Avaliação Fiat Toro Endurance: Ela abandona as calotas, mas por R$ 161 mil, ainda falta muita coisa

avaliacao fiat toro endurance 2026 (1)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (1)

Ao longo dos anos, a Fiat Toro conquistou espaço entre picapes médias e SUVs compactos com uma proposta única de versatilidade.

Na linha 2026, a versão Endurance, mais barata da linha, busca ampliar esse apelo com mudanças visuais marcantes, mais equipamentos de série e ajustes técnicos que elevam o padrão do modelo de entrada.

A reestilização na dianteira traz um novo fôlego ao design, agora com elementos mais retos e agressivos.

Vincos pronunciados no capô, faróis em dois níveis com LEDs segmentados e grade verticalizada criam uma identidade mais robusta.

Veja também

avaliacao fiat toro endurance 2026 (2)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (2)

É uma tentativa clara de responder às rivais como Chevrolet Montana e Renault Oroch , que avançaram nos últimos anos.

As rodas de liga leve de 17 polegadas são agora item de série, substituindo as antigas calotas e reforçando o visual menos espartano.

As caixas de roda, maçanetas e retrovisores seguem com acabamento em preto fosco, o que mantém certo ar utilitário, mas com um toque um pouco mais moderno.

A traseira, por sua vez, traz lanternas redesenhadas com LEDs verticais, tampa bipartida e um para-choque robusto com sensores de estacionamento integrados.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (3)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (3)

A Toro Endurance 2026 já não se resume apenas ao básico.

A lista de equipamentos foi reforçada e inclui central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital também com 7 polegadas, volante multifuncional, comandos elétricos para retrovisores e vidros nas quatro portas, além de ar-condicionado e direção elétrica progressiva.

Outros destaques são o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensor de ré, iluminação full LED e quatro portas USB (duas tipo A e duas tipo C), posicionadas à frente e atrás.

Mesmo sem opcionais ou pacotes adicionais, a picape oferece um conteúdo acima da média para sua categoria.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (4)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (4)

Internamente, o acabamento ainda revela a proposta mais utilitária. O painel e as portas utilizam plásticos rígidos, embora bem encaixados.

Os bancos têm novo revestimento em tecido com padronagem atualizada, e a ausência de apoio de braço central continua sendo um incômodo.

O console central, no entanto, foi otimizado com novos espaços para objetos, graças à retirada da antiga alavanca do freio de mão.

As dimensões permanecem generosas: 4,95 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 2,98 m de entre-eixos e 1,67 m de altura.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (5)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (5)

Com essas medidas, a expectativa seria de um ótimo espaço interno, mas a realidade na segunda fileira é um pouco diferente. O banco traseiro tem encosto inclinado demais, e passageiros mais altos podem sentir desconforto em viagens longas.

A caçamba mantém a capacidade de 937 litros e 750 kg de carga útil.

O compartimento vem com revestimento plástico, capota marítima, iluminação, ganchos de fixação e proteção no vidro traseiro. O comprimento útil é de 1,33 metro, com largura de até 1,36 metro.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (7)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (7)

Sob o capô, nenhuma surpresa: o motor 1.3 turbo flex T270 segue com os mesmos 176 cv e 27,5 kgfm, disponíveis tanto com etanol quanto com gasolina.

A transmissão automática de seis marchas atua com tração dianteira e bloqueio eletrônico do diferencial (TC+). A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 197 km/h.

A performance é competente, mas o consumo urbano segue como ponto fraco.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (8)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (8)

Com etanol, os números são 6,8 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada. Já com gasolina, o rendimento melhora para 9,8 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.

São médias aceitáveis para uma picape com mais de 1.600 kg, mas que ainda decepcionam frente a concorrentes mais eficientes.

Na parte estrutural, a Toro Endurance 2026 preserva a elogiada suspensão independente nas quatro rodas — McPherson na dianteira e Multilink na traseira —, que garante boa estabilidade e conforto tanto em vias urbanas quanto em rodovias.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (9)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (9)

A dirigibilidade continua sendo um dos pontos altos do modelo, com comportamento mais próximo de um SUV do que de uma picape tradicional.

A principal novidade mecânica da linha 2026 está na adoção de freios a disco nas quatro rodas, algo inédito nas versões de entrada da Toro.

Essa mudança melhora a segurança nas frenagens e reduz a chance de fadiga em uso prolongado, especialmente com carga. O sistema de freio eletrônico com Auto Hold também eleva o nível de comodidade no trânsito urbano.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (10)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (10)

Apesar das melhorias, a ausência de assistências de condução mais avançadas ainda pesa contra a Toro Endurance.

Recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e manutenção de faixa continuam restritos às versões mais caras.

Ela nem sequer conta com câmera de ré e ar-condicionado automático.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (11)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (11)

Ao menos, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático convencional estão presentes.

Com preço inicial salgado, de R$ 161.490, a Toro Endurance 2026 fica posicionada acima da Chevrolet Montana LTZ (R$ 164.990) e da Renault Oroch Iconic (R$ 140.790), suas principais concorrentes.

Embora mais cara, a Fiat justifica a diferença com um conjunto mais robusto, espaço maior e melhor comportamento dinâmico.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (12)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (12)

A Toro Endurance não é perfeita. Falta conforto no banco traseiro, o consumo urbano é elevado e a ausência de itens modernos de segurança ativa incomoda.

Porém, ela consegue oferecer um equilíbrio difícil de encontrar entre praticidade, desempenho, robustez e equipamentos.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (13)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (13)

No fim das contas, a versão de entrada da Fiat Toro 2026 é uma opção viável para quem busca uma picape versátil, com boa dirigibilidade e pacote coerente.

Não é a mais barata nem a mais moderna da categoria, mas entrega o essencial.

avaliacao fiat toro endurance 2026 (16)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (16)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (14)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (14)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (15)
avaliacao fiat toro endurance 2026 (15)
📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.