Crossovers Volkswagen

Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

novo-tiguan-2012-auto-press-3 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Para vender os seus carros de categorias superiores, geralmente com preços acima dos R$ 100 mil, a Volkswagen tem uma estratégia traçada: aposta na tecnologia embarcada. É o caso de carros como a nova geração do Passat, por exemplo, e do Tiguan reestilizado, que a marca alemã lança agora no Brasil.



A diferença em relação ao crossover é que, desta vez, a tal lista de equipamentos recheada só aparece nos opcionais. Itens como nova geração do Park Assist, faróis com led, teto solar panorâmico, GPS  e ignição por botão não são de série.

Apesar de os equipamentos que mais chamam a atenção serem opcionais, a Volks incluiu novos itens de série no carro. Estão lá os bancos parcialmente revestidos de couro Alcântara, volante multifuncional, display colorido do computador de bordo, conexão Bluetooth e para iPod no rádio e o detector de fadiga – que monitora as reações do motorista e sugere uma pausa caso ele esteja cansado.

Estes se juntam a ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, EBD, controle de estabilidade e de tração, rádio com tela touchscreen, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, sensor de chuva e luminosidade.

novo-tiguan-2012-auto-press-2 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

O preço cresceu junto com a lista de equipamentos. Saiu de R$ 101,3 mil para R$ 110 mil. A Volkswagen explica o aumento de 8,5% de duas maneiras: com os novos itens de série e com o aumento de 30 pontos percentuais do IPI. Importado da Alemanha e com motor a gasolina de 1.984 cm³, o crossover se enquadra na categoria que teve o imposto aumentado de 13% para 43%.

A fabricante ainda avisa que, se não fosse a decisão do governo de aumentar o IPI, o modelo custaria R$ 106 mil. O valor do carro completo, com os opcionais ainda não foi divulgado pela marca. Além do tal aporte de tecnologia, o novo Tiguan recebeu uma repaginada no visual.

Ganhou a cara que tem sido espalhada em todos os carros da marca, que faz com que se confundam uns com os outros. Ou seja, está lá a grade dianteira com dois frisos retos, cromados e horizontais que ligam os faróis de cortes bem definidos. O para-choque também tem um friso cromado e ainda abriga os faróis de neblina. O perfil do Tiguan não mudou.

Continua correto, sem grandes surpresas ou ousadias. A traseira tem lanternas horizontais semelhantes àquelas que estão nos sedãs da marca, mas com laterais ligeiramente mais arredondadas. Na mecânica, a Volks não mexeu no seu utilitário. E nem precisava.

novo-tiguan-2012-auto-press-4 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Manteve o ótimo motor 2.0 TFSI calibrado para gerar 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque logo nas 1.800 rotações.  Mas, diferentemente de grande parte dos carros da marca que usam esse propulsor, a transmissão usada não é a automatizada de dupla embreagem DSG e sim a automática Tiptronic de seis velocidades.

Mesmo assim, o desempenho é um dos pontos fortes do Tiguan. O zero a 100 km/h é cumprido em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 207 km/h. O modelo ainda é equipado com o sistema de tração integral 4Motion. De acordo com a Volks, em situações normais, 90% da força é dirigida para as rodas dianteiras do carro, mas, dependendo da necessidade, 100% do torque pode ser enviado para o eixo traseiro.

A distribuição da força é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos integrada ao diferencial traseiro e é controlada eletronicamente.

novo-tiguan-2012-auto-press-1-554x740 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Ponto a ponto

Desempenho – A reestilização do Tiguan não passou pelo conjunto mecânico. E isso significa que o crossover manteve o bom motor 2.0 TFSI de 200 cv e 28,5 kgfm de torque. Acoplado com uma transmissão automática de seis velocidades, o propulsor move o carro com boa desenvoltura, com quantidade adequada de força em quase todas as situações. A aceleração de zero a 100 km/h declarada pela Volks é de 8,5 segundos. Boa marca para um carro dessas dimensões e proposta. Nota 8.

Estabilidade – Mesmo sendo um veículo de médio porte, com elevada estatura, o Tiguan é bem correto nas curvas. A suspensão rígida ajuda a manter o modelo da Volks sempre colado ao chão. A tração integral 4Motion é outra que ajuda um carro do tamanho do Tiguan ser bem neutro nas curvas, sem menções de desgarrar. Nota 8.

Interatividade – Como todos os Volkswagen, o Tiguan é um carro bastante correto para o uso do motorista. Os comandos são bem intuitivos e estão todos a mão. Outro destaque é o sistema de entretenimento com tela touchscreen, que comanda diversas funções do carro. Seu funcionamento é bem simples. Nota 8.

Consumo – A Volks declara uma média de consumo combinado de 9 km/l. Entretanto, no test drive de apresentação, o computador de bordo acusou um consumo de 7,5 km/l em um trajeto em grande parte feito na estrada. Nota 6.

Conforto – O Tiguan oferece uma boa  dose de conforto para todos os seus ocupantes. Há espaço suficiente para pernas e cabeças tanto na dianteira quanto na traseira. O banco de trás ainda é longitudinalmente regulável, o que permite aumentar ainda mais o espaço. A suspensão absorve com competência as imperfeições do piso. Nota 8.

Tecnologia – A plataforma do Tiguan não está mais entre as mais modernas. Foi lançada junto com o Golf V na Europa, em 2003. Pelo menos, a Volkswagen compensa oferecendo um motor moderno, com turbo e injeção direta de combustível e uma lista de equipamentos condizente – mesmo que os itens mais instigantes estejam na lista de opcionais. Nota 7.

Habitalidade – Há uma boa oferta de porta-objetos no interior do Tiguan. Não é difícil achar lugar para espalhar itens pelo interior do modelo alemão. Os acessos também são facéis, mesmo para um carro de perfil elevado. O porta-malas leva razoáveis 470 litros. Nota 8.

Acabamento – Sem nenhum grande revolução no acabamento interno, o Tiguan faz um bom papel nesse aspecto. Os materiais são de bom toque e aparentam qualidade. Exceto pela parte inferior, o painel todo é revestido com plástico emborrachado. Algo praticamente obrigatório para um carro de mais de R$ 100 mil. Nota 8.

Design – O face-lift feito pela Volks no crossover foi bem discreto. Mudou apenas a porção dianteira e as lanternas. Funcionou para dar uma rejuvenecida, mas nada que chegue a chamar a atenção. Continua com um desenho simples. Nota 7

Custo/benefício – Frente à forte concorrência, o Tiguan oferece a mais o ótimo conjunto mecânico. Nenhum de seus rivais tem um motor com a mesma capacidade. Mas, para isso, a Volks cobra. Por R$ 110 mil, o Tiguan se enquadra praticamente em outra categoria, mais distante de Hyundai ix35, Kia Sportage, Peugeot 3008 e companhia, todos beirando os R$ 90 mil. Nota 5.

Total – O novo Volkswagen Tiguan somou 73 pontos em 100 possíveis.

novo-tiguan-2012-auto-press-5-547x740 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Primeiras impressões – Equilíbrio dinâmico

Belo Horizonte/MG – Esteticamente, a linha 2012 trouxe pouco de novo para o Tiguan. É verdade que a dianteira foi modificada, ficando mais atualizada e ganhando a atual identidade visual da Volkswagen, mas nada muito radical. Ficou um desenho mais harmônico, mas continua bastante “comum”.

Ao menos, essa aparente mudança discreta se manteve para o conjunto dinâmico, pois lá, existia pouca coisa para melhorar do antigo modelo. O motor 2.0 TSI é excelente. Com torque máximo disponível a apenas 1.800 rotações, ele dá ao motorista aquela sensação de ser pressionado no banco quando se pisa fundo no acelerador.

O que quebra um pouco o desempenho instigante do Tiguan é a transmissão automática de seis velocidades. Apesar de ser boa e bem escalonada, ela dá alguns trancos nas trocas. É só efetuar uma redução que o carro todo chacoalha. O apelo familiar que o desenho poderia explicitar também fica para trás quando o crossover pega uma série de curvas.

No test drive proposto pela Volkswagen, o Tiguan foi muito competente quando enfrentou uma sequência sinuosa, mostrando boa aderência e comportamento bem neutro. Parte disso se deve a suspensão, bem calibrada. Mas o principal responsável é a tração integral.

novo-tiguan-2012-auto-press-6 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Ela é essencial para fazer que um carro do tamanho e do peso do Tiguan manter a sua trajetória quando a física tenta fazer o contrário. Até em um trajeto de terra batida com cascalho, o carro foi bem. Não apresentou tendência para escapar em nenhum momento. O que o Tiguan tem de realmente novo é a lista de equipamentos.

Mesmo com grande parte deles estando entre os opcionais, o carro conta com boa quantidade de tecnologia embarcada. A versão testada estava equipada com o GPS integrado ao painel. Na pequena tela de 5 polegadas o sistema se mostrou bem atualizado e com respostas rápidas.

Outro aparato bastante útil é a segunda geração do Park Assist, que estaciona o carro sozinho em vagas paralelas ou perpendiculares. Basta pressionar um botão no painel e deixar a eletrônica fazer o resto. O motorista só precisa controlar o freio enquanto o volante vira sozinho para entrar na vaga.

O interior do crossover também pouco mudou. Os bancos – com ótimo apoio nas laterais – agora vêm de série com uma faixa de couro no centro. Isso significa que o bom acabamento interno continuou, assim como o espaço interno. No quesito ergonomia, falha apenas para as mesinhas estilo avião na traseira.

novo-tiguan-2012-auto-press-7 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Apesar de serem úteis, a sua abertura requer um certo contorcionismo. Como elas abrem de baixo para cima, é inevitável que se esbarrem com as pernas de quem estiver sentado.

Ficha técnica – Volkswagen Tiguan

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler.

Transmissão: Câmbio automático sequencial de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 8,5 segundos.

Velocidade máxima: 207 km/h.

Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 rpm e 5 mil giros.

Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9.8:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Fourlink, com braços sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: 235/55 R17.

Freios: A discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS e EBD.

Carroceria: Utilitário esportivo médio em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,42 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina.

Peso: 1.585 kg com 645 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 470 litros.

Tanque de combustível: 63,5 litros.

Produção: Wolfsburg, Alemanha..

Lançamento mundial: 2007

Lançamento no Brasil: 2009.

Reestilização: 2011.

novo-tiguan-2012-auto-press-8 Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012

Itens de série: Ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, EBD, controle de estabilidade e de tração, rádio com tela touchscreen, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, sensor de chuva e luminosidade, bancos parcialmente revestidos de couro Alcântara, volante multifuncional, display colorido do computador de bordo, conexão Bluetooth e para iPod no rádio e detector de fadiga.

Preço: R$ 110 mil.

Opcionais: Partida por botão, Park Assist, GPS, faróis bi-xenon com led, bancos de couro, ajuste elétrico do banco para o motorista, rodas de 18 polegadas e teto solar panorâmico.

Preço completo: Não divulgado.

Por Auto Press

5.0

  • 70mil e estaria bem pago.

    • Giorgio

      Considerando o Brasil, 83 mil com todos os opcionais seria mais que o suficiente. E olhe que continuaria caro.

      • rajkoothra

        Comparando com os supostos concorrentes diretos (ix35, Sportage, etc), diria que o carro esta em outro nivel de qualidade e tecnologia. Apesar disso, $110 mil e meio salgado….

        Se a VW vendesse o carro por $80-$90 mil completo quebrava os coreanos!

        obs: antes que venham os comentarios, a VW tem sim muita margem e gordura para cortar…

    • thales_sr

      Mas o que você pega com 70 mil, que seja comparável ao Tiguan?

      • Sr_Wilson

        bom por 66 mil (ou 63 não lembro) você leva uma strada CD completa….

        • thales_sr

          Pô cara, querer comparar o Tiguan (2.0T, câmbio tiptronic, suspensão independente nas 4 rodas, enfim… tem os itens de série aí em cima) com um Palio com caçamba é sacanagem né.

        • Diego Casagrande

          Primeiramente, vá fazer um test-drive num Tiguan e depois numa Strada. Em seguida o senhor poderá falar qualquer coisa dos carros. O Tiguan está caro mesmo, mas mesmo com 85 mil no Brasil não acha um carro do mesmo nível que o dele no mesmo seguimento. Bom não entendi o teu ponto de vista mas achei que falta argumentos na tua comparação.

          • Sr_Wilson

            bom vocês realmente não entenderam meu ponto de vista, deixa eu explicar:
            disseram acima que o carro deveria custar 70 mil, depois perguntaram o que se compra com 70 mil, eu disse que se compra uma strada CD completa, isso é, uma bosta de um carro, e por isso a tiguan nunca será lançada a 70 mil.
            se um palio com caçamba custa 66 mil, alguém acha que um tiguan custará 70?? por isso a VW pós ele a 110 mil.

            • Leandro1978

              Era só falar que você foi irônico ou sarcástico ao final de seu comentário, teria evitado alguns comentários…rs… Falando sério, você tem razão, até porque os concorrentes da Tiguan estão muito acima dos R$ 70.000. O que eu li algum tempo atrás, citava que a próxima geração da Tiguan,a ser lançada em 2014, viria do México, o que faria seu preço cair para algo em torno do R$ 85.000 (antes do aumento do IPI).

              • vini123456

                Mas Leandro1978 os carros do México não pagam o IPI mais caro, então pq disse que o preço iria aumentar por isso? Não entendi…e outra, nesse segmento eu não encaro desempenho como algo tão importante, pra mim uma Korando Diesel ou até mesmo uma Captiva 2.4 estavam de ótimo tamanho, agora essa VW iniciando em 110 mil não dá né gente?!!! aff, que mercado doido esse nosso. rsrs

                • thales_sr

                  Opa, o Tiguan vem da Alemanha, por isso entra naquela cota que paga o IPI mais alto.
                  Outra, você não considera motor importante, mas o motor é sim importante. Dirija um Ecosport 1.6 e você vai ver que "lesmas" são um saco de dirigir.
                  A captiva 2.4 é inferior ao tiguan… Claro que se você compra o carro pensando nele como uma decoração de garagem ou algo pra mostrar pros vizinhos, tanto faz se o carro é mais caro por ter um projeto mais refinado e que proporciona maior prazer ao dirigir ou não. Nesse caso, realmente compra o enfeite mais barato e tá tudo ótimo. Mas tem gente que ainda preza pelo prazer ao dirigir, acho que o Tiguan é mais pra esse público.

                  • vini123456

                    Meu caro Thales leia antes de comentar todo o assunto, quando me referi ao IPI e tal não foi o da Tiguan atual, mas sim de quando ela passar a ser feita no México, que foi o que o Leandro disse, só interpretar.
                    Eu já dirigi a Ecosport 1.6, achei realmente fraca, mas nada d+ e outra, vc não ta querendo comparar 1 Eco 1.6 com 1 Captiva 2.4 né?Tem 1 diferença enorme entre 1 e outra…rsrs
                    Prazer ao Dirigir aqui no BR custa bem caro então, vamos fazer 1 conta, Captiva se encontra aqui em SP por cerca de 80 ou 85 mil, já o Tiguan mais barato custa 110 (!!!) mil, nossa esse prazer custa 30 mil reais, portanto ainda continuo com as opções mais em conta, sem contar o Korando que tmb é mais em conta…por esse preço iria de Volov XC60 que acho infinitamente melhor que essa VW, mas dai é questão de gosto.Abcs

                    • thales_sr

                      Então, falei do Ecosport pra ilustrar bem a diferença. 30 mil de diferença é diferença, claro, aí vai de cada um. Como falei, quem não precisa de prazer ao dirigir compra Uno e economiza 70 mil reais.
                      Claro que quando passar a ser feita no México o preço deve baixar (ou não??), mas temos que esperar pra ver como a VW vai se portar. Se o Tiguan vender bem mesmo nesse preço, duvido que baixe.
                      Enfim, sobre o Volvo, ainda não dirigi, então não sei dizer sobre ele.

                • Fla3D

                  Pq além do IPI maior, o Tiguan ainda paga 35% de imposto de importação que seria isento quando começar a vir do México.

                  • vini123456

                    Fla3D, mas como vc me explica a Korando ser diesel e vir mais barata?! Essa Tiguan ta com lucro exorbitante, sei que o carro é ótimo, tem motor que anda mto e tal, mas poxa cobrar tudo isso numa simples VW é mto não acha? Lá fora é carro comum, dai não entendo o pq de vir tão caro, ah sei sim, a culpa de nós brasileiros que compramos e não estamos nem ai, afinal nesse país "todo mundo é rico" …rsrs

                  • granrs78

                    Uma Santafé que é de outra categoria custa 100.000,00 com um motor de 285cv e com muito mais espaço que o Tiguan e mesmo pagando os mesmos impostos do Vw custa 10.000 a menos. Isso prova o quanto somos explorados pelos fabricantes principalmente pela VW.

                • Leandro1978

                  Então Vini, acho que não fui muito claro. A Tiguan hoje vem da Alemanha, assim paga o IPI maior (além do imposto de importação). O México não paga o IPI maior (nem o imposto de importação). Assim, se a Tiguan passasse a vir do México não pagaria o IPI maior.

            • Diego Casagrande

              Entendi…
              Wilson é só ver onde a gente mora, que já justifica os preços altos.
              esta é a parte ruim de ser brasileiro.

    • ggilbertobelin

      Sonho alto esse…
      Bem, daria pra sonhar assim antes, mas agora, com a alta do IPI… Sem chance.
      Na verdade, é caro, mas sem dúvida é, se não a melhor, uma das melhores opções do segmento.

  • JHerzév

    "Opcionais: Partida por botão, Park Assist, GPS, faróis bi-xenon com led, bancos de couro, ajuste elétrico do banco para o motorista, rodas de 18 polegadas e teto solar panorâmico."

    Ou seja, tudo que o faria ser interessante pelo absurdo valor que pedem por ele é opcional. Não vale o que custa, nem de longe.

    • Jr_Jr

      Com todos os opcionais vai para próximo dos 150k, o que é um absurdo. E toda essa tecnologia empregada (por opcional ou não) é voltada para segurança (o que é muito importante) ou algo não precisamente necessário.
      Na cidade nào faz média melhor que 6km/l, não vejo tecnologia alguma nisso. Sei que o desempenho do motor TSi é primoroso, mas não justifica esse elevado consumo (e não me venham que quem compra carro desse valor nào liga para isso porque liga sim!!!)

  • BlueGopher

    Uma pena que, como de praxe na VW, é sempre mais caro que seus concorrentes.
    Se tivesse um bom preço, seria uma das opções bem interessantes do segmento.
    E agora provavelmente deve aumentar mais ainda.

    • danilotoo

      Vejamos os preços a título de comparação

      Tiguan Completa com 6 airbags, cambio automatico, motor 2.0, sistema de GPS/audio integrado, park assist e com todos os opcionais que estão disponíveis:

      .Estados Unidos: R$ 67.000 (com frete incluso);
      .Itália: R$ 74.000,00
      .França: R$ 84.000,00
      .Chile: R$ 62.000,00
      .Alemanha: R$ 72.000,00

      Bom.. muito bom.. e olha que peguei a versao mais completa
      Portanto, esse carro vale de 65.000 a no máximo 85.000 (sem imposto de político ladrão, claro)

  • meyerbro

    Falar que esse carro compete com ix35 e sportage é sacanagem né???

    Esse carro é mt top e com o aumento do IPI tá a preço de banana…

    • Julio_F

      Calma lá também. È um Tiguan, não um Touareg.

      • zemarreta

        É, mas o IX35 é um Tucson, e não um Sorento!

        • vini123456

          Mas a Tiguan não compete com Sorento, compete sim com a IX-35 e Sportage, que são bem mais bonitas que VW com dianteira de Fox…não sei pq o povo teima em achar que esses VW são premium, não passam de carros comuns no resto do mundo e que são vendidos a preço de ouro aqui no louco Brasil.

          • Zetros1833

            Mas qual carro que é vendido aqui como sendo de luxo que não é comum lá fora?. Até Mercedes é usada como táxi comum lá fora.

            O problema não é o Tiaguan ou a VW, o problema é o país que tem impostos exorbitantes e que permite às fabricantes fazerem o que querem.

            O ix35 é caro, o Sportage tbm tá caro e são carros comuns na Europa. Aliás, não precisa ir muito longe não, basta atravessar a fronteira aqui com países como Argentina e Chile, por exemplo, onde os mesmos carros são vendidos bem mais baratos e mais equipados.

            Agora, depois de anos que as montadoras estão instaladas no país, é que o Ministério Público vai investigar as altas margens de lucros das fabricantes "nacionais". Ah gente, tenha a santa paciência…

          • zemarreta

            Em termos de desempenho não há como comparar o new tucson com o Tiguan. O Tiguan tem refinamento mecânico (e desempenho) de Audi Quattro. Infelizmente a maioria não tem esse conhecimento. Para a maioria dos brasileiros o que importa é o tamanho do carro e se causa boa impressão nos amigos e vizinhos.
            Por isso mesmo que acho que a VW tinha de trazer a versão 1.4T do Tiguan (Que ainda assim é muito mais carro que o new Tucson), já que a maioria nem percebe o que tem nesse tiguan 2.0T…

          • Leandro1978

            ix35 e Sportage também não são premium, só aqui que as pessoas acham que são.

            • vini123456

              Em nenhum momento falei que alguma delas eram premium, apenas acho que a VW tem 1 salto mto alto aqui no Brasil, tem N opções melhores no segmento e outra, nunca ouvi dizer que alto desempenho fosse preponderante na escolha de um SUV, a proposta é outra, elas não foram feitas pra correr e sair por ai feito doido…Ah e tmb não são só os impostos que são os culpados não viu, as montadoras e principalmente os consumidores que acham normal 1 Tiguan "básica" por 110 são os principais vilões do preço alto, se encalhasse duvido que não baixariam o preço e se desempenho for o motivo da compra eu iria de XC60 e se fosse custo benefício iria de Korando que é diesel e bem mais em conta. Sem mais. Abcs

              • ingale

                A xc60 basica custa R$140mil.

    • TEMOJR

      Mas quanto custa essa banana?
      Pq esse tiguan ta caro pra caramba!

  • Miguel Osterroht

    "mais distante de Hyundai ix35, Kia Sportage, Peugeot 3008 e companhia, todos beirando os R$ 90 mil. Nota 5."

    Pelo amor, é um pouco mais caro, e na boa, nem se compara a um IX35. Carro coreano com um alemão… Um beberrão aspirado de 166 cvs, o outro com o melhor motor na Europa para a cilindrada…

    • zemarreta

      Pois é Miguel, o problema como já disse aqui é que brasileiro só compra carro por tamanho e pelo que os outros dizem. Ninguém olha os méritos mecânicos do carro. Como o New Tucson é maior e todo mundo diz que é descolado, ninguém olha que a comparação de desempenho é covardia, ou que o acabamento do New Tucson é comparável ao de um Celta. Desses aí, o único que poderia ser realmente concorrente é 3008, que tem um motor muito bom, mas está numa faixa que o Tig não está, que é o dos 4×2. Agora comparar o 2.0T do Tiguan, com seus 28 de torque com um aspiradinho de 2 mil cilindradas com torque na faixa de 20 mkgf (a 4.600 RPM!!!) é brincadeira. É realmente para quem compra o carro sem se importar com o desempenho!

      • Zetros1833

        Cara, qualquer coisa que a Kia ou Hyundai jogue aí no mercado, com aqueles faróis e lanternas esticados, o povo acha "The Best".

        Seja o preço que for. Pode até ser um carrinho de mão por 50 mil, o povo acha lindo e barato.

        • zemarreta

          E a CAOA pode trazer com o motor que for… Que o pessoal acha que é "premium", e ainda paga uma baba de preço. Vide esse carrinho de 3 portas que eu esqueci o nome.

      • Fla3D

        O do 3008 é 1.6 e tem torque máximo de 24,5 mkgf já em 1400rpm, realmente os outros aspirados não chegam nem perto.

        • zemarreta

          E a bichinha anda…

    • Sr_Wilson

      concordo com tudo que você disse, minha pergunta é, a VW aprendeu a fazer motor gasolina turbo que aguente solvente, pq os A3 brasileiro turbinados quase todos explodiram o motor por solvente na turbina e num pais de pilantras como o brasil é difícil ficar longe do solvente…

      • Fla3D

        Boa pergunta… lembrando que a injeção direta também sofre com a nossa mijolina…

      • zemarreta

        É difícil, mas dá pelo menos para minorar o problema (ou pelo menos espero que sim…). Uma das coisas que tenho feito é consultar o "de olho no combustível" da Petrobras para saber os postos que ela recomenda. Interessante que muitos que têm o banner do programa não se encontram listados no site…

  • Lord_Hds

    É um bom produto, porém com um preço muito abusivo, mas se tratando de um vw tudo é possível!

  • Meu sonho de consumo.
    Mais por esse preço, faz qualquer sonho se tornar um pesadelo.
    Mesmo assim, não perco a admiração que tenho por esse carro.

  • Fla3D

    Couro Alcântara? Pra que chamar de couro um tecido sintético feito de 68% poliester e 32% poliuretano? Além de que ele é mais parecido com a camurça do que com um o couro, eu chamaria só de Alcântara.

    • BolGola

      Alcântara, em português de Portugal significa camurça, no português brasileiro e é um material caríssimo hoje em dia, bem mais caro que o couro natural.

      Desde uns 5 anos para cá que percebo que TODOS os VW (inclusive Touareg V6) vem usando couro sintético (curvim). Portanto seria bom mesmo que a VW e o N.A. deixasse isso BEM CLARO para os leitores aqui porque pode acabar passando a impressão de que está recebendo um trocado da matriz alemã para falar mentiras e engrandecer a marca através da enganação dos leitores do site.

      • zemarreta

        Aliás, um chapa comprou um A4 ano passado e veio com curvim. Brincadeira, né?

        O Tig antigo, entretanto, e o Jetta antigo com aquecimento nos bancos, que eu saiba, eram couro legítimo.

        • BolGola

          Achei o A4 novo bem completinho mesmo, mas percebi no showroom que o carro estava com um cheiro bem fraco, diferente de todos os Audis antigos (inclusive os A3) que possuem um cheiro bem forte, característico da marca.

          Eu já até tinha comentado aqui no NA, que os carros de hoje, inclusive a nova C180 2011 estão com uma forte sensação (incusive no cheiro) de que são feitos quase todo de plástico.

          Tá difícil comprar um carro bom hoje.

          • zemarreta

            Comprei um 3008, e infelizmente acho que os bancos são de plástico. Concordo contigo. Está cada dia mais difícil encontrar couro de verdade nos carros!

          • Diego Casagrande

            O que é mais barato, reciclar derivado de petróleo ou couro animal?! E se for de boa procedência o plástico não vejo o porquê de não ser utilizado, hoje é tendência tudo ser feito de plásticos, fibras e sintéticos isto ajuda a preservar o nosso meio ambiente. Hoje se quisermos ter couro legítimo nos carro teremos que apelar para Porsches, Lamborghinis, Ferraris…. ou os famosos clássicos.

            • zemarreta

              Bom, diariamente a humanidade continua abatendo bois e vacas por causa de sua carne. Utilizar esse couro não é ecológico?
              De qualquer forma, por mais que o pessoal invente nomes bonitos, curvim é sempre curvim e couro é couro. O curvim tem um toque barato, um cheiro barato e, principalmente, queima o corpo quando está quente, e gela quando está frio. O couro é termicamente mais agradável.

              • fredggp

                Ótimo comentário. É bem mais ecológico o couro verdadeiro.

              • Diego Casagrande

                zemarreta, pesquisei sobre o couro bovino e vamos mais afundo neste assunto. Pesquisei que o couro sintético não pode ser chamado nem de couro ecológico ou "couro falso", ele é simplesmente um derivado de petróleo com aditivos minerais o que o torna nocivo ao meio ambiente e com um custo de produção elevado, a única vantagem deste sintético é que o tempo de produção é mais curto que o couro animal.
                Agora o couro animal ou o bovino mesmo como estamos discutindo, pesquisei que ele é muito mais barato na produção, e limpo onde não tem nenhum aditivo prejudicial a natureza sendo somente óleo vegetal do próprio animal, tornando assim um material muito mais ecológico que o derivado de petróleo porém com sua gestação de produção mais demorado, por causa do tempo de criação dos bovinos e sua seleção se não tem doenças parasitárias e manchas, cortes, nervos, varizes na superfície do couro o que torna descartável. Pois a reciclagem do couro animal é mais complicado que o sintético devido que não tem como substituir uma peça que é única por causa dos seus segmentos de nervos, tornando assim mais caro.
                O motivo por hoje e sempre do couro animal ser mais caro que o sintético é por causa do baixo mercado, poucas indústrias que o produzem e a cultura do ser humano que vê como um material nobre que pensa que deve ser usado somente em situações exclusivas.
                Depois desta pesquisa eu discordo do meu próprio comentário, rsrs… A natureza nos dá tudo é só saber usar!
                Abraço

      • Fla3D

        Tem certeza quanto ao portugues de portugal? Pq camurça é derivado de pele animal, bem diferente da alcântara que é sintetico.

        Também acho que sites automotivos tem que tentar filtrar essas coisas e separar o que é couro, do couro sintético e da alcântara, todos bem diferentes. Além da VW, ja vi gente falando que o antigo Fusion também usava couro sintético, mas nunca confirmei.

        • zemarreta

          Sempre achei que alcântara e camurça fossem a mesma coisa, como "travões" e freios, só que um em Portugal e o outro no Brasil.

        • BolGola

          Tenho revistas de carros de Portugal desde 1993 e nas matérias de carros com bancos de couro e camurça, tipo lamborguini, Mercedes SL, esses carros de 1 milhão de reais no Brasil, os caras sempre falam: couro/alcântara.

          Isso não impede que exista o couro e alcântara sintética por lá também. Mas aqui no Brasil, sempre falamos couro e camurça tanto para os naturais como para os que são sintéticos.

          • Fla3D

            Mas será que a revista não fala que o carro tem partes em couro e partes em alcântara?
            De qualquer forma é errado misturar couro ou camurça com alcantara, são tecidos difetrentes, falamos errado e por isso que levantei essa questão: os sites automotivos deveriam ajudar na educação do povo, usando os termos certos. Tem uma parte no texto ali que fala "Os bancos (…) agora vêm de série com uma faixa de couro no centro", se fosse o caso era melhor chamar então de camurça do que dizer que tem uma faixa de couro.

            Ah, obrigado pela informação sobre a revista portuguesa.

            • BolGola

              Cara, alcântara e camurça são a mesma coisa. Uma é em português de Portugal (alcântara) e a outra é em português brasileiro (camurça). O que existe hoje em relação a antigamente é que agora há mil variações artificiais de couro e camurça e isso confunde um pouco a cabeça das pessoas.

              • Fla3D

                Eu confesso que também achava que era a mesma coisa até ler uma matéria que explicava o que é a alcântara. Vc pode até considerar a mesma coisa, mas aí teria que também considerar curvin (ou outro couro sintético) como a mesma coisa que o couro natural.
                A wikipedia tem um bom resumo do que se trata a alcântara, que por sinal é o nome da empresa que fabrica esse tecido e comentando que ela é as vezes incorretamente confundida com a camurça (sued em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Alcantara_%28materia

      • Leosena

        Nesse ponto saio em defesa do NA, uma vez que a avaliação é de autoria da Auto Press.

        • Fla3D

          SIm, eu sei disso, mas o comentário serve pra quem escreveu a avaliação. Inclusive eu acho que se fosse o Eber eu acho que ele faria essa distinção entre couro e alcântara, talvez fosse o caso de colocar um parenteses explicando o que é a alcântara.

    • JHerzév

      Eu também sabia que era só Alcântara, que nunca foi nem nunca será couro.

    • Todavia a um detalhe a ser observado, o couro Alcântara é considerado superior que o couro natural, tanto que versões AMG da Mercedes Benz usam alcântara, o mesmo vale para algumas versões de Lambos e Ferraris . Em alguns super esportivos esse acabamento é oferecido como opcional, principalmente na Europa e USA. Ou seja couro natural vem de série, se quiser Alcântara terá que desembolsar uma grana extra.

      • Fla3D

        Sim, é mais leve e não deixa o corpo escorregar como o couro e é mais caro, a única questão é que alcântara é um tecido sintético, couro é couro, na minha opinião o erro é chamar de "couro alcântara".

  • Claudioelite

    Bom. Desse carro posso falar porque tenho um 2011 COMPLETO COM TUDO. A parte boa da coisa é que, completo assim fica anos luz dos concorrentes. A comparação com IX35, KIA SPORTAGE entre outros chega ser covardia. Porém tem algumas pedras no sapato. Consumo realmente não é bacana. Pra fazer 10 km na estrada não pode passar de 100km/h e a mesma tem que ser o mais plana possivel. O porta-malas é para 2, 3 pessoas no máximo. Se viajarem 4 levando muita bagagem só se jogar no bagageiro. Pra terminar vem o SOM.

    Eu tenho alem desse TIGUAN um CIVIC SI e um PUNTO Tjet. Ambos com subwoofer tem um só de otima qualidade, com graves marcantes, nota 9 para eles. Tiguan fica com nota 7 quando esta rodando um CD e cai pra 6 quando ta no FM. (Dependendo da radio essa nota cai pra 5). Resumo: Eu gosto do carro, acabamento de primeira qualidade,motor incrivel.

    Todo equipado como o meu esta é de cair o queixo. Mas a questão é. Vale a pena? Pra mim valeu. Mas a relação custo beneficio não é das melhores. Mas tem carro por ai com essa relação custo / beneficio ainda pior.

    • zemarreta

      Tipo o New Tucson, que deveria estar na faixa dos 70 e vende horrores, pelado, na faixa dos 90.

      • BolGola

        Coisas do Brasil sil sil…

    • BolGola

      Só por curiosidade: você testou o Volvo XC60? Se sim, o que achou dele?

      Um abraço e obrigado!

      • zemarreta

        O XC60 mais barato começa com tração 4×2, o que é brincadeira num carro desse valor.

      • Claudioelite

        Olha. Não testei. Tenho um amigo que tem um e gosta muito. Tem bons equipamentos. Só acho aquele painel "vazado" um pouco estranho. Mas aí ja é questão de gosto. Um abraço

        • BolGola

          Beleza. Obrigado pelo comentário.

  • BolGola

    Quanto ao Tiguan, gostaria de saber da VW porque o modelo não mudou nas coisas mais importantes (e que o mundo todo recebeu – menos o Brasil) como o motor atualizado de 211cv e o cambio DSG?

    • xps1530

      cambio DSG tem muita dor de cabeca que um 6TIPTRONIC, voce vai saber

    • Claudioelite

      Aí entra aquela questão. Já ta complicado vender com o carro do jeito que está. Colocar o câmbio DSG e mais 11 cv no motor aumentaria ainda mais o preço. Mas veja você que coisa estranha. Um AUDI A3 Sportback basico custava 122.000, agora mais de 130.000, ou seja, preço de um TIGUAN completo, mas não tem sensores de ré, nao tem park assist, nao tem bancos de couro, não tem teto solar, (com teto passa dos 140.000). Foi o que eu disse no comentário anterior. Tem carro por aí com custo beneficio ainda poir do que o TIGUAN. O que falar entao do AUDI S3? Sou doido para ter um, mas se ja era caro por 208.000 (vendeu somente 24 unidades em 2010)

      O que dizer agora que esta 229.000. Na hora H qualquer um compraria um CAMARO.

  • HugoRTeixeira

    110 mil por um Volkswagen que não é o Phaeton? Passo…

  • FiuzaLima

    O pessoal reclama demais, mas as versões dos coreanos e do ASX que se comparam a ele ficam pouco acima de 100 mil e com motores muito aquém do Tinguan.
    Não tem um bom custo X benefício se você pensa nos preços praticados lá fora ou prefere carros de outra categoria, mas dentro da categoria dele e comparando com os preços brasileiros, não chega a ser de outro mundo.

    Não compro pois não tenho cacife suficiente, mas cornetar o carro dizendo que 70 mil tava bem pago é demais! Por 70 contos só um Tucson automático.

    • TopEngine

      é isso mesmo, o pessoal reclama mais o Tiguan básico é um ASX da vida completo, IX35 etc,,

      tirando o tamanho, o Tiguan concorre é com Sorento V6, Outlander V6 etc..

      • mjprio

        Eu também penso assim. Em termos de categoria(porte, etc..) O Tiguan competiria até com a 3008, se esta tivesse tração integral, mas quando se pensa em valor (equipamentos) agregado, ela passa a concorrer com modelos que no meu ver pertencem a um nível superior. Não coloco a questão da motorização, pois não considero um 2.0 Turbo concorrente de um v6 com mais de 270HP, pois o motor desses é coerente com o porte do carro. E se você parar pra pensar, IX 35 e Sportage, possuem versões turbinadas no exterior

    • Zetros1833

      E outra Fiúza, já se tornou repetitivo. Todo carro que aparece aqui, os comentários são "tá caro". Agora eu pergunto: e qual é o carro barato vendido aqui no Brasil!?.

      Nem os que são fabricados aqui são baratos, quanto mais os importados que receberam mais 30% de imposto nas costas.

      Eu acho que deveríamos nos ater somente ao carro, ou seja, ao acabamento, aos equipamentos, etc.. Por que com relação ao preço, vai ser caro mesmo. Não só ele, mas todos os outros tbm.

  • zemarreta

    Carro excelente, mas excelente mesmo, com o que há de melhor em termos de motor e sistema de tração. É coisa de Audi Quattro. É evidente que os brazucas não entendem isso, pois só compram carro por tamanho e pela impressão que causa nos outros.
    A VW tinha que trazer a versão mais barata 4×2 com motor 1.4T, pra concorrer com o New Tucson, CRV, e os outros, e deixar essa versão refinada só para quem realmente sabe o que está comprando!

    • Corvo

      Só os que tiveram a oportunidade de ter ou dirigir uma pelo menos sabem que tipo de carro é. A avaliação achei absurda, sendo que desempenho e estabilidade 8 só ? Qual concorrente tem melhor motor que a Tiguan ? Experimente fazer uma curva muito forte e verá que a estabilidade impressiona

      • zemarreta

        Eu fiz essa curva, num Tiguan que testei. E só fiz porque sabia que no limite, se a física não ajudasse, ele teria toda a parafernália eletrônica para segurar o carro. Uma curva dessas só faria no meu antigo A4, que NUNCA desgrudava do chão. Pois eu fiz a curva e nem a luzinha do ESP acendeu, aliás, o carro quase quase nem se inclinou, nem cantou pneu. Realmente impressionante!

    • Fla3D

      Concordo com vc, só um detalhe que a tração 4motion, feita para motores transversais, não tem muita coisa do sistema Quattro, que é para motores longitudinais. Mas realmente é capaz do brasileiro ainda reclamar que tem muita tecnologia.

      • zemarreta

        Realmente não tem o Torsen do A4, mas esse é exatamente o mesmo sistema do A3 Quattro, em motor, câmbio e transmissão. Ou seja é coisa de Audi mesmo.

        • Fla3D

          Sim, sem duvida, acho que eu entendi errado quando li o seu post, achei que vc estava fazendo referencia ao clássico Audi Quattro e seu diferencial Torsen, mas ja está defeita a confusão. :D

  • paulors58

    por acaso o tiguan recebeu quase a msm nota final do duster?!

    • Leosena

      Bem observado! De certo porque ele quase não é melhor que um Duster né? rsrs

      • Fla3D

        kkkkk pior que foi triste ler essa avaliação depois do Duster… :D

    • Leandro1978

      Novamente esta história das notas. Só dá para comparar com carros de mesmo segmento. Você compara as notas do QQ com as do Azera? Não dá, né? Pois são segmentos, propostas diferentes. Você deve comparar carros de segmento semelhantes, por exemplo, o Jetta com o Corolla, assim compare as notas em cada quesito e a nota final. Certamente um ganhará em um quesito e perderá em outro, mas é uma comparação mais realista. Não dá para comparar a nota que um Tiguan tira com o Duster.

      • mjprio

        Exato, concordo com vc. Eu entendo que quando um carro ganha uma detrminada nota, essa avaliação é dada dentro de seu segmento, ainda que haja algumas distorções. Portanto, um TIguan ter desempenho final igual ao do Duster( ou do QQ como você bem citou) não que dizer que eles seja ABSOLUTAMENTE iguais e sim RELATIVAMENTE iguais em termos de segmento(ai entra custo, categoria, tamanho, etc..) No meu entender , o máximo que você pode comparar ( e mesmo assim com ressalvas) são automóveis na mesma faixa de preço, ou seja o que você compra melhor com seu dinheiro ( ex: passat X tiguan), mas como eu disse, com muitas ressalvas.

  • Turbo_Car

    Carro com valor acima de 100 mil tá virando moda aqui no Braçil. Quero ver daqui uns 5 anos quanto um popular de entrada vai estar custando…

    • BolGola

      Pelo menos em relação à concorrência, o Tiguan tem motivos de sobra para custar R$ 100.000.

  • birchip

    Sr. Thomas Schmall abaixa o preço disso aí e aposenta a Kombi, Parati e Golf.

  • Skarsgærd

    bom carro e esse foi o q VW menos estragou com essa onda de facelift q deixa todos com cara de FOX(*oq nao vejo o pq de tanta reclamação), pena custar cada vez mais caro por vir da Alemanha em vez do Mexico. Por 90K esse carro venderia muito por aki.

  • Guga2010

    Carrão! Só lamento não tirarem fotos reais ( nao de estudio) do couro alcantara preto. Para avaliar o aspecto e textura.
    Bom, sem o Sportage com Esp, 2 airbags e 166 poneis 4×2 custa 98 mil e vende muito, não tem motivos pra reclamar do preço do Tiguan.
    Tiguan turbo e Jetta turbo brigam não só com concorrentes de sua categoria, como brigam com concorrentes de categoria superior. FATO.

    • zemarreta

      É mais a maioria não parece muito ligar para motores, câmbio e transmissão. O negócio para eles é tamanho e "status".

      • Fla3D

        Pior que é verdade mesmo, e ainda tem a frase classica: "absurdo pagar XXX por um carro com a cara do Fox", como se só isso importasse…

  • SilasCoul

    Se fosse cobrado 95k o preço seria justo e venderia muito bem.

  • Filipe_GTS

    O carro era melhor antes. A VW insiste em encaixar essa nova id visual nos carros à força. Pra mim, nesse aí não ficou harmonioso. O preço antigo tbm era bem melhor. Na verdade mesmo, esse bichinho tinha que custar preço de Jetta TSI, até porque nem tem o melhor câmbio, só é mais equipado e maior..

  • Marquinhos

    Como disse um amigo acima, é carro para no máximo 70 mil. Nos EUA custa US$ 22.840 com cambio manual, ou seja, menos de 45 mil Reais. Por isso a Volks está mais que dobrando o valor deste carro e não vale o que a Volks pede aqui. Que venha logo o Ministério Público Federal investigar estas empresas que exploram os brasileiros de todas as formas possíveis e que agoram expliquem como um carro pode custar 45 mil Reais nos EUA e aqui ser mais de 100 mil Reais.

    • xps1530

      preco do EUA e mais barato do mundo.,… mesmo um carro fabrica na alemao , vende mais caro na alemao do que EUA

  • ismajunior

    Dizer que o carro "tá caro" rende positivações.

    Dizer que o carro (dentro da nossa realidade) possui um bom custo benefício, ninguém fala.

    Citaram até o Korando, mas alguém aí trocaria um VW por um coreano?

  • mmcinza

    A VW só tem um problema.

    Ela não é regular com as importaçoes dos seus "carros de luxo".
    Ela começa a importar, aí se vender muito bem continua, como foi o caso do Jetta. Agora se encalhar, como foi o caso do EOS, o carro simplesmente deparece.
    Um que já está na marca de tiro é o Touareg ( via fontes minhas da VW)

  • brunopromano

    Daria R$ 50.000,00 num Tiguan e ainda teria que vim com todos os opcionais

  • Como todos os carros que a VW vende, carísimo, mas pelo menos ao contrário dos fabricados por aqui parece ser um ótimo carro.
    Quem sabe um dia não teremos carros com preço justo rsrsrsrsrs NOT

  • Moy

    "Há uma boa oferta de porta-objetos no interior do Tiguan. Não é difícil achar lugar para espalhar itens pelo interior do modelo alemão."
    Putz! Eu só ando com celular (no bolso), chave da casa (no porta-objetos) e óculos (no porta-luvas).
    Pq os carros hj têm 300 porta-objetos? As pessoas andam com uma sacola de "trecos" e despejam tudo dentro do carro?
    Nem moedas gosto de deixar soltas no carro, por causa do barulho.

  • GBandinelli

    Baita carro, bate de longe os demais citados! Mas pagar tão caro por ser alemão não me convence. Por uns 90mil eu toparia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend