Avaliação Fiat Titano Ranch: Atualizada, na prática ela virou outro veículo, dando adeus ao Uruguai

avaliacao fiat titano ranch branca (4)
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A Titano é o primeiro produto do novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina.

Lançada em março de 2024, a primeira picape média da Fiat no Brasil era montada até o início deste ano na fábrica da Nordex, no Uruguai, em regime de CKD (Completely Knock-Down).

Nesse processo, os kits de peças (majoritariamente provenientes da China, onde o modelo é vendido como Peugeot Landtrek) eram importados e recebiam montagem final na fábrica de Montevidéu.

Com a transferência da produção para Córdoba, a Titano passou por atualizações importantes, incluindo a troca do motor e a nacionalização de componentes.

Veja também

avaliacao fiat titano ranch branca (1)
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Entre as principais novidades da linha 2026, está o novo motor 2.2 Multijet Turbodiesel, associado ao novo câmbio automático de 8 marchas.

O conjunto entrega 200 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, oferecendo força equilibrada tanto para o uso urbano quanto para o trabalho no campo.

A nova Titano mantém três versões, todas equipadas com o novo motor 2.2 Turbodiesel.

A variante de entrada, equipada com câmbio manual de 6 marchas e torque de 40,8 kgfm, tem preço de R$ 233.990.

avaliacao fiat titano ranch branca (2)
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Acima dela, estão as versões automáticas, com o novo “powertrain”, a Volcano, a R$ 263.990, e a topo de linha Ranch – o modelo avaliado –, a R$ 285.990. O site da Fiat, porém, mantém ofertas com valores variáveis, conforme a região e a concessionária.

No comportamento dinâmico, o destaque fica por conta da nova calibração da suspensão, antigo “Calcanhar de Aquiles” da primeira edição da picape.

Em termos de segurança, a linha 2026 traz avanços significativos. A Ranch, “top” de linha, passa a contar com sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), com frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo.)

A família da picape também passou a contar com freios a disco nas quatro rodas e novo sistema de tração integral permanente (AWD), que alterna automaticamente entre a tração traseira (2H) e a 4×4.

avaliacao fiat titano ranch branca (3)
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Na linha 2026, a Titano mantém a caçamba como um de seus principais trunfos, combinando bom volume e versatilidade para o trabalho.

Com dimensões generosas e credenciais de um verdadeiro 4×4, como distância em relação ao solo de 23,5 centímetros e ângulos de entrada de 29 graus e de saída de 27 graus, a picape se comporta bem tanto em terrenos difíceis quanto no transporte de cargas pesadas.

O porte imponente a faz parecer ainda maior, com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura, contando os retrovisores, 1,89 metro de altura, com as barras longitudinais, e 3,18 metros de distância de entre-eixos.

avaliacao fiat titano ranch branca (6)
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A Titano 2026 ganhou novas opções de cores, Cinza Silverstone e Branco Alaska (do modelo testado), disponíveis nas versões Volcano e Ranch.

Para personalizar e incrementar, a picape tem linha de acessórios da Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis, com mais de 40 itens disponíveis nas concessionárias.

Experiência a bordo – Questão de costume

Com amplo espaço interno e bom nível de conforto, a Titano ganhou elementos que elevam a sofisticação.

avaliacao fiat titano ranch branca (9)
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O novo console central traz alavanca de câmbio tipo manche, mais moderna, e freio de mão eletrônico, com mais praticidade no dia a dia, liberando espaço entre os bancos dianteiros.

A Titano produzida na Argentina ganhou em tecnologia com a chegada da linha 2026. A picape média tem agora quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas na versão Ranch.

Já a central de multimídia, com tela de 10 polegadas – disposta horizontalmente no centro do painel, sendo facilmente visualizada em qualquer canto da cabine –, pode ser personalizada, trazendo uma página exclusiva da versão Ranch para condução off-road, facilitando o acesso às várias configurações do veículo.

O acesso à cabine não é dos mais simples por causa da altura da picape em relação ao chão.

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Porém, os estribos em ambos os lados da variante “top” de linha tornam essa tarefa mais simplificada. Com o tempo, motorista e ocupantes se acostumam ao porte da picape.

Com espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto, a central foi aprimorada.

A câmera 360 graus, destinada principalmente ao off-road, segue como um diferencial e também auxilia em manobras urbanas, sendo acionada automaticamente diante de obstáculos.

O auxílio vem pelas quatro câmeras distribuídas pela parte externa do veículo, auxiliando ainda em terrenos desconhecidos.

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Essa ajuda torna-se mais importante devido ao tamanho da picape média, que requer algum tempo para o motorista se acostumar e ficar mais à vontade na sua posição alta de dirigir.

Os ajustes elétricos do banco do motorista para todas as direções facilitam a busca pela melhor posição de condução.

Impressões ao dirigir – A olhos vistos

Porto Alegre/RS – A mudança da montagem CKD no Uruguai para fabricação completa na Argentina tornou a Titano melhor em praticamente tudo.

O design, um dos principais atrativos desde o lançamento, recebeu apenas ajustes pontuais, uma escolha acertada da Fiat, que concentrou esforços na parte mecânica.

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A Titano é inegavelmente uma picape bonita, e isso continua sendo um importante fator na decisão de compra para o consumidor brasileiro.

Para corrigir o maior problema da primeira versão – o incômodo “pula-pula” a todo momento –, a engenharia da Stellantis desenvolveu um novo sistema de suspensões e de amortecimento, não apenas recalibrado, mas totalmente redesenhado.

E deu certo! O efeito foi praticamente eliminado, restando apenas o comportamento normal de uma picape grande.

Como adendo, um sistema automático tensiona o cinto de segurança do motorista quando a picape contorna curvas mais acentuadas e com velocidade um pouco acima da conta, aumentando a sensação de controle ao condutor, que se sente mais seguro ficando mais “preso” ao banco.

avaliacao fiat titano ranch branca (5)
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O conjunto mecânico também evoluiu.

Para garantir força e desempenho dinâmico confiáveis, a Titano Ranch 2026 tem um novo “powertrain”, com o motor Multijet 2.2 Turbodiesel, que desenvolve 200 cavalos de potência a 3.500 rotações por minuto e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm, associado ao novo câmbio automático de 8 marchas, tudo bem sincronizado e passando confiança a todo momento.

De acordo com a Fiat, a Titano acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. Para o Inmetro, o consumo é de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

A nova Titano é tão grande e tão forte que causa uma certa preocupação na hora de parar, provocando aquela pergunta no inconsciente do motorista: “será que isso para?”

Para, sim! Apesar do tamanho, ela tem um eficiente sistema de freio, incluindo ABS, distribuição eletrônica de frenagem e disco ventilado com pinça flutuante nas quatro rodas.

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Tudo funciona perfeitamente. Para ajudar, a Ranch passou a ter o sistema ADAS, oferecendo frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo. Completam o quesito da segurança seis airbags (frontais, laterais e de cortina) de série nas três versões.

A Titano adota um novo sistema de tração com caixa de transferência BorgWarner nas versões equipadas com câmbio automático.

O conjunto oferece três modos, a “2H” (4×2), a “4Auto” (4×4) com engate automático e a “4L” (tração integral reduzida).

No modo “4Auto”, o diferencial dianteiro é acionado sob demanda, enquanto o acoplamento do diferencial central distribui torque ao eixo dianteiro apenas quando há perda de aderência na traseira.

avaliacao fiat titano ranch branca (8)
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No off-road mais severo, a versão Ranch conta com bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida em rampas.

Embora não tenha sido avaliada com carga, a picape demonstra boas capacidades, com caçamba de 1,63 metro de comprimento e 1,60 metro de largura, 1.210 litros de volume e capacidade de até 1.020 quilos.

Ficha técnica – Fiat Titano Ranch 2.2 AT

Motor: turbodiesel, 4 cilindros em linha, 2.184 cm³, taxa de compressão 15.6:1, injeção eletrônica
Potência: 200 cv a 3.500 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Tração: AWD
Sistema de freios: disco ventilado com pinça flutuante na frente e atrás, com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
Suspensão: dianteira, independente do tipo “low double wishbone”, molas helicoidais de flexibilidade constante, barra estabilizadora, amortecedores telescópicos, traseira, eixo rígido, amortecedores telescópicos, feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção: assistência elétrica
Carroceria: picape média com cabine dupla, 5 lugares
Rodas e pneus: liga leve 18”, 265/60 R18
Peso em ordem de marcha: 2.150 kg
Reboque: 3.500 kg
Dimensões: 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura (c/espelhos), 1,85 metro de altura, 3,18 metros de entre-eixos
Altura mínima em relação ao solo: 23,5 cm
Ângulo de entrada: 29 graus
Ângulo de saída: 27 graus
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento da caçamba: 1,63 metro
Largura da caçamba: 1,60 metro
Volume da caçamba: 1.210 litros
Capacidade de carga: 1.020 kg
Preço: R$ 285.990, com ofertas a partir de R$ 240.231 pelo site da Fiat

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Autor: Flash Motors

A nova Agência Flashmotors, do jornalista Daniel Dias, sucede a partir de novembro de 2025 a Agência AutoMotrix, do jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira, que faleceu em agosto do mesmo ano, deixando um legado de prestação de serviços de conteúdo editorial da indústria automotiva.


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