Avaliação Fiat Cronos: Atualização visual não disfarça o desempenho do motor 1.3, que ficou mais fraco ainda

fiat cronos 2026 avaliação na (1)
fiat cronos 2026 avaliação na (1)

O mercado nacional tem poucos sedãs e o Fiat Cronos é um dos mais populares, sendo também o modelo feito na Argentina um dos mais vendidos. Na linha 2026, ganhou atualização na frente e manteve os atributos.

Na versão Drive com pacote S Design, o Fiat Cronos 2026 ganhou um visual esportivo, mas seu desempenho não faz jus ao visual proposto.

Equipado com motor 1.3 de até 107 cavalos, o sedã tem ainda câmbio CVT.

Custando R$ 116.490, o Cronos Drive 2026 fica mais caro com o S Design, porém, oferece espaço interno e porta-malas generosos, com a mesma confiabilidade que faz da marca a líder de mercado.

fiat cronos 2026 avaliação na (8)
fiat cronos 2026 avaliação na (8)

Frente expressiva

O Fiat Cronos 2026 tem uma frente mais chamativa, que mesmo assim não agradou alguns donos do modelo anterior, mas, de qualquer forma, usa elementos bons no visual da grade.

Mas, o que todos gostaram (os que já possuem o sedã anterior) é o conjunto óptico de LED, que realmente dá uma cara mais moderna ao compacto da Fiat, que adicionou um para-choque novo.

Este tem novas molduras laterais e grade inferior reformulada, buscando um pouco de apelo emocional ao Cronos, um sedã de formas bem proporcionais. No pacote S Design, faróis de neblina em LED, rodas de liga leve aro 15 escurecidas, frisos pretos laterais e spoiler no porta-malas.

fiat cronos 2026 avaliação na (12)
fiat cronos 2026 avaliação na (12)

Atrás, o Cronos Drive com S Design fica interessante com este último item, tendo ainda lanternas parcialmente em LED e para-choque com vincos aerodinâmicos. Antena pronunciada e retrovisores pretos completam o exterior do sedã.

Dentro, o ambiente escurecido dá um ar de esportividade ao Cronos 2026, mas nem tudo são flores, apesar de alguns detalhes bons. A coluna de direção só tem ajuste em altura e o porta-copos único é insuficiente.

Plásticos em profusão nas portas destoam do visual bom do painel, onde a multimídia Uconnect de 7 polegadas agora parece menor do que realmente é, graças à moda das telas de 10 polegadas.

fiat cronos 2026 avaliação na (32)
fiat cronos 2026 avaliação na (32)

Pelo menos ela tem câmera de ré e conexão sem fio para Android Auto, diferente de alguns com telas maiores…

O cluster analógico continua bom, assim como o volante em couro de boa pegada, tendo ainda o ar condicionado automático como um item apreciável. Os bancos em tecido são condizentes e confortáveis, com um apoio de braço retrátil para quem vai na frente, bom para viagens.

No teto, luzes na frente e atrás em bom acabamento, assim como do espelho interno. Só existem duas portas USB. Atrás, devido ao entre-eixos menor que o dos concorrentes, o Cronos aproveita melhor e o espaço para pernas é bom. Pena mesmo é o banco ser inteiriço…

No porta-malas, os ótimos 525 litros estão lá para fazer a alegria de quem gosta de um bagageiro enorme.

fiat cronos 2026 avaliação na (27)
fiat cronos 2026 avaliação na (27)

Abaixo do esperado

O motor Firefly 1.3 8V não é um primor em performance, ainda mais limitado por seu cabeçote de duas válvulas por cilindro, sempre mais atuante em baixa rotação.

Todavia, no Fiat Cronos 2026, percebemos que ele está mais “xoxo”, o que provavelmente é algo relacionado com o Proconve L8.

Mesmo assim, com seus 1.332 cm³, o Firefly 1.3 mantém seus números de 98 cavalos a 6.250 rpm e 13,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina, o que estava efetivamente em seu tanque de 45 litros.

Com etanol, são 107 cavalos e 13,7 kgfm, nas mesmas rotações, trabalhando com um câmbio CVT que simula sete marchas. Notamos que, durante o teste, a resposta do conjunto está mais tardia.

fiat cronos 2026 avaliação na (30)
fiat cronos 2026 avaliação na (30)

Focado no consumo e no conforto ao dirigir, mesmo na cidade, onde a boa calibração anterior dá mais ânimo ao Cronos, agora percebemos ser necessário afundar mais o pé. Oficialmente, ele faz de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, com final de 170 km/h, no etanol.

Ainda assim, no dia a dia urbano em cidade plana, ele vai bem, com giro ficando na casa dos 1.500 rpm e saídas medianas. Para mais “gás”, realmente só com giro acima de 3.000 rpm para o sedã se tornar mais ágil.

Na estrada, a percepção foi a mesma, com retomadas mais lentas que anteriormente, exigindo giros acima de 4.000 rpm para se obter uma resposta melhor, com ultrapassagens também pedindo giro assim de 3.000 rpm.

O modo Sport apenas eleva a rotação em 1.000 rpm, enquanto a opção manual do CVT permite ganhar mais rotação sem ter que meter o pé e esperar o ponteiro lentamente subir até o limite, em 6.500 rpm.

fiat cronos 2026 avaliação na (44)
fiat cronos 2026 avaliação na (44)

Não é um conjunto para se obter performance, definitivamente, sendo o foco nas duas características já descritas. Pelo menos, nesse caso, o consumo é bom.

Fizemos 12,8 km/l na cidade, assim como 18,5 km/l a 80 km/h, 17,9 km/l a 100 km/l e 17,1 km/l a 120 km/l. Em estrada, o giro fica na casa de 2.400 rpm a 110 km/h, o que está na média de carros com pegada mais urbana.

Com direção elétrica atuante, o Fiat Cronos 2026 não agrada em frenagem, com resposta lenta ao pedal, inicialmente. Já a suspensão mantém a boa firmeza em curvas e desvios, além da maciez necessária no uso urbano.

fiat cronos 2026 avaliação na (43)
fiat cronos 2026 avaliação na (43)

O conjunto se adapta bem aos pisos irregulares e garante um conforto relativamente bom em relação aos concorrentes de mesmo porte e proposta. A altura é mediana, mas não fica à mercê de lombadas.

Ao volante, a posição de dirigir peca pelo não ajuste em profundidade do volante, enquanto o nível de ruído interno é adequado à proposta. Tem controle de cruzeiro e boa iluminação noturna com os novos faróis.

Preço no limite

O Fiat Cronos Drive 1.3 2026 custa R$ 116.990 e já está no limite do aceitável, dada sua proposta, mas com o pacote S Design, que custa R$ 4.090, ele fica em R$ 121.080.

A pintura Cinza Silverstone, do veículo avaliado, adiciona mais R$ 1.990, chegando a R$ 122.570.

Com tais valores, o Cronos já custa o mesmo que players maiores, como o Honda City LX (R$ 117.500) e Nissan Versa Sense CVT (R$ 117.990). O VW Virtus fica muito acima, bem como o Hyundai HB20S, que subiu no salto…

Assim, o Fiat Cronos 2026 fica devendo em desempenho e até em conforto, numa comparação aos demais, mas tem seus atributos de economia e confiabilidade, bem como imagem da marca.

Dessa forma, ele se garante no mercado como um carro ainda necessário.

Fiat Cronos 2026 – Galeria de fotos



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X