Avaliação: Honda City Sedan Touring não substitui o Civic, mas aposta em conforto e tecnologia para se destacar

honda city sedan touring avaliação na (1)
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Muitos ainda sentem a falta do Civic, pelo menos do modelo nacional, já que o importado ficou caro demais.

Mas, seja como for, ainda existe um sedã localizado e este é o City Sedan que, na versão topo de linha Touring, se esforça para atender os fiéis clientes da marca.

Custando R$ 149.200, o City Sedan Touring foca na discrição e no conforto para entregar um custo-benefício adequado, destacando também um pacote de segurança reforçado.

Com uma configuração mecânica bem tradicional, o City Sedan não quer impressionar e seus 126 cavalos estão longe disso, mas para sua clientela, isso não é o importante de fato.

honda city sedan touring avaliação na (6)
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Discretamente equilibrado

Com linhas bem tradicionais e vincadas como um bom sedã de antigamente, nada perto dos atuais “fastbacks”, o Honda City Sedan Touring é bem discreto, mesmo com seus faróis full LED, um pouco mais chamativos.

Cromado mesmo apenas a barra frontal, marca da Honda há muitos anos, enquanto a traseira, com suas lanternas parcialmente em LED, equilibra o conjunto deste sedã.

Ele é calçado com rodas diamantadas aro 16 polegadas, que estranhamente parecem maiores. No teto, a falta de um teto solar elétrico é sentida, disponível somente no hatchback, além de uma antena barbatana.

honda city sedan touring avaliação na (8)
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Dentro, o Honda City Sedan Touring foca numa impressão de conforto e algum luxo, com o bege (cinza, diz a marca) mesclando com o preto, tendo bancos confortáveis e revestidos em couro, com apoio de braço central atrás.

Com ar condicionado dual zone touch, o ambiente amplia a climatização para trás com difusores de ar extras, enquanto o volante em couro multifuncional é ergonômico e completo.

O painel tem cluster análogo-digital bem funcional, enquanto a multimídia apresenta câmera de ré com três visualizações, bem como imagem lateral do LaneWatch.

Com Android Auto e CarPlay conectados sem fio, o display de 8 polegadas cumpre bem suas funções, embora a tela pareça menor do que é. Conexões USB são apresentadas no habitáculo.

honda city sedan touring avaliação na (23)
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Já o console tem freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold e carregador indutivo de smartphone quase debaixo do apoio de braço dianteiro.

Tendo um excelente espaço interno, mas atrás, o City Sedan ainda perde para seu irmão hatch, mas mesmo assim, sobra volume para as pernas. Já o porta-malas de 519 litros é ampliável com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro.

Desempenho mediano

O Honda City Sedan Touring tem um desempenho mediano, já que a performance nunca foi seu forte, uma vez que se trata de um sedã compacto, apesar do tamanho, e assim a marca oferta um propulsor pequeno.

honda city sedan touring avaliação na (41)
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Nesse caso, é o L15B de quatro cilindros com 1.5 litro e injeção direta de combustível com tecnologia flex. O propulsor de duplo comando de válvulas variável tem 126 cavalos a 6.200 rpm, bem como 15,5/15,8 kgfm a 4.600 rpm.

Esse motor, apesar de não parecer, funciona melhor em alta rotação, como se fosse um propulsor de alta performance. Isso não é primazia do City, uma vez que o Toyota Corolla 2.0, que também tem injeção direta, segue pelo mesmo caminho.

Com transmissão CVT de sete marchas simuladas e conversor de torque, ajuda a dar uma impressão errada de fraqueza do L15B. Isso porque o giro sobe rápido e a resposta em alta é lenta, embora nas saídas ele atenda medianamente.

Não é um conjunto motriz para quem busca desempenho, porque o City foca mesmo é no conforto ao dirigir e na economia. Mesmo assim, quem precisar uma resposta melhor, terá de valer-se de alguns recursos.

honda city sedan touring avaliação na (17)
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Embora na cidade ele funcione bem, abaixo de 2.000 rpm, onde a frugalidade é bem explorada, a rotação pode subir para 6.500 rpm, respondendo somente após o ronco aspirado inicial, que não é legal.

No modo Sport, o giro sobe mais de 1.500 rpm e o City esgoela para entregar uma resposta melhor, assim como os paddle shifts também garantem algum “gás” a mais.

Tais recursos não são os destaques do City Sedan, embora estejam por lá, quando se precisar deles. De certo modo, funcionam, porém, ir e vir com este Honda é comportadamente.

Com isso, o consumo urbano não poderia ser ruim, com média de 13,2 km/l, enquanto na estrada, o sedã da Honda faz 20,1 km/l a 80 km/h, 18,2 km/l a 100 km/l e 16,3 km/l a 120 km/h.

honda city sedan touring avaliação na (20)
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Rodando a 110 km/h, o giro fica em 2.000 rpm, o que é bom para o conforto em viagem. Aliás, na estrada, as retomadas exigem rotações altas, entre 3.000 e 4.000 rpm já se tem uma boa resposta.

Nas ultrapassagens, o City igualmente exige alta rotação para dar segurança, enquanto nas subidas de serra, o ponteiro fica bem acima dos 3.000 rpm, oscilando para baixo conforme o tráfego.

Bom de handling, o City Sedan tem uma direção responsiva e as reações ágeis agradam muito, mesmo que o conjunto motriz não empolgue. Os freios atendem, enquanto a suspensão é firme e garante ótima estabilidade.

Isso não ocorre em pisos ondulados, onde fica desconfortável e, apesar de ter curso bom, a altura livre é baixa e lombadas altas deixarão suas marcas no fundo do Honda City Sedan, que tem 2,60 m de entre eixos.

honda city sedan touring avaliação na (30)
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A frente longa também merece atenção em rampas íngremes, enquanto as rodas aro 16 com pneus 185/55 R16 transmitem pouco das imperfeições do solo.

Na condução, o pacote Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa, assistente de saída de pista e outras funcionalidades associadas.

Na prática, o pacote ADAS do City Touring garante uma condução semiautônoma boa, podendo até fazer curvas longas sozinho. O motorista tem ainda o auxílio do LaneWatch em manobras e no trânsito intenso.

honda city sedan touring avaliação na (35)
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Conforto e tecnologia favorecem

O Honda City Touring é um sedã compacto com bom pacote tecnológico, mas a marca não foca em digitalização, mas em segurança e assistência ao motorista.

Outro ponto focado pelo City Touring é o conforto, com interior amplo e bancos macios, mas nem todo mundo está pronto para isso, especialmente quem sempre teve sedã de marcas ocidentais.

Com uma mecânica simples, câmbio CVT e um comportamento equilibrado, o Honda City Sedan é para quem não tem pressa e não foca em desempenho no dia a dia.

Mais sóbrio, o City Sedan difere muito de um VW Virtus, que na versão Comfortline sai por R$ 141.990. Esta tem motor 1.0 TSI e o torna mais esperto, porém, não tão confortável.

honda city sedan touring avaliação na (34)
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O que mais se aproxima da proposta do City Sedan Touring é o Nissan Versa Exclusive, mas este tem motor 1.6 mais moroso e também um CVT, custando R$ 144.290 e sem o mesmo ADAS do rival.

Com a imagem de confiabilidade superior à dos rivais citados, bem como pouca desvalorização, a longo prazo, o Honda City Sedan se mostra mais adequado e, pelo que se propõe, um carro para curtir com moderação por um bom tempo.

Honda City Sedan Touring 2025 – Galeria de fotos



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X