Avaliação Peugeot 208 Style 1.0 Turbo: Estilo vitaminado

peugeot 208 style 1.0 turbo (1)
peugeot 208 style 1.0 turbo (1)

Na versão Style com o motor Turbo 200 da Stellantis, o Peugeot 208 ganha enfim a necessária dose de esportividade

Em 2020, chegou ao Brasil a reestilização do 208, que transferiu sua produção industrial de Porto Real, no Rio de Janeiro, para a Argentina.

A repaginação do hatch compacto, apresentando ao mercado local as luzes diurnas que remetem a “dentes de sabre”, era mais do que necessária e agradou ao público brasileiro.

Mas faltava um algo a mais ao carro-chefe da marca do leão. Em julho do ano passado, a linha 2024 do 208 teve discretas alterações estéticas e apenas nas versões Like, Style, Active e Roadtrip – todas equipadas com o veterano motor aspirado 1.6.

peugeot 208 style 1.0 turbo (4)
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O motor T200 da Stellantis

O reforço necessário veio apenas em setembro, quando chegaram às concessionárias três configurações do 208 – Allure, Style e Griffe – movidas pelo motor turbo T200 da Stellantis.

As configurações do 208 com o T200 – que foi lançado no utilitário esportivo Fiat Pulse e é adotado na picape Fiat Strada e nos SUVs Fiat Fastback e Citroën C3 Aircross – têm até 130 cavalos de potência e 20,5 kgfm de torque disponível a 1.750 rpm.

Segundo a Peugeot, o pico de força surge em rotação mais baixa do que o registrado pelos concorrentes. O 208 é o modelo mais leve da Stellantis a receber o motor T200 produzido em Betim (MG).

Nas versões com turbo, veio outra novidade: pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio da Peugeot passava a ser equipado com o câmbio automático tipo CVT, tendo sua programação a cargo da Aisin – simulando 7 marchas e oferecendo o modo “Sport”, com trocas sequenciais feitas na alavanca.

De acordo com a Peugeot, a suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as variantes turbinadas, com o comportamento dinâmico ficando mais equilibrado, com maior controle de rolagem.

peugeot 208 style 1.0 turbo (2)
peugeot 208 style 1.0 turbo (2)

Preços e Itens originais

As variantes do 208 com motor T200 têm preços de R$ 99.900 na Allure, de R$ 109.990 na Style (do carro testado) e de R$ 114.990 na Griffe.

A Allure conta com todos os itens de série da Active 1.6, como central multimídia Peugeot Connect 10,3 polegadas com conexão wireless para Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em leds, luzes de circulação diurna nos “dentes de sabre” e novas rodas Kanobi aro 16 com acabamento Black Diamond.

A versão pode receber teto panorâmico, carregador por indução, revestimento em couro para volante e painel de porta e bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional Excellence, adicionando o Peugeot Entry n’ Go, que possibilita travamento e abertura do veículo por aproximação e partida e parada do motor com acionamento pelo botão Start/Stop.

peugeot 208 style 1.0 turbo (9)
peugeot 208 style 1.0 turbo (9)

Das três configurações turbinadas, a que tem o melhor custo-benefício é a Style, tendo tudo da Allure e mais, de série, o pacote Excellence, o Visiopark 180 graus, ponteira cromada e novas rodas Bronx aro 17 com acabamento Dark Grey Diamond com raios entrelaçados.

Acrescenta ainda faróis full-led e teto panorâmico, bancos “Style” em tecido, couro e alcântara, interior escurecido, soleira com a inscrição “Peugeot”, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados. O pacote tecnológico inclui o i-Cockpit 3D.

A família do 208 turbo se completa com a Griffe, com o acréscimo de seis airbags, sensor de chuva e luminosidade e o Peugeot Drive Assist, com auxílios à condução com alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.

Vendas e novidades

Com o lançamento da linha 2024 e a posterior introdução do motor turbo, a família 208 aumentou em cerca de 50% suas vendas no Brasil ¬– saiu da média mensal de 1.924 unidades no primeiro semestre de 2023 para a atual média de quase 3 mil exemplares mensais da linha 2024.

A próxima novidade prevista para o 208 – o “facelift” apresentado em julho do ano passado na Europa no e-208 elétrico e que se estendeu à toda a linha do hatch compacto no continente europeu – ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.

peugeot 208 style 1.0 turbo (5)
peugeot 208 style 1.0 turbo (5)

No atual 208 europeu, a principal evolução estética frontal é o fim das luzes diurnas no estilo “dentes de sabre”, que foram substituídas por filetes triplos paralelos. Para o marketing da Peugeot, eles evocam “marcas de garras”.

É provável que a novidade chegue à fábrica da Peugeot na Argentina até 2025 – e, de lá, desembarque no Brasil.

Experiência a bordo – Aconchego na medida certa

A cabine do 208 Style turbo mantém os acabamentos de bom gosto já conhecidos do modelo da Peugeot, com a vantagem de ser escurecida, dando uma certa aura de aconchego ao motorista e aos demais ocupantes, com seu maior cartão de visita preservado – o volante pequeno.

No novo 208, ele ficou ainda mais atrativo por ter a forma retangular, com os quatro cantos arredondados, saliências para a boa colocação das mãos ao estilo “duas horas e 50 minutos” e a vantagem extra de o motorista poder apoiar a palma das mãos nos cantos quando a direção gira em manobras.

A Style tem o i-Cockpit 3D, tecnologia que dá a sensação de o motorista contar com um duplo painel de instrumentos atrás do volante. E o “truque” é muito bem bolado: as informações são projetadas em uma terceira camada, dando a impressão de flutuarem.

peugeot 208 style 1.0 turbo (8)
peugeot 208 style 1.0 turbo (8)

O “segredo do mágico” vem à tona com a explicação técnica: são duas telas que se sobrepõem no cluster, formando uma terceira praticamente virtual.

Motorista e passageiros têm a multimídia Peugeot Connect com 10,3 polegadas colocada em destaque bem no centro do painel.

E ela assume um “porte avantajado” em comparação ao tamanho do carro, dominando o interior e tendo o acesso a todas as funções de conectividade e conforto, incluindo o acionamento do sistema de ar-condicionado digital automático.

Mais abaixo, no próprio painel ao ar-condicionado, existem teclas físicas de ajustes de direção do fluxo do ar na cabine, de desembaçamento e outras funções.

Descendo mais um degrau na parte central do painel, há um compartimento para carregamento de celular via wireless.

peugeot 208 style 1.0 turbo (7)
peugeot 208 style 1.0 turbo (7)

Impressões ao dirigir – A força do conjunto

O que tem de mais importante na versão Style do 208 turbo é experimentar os “pontos ganhos” com a chegada do propulsor turbinado ao carro-chefe da Peugeot.

Os 1.102 quilos do carro dão uma vantagem ao 208 com o 1.0 T200 de até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque – todos os modelos da Fiat e da Citroën que adotam o mesmo motor são mais pesados.

A boa sincronia com o câmbio automático tipo CVT de 7 marchas simuladas fazem o carro ganhar velocidade com facilidade, com boas respostas e pouco atraso de entrada do turbocompressor, quase imperceptível.

Contudo, o 208 turbo sente falta de “paddles shifts” para trocas sequenciais ao comando do motorista, que tem, para isso, se satisfazer com mudanças manuais em toques na alavanca de câmbio.

peugeot 208 style 1.0 turbo (6)
peugeot 208 style 1.0 turbo (6)

Com o modo “Sport” – acionado em um interruptor no lado esquerdo do painel de instrumentos –, o carro fica ligeiramente mais esperto, mas nada que lhe confira um comportamento de fato esportivo.

Obviamente, o 208 turbinado dá de “dez a zero” nas versões com motor aspirado. No entanto, a “goleada” vem no desempenho dinâmico do 208 turbo, na sua capacidade de encarar curvas mais rápidas grudado ao chão – graças também à ajuda do acerto da recalibração das suspensões e aos eficientes controles de estabilidade e de tração –, nas reacelerações e na agilidade no trânsito das cidades.

A aceleração de zero a 100 km/h – feita em nove segundos – e a velocidade final de 205 km/h nem são tão significativas, pois o hatch da Peugeot não tem a proposta de ser um esportivo de fato.

Porém, é o conjunto no comportamento dinâmico do carro que faz a diferença e dá o carimbo de acerto da marca francesa para finalmente incorporar o motor turbo ao seu principal produto.

peugeot 208 style 1.0 turbo (10)
peugeot 208 style 1.0 turbo (10)

De acordo com números do Inmetro, o 208 Style turbo tem consumo urbano de 9,6 km/l abastecido com etanol e de 13,6 km/l com gasolina. No rodoviário, é de 11 km/l e de 15,5 km/l, respectivamente.

Ficha Técnica – Peugeot 208 Style turbo

Motor: três cilindros, 1.0 turbo, 12 válvulas
Potência: 130 cavalos (etanol), 125 cavalos (gasolina) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (etanol e gasolina) a 1.750
Câmbio: tipo CVT com 7 marchas simuladas
Direção: eletro-assistida
Tração: dianteira
Carroceria: hatch compacto de 5 lugares
Suspensão: dianteira tipo MacPherson, traseira eixo de torção
Dimensões: 4,05 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,45 metro de altura, 2,53 metros de entre-eixos
Peso: 1.102 quilos
Freios: ABS com EBD, discos ventilados na dianteira, a tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve com raios cruzados, 205/45 R17
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 47 litros
Preço: R$ 109.990

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Autor: Daniel Dias - AutoMotrix