O Porsche Macan é um dos carros mais vendidos da marca alemã no Brasil e em 2022, chegou com atualização de meia vida antes de sua conversão em carro elétrico, já esperada para 2024.
Antes disso, porém, os clientes podem aproveitar o modelo que os entusiastas da Porsche torcem o nariz, por não ser um bólido de plataforma boxer, usando a base MLBevo do grupo VW.
Disponível em quatro versões, o Macan de acesso custa R$ 439.000 e na versão avaliada, veio com itens do pacote Performance, deixando o SUV de luxo mais sofisticado e elegante.
Equipado com motor 2.0 Turbo, o EA888, o Porsche Macan poderia não andar tanto assim, porém, isso é totalmente um engano quando se acelera o crossover e surpreende mais.
Índice
Por fora…
O Porsche Macan tem um visual agradável, com traços que unem a esportividade e o estilo da marca, sempre com linhas sinuosas, que remetem ao clássico Porsche 911.
Os faróis full LED escurecidos fazem parte do pacote, com seus LEDs diurnos destacados, além do capô curvado que ostenta o belo logotipo da Porsche, com o para-choque apresentando os LEDs de neblina.
Com spoiler, o Macan da avaliação ostentava rodas aro 20 polegadas em cor titânio com pinças de freio cinzas e pneus 265/45 R20 na frente, enquanto a traseira tem pneus 295/40 R20.
Atrás, lanternas em LED com lentes claras, o nome Porsche em relevo no acabamento, com para-choque portando duas bocas de escape e um defletor de ar preto no teto.
O Macan tem ainda teto solar panorâmico e antena em estilo tubarão, além de barras longitudinais integradas ao conjunto superior, enquanto os retrovisores são bem aerodinâmicos.
Por dentro…
Dentro, o Porsche Macan tem um acabamento escurecido com assentos esportivos em couro preto, com os bancos dianteiros tendo 18 ajustes elétricos e memória, além do emblema Porsche nos apoios de cabeça.
O Macan tem um painel com visual semelhante ao de outros carros da marca, com exceção do cluster, analógico e compacto, mas que não depõe contra o conjunto, com multimídia PCM.
Esta tem uma tela grande com ajustes diversos, desde o sistema de som Bose com 14 alto-falantes e 665 watts até os modos de condução, além de navegação GPS e visão 360 graus.
O layout sofisticado é realçado com console com comandos touchscreen com ajuste de amortecimento, alerta de faixa, modo off-road, ajustes de bancos e ar condicionado tri-zone.
O volante esportivo em couro tem comandos variados, botão Drive Mode com botão de overboost e controle de cruzeiro adaptativo, mas em haste na coluna de direção.
No alto do painel, o cronógrafo da Porsche se mostra majestoso, enquanto o ambiente é bem iluminado pelo teto panorâmico. Atrás, o banco leva três, mas dois vão com mais conforto.
No bagageiro, 488 litros dão conta do recado, podendo ainda ser ampliado para se colocar até objetos longos e curtir um final de semana mais radical, com a performance que segue.
Por ruas e estradas…
O Porsche Macan em sua versão de acesso tem motor EA888 do grupo VW, compartilhado ainda com a versão Macan T, com 1.984 cm³, turbocompressor e injeção dupla de combustível.
Com calibração específica da Porsche, o 2.0 (TSI na VW e TFSI na VW/Skoda/Seat) entrega 265 cavalos a 5.000 rpm e 40,8 kgfm entre 1.800 e 4.500 rpm, tornando-o muito elástico.
Tendo respostas imediatas, o 2.0 Turbo do Macan impulsiona o SUV com vigor, mesmo no modo Normal, alcançando giros altos rapidamente e entregando o que se espera de um Porsche.
Mas, no modo Sport Plus, o Porsche Macan extrai tudo do 2.0, que chega rapidamente perto dos 7.000 rpm, transformando-o num puro-sangue de esportividade, ainda mais com tração integral.
Este sistema de transferência de força modula com precisão as forças nas quatro rodas, tendo ainda o apoio das rodas aro 20 polegadas do pacote e com pneus largos, sendo mais atrás.
A transmissão automatizada de dupla embreagem PDK com sete marchas, dá o tom da brincadeira com trocas imediatas e sem perdas, feitas também manualmente pelos paddle shifts.
O modo Sport Chrono é o suprassumo das opções de performance, entregando realmente tudo o que o Porsche Macan oferece, arrancando forte o suficiente para colar o corpo no assento.
Nessa condição, o Macan vira um brinquedo divertido e com dirigibilidade excelente, com direção responsiva e freios potentes para segurar o ímpeto do SUV alemão.
Nas curvas, o Macan possui uma aderência exemplar, segurando firme com seus pneus bem largos, como de um cupê esportivo, apesar da carroceria volumosa.
A suspensão tem um bom ajuste para sua proposta, indicando facilmente as deficiências do piso brasileiro, ficando ainda mais firme no modo Sport, necessário para se andar esportivamente.
Rodando a 110 km/h, o Macan fica em 1.600 rpm, garantindo conforto e ajudando na média de 10,3 km/l de gasolina, que na cidade cai para 8,0 km/l.
Trata-se de um consumo bom para um carro com sua proposta, a de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e com final de 232 km/h.
Confortável, tem posição de dirigir esportiva, com assento agarrando bem o corpo e volante de boa pegada, tendo ainda um bom auxílio ao condutor com controle de cruzeiro adaptativo.
Com alerta de faixa com correção, o Macan adiciona ainda mais segurança durante a condução. Para quem busca um pouco mais de aventura, há um modo off-road para pegar um pouco de terra.
Os pneus não são os mais apropriados, mas para caminhos mais tranquilos, o Macan encara bem a proposta de ir até um sítio, montanha ou praia com conforto e bastante status.
Por você…
O Porsche Macan pode não agradar os puristas, mas não fica devendo em ser um produto da marca, tendo o mesmo acabamento, tecnologia e qualidade percebida dos demais modelos.
Prático, é feito para ser usado no dia a dia, como a Porsche recomenda desde sempre, com conforto, segurança e entretenimento, além do próprio desempenho, acima da expectativa.
Bem equipado de série, tem rodas aro 19 polegadas originalmente e sistema de som de 150 watts, por exemplo, além de detalhes mais simples, mas que não depõe contra o produto.
No carro avaliado, por exemplo, há abertura elétrica do porta-malas que, aliás, abriga um estepe enorme e inflável, com pneu 195/75 R18.
No mercado, ele tem preço bem mais elevado que os Audi Q5 e BMW X3 2024, mas o nome Porsche o diferencia e tem peso grande no valor do produto.
Custando R$ 439.000 na versão de entrada, com o pacote Performance indo até R$ 547.433, o Porsche Macan é um produto apreciável e que, para quem pode, merece estar na garagem.
Vale a pena? Sem dúvidas. Mesmo o Macan 2.0 é um carro realmente agradável ao dirigir e oferece o que promete, mas para quem quer mais, existe o Macan T por R$ 479.000.
O Macan S é outro, mas tem motor V6 3.0 de 380 cavalos e custa R$ 569.000, enquanto o Macan GTS tem V6 2.9 Biturbo de 440 cavalos, partindo de R$ 669.000.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Porsche Macan 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.984 cm³
Potência – 265 cv a 5.000 rpm (gasolina)
Torque – 40,8 kgfm a 1.800 rpm (gasolina)
Transmissão – Automatizada de dupla embreagem com sete marchas e trocas manuais na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 232 km/h
Velocidade máxima – 6,2 segundos
Rotação a 110 km/h – 1.600 rpm
Consumo urbano – 8,0 km/litro
Consumo rodoviário – 10,3 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 20 com pneus 265/45 R20 na frente e 295/40 R20 na traseira
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.726 mm
Largura – 1.927 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.606 mm
Entre eixos – 2.807 mm
Peso em ordem de marcha – 1.865 kg
Tanque – 75 litros
Porta-malas – 488 litros
Preço: R$ 439.000 (versão padrão) R$ 547.433 (versão avaliada)
Porsche Macan 2023 – Galeria de fotos
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