O Volkswagen Polo 2023 teve que se reinventar com o fim do Volkswagen Gol e agora tem a missão de ser a porta de entrada da marca alemã no Brasil.
Para isso, simplificou sua proposta, modernizou-se em parte, mas cortou demais em outras.
O hatch compacto até reduziu seus números de desempenho para oferecer uma nova proposta.
Na versão TSI, finalmente o Polo oferece transmissão manual, que no caso é de cinco marchas, tendo ainda o motor 1.0 TSI com ímpeto reduzido para 109 cavalos na gasolina e 116 no etanol.
Com atualização visual, o Polo TSI 2023 reposiciona-se para ser mais ágil no mercado, mas ainda mantém opções para ser reconhecido como compacto premium, mas aqui por R$ 92.990.
Veja os detalhes do Polo 2024.
Índice
Por fora…
A frente do VW Polo TSI 2023 foi positivamente refeita com novos faróis full LED, simples como suas luzes diurnas em LED, mas de desenho agradável, enquanto a grade retilínea é bem limpa e conta apenas com uma entrada de ar no acabamento.
O para-choque com novo visual também colabora para um conjunto agradável, enquanto a traseira, com lanternas escurecidas e para-choque retrabalhado na parte inferior, ajudam.
Novo logotipo preto da VW, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15 também correspondem, bem como a antena pronunciada no teto.
O layout atualizado lhe caiu bem, sem denegrir sua proposta e ainda com maçanetas e retrovisores na cor do carro.
Por dentro…
No interior, o Polo TSI 2023 ganhou acabamento em preto brilhante com linhas que imitam fibra de carbono, tendo ainda multimídia com tela de 5 polegadas com Android Auto e CarPlay.
Não há câmera de ré, o que é uma falha, assim como o cluster digital configurável de 8 polegadas não tem conta-giros e o computador de bordo pode se tornar confuso, especialmente para zerar hodômetro.
O acabamento é simples, com novas texturas nas portas, que se destacam num tom de cinza, tal como os bancos em tecido de dois tons com apoios de cabeça integrados na frente.
Duas entradas USB-C já forçam o proprietário a mudar o cabo de carregamento do celular. Atrás, sem novidades no espaço e o bagageiro de 300 litros se apresenta sem iluminação.
Por ruas e estradas…
O motor EA211 1.0 TSI da VW é um bom propulsor, mesmo que você tente capá-lo, reduzindo sua carga, sempre gerando números bons em rotações apropriadas, garantindo a elasticidade que conhecemos bem.
No caso do Polo TSI 2023, são agora 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm, enquanto o torque único de 16,8 kgfm aparece a 1.750 rpm.
Naturalmente que a percepção de diferença se faz em relação ao antigo de até 128 cavalos e 20,4 kgfm, mas o motor ainda assim é forte e não decepciona em resposta ao acelerador.
O foco, como já se imagina, é o consumo, por isso, o câmbio manual de cinco marchas aproveita a força em baixa para alongar as marchas e garantir um rodar tranquilo.
Com indicador de mudança de marchas necessário, o Polo TSI 2023 explora os limites da rotação baixa, onde só podemos imaginar algo abaixo dos 1.500 rpm, mas não dá para saber.
Sem conta-giros, que parece uma moda agora — o Novo Citroën C3 segue essa mesma pegada — só podemos sentir a força do EA211 empurrando o Polo com bom vigor, enquanto o câmbio trabalha preciso e pouco suave.
O engate é mais parecido com o T-Cross que o Polo 1.0 anterior, mas é questão de costume. A embreagem é bem ajustada e o conjunto pode ser bem explorado ao rodar, garantindo saídas vigorosas.
De 0 a 100 km/h, o Polo TSI manual precisa de 10,7 segundos com final de 197 km/h, enquanto no consumo, ele fez bons 13,1 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
Isso com gasolina, tendo assim boa desenvoltura e eficiência, enquanto o conjunto de carroceria rígida e suspensão bem ajustada, deu conta do recado em ruas bem ruins.
Na estrada, o Polo TSI 2023 sobra com sua força em baixo giro, garantindo um rodar menos cansativo, mas falta piloto automático e apoio de braço para o motorista.
Com pneus altos, o Polo atualizado garante ainda mais conforto em ruas e estradas ruins, mas não inclina demais em curvas, sendo bem equilibrado nesse aspecto, especialmente com a direção elétrica, leve e responsiva, filtrando bem os movimentos do carro.
Tendo controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial, o Polo TSI garante a assistência necessária com boa dirigibilidade e dinâmica de condução aceitável.
Por você…
O Polo TSI 2023 se ajusta à proposta da VW para o compacto, com um conteúdo esperado para esta versão, como vidros e travas elétricas nas quatro portas, assim como retrovisores elétricos com tilt down na direita.
Ar condicionado e chave canivete também estão incluídos, bem como luzes de leitura, banco do motorista com ajuste em altura, entre outros. Faltam itens já mencionados, assim como airbags de cortina, apesar dos laterais.
Mesmo com a redução de potência e torque, ainda é um carro apreciável por seus atributos já citados, focando mais em economia e buscando um preço mais competitivo.
Por R$ 92.990, o VW Polo TSI 2023 custa pouco menos que o Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI manual, com conectividade superior, por exemplo.
Outro concorrente é o Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual, que sai por R$ 93.400 e tem conteúdo melhor, especialmente em conectividade e segurança, onde apresenta seis airbags.
Diante deles, o Polo TSI 2023 precisa melhorar a oferta, mas ainda é um bom carro, bem equilibrado e agradável ao volante.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volkswagen Polo TSI MT 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 3 em linha, turbo
Cilindrada – 999 cm³
Potência – 109/116 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 16,8 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – manual de cinco marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,1 segundos
Velocidade máxima – 197 km/h
Rotação a 110 km/h – ND
Consumo urbano – 13,1 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 15,9 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.074 mm
Largura – 1.751 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.471 mm
Entre eixos – 2.566 mm
Peso em ordem de marcha – 1.112 kg
Tanque – 52 litros
Porta-malas – 300 litros
Preço: R$ 92.990
Volkswagen Polo TSI 2023 – Galeria de fotos
vw polo tsi avaliacao na 1vw polo tsi avaliacao na 2vw polo tsi avaliacao na 3vw polo tsi avaliacao na 4vw polo tsi avaliacao na 5vw polo tsi avaliacao na 6vw polo tsi avaliacao na 7vw polo tsi avaliacao na 8vw polo tsi avaliacao na 9vw polo tsi avaliacao na 10vw polo tsi avaliacao na 11vw polo tsi avaliacao na 12vw polo tsi avaliacao na 13vw polo tsi avaliacao na 14vw polo tsi avaliacao na 15vw polo tsi avaliacao na 17vw polo tsi avaliacao na 18vw polo tsi avaliacao na 19vw polo tsi avaliacao na 20vw polo tsi avaliacao na 21vw polo tsi avaliacao na 22vw polo tsi avaliacao na 23vw polo tsi avaliacao na 24vw polo tsi avaliacao na 25vw polo tsi avaliacao na 26vw polo tsi avaliacao na 27vw polo tsi avaliacao na 28vw polo tsi avaliacao na 29vw polo tsi avaliacao na 30vw polo tsi avaliacao na 31vw polo tsi avaliacao na 32vw polo tsi avaliacao na 33vw polo tsi avaliacao na 34vw polo tsi avaliacao na 35vw polo tsi avaliacao na 36vw polo tsi avaliacao na 37vw polo tsi avaliacao na 38vw polo tsi avaliacao na 39vw polo tsi avaliacao na 40COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!