
O Fiat Argo Endurance surgiu em 2024 como uma aposta da marca italiana para ocupar uma faixa de mercado até então pouco explorada por hatches compactos: a dos veículos com apelo utilitário, pensados especialmente para empresas e frotistas, e ao mesmo tempo com suspensão um pouco mais alta.
Lançado de forma discreta, quase como uma edição limitada, o modelo chegou às concessionárias com proposta voltada ao trabalho, e nem aparecia no configurador do modelo, mas logo chamou a atenção também de consumidores comuns que buscam um carro robusto, econômico e com desempenho superior aos modelos 1.0.
Recebemos este carro para avaliação em pleno agosto de 2025, em um momento em que não faz tanto sentido o avaliar, já que hoje é muito difícil encontrar alguma unidade ainda em estoque.
Em seu lançamento, há exatamente um ano atrás, seu preço era promocional de R$ 79.990, e este valor subiu para R$ 89.990 logo em seguida.
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Simplicidade prática
A primeira impressão que o Argo Endurance causa é de simplicidade. A versão não conta com central multimídia de série (embora nosso carro de teste convenientemente tenha o equipamento opcional), os vidros traseiros ainda utilizam manivela, e os retrovisores têm ajuste manual.
Mesmo assim, o conjunto entrega aquilo que se espera de um carro voltado ao uso intenso e prático, sem frescura, mas com algumas surpresas positivas que o diferenciam de outros carros básicos.
Apesar de ser voltado para o trabalho, o Argo Endurance não abre mão de alguns atributos que agradam no uso urbano. Um deles é a direção elétrica progressiva, que torna as manobras leves e precisas.

Interior simples e que já dá sinais de cansaço
Na parte interna, o espaço é suficiente para acomodar quatro adultos com conforto, além de oferecer porta-malas com 300 litros de capacidade.
Para um hatch compacto, esse volume é adequado para a proposta do veículo, que não pretende competir com SUVs ou sedãs em termos de carga, mas sim atender bem quem precisa de espaço para o dia a dia.
No banco traseiro, há apenas uma entrada USB tipo A e porta-copos, com ausência de itens como apoio de braço ou saídas de ar-condicionado.

Os equipamentos de série incluem o básico necessário para uma condução segura e minimamente confortável.
Direção elétrica, ar-condicionado manual, travas e vidros elétricos dianteiros, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e computador de bordo com tela digital fazem parte do pacote padrão.
Já quem quiser um pouco mais de comodidade pode adquirir o pacote Comfort, que adiciona multimídia com tela de sete polegadas, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay via cabo, faróis de neblina, volante multifuncional e sensores de estacionamento traseiros.

Motor razoável, suspensão bem robusta
Sob o capô, o Argo Endurance traz o motor 1.3 Firefly aspirado de quatro cilindros, o mesmo utilizado em outras versões do hatch e também na picape Strada. Essa motorização entrega até 107 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina.
O torque é de 13,7 kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina, sempre aliado a um câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de um conjunto mecânico confiável e já bem testado no mercado, com desempenho mais vigoroso que a maioria dos rivais diretos com motores 1.0.
O consumo de combustível é outro destaque do modelo. O Argo Endurance pode chegar a médias de até 14 quilômetros por litro na estrada com gasolina e cerca de 12,5 quilômetros por litro no uso urbano, embora na nossa mão tenha ficado em 10,3 km/l com gasolina.

Outro ponto positivo está na suspensão elevada, herdada da versão Trekking, que proporciona 18,6 centímetros de vão livre do solo.
Isso permite ao modelo enfrentar ruas esburacadas e terrenos acidentados com mais tranquilidade, além de conferir ao carro um visual mais robusto, típico de veículos aventureiros.
Esse conjunto de suspensão também melhora os ângulos de entrada e saída, que passam a ser de 20,5 graus na dianteira e 33 graus na traseira, acima do que se costuma ver em carros da mesma categoria.

O carro ainda conta com protetor de cárter de série, pneus de uso misto e apliques plásticos nos para-lamas, reforçando a proposta de durabilidade e resistência.
Esses detalhes fazem do Argo Endurance uma alternativa interessante até mesmo para quem roda bastante em áreas rurais ou em vias de baixa qualidade.
Preço e concorrentes
O preço inicial do Argo Endurance na época do lançamento era de 79.990 reais em vendas diretas, mas pouco tempo depois já estava sendo praticado o valor de 89.990 reais para o público geral.

Mesmo assim, esse valor ainda o colocava abaixo de concorrentes diretos como o Volkswagen Polo Robust, que partia de 92.990 reais, e que hoje já não é mais vendido, tendo sido substituído pelo Polo Track, que custa R$ 92.660.
Lembrando que Polo Robust e Polo Track tem motor 1.0, bem mais fraco.
Com isso, o Argo Endurance pode ser uma opção atrativa para quem busca economia e robustez sem abrir mão de desempenho acima da média entre os populares.

Hoje só tem o Argo Trekking
Mesmo com a chegada da linha 2026, o Argo Endurance segue sendo procurado no mercado de seminovos.
Seu custo-benefício ainda se mostra interessante, principalmente quando comparado com a única versão 1.3 manual disponível atualmente na linha, que é o Argo Trekking, vendido por 99.990 reais.

Assim, encontrar um Endurance 2025 com baixa quilometragem e bom estado pode ser uma alternativa inteligente para quem busca economia sem abrir mão de desempenho e versatilidade.
O visual discreto, quase espartano, pode não agradar aos olhos mais exigentes, mas para quem valoriza praticidade e resistência, o Argo Endurance cumpre sua missão.


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