
O Jeep Compass é realmente um player de sucesso com centenas de milhares de unidades vendidas e que colocou a marca americana por aqui, em outro patamar.
Todavia, o SUV médio da Stellantis já não é mais o mesmo e nem tem mais diesel, porém, ganhou um motor bem forte.
Esse é o Hurricane 4 2.0 Turbo que agora equipa a versão Overland, assim como a Blackhawk, garantindo ao modelo um desempenho realmente esportivo, ainda que essa não seja sua proposta.
Com 272 cavalos e custando R$ 272.990, essa versão do Compass praticamente cobra R$ 1.000 por cavalo…

Apoiando-se num conjunto robusto e confiável, o Jeep Compass Overland 2025 tem alguns diferenciais, mas apesar de todo o poder, não é o melhor conjunto que o produto já teve, mas isso não tira seu mérito, de agradar quem busca um desempenho acima do GSE 1.3 Turbo.
Premium discreto
Em pintura branca perolizada que custa R$ 2.500 e ainda traz o contraste de colunas e teto preto, o Jeep Compass Overland conta ainda com elementos nessa última tonalidade no para-choque dianteiro e retrovisores.
Outras partes em cinza, especialmente na traseira, com duas bocas de escape, porém, no geral, ele é bem discreto.
As rodas acompanham esse acabamento cinza, sendo elas de aro 19 polegadas com pneus 235/45 R19, ocultando os discos nas quatro rodas. Cromados envolventes e o teto solar panorâmico, confere um ar mais luxuoso à versão.

Dentro, o ambiente é escurecido, com o acabamento que o cliente Jeep já conhece e com muito couro, bem como aplique brilhante no painel. O cluster digital de 10,25 polegadas segue o padrão, com boa visualização e configurações aceitáveis.
Já a multimídia, com tela de 12 polegadas, conecta “tudo” e deixa o motorista livre para dirigir. Tem GPS, câmera de ré, gestão do ar condicionado e a projeção sem fio para os apps mais populares que não vivemos sem.
O Compass Overland tem carregamento indutivo, bancos dianteiros elétricos, um bom sistema de som da Beats e um volante em couro com paddle shifts e boa empunhadura.
Como se sabe, ele não é tão espaçoso atrás, sendo o mínimo aceitável, enquanto seu porta-malas tem suficientes 410 litros.

Desempenho é o foco
O Jeep Compass não tem mais segredos em sua proposta geral, mas ele surgiu no Brasil com dois motores e continua assim, mas agora mais potentes. Nesse caso, é o GME Hurricane 4, um 2.0 Turbo com injeção direta a gasolina, somente.
É o motor que veio com a Rampage e que agora está no principal SUV da Stellantis no Brasil, entregando 272 cavalos a 5.200 rpm e 40,8 kgfm a 3.000 rpm. Para domar esse bicho, a caixa automática ZF 9HP de nove marchas dá conta do recado, ao lado da tração integral on demand.
Sem um modo Sport, o Jeep Compass Overland 2025 tem um desempenho de carro esportivo, com ótimas saídas e retomadas pontuais, crescendo em giro até perto dos 6.000 rpm.
Com boa independência nas trocas manuais, tanto na alavanca quanto no volante, o SUV não poupa despesas em andar bem.

A força do motor 2.0 Turbo, que desembarcou no importado Jeep Wrangler há alguns anos, impressiona pela disposição e números, fazendo o Compass chegar até os 100 km/h em somente 6,3 segundos e com final de 228 km/h.
Mesmo assim, ele performa bem na cidade, com condução tranquila e ágil, garantindo conforto, mas com consumo de 8,0 km/l. Já era esperado isso e não há milagre, exceto algo como um HEV ou PHEV, caso seja da nova geração, porque a atual…
Na estrada, a 80 km/l, o Jeep Compass Overland faz 17,3 km/l, com 16,1 km/l a 100 km/h e 15,3 km/l aos 120 km/h. Nada mal para um motor bem potente como esse, lembrando que o câmbio é subutilizado.
A nona marcha só entra acima de 120 km/h, ficando o Compass Overland a maioria do tempo entre sexta e oitava marcha. Por isso, é fácil mantê-lo abaixo de 2.000 rpm na estrada. O conforto agradece…

Com direção agradável, freios condizentes e suspensão bem ajustada, o Jeep Compass Overland 2025 mostra um comportamento dinâmico muito agradável, com respostas ágeis e boa neutralidade em curvas.
Sólido, sente-se o peso da “blindagem” desde a abertura das portas à passagem por grandes valetas, seja em vias pavimentadas ou de terra. Isso se traduz em conforto e segurança, o que realmente conquistou muita gente.
Recheado, o Jeep Compass Overland 2025 traz um pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa, mas de baixa atuação, além de alerta de ponto cego. Os modos de condução e terreno continuam, bem como bloqueio do “4 × 4” e redução.

O sistema é sob demanda, então não há liberdade para deixá-lo FWD permanentemente. Com todos os controles e ajustes para neve ou lama/areia, o Jeep Compass Overland confere o ajuste para uma aventura limitada no off road.
Cobra pelo que oferece
O Compass Overland 2025 é a segunda versão na prateleira do SUV da Jeep, cobrando um valor esperado para uma proposta onde seu tamanho menor em relação aos concorrentes, compensa-se pelo motor mais forte.
Com bom conteúdo a bordo para não fazer feio, o Jeep Compass Overland poderia ter um pacote ADAS mais sofisticado, mas isso veremos, talvez, na próxima geração. Por agora, mais espaço interno seria bom, assim como maior eficiência enérgica, apesar do imaginado.

No mercado, o Jeep Compass Overland está numa faixa concorrida e, apesar de seu visual já sentir o peso dos anos, continua sendo uma ótima escolha. Por R$ 275.790, há o Novo Equinox em dois “sabores” e algumas inovações, mas seu coração é velho e quase 100 cavalos mais fraco.
O Bronco Sport custa R$ 260.000 e é outra alternativa, também com motor velho e foco no fora de estrada, mas sem a mesma popularidade do Compass e com acabamento bem distinto deste.
Tem ainda chineses como BYD Song Plus, bem mais fraco, ou o Haval H6, mas como nunca andamos, não recomendamos este como alternativa.
Assim, no final, nessa faixa para um SUV tradicional e muito potente, o Jeep Compass Overland 2025 preenche bem a proposta.
Jeep Compass Overland 2025 – Galeria de fotos

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