Avaliação Fiat Toro Ranch turbodiesel: aposta em motor diesel de 200 cv, mas muda design e divide opiniões

avaliacao fiat toro ranch 2026 (8)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (8)

Não foi ela quem inventou o segmento de picapes originadas de SUVs – as chamadas intermediárias, colocadas entre as compactas e as médias –, mas foi a Fiat Toro que tomou conta do pedaço, assumindo a liderança de vendas da categoria desde seu surgimento, em 2016 – sempre produzida em Goiana (PE).

Na linha 2026, a Toro apresenta novos detalhes no design inspirados por tendências que priorizam linhas retas, precisas e geométricas.

Ao mesmo tempo, o modelo preserva sua identidade e o valor emocional de seu design único, especialmente na frente e na tampa bipardida da caçamba, com abertura vertical.

Com novos equipamentos e visual mais imponente e sofisticado, a Toro 2026 veio para sedimentar sua liderança e conquistar mais clientes.

Veja também

avaliacao fiat toro ranch 2026 (2)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (2)

O único “senão” fica por conta do novo desenho da grade frontal, que parece um passo atrás e gerou algum debate entre seus fiéis aficionados.

A Toro ganhou atualizações pontuais por fora, começando pelas luzes de circulação diurna (DRL), elemento que marca a picape da Fiat desde sua estreia, agora, com novo desenho em assinatura de pixels segmentados.

A tal nova grade em formato trapezoidal é cortada por linhas retas e verticais.

O conjunto de faróis permanece full-led e posicionado acima das novas saídas de ar nas extremidades do para-choque, tornando o aspecto da dianteira da picape mais largo e imponente, reforçado pelo novo “skid plate”, também alargado.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (5)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (5)

Atrás, novas lanternas full-led seguem a assinatura em formato de pixels segmentados, com aparência mais afilada e moderna. A maçaneta de abertura da caçamba passou a ter formato “wide”.

Assim como na dianteira, as saídas de ar são posicionadas nas extremidades para salientar a largura da picape.

Também referência em desempenho, a Toro 2026 permanece com dois conjuntos de motorização: o turbo T270 Flex e o 2.2 Turbodiesel, sendo a única de seu segmento a ter motor a diesel em suas faixas de preço.

Com o motor T270, a picape entrega 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, equipando as versões Endurance, Freedom, Volcano e Ultra.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (6)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (6)

No MultiJet 2.2 Turbodiesel, que tornou a Toro mais potente e econômica e equipa as variantes Ranch (do modelo testado) e Volcano, a picape oferece 200 cavalos e 45,9 kgfm, um ganho de 18% na potência e 29% no torque em comparação ao antigo motor 2.0 a diesel das Toro anteriores.

Em termos de conteúdo, a topo de linha Ranch oferece freio de estacionamento eletrônico, USB dianteiro e traseiro tipo A/C, direção com assistência elétrica, cluster digital de 7 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, coluna de direção rebatível e telescópica, airbags frontais, laterais e de cortina, “auto hold”, “paddles shifters” no volante para trocas sequenciais, volantes em couro, ar-condicionado digital dual zone, rack longitudinal, faróis de neblina de led, maçanetas das portas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de 18 polegadas escurecidas, TBM (conectividade) com NAV, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, carregador sem fio, apoio de braço dianteiro e traseiro e kit de alta tecnologia (sensor de chuva e crepuscular, espelho interno eletrocrômico, lâmpadas de poça e “tilt down”.

Entre itens de conforto e segurança, o modelo testado – a Toro Ranch – contava ainda com luzes ambiente de led, entrada e partida sem chave, central multimídia de 10,1 polegadas, AEB (frenagem autônoma de emergência) com LDW (alerta de saída de faixa) e AHB (comutação automática do farol alto), capota rígida, bolsa de carga, santantônio integrado e cromado, retrovisores externos cromados, estribos cromados, bancos de couro com acabamento marrom, emblemas externos nas portas dianteiras, emblema interno, acabamentos internos escurecidos e externos cromados, bordado nos bancos dianteiros e tapetes em carpete.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (11)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (11)

Experiência a bordo – Atualizações modernizam o interior

As mudanças feitas no interior na linha 2026 deixaram a Toro mais tecnológica e sofisticada.

Entre as principais estão o painel digital de 7 polegadas com nova grafia e fontes, o novo desenho da alavanca de câmbio, o freio de mão eletrônico (sempre bem-vindo, reforçando a modernidade do veículo), o “auto hold” – cuja função mais importante é garantir tranquilidade nas arrancadas e subidas –, e as novas USBs dianteiras e traseiras com entradas para cabos tipos A e C.

Um dos incômodos nos primeiros momentos a bordo é encontrar uma posição mais confortável de dirigir, quase sempre ficando mais alta do que o ideal, apesar de o banco do motorista ter ajustes elétricos.

O ponto é compensado pelas boas regulagens de altura e distância do volante.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (13)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (13)

A tela vertical da central multimídia de 10,1 polegadas, posicionada no centro da cabine, pode causar estranheza a algumas pessoas, mas é uma questão de gosto, rapidamente assimilada por motorista e passageiro.

O tamanho das centrais de multimídia na picape intermediária da Fiat varia conforme a versão.

Na Ranch, além das 10,1 polegadas, há espelhamento wireless para Android Auto e Apple CarPlay, permitindo que as principais funções do smartphone sejam conectadas ao dispositivo sem necessidade de fios.

A marca italiana atualizou os pacotes de serviços do Fiat ConnectMe, estreando suas mudanças justamente na Toro 2026.

No período de gratuidade de até seis meses, a Fiat oferece o pacote Premium com Wi-Fi embarcado e o pacote Essential com funcionalidades gratuitas por até cinco anos e possibilidade de atualizações remotas de software, informações e status de manutenção e revisões do veículo.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (12)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (12)

Com ele, o cliente tem à disposição chamada automática de emergência, assistência mecânica 24 horas, central de serviços conectados, alerta de furto e assistente de recuperação veicular, agendamento online, alertas de condução, extensão para “smartwatch”, assistente virtual, localização do veículo pelo app, operações remotas, alcance dinâmico e atualização remota do mapa, busca por pontos de interesse, navegação em 3D, tráfego e radares em tempo real.

Tudo na Toro Ranch é intuitivo e de fácil compreensão.

Impressões ao dirigir – Sinais indeléveis de modernidade

Porto Alegre/RS – Com 4,95 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,67 metro de altura e 1.945 quilos de peso, a Toro Ranch é o veículo que melhor aproveita o motor Multijet 2.2 Turbodiesel – também utilizado em versões da Fiat Titano, da Ram Rampage e do Jeep Commander.

Com o câmbio automático de 9 marchas, também encontrado nos outros três modelos da Stellantis, e a tração integral, a Toro Ranch “faz chover” com um “powertrain” para lá de confiável, com 200 cavalos de potência a 3.500 rotações por minuto e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (10)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (10)

Segundo a Fiat, a Toro acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 201 km/h.

Desenvolvido especificamente para as necessidades do Brasil, o motor Multijet 2.2 Turbodiesel traz o melhor da tecnologia da Stellantis, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão, turbocompressor de geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração.

O alto som do propulsor percebido na cabine é um efeito colateral típico dos motores a diesel – normal, mas ainda assim um pequeno inconveniente.

Dinamicamente, a Toro é extremamente segura em dirigibilidade, desenvoltura e frenagens. Isso se deve, em parte, aos discos traseiros agora presentes nas versões a diesel da linha 2026.

avaliacao fiat toro ranch 2026 (9)
avaliacao fiat toro ranch 2026 (9)

Os sistemas ADAS – AEB, assistente de permanência em faixa e farol alto automático – trabalham bem, mas a ausência do ACC (controle de cruzeiro adaptativo) permanece inexplicável.

Seu estilo e soluções de acabamento sempre estiveram entre os destaques, ajudando a forjar a forte identidade da Toro.

Comparada aos concorrentes ¬– Rampage, Ford Maverick, Renault Oroch e Chevrolet Montana –, ou mesmo à “irmãzinha” Fiat Strada, a Toro parece ser menor em tamanho.

E isso é positivo: a equipe de design da Fiat encontrou um ponto de equilíbrio visual que mantém a picape moderna e marcante. Em termos de consumo, o PBEV do Inmetro registra 10,5 km/l em condução na cidade e 13,6 km/l na estrada.

Ficha técnica – Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel

Motor: turbodiesel, transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 2.184 cm³, taxa de compressão: 15,7:1
Potência: 200 cv a 3.500 rpm
Torque: 45,87 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática, 9 marchas
Tração: integral
Sistema de freios: dianteiro, disco ventilado, pinça flutuante e um cilindro de comando (330 x 28 mm), traseiro, disco ventilado, pinça flutuante e um cilindro de comando para cada roda (320 x 22mm)
Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados, molas helicoidais, traseira, multilink, rodas independentes, links transversais/longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados, molas helicoidais
Direção: assistência elétrica
Rodas: liga de alumínio de 18″
Pneus: 225/60R18
Peso em ordem de marcha: 1.945 kg
Capacidade de carga: 1.010 kg
Dimensões: 4,95 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,67 metro de altura, 2,98 metros de entre-eixos
Caçamba: 1,33 metro de comprimento, 1,36 metro de largura, 57,1 centímetros de altura, 937 litros
Ângulo de entrada: 25 graus
Ângulo de saída: 28 graus
Tanque de combustível: 60 litros
Preço: R$ 233.480

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
agencia flashmotors
Autor: Flash Motors

A nova Agência Flashmotors, do jornalista Daniel Dias, sucede a partir de novembro de 2025 a Agência AutoMotrix, do jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira, que faleceu em agosto do mesmo ano, deixando um legado de prestação de serviços de conteúdo editorial da indústria automotiva.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.