Avaliação: Pela sua simplicidade extrema, Citroen C3 Aircross deixa claro que é um C3 modificado

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Você provavelmente já sabe que o Citroen C3 Aircross é hoje o carro com sete lugares mais barato do mercado, desbancando a Chevrolet Spin, que levou esse título durante muitos e muitos anos.

Aqui no Notícias Automotivas, já publicamos duas avaliações do modelo, uma que destaca que ele é um modelo sem luxos , e a outra mostra como ele desliza em alguns detalhes.

Surgindo a opção de andarmos novamente na minivan francesa, dessa vez com um modelo Shine de cinco lugares, decidimos dar um destaque para como a novidade é simples em suas origens, e também no nível de seus equipamentos a bordo, algo que vai, até certo ponto, na mesma linha das outras duas avaliações que publicamos.

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Preço bom, pra que te quero

Se você analisa a questão do preço se baseando no segmento em que o modelo está, o preço até que é razoável.

O seu concorrente direto, a Chevrolet Spin, custa R$ 122.990 em uma versão de entrada, a LT5, mas ela, além de ter um visual mais simples que o C3 Aircross Shine, também tem câmbio manual, o que impede uma comparação correta.

Acima dessa versão de entrada temos a LTZ 7 AT e também a Premier AT, com preços de R$ 139.990 e R$ 149.250.

Tudo bem que são, ambas, opções que levam sete pessoas, mas o preço fica entre R$ 9.000 e R$ 19.000 acima do francês mostrado aqui nas fotos, que sai hoje por R$ 130.990 (isso se você não selecionar essa bonita cor vermelha do carro avaliado, que aumenta R$ 3.000 no preço).

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Para quem não precisa levar sete pessoas, o C3 Aircross Shine se encaixa em uma pequena faixa de preços sem concorrente direto.

Só que existe um problema: Se o modelo é teoricamente bem precificado, quando lembramos que se trata apenas de um C3 mais longo, mais alto, e com bitolas maiores dos eixos, o que leva ao visual musculoso que o diferencia do popular C3, aí vemos que, pelo contrário, ele está bem caro.

Ao invés de começar em R$ 116.000 e subir até R$ 138.590, ele poderia muito bem começar em R$ 105.000 e terminar em R$ 125.000 que estaria muito bem pago.

E não digo isso apenas pelo seu parentesco muito próximo com o C3, que parte de R$ 77.590, mas pelo seu nível de equipamentos, muito fraco e depenado para o segmento em que se encontra.

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É uma simplicidade exagerada, que poderia ter sido feita para alcançar esse preço, mas como vimos recentemente com o caso do Jeep Compass Sport, que do nada teve seu preço baixado em nada menos que R$ 32.000, existe muuuita gordura para queimar.

As margens de lucro são muito altas, então, o C3 Aircross poderia sim ter alguns bons equipamentos de série a mais pelo mesmo preço, que a nossa amiga Citroen não deixaria de lucrar bem com o modelo.

De que equipamentos estamos falando?

Antes, vamos lembrar que na linha 2025 o modelo Shine já ganhou ar-condicionado digital como opcional e também a chave canivete como item de série.

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Sem delirar e exigir que o C3 Aircross tenha equipamentos de modelos de quase R$ 200.000, não seria muito pedir que ele tivesse regulagem de profundidade da coluna de direção, ar-condicionado automático, acendimento automático dos faróis e seis airbags, ao invés de quatro. Com certeza não é uma lista muito exigente, concorda?

E não precisamos nem falar sobre coisas sem sentido, como colocar o acionamento dos vidros elétricos traseiros apenas no console central, tudo para economizar apenas alguns metros de fio. É péssimo para quem está na frente, e ruim para quem está atrás.

No final das contas, o preço do modelo é ditado muito mais por quanto custa uma Spin, do que o valor que realmente poderia, e deveria, ter.

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Conforto e espaço para quem é alto

Em questão de espaço interno e conforto, as coisas já melhoram um pouco. O teto bem mais alto do que o normal ajuda bastante no espaço para a cabeça de ocupantes altos.

Quem tem altura na faixa de 1,80 ou 1,82 metro, nota que sobram uns cinco dedos acima da cabeça até chegar no teto, o que dá uma boa sensação de espaço.

É esse espaço que é altamente valorizado por famílias, pequenas e maiores, que precisam de amplitude para acomodar muitas pessoas, sem precisar ter uma garagem enorme.

O comprimento de 4,32 metros do C3 Aircross garante que ele acomode essa família tendo o mesmo tamanho que modelos como Nissan Kicks e Honda HR-V, que obviamente tem menos espaço interno.

O C3 Aircross acaba aparentando ser quase do tamanho de um SUV médio, como é o caso do Jeep Compass com 4,40 metros.

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Acabamento que consegue ser fraco, em pleno 2024

Estamos em uma época onde para se ter um acabamento um pouco melhor em um carro zero quilômetro, é preciso que você gaste um valor que encosta nos R$ 200.000.

Praticamente todos os carros tem acabamento ruim, fraco, que economiza em tudo que custe alguns centavos a mais, em nome dos lucros.

E mesmo estando nessa época, o Citroen C3 Aircross consegue ter um acabamento ruim frente a outros modelos rivais, seja no segmento em que se encontram, ou na faixa de preço.

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As portas tem acabamento integralmente feito de plástico duro e ruim ao toque. Nem mesmo a área de contato do braço do motorista e do passageiro da frente, tem qualquer tipo de material que não seja plástico.

O painel tenta ser moderno e descolado, mas como é a mesma peça do C3, fica aquela sensação de se estar andando em um carro popular.

O quadro de instrumentos é muito pequeno, gerando comentários que ouvimos essa semana, de que “parece a telinha de um pequeno videogame”.

O tamanho da central multimídia é bom, maior do que vemos em modelos até mais caros, mas a área usada por Android Auto e Apple Carplay é reduzida, por conta de duas áreas laterais fixas, ao lado esquerdo com o controle de volume do som, e ao lado direito, com alguns botões de funções que deveriam ser controladas por botões físicos, inexistentes.

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Os bancos dianteiros tem assento um pouco curto, o que causa um cansaço adicional em usos muito longos do veículo.

O carro que avaliamos estava com um ruído do tipo “nhec nhec” vindo do encaixe do cinto de segurança do motorista, bem incômodo, o que mostra que mesmo com apenas 9.000 km rodados, já começam a aparecer esses tipos de ruídos.

Uma suspensão bem trabalhada e agradável

Pra dar uma pausa nas reclamações, podemos afirmar que o C3 Aircross tem uma suspensão bem interessante.

Em nosso uso do veículo durante uma semana, onde rodamos aproximadamente 180 quilômetros, o que foi feito exclusivamente em percursos urbanos, sentimos que ela é muito bem preparada para o uso no Brasil.

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Tem um bom balanço entre firmeza e maciez, passa por valetas, lombadas e travessias elevadas sem causar qualquer tipo de barulhos ou ruídos, e nunca chegou a dar fim de curso, mesmo ao ser usada com mais, digamos, “violência”.

O conjunto de rodas e pneus de 17 polegadas também se mostrou muito bem escolhido.

Motor que dá e sobra

Surpreendentemente, para uma minivan com 1.216 kg em ordem de marcha, o seu motor 1.0 Turbo com 125 cavalos de potência com gasolina e 130 cavalos com etanol, e 20,4 kgfm de torque, dá e sobra, para uso urbano, com no máximo quatro pessoas a bordo.

Foi neste tipo de uso que rodamos com o C3 Aircross, e não notamos falta de fôlego nesse conjunto mecânico que pode ser visto como insuficiente por muitas pessoas.

Mas é claro que aqui eu abro um parênteses e indico que esse desempenho fica legal para o gosto dos brasileiros, somente se você acionar a tecla Sport, que fica do lado esquerdo do volante, na parte de baixo do painel.

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Isso pois, se você não acionar o modo Sport, terá respostas típicas de um motor pequeno com turbo, ou seja, precisará sempre estar enfiando o pé fundo no acelerador para obter uma boa performance, com o agravante de que, ao pisar pouco, o câmbio seleciona uma marcha mais alta, o que piora a situação.

Com o modo Sport acionado, temos aquele comportamento que o brasileiro prefere na cidade, de pressionar o pedal do acelerador apenas um pouquinho e já ter uma boa entrega de torque, o que é típico do comportamento de carros com motores maiores, como 1.8 ou 2.0, e sem turbo.

Aliás, esse modo Sport do C3 Aircross é um dos que mais alteram as respostas do acelerador, pelo que notamos nos carros recentemente avaliados aqui no NA. Ponto positivo.

O consumo que verificamos no nosso uso foi de 9,9 km/l de gasolina, na cidade.

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Visual encarado como bonito e chamativo

Durante os dias em que avaliamos o C3 Aircross, sempre ouvimos coisas boas, de todas as pessoas que o viram.

Ele é visto como bonito, chamativo, atraente, e também bem maior do que parece ser pelas fotos.

Pena que esse entusiasmo todo não se traduza em muitas vendas.

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Um modelo simplificado ao extremo, o mercado já percebeu

Ao falar dos preços do C3 Aircross, quase que acabamos chovendo no molhado, falando a mesma coisa que sempre falamos a respeito de qualquer carro vendido no Brasil.

“Caro demais, e poderia ser mais equipado.”

Mas, no caso específico do C3 Aircross, acredito que a simplificação foi levada a um ponto extremo, diferente até mesmo do que já é um ponto comum de todo o mercado.

E ele está percebendo isso. Fica claro, pelas 568 unidades vendidas em setembro, que pouquíssimas pessoas estão sendo convencidas a levar o modelo para casa.

Nos meses anteriores, as vendas ficavam sempre na faixa de 900 a 1.000 unidades, e infelizmente, no último mês, caíram bem.

Quem sabe, com reduções de preço, a coisa possa mudar?

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.