Nosso editor Moriah pegou a F-250 Tropivan na concessionária Sandrecar, que fica em São Paulo, na Avenida das Nações Unidas.
Anteriormente o pessoal da Tropical Cabines tinha combinado de nos entregar a pickup nas instalações da Ford em São Bernardo do Campo, mas depois eles mudaram o local.
Como eu estava em viagem em Fortaleza até ontem, o Moriah ficou com a pickup por dois dias. Suas impressões foram muito boas, assim como as nossas.
A unidade em questão é 2010, e está com 14.000 quilômetros rodados. Andando pela Marginal Pinheiros e depois pela Marginal Tietê, a condução foi um pouco complicada, pelo menos para alguém como eu que não tem a mínima experiência em andar com um veículo tão grande e largo.
Ou você come a faixa do lado esquerdo ou do lado direito. Parece que a pickup não cabe no espaço em que estamos andando e que você vai esbarrar nos diminutos carros ao redor.
Para se ter uma ideia da posição de dirigir, se você está atrás de uma EcoSport, vê por cima dela. Mas, depois de algum tempo, se acostuma.
Na Fernão Dias, percebemos como um motor turbodiesel desses modernos traz prazer ao dirigir.
Mesmo estando em uma subida íngreme, basta tocar no acelerador para sentir o torque. Nas primeiras curvas, parece que a F-250 Tropivan não é muito estável, mas se trata mais de uma sensação causada pela inclinação da carroceria.
Depois de algumas curvas, você vai a 100 por hora que a estabilidade se faz presente, o que acontece também graças ao conjunto de rodas e pneus bem maiores que o normal. Na cidade, o carro chama muito a atenção. Todos ficam olhando.
E a suspensão dá um show sobre as lombadas e o pavimento terrível de uma cidade do interior de Minas, sacolejando bastante, o que às vezes é bom e às vezes é ruim.
A F-250 Tropivan que estamos avaliando é baseada na F-250 de cabine simples.
A caçamba é removida, e no lugar entram duas fileiras de bancos e um porta-malas. A pickup na qual ela é baseada tem preços a partir de 107.000 reais. Já a F-250 Tropivan sai por 200.000 reais.
A tração é 4×2, e a motorização é mantida, um motor 3.9 Cummins, turbo diesel, de quatro cilindros, com 203 cavalos e 56 kgfm de torque, que equipa a pickup desde 2007, quando entrou no lugar do 4.2 turbo diesel de seis cilindros, da MWM.
Uma troca que parece ruim, à primeira vista, mas a Ford destaca que tanto a potência quanto o torque são maiores, no motor menor e com dois cilindros a menos, por ele ser mais moderno.
Passamos de 180 para 203 cavalos e de 51 para 56 kgfm de torque. Com o motor Cummins, a F-250 poderia subir toda a Rodovia dos Imigrantes a 135 km/h contra 115 km/h do motor anterior.
É claro que a melhor opção no catálogo da Tropical para quem quiser um ótimo desempenho é a versão fechada da Dodge RAM 2500, com seus 330 cavalos e 81 kgfm de torque.
Mas, de 107.000 para 200.000 reais. Por que esse aumento tão grande no preço?
A Tropical Cabines destaca que o modelo tem um seleto grupo de compradores, que quer bem mais espaço do que em um SUV importado, e que eles tem uma equipe grande de funcionários, trabalhando de forma artesanal em cada veículo, dando atenção a cada detalhe.
O modelo recebe vários equipamentos adicionais, como os bancos, teto solar panorâmico Webasto, estribos laterais, revestimento térmico e acústico, abertura elétrica do porta-malas, rodas de 20 polegadas com pneus Yokohama 285/50 R20, interior todo modificado para ter acabamento em couro bege, sensor de estacionamento traseiro com câmera, DVD Pioneer com duas telas nos encostos de cabeça dianteiros, etc.
A pintura da F-250 Tropivan também é especial, um branco pérola, cor que reflete nuances diferentes conforme o ângulo em que você olha. Vermelho, azul, roxo, e assim por diante.
Para maior conforto do motorista e ocupantes, a F-250 Tropivan também ganha transmissão automática Allison Transmission, deixando a pickup da Ford com uma configuração impossível de ser escolhida no modelo original.
E a F-250 Tropivan tem, há algumas semanas, uma novidade interessante.
A Tropical Cabines oferece com exclusividade o sistema Wi-Fi veicular com suporte 3G de Internet Móvel como opcional para suas camionetes. A unidade que estamos testando tem este sistema, que custa 1.500 reais adicionais.
O módulo disponibiliza IP randômico/servidor DHCP que permite conexão automática, sem a necessidade de pré-configuração em notebooks, celulares ou outros equipamentos que oferecem acesso à internet.
O sistema de navegação tem a opção de ser acessado com senha.
Possui também bloqueio de sites, suporte remoto, acesso de até 32 usuários simultâneos e firewall integrado que permite mais segurança a conexão.
O sistema também disponibiliza o uso de VPN ou DMZ.
Josué Maioli, diretor de marketing da Tropical Cabines, comenta que a sua empresa personaliza as pickups ao gosto do cliente.
Ele diz também que o acesso à internet se alinha a essa política, já que os compradores gostam de conforto e qualidade e muitos passam mais tempo em seu veículo, do que no escritório ou em sua residência.
As dimensões da F-250 Tropivan são: 5,24 de comprimento, 1,98 de altura, 2,07 de largura e 3,06 de entreeixos.
A capacidade do porta-malas vai de 750 a 1.500 litros, de acordo com a disposição dos bancos. E o tanque consegue levar 110 litros de diesel, e custa mais de 200 reais para se encher.
Mas a autonomia é de mais de 1.000 quilômetros na estrada, com um custo por quilômetro rodado menor do que um sedã 2.0.
Para um veículo de mais de três toneladas, o comportamento da F-250 Tropivan tem sido bom até o momento. Nossa próxima matéria falará do interior do utilitário, mostrando o que é bom e o que precisaria melhorar.
A título de curiosidade, a Ford vendeu 188 unidades da F-250 no último mês.
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