Avaliação: GAC Aion V Elite: SUV elétrico chega ao Brasil com “cama de casal”, geladeira e massagem

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A GAC chegou ao Brasil com uma proposta semelhante à de outras marcas chinesas, mas decidiu trazer mais tecnologias e elementos que o brasileiro só viu pela mídia geral.

Um desses produtos é o Aion V, que na versão Elite chegou para avaliação do NA.

Atuando como um SUV, o Aion V é um modelo 100% elétrico que chega numa faixa de preço acima de R$ 200 mil, custando exatos R$ 219.990.

Com 204 cavalos, o chinês desembarca com foco no conforto, espaço interno e tecnologia a bordo.

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Embora não pareça com nenhuma outra proposta em termos de estilo e volume interno, o Aion V nos faz lembrar de outro SUV que, da mesma forma, ousou conquistar pela aparência.

Mas, será que este produto da GAC tem somente isso a oferecer? Vejamos.

Atenção aos detalhes

O GAC Aion V Elite é uma versão única e traz um layout pouco expressivo, mas os detalhes é que fazem dele um carro que todos olham na rua.

Os faróis compactos com barras de LED não são chamativos, assim como a frente clean o deixa com ar mais leve.

gac aion v avaliação na (7)
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Elementos em preto brilhante na carroceria buscam dar mais expressividade, mas até mesmo as maçanetas retráteis revelam que a fluidez estética nasceu com ele.

Barras no teto preto com vidro panorâmico se destacam.

Na traseira, as lanternas do Aion V lembram as de uma picape chinesa, mas as barras duplas de LED estão em harmonia com o conjunto ótico frontal.

A boa área envidraçada e as colunas C reforçadas mesclam seu volume com robustez. As rodas aro 19 diamantadas completam o belo conjunto.

gac aion v avaliação na (21)
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Dentro, o Aion V está estranhamente sintonizado com a preferência brasileira em ambiente preto, uma vez que normalmente os carros chineses chegam aqui como os chineses gostam, ou seja, claros…

Ainda assim, o próprio Aion V tem pintura branca com interior terracota, ou seja, uma mistura de marrom com caramelo.

No carro testado, o habitáculo mostra que a GAC não veio para fazer número.

Quase todos os cantos possuem material soft com costuras discretas, que deixam o ambiente mais aconchegante, bem como detalhes brilhantes iluminados por LEDs.

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Todavia, o V não foge da moda atual de duas telas, com a multimídia sendo enorme.

Mas, o bom é que o cluster digital só tem um padrão, refletindo a ideia de minimalismo, associada com painéis como esse.

A multimídia é que ainda se comporta como um tablet ou notebook. E é aí que os exageros aparecem…

Ajustes de espelhos na tela, bem como de rebatimento dos retrovisores, persiana do teto, climatização, abertura automática do bagageiro, farol de neblina, ajuste de limpador, enfim, várias funcionalidades, se encontram na tela principal.

gac aion v avaliação na (33)
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Esse é o lado ruim, tudo na tela e nem sempre fácil de achar, mas o bom é que os mimos existem para compensar a excentricidade.

Bancos com aquecimento, ventilação e vários tipos de massagem, com intensidades diferentes, estão lá para quem for na frente.

Há também o i-Space para você literalmente dormir no carro, claro, desde que parado.

Ele ajusta climatização, assentos e luzes, incluindo ainda um despertador para você não perder a hora.

gac aion v avaliação na (45)
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O Aion V tem um modo “cama” para um casal relaxar a bordo, como os asiáticos gostam.

Mais? Este GAC tem uma geladeira entre os bancos da frente, com temperatura mínima de -15 graus Celsius.

Forma até pequenos cristais de gelo, mas também pode aquecer, chegando a 50 graus Celsius.

Sem porta-luvas, o SUV conta com slot para carregamento indutivo de smartphone e console com elemento vazado.

gac aion v avaliação na (28)
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Atrás, no ótimo espaço para as pernas, os ocupantes possuem difusores nas extremidades e encosto ajustável com ótima inclinação, feito por meio de alavancas cromadas.

O acesso é feito por portas com ângulo de 90 graus e, no lado direito, há uma mesa retrátil para refeição ou trabalho.

Chinês de classe média não dirige no dia a dia, assim existem mimos como esses.

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Há comando de voz somente em inglês, mas pelo menos o Android Auto está disponível. Um monitoramento em 360 graus com visual 3D ajuda muito nas manobras.

Por fim, o bagageiro de 427 litros atende, porém, o sensor da porta abre a tampa com a aproximação, mas há como ajustar. Não há bagageiro dianteiro, uma pena…

Menos SUV

Com 204 cavalos e 24,5 kgfm, o GAC Aion V não é exatamente potente para um SUV elétrico, mas ainda assim, seus números não o fazem perder o embalo, apesar dos 1.920 kg de peso.

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Indo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e limitado a 160 km/h, ele tem um desempenho adequado para sua proposta, com ótima resposta ao acelerador nas saídas, por ser elétrico.

Tendo três modos de condução, o Aion V anda razoavelmente bem mesmo no modo de economia com suas limitações, mas no modo Conforto é quando o carro fica mais agradável.

Apresentando entrega de potência e torque instantâneos, deixa para trás muitos carros a combustão notadamente mais potentes.

Com uma bateria robusta de 75,3 kWh, o SUV da GAC tem autonomia de 602 km com 100% de carga ou 389 km no Inmetro.

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É um bom alcance, mas como todo carro elétrico, sofre muito com subidas longas, como de grandes serras, por exemplo.

Também apresentou baixa recuperação de energia em declives longos, possivelmente devido ao peso e rolagem.

No caso, fez 5,10 km/kWh a 80 km/h, 4,35 km/kWh a 100 km/h e 3,85 km/kWh a 120 km/h. Na cidade, seu consumo foi de 5,43 km/kWh.

Já no dia a dia, o GAC Aion V se mostrou um carro mais focado no asfalto e feito para boas estradas, assim como para cidades com ruas e avenidas mais bem cuidadas.

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Isso porque a suspensão tem curso curto, sendo facilmente atingido seu limite em ruas com remendos de asfalto, desníveis e depressões acentuadas. Dessa forma, o conforto fica prejudicado.

Em pavimentos de bloquetes, paralelepípedos ou mesmo em terra, ele transmite parte das vibrações, porém, o acabamento interno é bem feito e não fica vibrando demais.

Valetas precisam de atenção, assim como as lombadas mais exageradas. O fundo pode raspar…

O Aion V não é um carro alto, com somente 150 mm de altura livre do solo, por isso, ele está mais para caminhos bons do que para as coisas horríveis que vemos na maioria das cidades do Brasil.

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Os pneus 225/45 R19 acabam sofrendo por tabela.

Com eixo de torção atrás, o GAC Aion V se apoia na plataforma mais rígida para oferecer uma condução mais agradável, com direção bem responsiva e ajustável, assim como com freios bem atuantes.

O SUV tem sim uma boa dinâmica de condução e não dobra nas curvas, sendo bem equilibrado pelo centro de gravidade bem baixo. Ágil, é gostoso de guiar tanto na cidade quanto na estrada.

Seu pacote ADAS é bom, contornando automaticamente curvas de estrada e controlando bem a direção.

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Todavia, o indicador de direção precisa ser revisto, pois não retorna ao toque, indicando o lado oposto, tirando a atenção de quem dirige.

Funciona ao virar esquinas, mas em mudanças de faixa na estrada, é ruim.

No mais, silencioso, o Aion V gera pouco ruído de vento e agrada por deixar o motorista relaxado com climatização até adaptativa no modo Smart, assim como as massagens localizadas.

É feito mesmo para viajar por estradas boas, mas somente quando houver planejamento para as recargas rápidas no meio do caminho, apresentando modos e recursos para ampliar o alcance sem perder o embalo.

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Preço diferencial

O preço do GAC Aion V está acima de seus principais concorrentes, como o Geely EX5, por exemplo, porém, oferece elementos que o deixam mais atraente, como os itens de conforto apresentados, aliados ao bom espaço interno e porta-malas condizente.

Não é um primor em performance, mas, se comparado a um SUV à combustão de potência igual ou superior, é bem mais ágil.

Falta um comando de voz em português, um pisca menos complexo e mais funções para os botões customizáveis, para reduzir a dependência da tela.

Diante do conjunto, cuja suspensão poderia ser mais longa em curso, o GAC Aion V nos faz lembrar do Peugeot 3008 em proposta, embora com mais comodidades nos assentos e na degustação a bordo…

Mesclando conforto para quem dirige só no fim de semana e comodidade para o mesmo que fica de passageiro durante a semana, o GAC Aion V é um “SUV” com cara de tal, mas com pegada menos aventureira.

Vale? Mesmo querendo chamar a atenção, ele agrada pelo conjunto e sim, é uma opção a considerar com carinho.

GAC Aion V – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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