamento dupla, aerofólio traseiro e adesivos nas laterais.

fiat uno sporting avaliacao auto press 3

O interior conta com detalhes na cor laranja em bancos, portas e volante. Comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos também receberam grafismos exclusivos.

No entanto o que mais chama a atenção são as cores berrantes. Três delas se destacam: Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e a nova Laranja Nemo – da versão avaliada.

Desde que começou a ser vendido, em dezembro de 2010, a versão Sporting 1.4 passou a ser a mais cara da linha Uno. A configuração duas portas parte de R$ 32.370 e a quatro portas custa R$ 34.380.

A lista de equipamentos é similar a de outros carros do segmento de hatchs “populares”. De fábrica vem com direção hidráulica, computador de bordo – pela primeira vez na linha Uno –, faróis de neblina, travas e vidros dianteiros elétricos.

Entre os opcionais, estão ar-condicionado, rádio CD/MP3/USB/Bluetooth, airbag duplo e ABS. O Uno ainda pode ser personalizado com itens diferenciados, com adesivos nas capas de espelhos retrovisores e maçanetas, pomo do câmbio, acabamento do freio de mão, moldura do painel de instrumentos, entre outros.

fiat uno sporting avaliacao auto press 4

O preço do Uno Sporting com todos os seus opcionais é de cair para trás. Por R$ 41.491, este Uno tem preço similar ao de outros modelos de segmentos superiores da própria Fiat, como Palio 1.4 Attractive – R$ 41.421 – e o Punto 1.4 – R$ 45.202.

Neste panorama, nada mais natural para a marca do que apostar nas vendas miúdas desta versão e utilizá-la como uma vitrine da linha Uno.

A Fiat apostava em uma participação de 5% nas vendas do modelo em seu lançamento, no entanto nestes seis meses de venda o modelo conquistou 6% do mix.

Pode não parecer um número muito representativo, mas em um carro de volume como o Uno, beira as mil unidades mensais. E ainda dá uma forcinha extra para incomodar a liderança do Volkswagen Gol nas vendas gerais.

fiat uno sporting avaliacao auto press 5

Índice

Toggle

Instantâneas

# O Uno foi lançado em janeiro de 1983, no Cabo Canaveral, Flórida, base da lançamento de foguetes da NASA. Começou a ser comercializado no Brasil em 1984. O design original era de Giorgetto Giugiaro, o renomado designer italiano.

# Já o novo Uno foi desenvolvido pelo Centro Estilo Fiat para América Latina em conjunto com a matriz italiana.

# Em fevereiro, o Fiat Uno vendeu mais unidades que o Gol pela primeira vez na história. O hatch da marca italiana fechou aquele mês com 21.397 unidades comercializadas contra 20.989 do Gol.

# O Fiat Uno Cabrio é um conceito conversível com uma proposta bem mais esportiva. Sob o capô deste modelo está o motor T-Jet de 152 cv.

# O estilo do novo Uno – apelidado pela Fiat de Round Square – mescla cortes definidos e retangulares com detalhes arredondados.

fiat uno sporting avaliacao auto press 6

Ponto a ponto

Desempenho – O visual do Uno Sporting pode até sugerir algo mais. No entanto, o carro tem desempenho apenas honesto. O motor 1.4 Fire Evo de 88 cv com etanol precisou de 12 segundos exatos para levar o carro de apenas 955 kg da inércia aos 100 km/h. O câmbio é bem escalonado, com as primeiras relações mais curtas, o que empresta alguma agilidade. As retomadas é que não apresentam muita energia. O torque de 12,5 kgfm com etanol está disponível em sua totalidade apenas aos 3.500 rpm. Para conseguir uma tocada mais esportiva, é possível explorar o câmbio com trocas acima das 3 mil rpm. O desempenho melhora, mas o bolso acusa o consumo de combustível. Com um pouco de paciência, é possível chegar aos 165 km/h, a velocidade máxima do modelo. Nota 6.

Estabilidade – A versão Sporting conta com suspensão 20 mm mais baixa e barras com molas mais rígidas em relação às versões Vivace e Attractive. Na prática, o pequeno Fiat está mais “durinho” e, consequentemente, mais divertido de dirigir. Com a suspensão revisada e rodas de 15 polegadas em vez das originais de 14 polegadas, o modelo encara curvas em alta velocidade sem susto. Em trajetos sinuosos, a carroceria torce dentro do esperado e o Uno não faz menção de desgarrar. Nas retas, a comunicação entre rodas e volante exige algumas correções partir dos 130 km/h. Na hora de frear, o hatch se porta de maneira adequada e não mergulha a frente. O sistema de freio ABS, disponível apenas como opcional, auxilia na trajetória do compacto. Nota 8.

Interatividade – A nova geração do Uno, lançada em 2010, foi bem pensada para o motorista. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos do motorista e são intuitivos. Os comandos do vidro elétrico são uma exceção. Posicionados no console central, eles não facilitam a vida dos ocupantes dos bancos dianteiros. O modelo ainda é o primeiro da linha Uno a trazer um computador de bordo. O formato de “caixotinho” do Uno garante uma visibilidade boa em quase todo o carro – só a mesmo a coluna traseira atrapalha um pouco em situações de manobra. O câmbio, por sua vez, tem engates pouco precisos e o volante, com boa pegada, conta com regulagem de altura, mas não tem ajuste de profundidade. Nota 7.

fiat uno sporting avaliacao auto press 8

Consumo – O motor 1.4 Evo anotou uma média de 7,7 km/l com etanol, em trechos com 2/3 de cidade e 1/3 de estrada. O número é fraco para um subcompacto. Nota 6.

Conforto – Mesmo com uma suspensão mais dura, o Uno Sporting ainda consegue absorver bem a maioria das irregularidades das ruas e estradas brasileiras. As dimensões enxutas do compacto garantem um espaço apenas razoável para motorista e carona. No banco traseiro a situação é mais complicada – como em quase todos os carros deste segmento. O isolamento acústico falho, constante reclamação no Uno até então, aparenta uma melhora nesta versão graças a adoção de coxins hidráulicos. Mesmo assim, a partir dos 110 km/h, é melhor aumentar o som do rádio, pois o barulho do motor invade o habitáculo sem cerimônias. Nota 7.

Tecnologia – Neste quesito o Uno é um carro diferenciado em seu segmento. É que o modelo traz uma plataforma moderna – lançada em 2010 –, enquanto a maioria de seus concorrentes utiliza estruturas veteranas. O motor 1.4 Evo também é novo. Já a lista de equipamentos de segurança conforto e entretenimento é limitada e a maioria dos itens está disponível apenas como opcional. Nota 8.

Habitabilidade – O hatch da Fiat conta com boa oferta de porta-objetos no console central e nas portas. Os acessos dianteiros são beneficiados pelo bom vão das portas. Para chegar aos bancos traseiros é preciso certo contorcionismo. Segundo a marca, o porta-malas comporta 280 litros. Só que no dia a dia fica evidente que seu espaço útil é limitado. Nota 7.

Acabamento – O Uno nunca foi um exemplo nesse quesito por ser um carro de entrada. Mesmo assim, a versão Sporting apresenta alguma evolução em relação às outras variantes do modelo. O painel, por exemplo, é feito em plástico duro, mas a versão sai de linha disfarçada com uma máscara imitando fibra de carbono. O volante é revestido em couro com detalhes em vermelho na costura. Encaixes e fechamentos são precisos na maior parte das vezes, com exceção da tampa do porta-luvas, que parece sempre mal encaixada. Fora isso, o modelo não apresenta muitas rebarbas aparentes. Nota 7.

Design – Certamente o ponto alto do Uno – nesta ou em qualquer versão. O modelo pode não ser uma unanimidade, mas chama a atenção por onde passa e tem no visual um dos seus principais argumentos de vendas. A variante Sporting chega para conquistar um público jovem e ávido por exclusividade – já que esta configuração representa apenas 6% das vendas do modelo. As linhas arredondadas com volumes quadrados garantem um visual moderno e harmônico. Os apêndices esportivos desta versão são um pouco exagerados, é verdade, mas isso pode ser um trunfo. Nota 9.

Custo/Benefício – A versão Sporting quatro portas é a mais cara da linha Uno, parte de R$ 34.380 e traz uma lista bem enxuta de itens de série. Completo, o modelo atinge exorbitantes R$ 41.491 e fica em uma faixa de preço próxima de Palio e Punto. Entretanto a concorrência direta é limitada. O único outro popular com uma proposta esportiva é o recém-lançado Ka Sport, que parte de R$ 35.900 – atinge R$ 36.900 com o único opcional, o air bag duplo –, tem motor mais potente – 1.6 de 107 cv – e está disponível apenas com carroceria duas portas. No fim das contas, os dois carros parecem caros demais pelo que oferecem. Nota 7.

Total – O Fiat Uno Sporting somou 72 pontos em 100 possíveis.

fiat uno sporting avaliacao auto press 9

Impressões ao dirigir – Quadrado a caráter

O Uno ainda é um carro que chama a atenção. Isso quase um ano após seu lançamento. O compacto mineiro ainda é dotado de uma imagem positiva entre o público. E a configuração Sporting na cor laranja Nemo – exclusiva para esta versão – faz o Uno chamar ainda mais a atenção.

Mas o “appeal” esportivo desaparece na hora de cravar o pé no acelerador.

As respostas do motor 1.4 litro de 88 cv com etanol são tímidas. As arrancadas deste compacto são apenas satisfatórias e ele demora a engrenar. Para atingir a máxima de 160 km/h é preciso um bocado de paciência.

Já para cumprir o zero a 100 km/h, o Uno Sporting leva 12 segundos, número satisfatório e dentro do esperado.

Na hora de encarar curvas mais fechadas com um pouco de ousadia, o Uno honra seu sobrenome Sporting. O carro não ganhou apenas uma aparência mais chamativa, mas também evoluções mecânicas neste quesito.

A suspensão mais “durinha” – ao estilo europeu – fez muito bem ao pequeno Fiat. O modelo se sai melhor que qualquer outra versão de sua gama nas curvas, e transmite todo o tempo sensação de segurança. E, o melhor, a suspensão revisada não comprometeu a absorção dos diversos desníveis e buracos das vias brasileiras.

fiat uno sporting avaliacao auto press 10

Dentro do compacto, os bancos dianteiros oferecem bom espaço para pernas e excelente visão dianteira e traseira.

Já o espaço do banco traseiro é sofrível – limitado mesmo com duas pessoas. Um quinto passageiro torna qualquer viagem um sufoco.

Por outro lado, achar uma posição agradável para dirigir é fácil – apesar do modelo não contar com ajuste de profundidade do volante. Já os comandos do vidro ficam no console central, um lugar um tanto infeliz.

De um modo geral, o Fiat Uno Sporting tem decoração esportiva interessante e ajustes bem-vindos na suspensão. Já o motor 1.4 é o mesmo das versões Way e Atracttive, ou seja, não oferece grandes performances esportivas – e nem é o objetivo desta versão.

fiat uno sporting avaliacao auto press 7

Ficha técnica – Fiat Uno Sporting 1.4

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.

Potência máxima: 85 cv a com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm.

Torque máximo: 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm.

Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 12,45:1

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Não oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos sólidos na frente e tambores atrás. Oferece ABS e EBD como opcionais.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,77 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,55 m de altura e 2,37 m de distância entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal como opcional.

Peso: 955 kg, com 400 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 280 litros.

Tanque de combustível: 48 litros.

Produção: Betim, Minas Gerais.

Lançamento: 2010.

Por Marcelo Cosentino – Auto Press

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Uno

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X