Avaliação Fiat Cronos Precision: Tenta parecer novo com faróis em LED, mas esquece de atualizar o que realmente importa

fiat cronos precision 2026 chumbo (3)
fiat cronos precision 2026 chumbo (3)

O sedã compacto Fiat Cronos foi lançado em 2018, derivado do hatch Argo.

Sempre produzido em Córdoba, na Argentina, mercado em que é líder de vendas, o Cronos ganhou reestilização este ano, acompanhando as evoluções implantadas no Argo (produzido em Betim), mas com uma pitada de ousadia.

Com o chamado “Design Italiano” desde seu lançamento, o Cronos na linha 2026 tem nas quatro versões (Drive 1.0 MT, Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT e Precision 1.3 AT, o modelo avaliado) nova grade com blocos tridimensionais distribuídos horizontalmente, conectando os faróis e oferecendo uma maior percepção de largura frontal.

O para-choque dianteiro segue a mesma linguagem, ligado à grade inferior, que tem temas verticais alinhados à superior e um longo aplique horizontal, enquanto o para-choque traseiro ganhou um volume mais robusto e elementos verticais.

Veja também

Com isso, o sedã passa a adotar a identidade visual que estreou com o Fiat Grande Panda na Europa.

fiat cronos precision 2026 chumbo (1)
fiat cronos precision 2026 chumbo (1)

As variantes Precision e Drive, equipadas com motor 1.3 e câmbio automático tipo CVT, passaram a ter na linha 2026 conjunto óptico com nova assinatura de luz, replicando o que foi feito no novo Argo, e incorporando tecnologia full-led.

Todas as opções do Cronos receberam novas rodas, tendo novo design na topo de linha Precision e de aço repaginadas nas outras configurações, com os retrovisores externos com capas em preto brilhante em toda a linha.

No interior, os acabamentos e o teto foram escurecidos, com o Cronos passando a ter espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A “top” Precision passou a ter quatro airbags (dois frontais e dois laterais).

O Cronos manteve duas opções de motorização (ambas aspiradas), com o 1.0 na configurações de entrada Drive com câmbio manual e o 1.3 Firefly aliado ao câmbio automático tipo CVT, além de uma lista de mais de 40 acessórios da Mopar desenvolvidos especialmente para o modelo, destacando central multimídia de 9 polegadas, carregador por indução e engate de reboque.

fiat cronos precision 2026 chumbo (2)
fiat cronos precision 2026 chumbo (2)

A versão Precision avaliada tem no conteúdo direção elétrica, vidros e travamento elétrico das portas, alarme perimétrico, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, multimídia de 7 polegadas, volante em couro ecológico multifuncional, entradas USB também na traseira, sensores de estacionamento, piloto automático, modo “Sport”, câmera de ré, retrovisor externo elétrico, chave presencial (keyless), ar-condicionado digital, spoiler traseiro e frisos laterais pretos.

Acrescenta ainda badge especial, farol de neblina em leds, bancos em couro preto quatro airbags (dois frontais, tórax e cabeça), luzes de cortesia sob os retrovisores, bancos traseiros bipartidos 60/40, maçanetas externas cromadas, acendimento automático dos faróis, e rodas de liga de 16 polegadas diamantadas.

Experiência a bordo -Ambiente familiar

Na linha 2026, o Cronos Precision manteve a cabine espaçosa e confortável, com bons instrumentos e conectividade intuitiva e de fácil manuseio.

Um dos atrativos da linha Argo/Cronos foi naturalmente preservada: a central multimídia tipo tablet deitado destacada no centro do painel contendo todo o entretenimento, os comandos para funções como o ar-condicionado digital e toda a conexão e o espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fios, representando um conforto a mais.

fiat cronos precision 2026 chumbo (4)
fiat cronos precision 2026 chumbo (4)

O acesso e as alterações de temperatura e velocidade do ar-condicionado podem ser feitas também fisicamente, no painel do sistema.

O motorista tem boa posição de dirigir, com regulagens mecânicas de posição de seu banco e de altura da coluna de direção, facilitando a busca por uma posição mais confortável e ao acesso visual aos instrumentos e às alterações das funções do veículo.

Com sete anos de estrada, o Cronos é relativamente recente.

Com interior e habitabilidade bem resolvidos, embora o conforto para um terceiro ocupante do banco traseiro seja mais prejudicado tanto de acesso quanto de comodidade devido à limitação de altura do teto, apesar de o carro ter encosto de cabeça para a parte central do banco de trás.

fiat cronos precision 2026 chumbo (9)
fiat cronos precision 2026 chumbo (9)

O Cronos peca ainda no bem-estar dos passageiros da parte traseira no que diz respeito ao conforto e a conveniências, não tendo saída de ar-condicionado nem outras benesses em se tratando de um sedã, mesmo ele sendo compacto.

Isso deveria ser um ponto de maior preocupação na própria concepção de um veículo de três volumes.

Impressões ao dirigir – Para o bem e para o mal

O Fiat Cronos Precision 1.3 com câmbio automático tipo CVT se atualizou para a linha 2016 justamente nos quesitos em que era inquestionável (ou quase isso), ou seja, no design e nos detalhes de acabamento externos.

Por outro lado, mecanicamente, o sedã compacto da marca italiana é exatamente o mesmo de quando foi incorporado o câmbio tipo CVT, em 2023.

fiat cronos precision 2026 chumbo (10)
fiat cronos precision 2026 chumbo (10)

Embora tenha mantido o design italiano geral – um dos grandes destaques do Cronos desde sua estreia, em 2018 – e incorporado uma frente mais agressiva e totalmente condizente com o estilo do carro, a Fiat poderia ter calibrado melhor o funcionamento do câmbio CVT.

Teria sido um passo à frente! Esse detalhe não vem do desempenho do bom motor 1.3 Firefly aspirado de até 107 cavalos de potência a 6.250 rotações por minuto e 13,7 kgfm de torque a 4 mil giros mas do casamento com o CVT em algumas situações de trânsito.

A utilização do CVT (do inglês, Continuously Variable Transmission ou “transmissão continuamente variável”) em um veículo tem ganhos e perdas.

Por se tratar de um câmbio automático sem marchas fixas, mas simuladas, e com uma correia que variam continuamente suas relações – daí, sua nomenclatura –, tem como ponto positivo uma condução mais suave, confortável e com trocas de marchas sem trancos e imperceptíveis, permitindo ao motor estar sempre na rotação ideal para desempenho e eficiência.

fiat cronos precision 2026 chumbo (5)
fiat cronos precision 2026 chumbo (5)

No caso do Cronos equipado com o CVT, o comportamento nem totalmente “florido” vem da falta de um ajuste fino entre o propulsor e a transmissão nas reacelerações, com um “delay” incômodo quando o câmbio segura uma “marcha alta” tempo demais, aumentando o som do motor devido às rotações também ficarem elevadas, causando desconforto à direção e uma inevitável irritação no motorista.

Em uma rápida comparação com seus concorrentes no Brasil, o Cronos ganha a parada em design e estilo com sobras, no entanto, fica atrás em termos tecnológicos.

O sedã compacto da Fiat perde no segundo item por ser mais antigo que seus rivais, permanecendo no tempo quase como a velha receita “de não se mexer em time que esteja ganhando”, pois o Cronos vende bem no Brasil e é líder em seu segmento na América do Sul e na Argentina, de onde vem, atestando a preferência que os “hermanos” têm por carros de três volumes e com quatro portas.

fiat cronos precision 2026 chumbo (8)
fiat cronos precision 2026 chumbo (8)

Na dinâmica de condução, o Cronos Precision se comporta bem no trânsito urbano, com agilidade, entretanto, requer um cuidado a mais em curvas feitas com mais rapidez nas estadas, nas quais aderna a carroceria um pouco além da conta.

No jogo de ganhos e perdas levantados anteriormente, o sedã compacto da Fiat fica “bem na foto” com boas médias de consumo aferidas pelo Inmetro, com 12,6 km/l na cidade abastecido com gasolina e 8,6 km/l com etanol e 14,6 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) na estrada.

Com 525 litros, o Cronos tem boa capacidade no porta-malas, sendo indicado para viagens da família e ideal para ser usado por taxistas e aplicativos. E com um estilo ainda atualizado, o sedã compacto permanece bem cotado em um dos principais fatores de decisão de compra dos brasileiros: o design.

fiat cronos precision 2026 chumbo (7)
fiat cronos precision 2026 chumbo (7)
fiat cronos precision 2026 chumbo (6)
fiat cronos precision 2026 chumbo (6)

Ficha técnica – Fiat Cronos Precision 1.3 CVT

Motor: transversal dianteiro, 4 cilindros, 1.332 cm³, taxa de compressão 13,2:1
Potência: 98 cv (gasolina) a 6 mil rpm/107 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 13,2 kgfm a gasolina a 4.250 rpm/13,7 kgfm a etanol a 4 mil rpm
Combustível: gasolina e/ou etanol
Transmissão: câmbio automático, CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
Sistema de freios: dianteiro, disco ventilado, traseiro, a tambor, com ABS/ESC de série
Carroceria: sedã com 5 lugares
Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, amortecedores hidráulicos, mola helicoidal, traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos, mola helicoidal
Direção: assistência elétrica
Rodas e pneus: liga leve de 16 polegadas, 195/55 R16
Peso em ordem de marcha: 1.190 kg
Porta-malas: 525 litros
Dimensões: 4,37 metros de comprimento, 1,98 metro de largura (sem retrovisores), 1,52 metros de altura, 2,52 metros de entre-eixos
Altura mínima em relação ao solo: 19,3 cm
Tanque de combustível: 45 litros
Preço: a partir de R$ 121.980

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
automotrix
Autor: AutoMotrix

A Agência AutoMotrix produz e distribui um conteúdo editorial automotivo semanal qualificado ligado ao universo dos automóveis, motocicletas e caminhões.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.