Avaliação do caminhão Volkswagen Meteor 29.530, que tem motor 13.0 de 530 cavalos: Força bruta com racionalidade

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Na pista de testes da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), o extrapesado Meteor 29.530 mostra seus atributos

Em 2015, apenas 20% dos caminhões comercializados no Brasil eram extrapesados. Atualmente, são 50%.

Maiores veículos Volkswagen do mundo, os caminhões da linha extrapesada Meteor também seguem ampliando sua participação no mercado brasileiro, e terão novidades para a Fenatran 2024, que será realizada de 4 a 8 de novembro na capital paulista.

Composta pelos modelos 28.480 e 29.530, a família Meteor passará a contar com o freio retarder, sistema inteligente que garante mais segurança, controle e eficiência às operações.

O componente já está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil das peças do sistema de freio “comum”.

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O retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço.

Com seis estágios de acionamento, o sistema do Meteor atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente em uma alavanca na coluna de direção.

Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cavalos.

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Os modelos equipados com o retarder contam com uma ferramenta inteligente para controle e auxílio na frenagem.

O sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo.

Além de garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais, o sistema confere mais agilidade, segurança e confiabilidade em situações de adversidade na pista.

Os Meteor chegam também ao mercado com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder.

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Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo motorista, o que gera menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, melhor aproveitamento das viagens e manutenção simplificada.

O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham uma velocidade média mais alta.

Outra novidade que chega no portfólio 2025 da Volkswagen Caminhões e ônibus e está disponível na linha Meteor é o pacote Highline. O destaque do pacote opcional é o mais moderno painel de instrumentos da família de caminhões da Volkswagen, 100% digital e mais intuitivo e personalizável.

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Com 10 polegadas, conta com 80 funcionalidades, entre elas, a avaliação do motorista, o peso do veículo por eixo e o controle de altura da suspensão nas versões pneumáticas.

Também faz parte do pacote Highline uma central multimídia com tela de 7 polegadas e mais de 30 funções diferentes, permitindo total conectividade do cliente e integração com o smartphone pelo espelhamento sem fio via Android Auto ou Apple CarPlay, com a experiência de uma tela sensível ao toque.

Complementam o pacote o volante multifuncional – com controle de cruzeiro, acesso ao computador de bordo e interface com o rádio – e o novo aplicativo VWConnect, no qual podem ser controladas funções do veículo e acessadas informações com poucos cliques no celular, com um visual mais agradável para a experiência a bordo.

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Outra novidade é a possibilidade de realizar o bloqueio remoto do veículo, a partir da plataforma de gestão de frotas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Rio.

Primeiras Impressões – Para pegar pesado

Resende/RJ – A linha Meteor usa o motor D26, de 13,0 litros e seis cilindros em linha. Na versão 29.530 6×4, desenvolve 525 cavalos a 1.800 giros, com torque de 265 kgfm de 900 a 1.350 rpm.

O câmbio é um modelo automatizado Traxon, da ZF, de 12 marchas – há um opcional de transmissão de 16 velocidades.

O Meteor 29.530 6×4 avaliado no campo de provas da Volkswagen Caminhões e Ônibus – o maior e mais potente Volkswagen do mundo – puxava um “bitrenzão” carregado com 55 toneladas.

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Em movimento, o conjunto impressiona pelo baixo índice de trepidação – e o isolamento acústico é acima da média do segmento de extrapesados.

O equilíbrio do conjunto nas curvas e nas frenagens bruscas chama a atenção, assim como a eficiência do freio-motor, que se encarrega de reduzir a velocidade de forma sutil e gradual.

Novidade na linha Meteor, o retarder cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão ao ser ativado, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada.

O caminhão conta também com a tecnologia Predictive Shifting, um sistema que gerencia o câmbio, mapeia a rodovia por GPS, faz a leitura da topografia e “prevê” o o terreno pela frente.

A transmissão Traxon tem o modo de condução “EcoRoll”, viabilizando que o veículo trafegue em uma espécie de “banguela” controlada eletronicamente, para aproveitar a inércia e reduzir o consumo de combustível.

Boa parte dos comandos do Meteor fica no volante multifuncional, para que o motorista possa acessar computador de bordo, sistema de áudio, rádio ou até o celular sem precisar desviar a atenção da estrada.

A tela da multimídia tem painel de 7 polegadas. Pode ter opcionalmente uma tela colorida e oferecer conexão para Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link, dando acesso aos mesmos aplicativos encontrados normalmente em carros de passeio.

O banco do caminhão é pneumático e é produzido em couro ecológico, com oito níveis de altura, apoio de braço e cinto de segurança integrado. O carregamento do celular pode ser feito por indução magnética, sem fio.

Na prática, pelo menos em um teste curto, o Meteor 29.530 6×4 não parece ser difícil de se dirigir. Em algumas voltas no campo de provas, fica fácil adquirir certa intimidade com o novo extrapesado da Volkswagen.

A principal preocupação do motorista iniciante é evitar que a longa e imponente composição articulada de 30 metros de comprimento passe por cima de alguma coisa nas curvas – um controle que requer mais prática.

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Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".