Avaliação NA – Novo CR-V 2012 – Consumo na cidade

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Em comparação com a geração anterior do CR-V, o novo Honda CR-V 2012 tem um pouco mais de disposição. Reclamamos bastante da pouca força do motor 2.0 16v de 150 cavalos no CR-V anterior, pois com certeza é um carro pesado, com quase 1.600 quilos.

A mudança de 5 cavalos entre os dois não faz milagres, ainda continua um carro fraco, mas a versão sem tração integral tem a vantagem de perder algo em torno de 30 quilos. Juntando isso com o motor atualizado, dá pra perceber uma ligeira melhora nas respostas.

Mas aí entra o ECON: com ele acionado o desempenho é praticamente o mesmo do CR-V de 150 cavalos. Logo que você arranca com o carro, as rotações demoram a subir. Desligando o ECON, a mudança é para melhor, parece que aquele botãozinho alterna entre um CR-V com 150 cavalos e tração integral e um de 155 cavalos e tração apenas na dianteira.

Ou seja, a mudança no comportamento dinâmico do veículo é realizada da mesma maneira que no Civic, deixando o carro meio atordoado e sem vontade de acelerar forte. Aliás, quando desligamos o ECON vemos que a pequena diferença que existe na nova motorização passa a impressão de terem sido mais do que apenas 5 cavalos que foram adicionados.

A condução normal feita com o CR-V dentro de uma cidade mostra que ele continua sendo um carro bem familiar, pois tem bastante espaço interno, conta com uma suspensão confortável e tem pneus altos, que ajudam a filtrar as imperfeições das nossas ruas irregulares.

Passando por lombadas, valetas e travessias elevadas com o CR-V 2012, dá pra ver que ele simplesmente ignora estes obstáculos: se trata de um dos modelos vendidos hoje no Brasil que tem mais facilidade para transpor esse tipo de coisa sem repassar a pancada para quem está na cabine.

O lado ruim de todo esse conforto entregue é que o CR-V 2012 não é bom de curva, é necessário passar por elas em velocidades um pouco mais baixas. A carroceria não inclina muito nelas, na verdade são os pneus que começam a cantar com facilidade.

Ficou cansado de ver-nos falar mal do ECON nas nossas avaliações de Civic 2012 e CR-V 2012? Calma, fique tranquilo que no CR-V também tivemos uma boa melhora no consumo, usando este modelo, o que acaba fazendo com que o uso dele seja bem interessante para quem roda muito.

Tivemos uma média de consumo de 6,4 km/l na cidade sem o ECON ligado. Com ele acionado, essa média passou para 7,8 km/l, uma melhora bem expressiva, de mais de 20%. O uso em ambas as ocasiões foi feito com ar-condicionado ligado parte do tempo.

O que podemos concluir é que a melhora na potência do motor do CR-V se traduziu em um consumo pior, pois o modelo passou de 6,8 km/l da geração anterior para 6,4 km/l, e olha que estamos falando de um carro com tração 4×4 para um com tração apenas dianteira.

Mas com o ECON ligado, foi um consumo muito bom para um carro com o porte e o peso do CR-V.

E o melhor da história é o seguinte: como o Honda CR-V é 2.0 16v, seu uso com ECON passa a ser tolerável, ao contrário do que acontece no Civic, que tem menos torque e consequentemente fica muito fraco com o ECON acionado.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X