Avaliação Fiat Ducato Minibus Executivo de 17 lugares: Para levar o time

fiat ducato minibus executivo (1)
fiat ducato minibus executivo (1)

Importado da Itália, Fiat Ducato Minibus Executiva com 17 passageiros atua no fretamento e no transporte coletivo complementar nas grandes cidades brasileiras

por Leo Doca, do Transporta Brasil
especial para AutoMotrix

Em abril do ano passado, a quarta geração do Ducato chegou ao Brasil. A linha de comercias leves da Fiat completou 25 anos de mercado nacional e chegou a ser produzida na cidade mineira de Sete Lagoas, na mesma unidade industrial da Iveco, que monta a linha Daily, e depois passou a vir do México.

Agora, os furgões e o minibus da família são importados da Itália, em cinco versões. Duas delas são para o transporte de carga: o furgão Cargo, com 11,5 metros cúbicos de volume útil no baú, e o furgão Maxi Cargo, com 13,5 m3.

fiat ducato minibus executivo (2)
fiat ducato minibus executivo (2)

Já as configurações para passageiros são a Multi, com o salão envidraçado, a Minibus Executivo, com 17 lugares, e a Minibus Comfort, com 19.

Na atual geração, a grade frontal do Ducato foi redesenhada e os faróis ganharam novo visual, posicionados acima da área de colisão para facilitar a manutenção. As portas traseiras seguem com abertura em 270 graus.

Por dentro, o novo Ducato traz visual renovado. Na parte eletrônica de segurança, o veículo conta com controle de estabilidade e de tração e piloto automático nas versões para passageiros.

A Executivo, com capacidade para 17 ocupantes com bancos reclináveis, custa R$ 320 mil e traz ar-condicionado com duto central de série.

fiat ducato minibus executivo (3)
fiat ducato minibus executivo (3)

O motor que move toda a linha Ducato é um Fiat turbodiesel de 2,2 litros com até 140 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque.

A transmissão continua sendo manual, com alavanca de câmbio integrada ao painel, de 6 marchas. A última é “overdrive”, para conferir mais economia nos trechos rodoviários.

Impressões ao dirigir – Boa performance e fácil operação

São Paulo/SP – O teste da van Ducato Minibus Executivo de 17 lugares teve cinco dias de duração, com trajetos que somaram 310 quilômetros, alternando trechos urbanos e rodoviários.

A van da Fiat traz visual renovado, com uma tentativa de fazer com que os ocupantes se sintam em um carro de passeio. O ar-condicionado tem duto central para o salão e um porta-malas surpreendentemente grande, com mil litros.

fiat ducato minibus executivo (4)
fiat ducato minibus executivo (4)

Tem alarme com sensor perimétrico e teto em material ABS com isolamento termo-acústico. O veículo é completo e conta com a tradicional porta lateral de acesso dos passageiros, com fácil operação, e a traseira bipartida, com volume suficiente para guardar bastante bagagem.

A versão de 17 passageiros do Ducato é equipada com tacógrafo digital, martelos de segurança, luminárias em leds e faixas refletivas laterais. A central multimídia “touchscreen” de 7 polegadas é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e agrega as imagens da câmera de ré.

As funções principais do computador de bordo e do sistema de multimídia estão ao alcance das mãos no volante multifuncional, enquanto o cluster apresenta um visor digital monocromático central com algumas funções, como o status do veículo e o assistente de direção, indicando o momento de trocas de marchas.

fiat ducato minibus executivo (7)
fiat ducato minibus executivo (7)

A posição de direção é confortável, com a ressalva de que o banco do motorista é muito alto e não tem regulagem de altura, prejudicando a ergonomia para usuários com mais de 1,80 metro.

Apesar disso, o conforto para o motorista é amplo, com boa posição de direção e ergonomia correta para motoristas de estatura mediana. O câmbio tem alavanca acoplada ao painel, com fácil operação.

Para os passageiros, o conforto também foi priorizado, com bancos reclináveis com boas dimensões e possibilidade de inclinação e cinto de segurança acoplado.

A iluminação do salão e o ar-condicionado também são pontos positivos, proporcionando bem-estar e funcionalidade nas viagens. O isolamento acústico da cabine é bom, com baixo nível de ruído.

fiat ducato minibus executivo (6)
fiat ducato minibus executivo (6)

Na cidade, o motor do Ducato é bastante esperto e entrega um bom torque para o anda e para do trânsito urbano.

Nas estradas, a van retomadas e ultrapassagens seguras, embalada pelo forte motor turbodiesel de 2,2 litros com até 140 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque.

No lançamento, o Ducato prometeu médias de consumo em torno de 10 km/l. No teste com o Minibus Executivo, a média foi de 9,9 km/l.

Um consumo que confere ao modelo uma autonomia de até 900 quilômetros, com seu tanque de 90 litros de capacidade.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Avatar photo
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".