
A Ford F-150 Lariat chegou ao Brasil com uma missão ambiciosa: conquistar um público exigente, disposto a pagar caro por um veículo que combine luxo, robustez, tradição e desempenho.
E, surpreendentemente, ela vem cumprindo esse papel com louvor, mesmo custando mais de meio milhão de reais.
Em um país onde o consumo de picapes de luxo cresce a olhos vistos, a F-150 virou símbolo de status, imponência e muita personalidade.
Em um mercado cada vez mais dominado por SUVs, é curioso ver como as caminhonetes full size passaram a ocupar um lugar de desejo — não só entre fazendeiros ou empresários do agronegócio, mas também em centros urbanos.
Veja também

E nesse novo universo de picapes premium, a Ford F-150 Lariat é um nome que carrega peso.
Não só pelo tamanho, mas pela tradição. Lançada originalmente em 1948, a linha F-Series é a mais vendida dos Estados Unidos há mais de quatro décadas.
A versão Lariat chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2023, junto com a variante Platinum, que já saiu de linha por perder o motor V8.
Agora, a estrela do catálogo é justamente a Lariat — disponível nas versões Chrome ou Black, com mudanças apenas estéticas.

Ambas mantêm o motor 5.0 Coyote, naturalmente aspirado, emprestado diretamente do Mustang, o que já diz muito sobre o espírito dessa picape.
E, mesmo custando mais de R$ 500 mil, ela se tornou uma alternativa para quem cogita trocar um SUV alemão por algo mais… imponente.
Mas o que faz da F-150 uma opção tão desejada — mesmo com todas as suas dimensões exageradas?
A resposta está em um conjunto bem acertado, que une desempenho de carro esportivo, conforto de sedã de luxo e capacidade de trabalho de uma verdadeira guerreira americana.

Coração V8 de um muscle car
A grande estrela da F-150 Lariat é o motor V8 Coyote 5.0, que equipa o Ford Mustang.
São 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, entregues de maneira linear, firme e com muita personalidade.
A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em pouco mais de 7 segundos, o que impressiona considerando que estamos falando de um veículo que pesa mais de 2.400 kg e tem o porte de um pequeno caminhão.
O câmbio automático de dez marchas trabalha em perfeita sintonia com o V8, fazendo trocas suaves e rápidas.

Em muitos momentos, a transmissão pula marchas quando entende que não são necessárias, priorizando conforto e eficiência.
Mas quando o motorista exige mais, ela responde com vigor. A tração 4×4, com modo automático e reduzida, amplia as possibilidades de uso, seja no asfalto ou em terrenos acidentados.
Luxo disfarçado de utilitário
A F-150 Lariat não economiza nos equipamentos.
O painel de instrumentos digital tem 12 polegadas e oferece leitura clara com múltiplas informações configuráveis.

A central multimídia também tem 12”, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de conexão com aplicativos, manual integrado e assistência off-road.
Em nosso uso de uma semana, a tela nunca teve problemas de conexão com estes dois sistemas citados, algo que infelizmente acontece com vários modelos que testamos.
O sistema de som Bang & Olufsen com 14 alto-falantes entrega uma experiência sonora digna de carros de luxo.
Além disso, há teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos com memória, partida remota, carregamento por indução, ajuste elétrico dos pedais e do volante, iluminação interna em LED e até um console central que vira uma mesa de trabalho.

A lista de mimos é tão extensa quanto a carroceria da picape.
Convivência urbana não é das mais fáceis, mas a tecnologia ajuda
Mesmo com dimensões que assustam à primeira vista — são 5,90 metros de comprimento e 2,43 metros de largura com retrovisores — a F-150 Lariat surpreende pela docilidade ao volante.
A posição de dirigir elevada proporciona excelente visibilidade, e os assistentes eletrônicos tornam o dia a dia mais tranquilo.

As câmeras 360°, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e o sistema de ponto cego com alerta de tráfego cruzado ajudam a evitar sustos.
Na cidade, ela não é exatamente prática, mas a direção elétrica leve e o razoável raio de giro (considerando o tamanho) fazem com que ela se movimente melhor do que muitos imaginam.
O único obstáculo real são os estacionamentos estreitos, pois a largura exige cuidado em vagas convencionais.

Nem pensei em ir até supermercados e shopping centers com estacionamentos subterrâneos, pois geralmente as rampas de acesso são bem estreitas. Seria dor de cabeça na certa.
Ainda assim, quem se acostuma com o tamanho, passa a rodar com ela como se fosse um SUV de luxo.
O preço do ronco e da diversão
O consumo é um ponto delicado — mas plenamente previsível.

Oficialmente, a F-150 Lariat faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
Em uso real, os números são piores, claro, especialmente com o pé pesado. Na média urbana, ficar abaixo dos 6 km/l é comum, principalmente em engarrafamentos. Em nosso caso, ficamos em 4,9 km/l.
Já na estrada, com velocidade constante, é possível extrair 8 km/l sem sofrimento. Alcançamos quase isso.

O tanque de 136 litros ajuda na autonomia, o que permite viagens longas sem paradas constantes. Por outro lado, o preço de se encher o tanque fica entre R$ 800 e R$ 900.
Além disso, o sistema de desativação de cilindros colabora para reduzir o consumo em situações de baixa carga.
Mesmo assim, é bom preparar o bolso.

Conforto é quase de SUV de luxo — com caçamba e sua inevitável tremedeira
Apesar do visual bruto e da proposta utilitária, a F-150 entrega conforto de carro premium.
A suspensão dianteira independente e o eixo rígido traseiro com acerto refinado garantem um rodar razoavelmente suave mesmo com a caçamba vazia.
A cabine é extremamente silenciosa, bem isolada e com espaço de sobra para todos os ocupantes. Os bancos traseiros têm aquecimento, e o assoalho plano permite até montar um colchão e improvisar um acampamento.

Os acabamentos são bons, embora não tão refinados quanto os da antiga versão Platinum.
O couro é de qualidade, o painel tem toque macio e os encaixes são perfeitos. O cheiro é característico de carros norte-americanos que alugamos em viagens por aí.
O interior mistura tons escuros com detalhes cromados (ou pretos, na versão Black), transmitindo uma sensação de solidez e requinte. O teto solar panorâmico completa o pacote, criando um ambiente claro e agradável.

Luxo sobre rodas com alma americana
A Ford F-150 Lariat não é para qualquer um. Seu preço, tamanho e consumo a colocam em uma categoria própria, onde não concorre apenas com outras picapes, mas também com SUVs de luxo e esportivos importados.
Ainda assim, ela entrega um pacote muito completo — com desempenho emocionante, conforto elevado, visual imponente e um V8 que fala diretamente ao coração dos entusiastas.
Para quem busca um veículo que vá além da função de transporte, que una emoção, versatilidade e status, a F-150 Lariat é uma escolha que faz todo sentido.

Ela representa uma nova forma de luxo no Brasil: exagerada, imponente, barulhenta — mas incrivelmente irresistível.
Afinal, em tempos de downsizing e eletrificação, ter um V8 debaixo do capô é quase um privilégio exclusivo.

📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias