O Volkswagen Nivus era esperado para ter o mesmo preço que o T-Cross e, antes de chegar, muitos diziam até que sairia mais caro que o SUV compacto…
Contudo, hoje, o Nivus é a opção do segmento dos carros que são considerados utilitários esportivos mais em conta da VW, que cobra R$ 89.150 pelo crossover-cupê.
Embora não tenha pretensão de ser um SUV familiar, o Nivus não decepciona, exceto pelo quase obrigatório pacote Play & Tech, que eleva seu preço para R$ 92.830.
O valor é alto, mas ainda está abaixo dos absurdos R$ 95.550 cobrados pelo T-Cross manual, que quase ninguém quer. Com conteúdo, estilo e desempenho, será que o Nivus Comfortline é bom? Vamos ver.
Veja os detalhes do Nivus 2024.
Índice
Por fora…
O Nivus é, sem dúvida, um carro atraente. A VW acertou em suas linhas expressivas, mesmo na frente, adicionando a já conhecida “family face”, mas com belos faróis full LED de série.
O para-choque com linhas sinuosas, a grade estilizada, e as luzes diurnas só embelezam o crossover derivado do Polo. Contudo, não há faróis de neblina.
Nas laterais, as rodas têm bom desenho e são de aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16. Já na traseira, o destaque são as lanternas em LED com lente e máscara negras.
Mesmo que o teto não caia sobre a traseira, o efeito visual da linha de cintura elevada e das colunas inclinadas simula bem um cupê, tornando o visual equilibrado e fluido.
Por dentro…
Assim como T-Cross, Polo e Virtus, o painel segue um padrão único com superfície pintada em cinza brilhante e de boa impressão, mas o acabamento geral segue bem fraco, com muito plástico duro.
Como já dito sobre alguns carros atuais da VW, o efeito da redução de custos no acabamento foi mascarada com o cockpit digital. Mesmo sem o Active Info Display, o VW Play atrai.
A tela de 10 polegadas e de resolução elevada está de bom tamanho, mas a integração com o VW Play requer um pouco de paciência. Depois, tudo gira em torno do pacote de dados.
Com 10 GB de HD interno, pode-se ouvir um livro ou outro artigo enquanto dirige, assim como outras funcionalidades nos apps das empresas parceiras, mas ainda são poucas as aplicações.
Para navegação, você usa o Waze nativo, que desativa o de bordo e então é necessário fazer tudo de novo. Como no primeiro, às vezes ele parece confuso, mas pode ser que uma atualização melhore isso.
Na verdade, durante o uso, com o entra e sai do carro, pensamos que a dose foi exagerada demais e o Discover Media cumpre bem seu papel.
O que abre portas mesmo, quase literalmente, é o Sem Parar, que independe do VW Play, sendo aceito até para compra de refeições rápidas, abastecimento e estacionamento.
Nos demais, ainda há muita perfumaria. Nem tudo dá para se fazer de dentro do carro e alguns itens talvez nunca sejam usados.
O ar condicionado na versão Comfortline é manual, mas tem difusor de ar no banco traseiro, o que muito carro grande não tem. Já o porta-luvas tem iluminação.
No habitáculo, boa padronagem no tecido dos assentos, cluster analógico de ótima visibilidade e o bonito volante multifuncional, que tem uma pegada agradável.
Já o espaço interno atrás não é dos melhores para as pernas, sendo um dos pontos negativos em relação ao T-Cross. Ainda assim, não é nada fora do comum.
Quando se observa o porta-malas de 415 litros, nota-se que o espaço para quem vai atrás poderia ser maior, mas o bagageiro acaba compensando para a maioria, que exige mais volume para carga.
Por ruas e estradas…
O Volkswagen Nivus Comfortline tem uma boa resposta ao acelerador, ainda que a calibração pareça um pouco lenta. Essa sensação é ruim no início, mas depois você se acostuma.
Com 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, o EA211 1.0 TSI precisa de 5.500 rpm para colocá-los em ordem. O motor de 3 cilindros tem uma disposição já conhecida e agrada.
Tendo ótimo torque de 20,4 kgfm – o maior entre os 1.0 de sua categoria – o 1.0 TSI entrega isso de 2.000 rpm até 3.500 rpm.
Nessa faixa de torque plana, ele consegue ser bem elástico, evitando trocas de marcha e sempre oferecendo força de sobra no dia a dia.
Pisando mais fundo, ele reage com vigor, trocando até de ronco para mostrar serviço, cortando sempre a 6.000 rpm. Tanto no modo Sport quanto nos paddle shifts, você aproveita bem o motor.
O câmbio AQ200 com sistema Tiptronic e seis marchas está bem integrado ao EA211, proporcionando uma tocada agradável, onde a agilidade fica evidente.
Mesmo usando reduções duplas para uma retomada mais esperta, o motor 1.0 TSI do Nivus não esgoela feio e até provoca certa sensação de força com a mudança de ruído.
Na estrada, porém, rodando a 110 km/h, ele fica manso em seus 2.000 rpm. Nesse caso, conforto e menor ruído contribuem para uma viagem agradável.
Subidas de serra, ultrapassagens ou mesmo a reação ao atraso evidente, após a olhada no relógio, são compensadas pelo bom conjunto motriz.
Nem dá para imaginar um Nivus 1.6 MSI, algo que poderia até ocorrer pela lógica dos preços atuais. Contudo, não teria a mesma presteza do modelo presente.
Com rodas e pneus diferentes, fizemos até 11,4 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, algo dentro do esperado.
No meio urbano, o conjunto libera resposta tanto tênue quanto ágil, dependendo apenas da pressão no pedal. O Nivus Comfortline anda como se tivesse um motor maior, o que é ótimo.
A direção elétrica tem boa sensibilidade e progressividade, contribuindo muito para o prazer ao dirigir. Contudo, preste atenção no freio.
Integrado ao sistema AEB, que vem no pacote Play & Tech, ele é quase instantâneo e com reação abrupta, que pode assustar um motorista distraído, até mesmo os passageiros.
Também é uma questão de costume, se adaptando às reações fortes do sistema de freio. Em situações onde é preciso parar com vontade, ele não vai decepcionar.
Já o conjunto de suspensão se mostrou mais macio que no Nivus Highline, mas o motivo são os pneus mais altos com série 60, ou seja, 60% da largura, que neste caso é de 20,5 centímetros. Chegamos a uma altura lateral de 12,3 centímetros.
Tendo rodas aro 16, com pneus mais altos, se absorve melhor as irregularidades.
Ainda assim, o Nivus Comfortline não decepciona na estabilidade, tendo um bom equilíbrio dinâmico, apesar dos pneus altos. Bem rígido, graças à plataforma MQB, ele se comporta bem.
Com o pacote oferecido, o belo crossover da VW tem detector de pedestres com frenagem automática de emergência, assim como resposta para veículos também.
Ele opera até 50 km/h, sendo uma boa opção em locais de muito trânsito e circulação de pessoas.
Já o ACC é o controle de cruzeiro adaptativo.
Ajustando a velocidade para que seja igual à do carro da frente ou ao limite imposto pelo condutor, ele também é de grande ajuda em viagens longas, contudo, sente-se a falta de um leitor de faixa corretivo.
Não dá para se ter tudo em um carro desse valor, mas seria uma adição importante para o Nivus, que é adequado nas demais tecnologias de segurança, como câmera de ré.
Por você…
O Volkswagen Nivus Comfortline é interessante quando se pensa no T-Cross (confira aqui VW reforça equipamentos em T-Cross, Nivus e Polo), visto que praticamente o SUV compacto custa R$ 100 mil na versão que faz algum sentido, a Tiptronic.
Mesmo não sendo um SUV, seu estilo de crossover misturado com cupê, que seria um hatch altinho em outras épocas, agrada pelas linhas. Ele também não faz feio no porta-malas.
Com conteúdo bom, tem conjunto ótico de LED, ACC, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, AEB e bloqueio eletrônico do diferencial.
Seu motor e câmbio agradam, assim como seus detalhes de comodidade, tais como saídas de ar atrás e multimídia com tela de 10 polegadas com serviços remotos.
Na mesma faixa de preço, existem alguns SUVs compactos ou que se definem como tal, mas eles são aspirados, pouco equipados e com baixa eficiência no consumo, quando comparado ao Nivus.
Mesmo na VW, não tem como compará-lo com o T-Cross mais em conta, visto que esse perde fácil em conteúdo e estilo, apesar de ganhar no espaço interno, apenas.
Então, como uma opção de entrada no segmento de “SUVs” da VW, o Nivus Comfortline contraria a lógica com um conjunto melhor que o produto acima.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2021
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex
Cilindrada – 999 cm³
Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante
Tração – Dianteira
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 189 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 11,4 km/litro
Consumo rodoviário – 16,8 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.266 mm
Largura – 1.757 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.493 mm
Entre-eixos – 2.566 mm
Peso em ordem de marcha – 1.199 kg
Tanque – 52 litros
Porta-malas – 415 litros
Preço: R$ 89.150 (preço base) R$ 92.830 (completo)
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2021 – Galeria de fotos
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