Avaliação: Porsche Macan T é a despedida com desempenho e conforto

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O Porsche Macan foi uma importante aposta da marca de esportivos alemã há alguns anos e o resultado foi ótimo para o fabricante de Zuffenhausen.

O pequeno SUV de acesso tem boas vendas e agora entra na geração dos elétricos da empresa, mas quem ainda quer o tradicional, encontrará no Macan T uma opção interessante.

Segunda versão em preço do lineup do Macan 2025, o T entrega um pacote técnico old school exatamente para quem não gosta da eletrificação de qualquer forma.

Nele, o motor EA888 2.0 Turbo continua com seu belo ronco e o câmbio é o conhecido PDK de dupla embreagem.

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Com tração nas quatro rodas, o pequeno da Porsche entrega os mesmos 265 cavalos da versão de acesso Macan, porém, com um toque a mais.

Custando a partir de R$ 540.000, mesmo faixa até de SUV chinês, o Macan T pode ficar bem mais caro. Ainda assim, é um Porsche e isso significa que a performance está lá como tem de estar. E a experiência? Bem, vejamos.

Fluidez da marca

O Porsche Macan T, assim como todos os modelos da marca, segue o estilo imortalizado por Ferdinand Porsche, o que confere identidade aos produtos do fabricante, da chave aos carros de competição.

A frente em cunha dotada de faróis full LED com as quatro luzes diurnas em separação a adornar o conjunto.

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O para-choque tem a mascará central com acabamento em cinza-escuro brilhante, assim como nos retrovisores, marcando a diferença do Macan T para o Macan, tal como as rodas de liga leve aro 20 polegadas no lugar das rodas aro 19 do irmão de entrada. Nas portas, o nome Macan T é outro diferencial.

Frisos das janelas e o spoiler na tampa traseira em cinza também destacam a versão, que tem ainda acabamento o mesmo acabamento junto às quatro bocas de escape.

O Macan T tem ainda difusor de ar e lanternas full LED que enaltecem o nome Porsche. No teto, barras longitudinais e o teto solar panorâmico.

Dentro, o Porsche Macan T exibe um ambiente bem esportivo, porém, não tão sofisticado, o que não surpreende, afinal, este modelo tradicional ainda não se perdeu nas telas digitais e na profusão touchscreen que o futuro entrega com a eletrificação.

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Por isso que o quadro de instrumentos dele é simples e analógico, entregando aquilo a que se propõe e pronto.

Mesmo assim, o “velho” Macan teve que aceitar uma tela enorme do PCM com modos de condução, configurações gerais do veículo, projeção de smartphone para o CarPlay apenas, o que é uma pena dona Porsche… Câmera de monitoramento em 360 graus, navegador GPS (pouco útil), entre outros.

No painel, o botão giratório de partida no lado esquerdo nos lembra da era de ouro do automobilismo, enquanto o volante do Macan T é menor e mais esportivo.

Ele tem paddle shifts de alumínio, couro, aquecimento, controle de cruzeiro em haste e os modos de condução com o botão de overboost com seus 20 segundos de emoção.

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Já o console brilhante e vistoso tem ajustes diversos, como aquecimento dos bancos, ajuste de altura da suspensão pneumática, ajuste de escape, assistente de condução, entre outros.

A boa alavanca de transmissão PDK é o necessário em um carro da Porsche que conserva muito da essência preferida da marca.

Com muito couro e detalhes estilizados, o Porsche Macan T tem ainda bancos esportivos GTS Plus com ajustes elétricos, incluindo extensão do assento e ajustes dos apoios laterais.

O SUV alemão conta ainda com acabamento em couro e logo da marca em baixo-relevo. Com teto solar panorâmico, tem ainda ar condicionado dual zone na frente e um terceiro atrás.

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Quem senta atrás, não terá um bom espaço para pernas, mas é o preço que se paga por um carro cujo foco é a esportividade e não exatamente o conforto familiar, ainda que seu porta-malas tenha 488 litros. Ele, inclusive, tem tampa de acionamento elétrico com sensor e a trava no limpador do vidro traseiro.

Desempenho entusiasmante

O Porsche Macan T usa uma configuração mecânica bem conservadora, mais que o usado pela Mercedes nos recentes GLA e GLB 200 ou 250, por exemplo. Não há sistema micro-híbrido de 48 volts, somente a essência, um motor potente e um câmbio rápido.

Assim, o Macan T oferece o já bem conhecido motor EA888 2.0 Turbo, que usa as siglas TSI e TFSI na VW e Audi, respectivamente. Com quatro cilindros, dupla injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, dispondo de 1.984 cm³.

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Esse excelente motor do grupo alemão entrega 265 cavalos a 6.800 rpm e 40,8 kgfm de 1.800 a 4.500 rpm, sendo bem elástico e garantindo um funcionamento acertado para sua proposta de desempenho.

Com ele, o Macan T tem uma caixa automatizada de dupla embreagem PDK de sete velocidades com tração permanente nas quatro rodas.

Nesse conjunto, o Porsche Macan T se sobressai, indo de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos com o Sport Chrono e chegando a 232 km/h. Melhor de dois mundos, o conjunto motriz do SUV alemão já pode ser considerado raiz diante da eletrificação.

O funcionamento suave contrasta no modo Normal até a paulada do Sport Plus com o Sport Response ativado no Drive Mode.

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No primeiro, o Porsche Macan T parece um comportado carro de família, sem pretensões de ser algo além de um automóvel do dia e a dia e isso é ótimo, já que não se precisa viver todos os dias como se fossem um track day cotidiano.

Após o ronco grave inicial, sem o modo de escape aberto, o EA888 pode ser tocado com conforto, chegando mesmo a ser possível explorá-lo em eficiência de consumo.

Com Start&Stop inteligente, o EA888 chega a ser mais frugal que muito 2.0 flex aspirado por aí. As saídas são imediatas se desejar e ele responde a qualquer exigência sem hesitar, fazendo o giro pular dos 1.500 rpm ou menos para acima de 6.000 rpm com muita rapidez.

No modo Sport, que entendemos não ser mais necessário em carros como os da Porsche, o ponteiro pula de posição, subindo imediatamente e a redução de marcha garante a arrancada.

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Mas, se você quer provar a bebida toda, então, para que tomar com meio copo? Assim, a Sport Plus não “faz sala” para o que realmente o Macan T pode entregar e a preparação é legal de ouvir e sentir com o carro parado.

No carro avaliado, cujo pacote de suspensão e escape estavam incluídos, a altura do chassi é reduzida e o som do motor muda imediatamente, com giro alto, mudança na sonorização de escape e nas configurações gerais de condução.

Como se fosse ser lançado como um caça de porta-aviões, o Macan T no modo Sport Plus fica pronto para dar tudo de si.

Pisando fundo, o Macan T tranca condutor e passageiros nos assentos (com os dianteiros já “pressurizados”) e passa dos 7.000 rpm até a mudança de marcha.

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Tudo bem que os elétricos são o admirável novo mundo da performance, mas não há nada como ouvir e sentir um motor a combustão devidamente preparado para correr.

Com os paddle shifts, a liberdade de escolha é maior que a dos modos de condução e a Porsche dá uma boa dose de caminho livre para quem quer explorar mais o Macan T.

Isso tudo porque ainda temos o modo individual para configurar seu carro. Os 20 segundos do Sport Response, onde também prevalece o bom-senso, o Macan T não desabona e mostra que um Porsche é isso, performance antes de qualquer coisa.

Olhando para o consumo, o Porsche Macan T 2025 — sim, apesar do Macan elétrico, este é um SUV “do ano” — tem uma boa média urbana para sua proposta, fazendo 8,6 km/l de gasolina, enquanto a 80 km/h, fez 14,8 km/l. Rodando a 100 km/h, ficou em 12,1 km/l e a 120 km/h, em 11,2 km/l. Com um tanque de 75 litros, dá uma boa autonomia.

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Rodando na estrada a 110 km/h, a rotação ficou em 1.700 rpm, o que tá ótimo, garantindo conforto e eficiência. Aliás, em rodovia, o Porsche Macan T sobre em qualquer situação, tendo retomadas realmente empolgantes, assim como ultrapassagens sem esforço.

Nas curvas, a suspensão adaptativa e pneumática garante uma excelente neutralidade, com distribuição de potência e torque adequados.

A direção bem direta conforme o modo, bem como os freios perfeitamente acertados e uma suspensão com níveis de altura garantindo o desempenho, deixam o Macan T como um carro a ser desejado.

O SUV tem uma dinâmica de condução irrepreensível, vestindo o motorista, num conjunto realmente prazeroso.

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Usado como SUV, no modo off road, o Porsche Macan T também vai para o fora de estrada como se deve, ainda que não seja de fato sua praia, que não tem (e nem pode!) areia, garantindo emoção.

Com 1.865 kg, o condutor do modelo nem sente seu peso, mas sabe que aquela estrutura é rígida o suficiente para entregar o que se espera.

Tendo 4,726 m de comprimento, 1,927 m de largura, 1,606 m de altura e 2,807 m de entre eixos, o Porsche Macan T tem um bom comportamento não só em estrada, mas em ruas de asfalto ruim ou pavimentos diversos, como bloquetes, por exemplo. A suspensão pneumática no modo Normal garante boa suavidade.

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O pacote incluso no carro testado tinha ADAS completo, garantindo segurança e conforto usando o controle de cruzeiro adaptativo com o alerta de faixa, com leve correção, não sendo dos melhores. Ainda assim, é melhor ter que não ter.

Num belo conjunto, numa condução prazerosa e num carro que deixará saudades nos entusiastas, afinal, a eletrificação está aí, o Macan T cumpre o prometido.

Proposta que deixará saudade

O Porsche Macan T evoca o que de melhor a marca fez nas últimas duas décadas, quando cruzou a linha que separava seus esportivos dos gêneros das massas.

O 2.0 Turbo com o PDK é para apreciar enquanto ainda existir gasolina para queimar. Pelo preço de um SUV elétrico chinês, este SUV a gasolina alemão ainda carrega a heráldica da nobreza automotiva.

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Sim, ainda conta ser um Porsche e não estamos falando de projetos da engenharia renomada, mas de um produto que leva o escudo dentro e fora. Para os puristas, não é bem por aí, mas quem faz o carro é o fabricante e sempre haverá quem irá guiá-lo com prazer.

O Macan T pode não ser o mais rápido e nem o melhor em custo-benefício, mas quem precisa disso se o carro entrega a proposta que oferece?

Com o conjunto montado, o preço sobe para R$ 608.442 segundo o configurador, mas quem quiser, pode levar as cifras para cima ou para baixo.

Diferente de outras marcas, pelo menos na Porsche, tudo é discriminado em valores antes mesmo de chegar ao revendedor, cuja rede aqui só cresce.

Aliás, a marca já superou a irmã Audi e segue. Para quem não quer saber de hibridização e prefere sentir mais o carro, o Macan T é o caminho. Vale? É claro!

Porsche Macan T 2025 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X