O Porsche Macan foi uma importante aposta da marca de esportivos alemã há alguns anos e o resultado foi ótimo para o fabricante de Zuffenhausen.
O pequeno SUV de acesso tem boas vendas e agora entra na geração dos elétricos da empresa, mas quem ainda quer o tradicional, encontrará no Macan T uma opção interessante.
Segunda versão em preço do lineup do Macan 2025, o T entrega um pacote técnico old school exatamente para quem não gosta da eletrificação de qualquer forma.
Nele, o motor EA888 2.0 Turbo continua com seu belo ronco e o câmbio é o conhecido PDK de dupla embreagem.
Com tração nas quatro rodas, o pequeno da Porsche entrega os mesmos 265 cavalos da versão de acesso Macan, porém, com um toque a mais.
Custando a partir de R$ 540.000, mesmo faixa até de SUV chinês, o Macan T pode ficar bem mais caro. Ainda assim, é um Porsche e isso significa que a performance está lá como tem de estar. E a experiência? Bem, vejamos.
Fluidez da marca
O Porsche Macan T, assim como todos os modelos da marca, segue o estilo imortalizado por Ferdinand Porsche, o que confere identidade aos produtos do fabricante, da chave aos carros de competição.
A frente em cunha dotada de faróis full LED com as quatro luzes diurnas em separação a adornar o conjunto.
O para-choque tem a mascará central com acabamento em cinza-escuro brilhante, assim como nos retrovisores, marcando a diferença do Macan T para o Macan, tal como as rodas de liga leve aro 20 polegadas no lugar das rodas aro 19 do irmão de entrada. Nas portas, o nome Macan T é outro diferencial.
Frisos das janelas e o spoiler na tampa traseira em cinza também destacam a versão, que tem ainda acabamento o mesmo acabamento junto às quatro bocas de escape.
O Macan T tem ainda difusor de ar e lanternas full LED que enaltecem o nome Porsche. No teto, barras longitudinais e o teto solar panorâmico.
Dentro, o Porsche Macan T exibe um ambiente bem esportivo, porém, não tão sofisticado, o que não surpreende, afinal, este modelo tradicional ainda não se perdeu nas telas digitais e na profusão touchscreen que o futuro entrega com a eletrificação.
Por isso que o quadro de instrumentos dele é simples e analógico, entregando aquilo a que se propõe e pronto.
Mesmo assim, o “velho” Macan teve que aceitar uma tela enorme do PCM com modos de condução, configurações gerais do veículo, projeção de smartphone para o CarPlay apenas, o que é uma pena dona Porsche… Câmera de monitoramento em 360 graus, navegador GPS (pouco útil), entre outros.
No painel, o botão giratório de partida no lado esquerdo nos lembra da era de ouro do automobilismo, enquanto o volante do Macan T é menor e mais esportivo.
Ele tem paddle shifts de alumínio, couro, aquecimento, controle de cruzeiro em haste e os modos de condução com o botão de overboost com seus 20 segundos de emoção.
Já o console brilhante e vistoso tem ajustes diversos, como aquecimento dos bancos, ajuste de altura da suspensão pneumática, ajuste de escape, assistente de condução, entre outros.
A boa alavanca de transmissão PDK é o necessário em um carro da Porsche que conserva muito da essência preferida da marca.
Com muito couro e detalhes estilizados, o Porsche Macan T tem ainda bancos esportivos GTS Plus com ajustes elétricos, incluindo extensão do assento e ajustes dos apoios laterais.
O SUV alemão conta ainda com acabamento em couro e logo da marca em baixo-relevo. Com teto solar panorâmico, tem ainda ar condicionado dual zone na frente e um terceiro atrás.
Quem senta atrás, não terá um bom espaço para pernas, mas é o preço que se paga por um carro cujo foco é a esportividade e não exatamente o conforto familiar, ainda que seu porta-malas tenha 488 litros. Ele, inclusive, tem tampa de acionamento elétrico com sensor e a trava no limpador do vidro traseiro.
Desempenho entusiasmante
O Porsche Macan T usa uma configuração mecânica bem conservadora, mais que o usado pela Mercedes nos recentes GLA e GLB 200 ou 250, por exemplo. Não há sistema micro-híbrido de 48 volts, somente a essência, um motor potente e um câmbio rápido.
Assim, o Macan T oferece o já bem conhecido motor EA888 2.0 Turbo, que usa as siglas TSI e TFSI na VW e Audi, respectivamente. Com quatro cilindros, dupla injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, dispondo de 1.984 cm³.
Esse excelente motor do grupo alemão entrega 265 cavalos a 6.800 rpm e 40,8 kgfm de 1.800 a 4.500 rpm, sendo bem elástico e garantindo um funcionamento acertado para sua proposta de desempenho.
Com ele, o Macan T tem uma caixa automatizada de dupla embreagem PDK de sete velocidades com tração permanente nas quatro rodas.
Nesse conjunto, o Porsche Macan T se sobressai, indo de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos com o Sport Chrono e chegando a 232 km/h. Melhor de dois mundos, o conjunto motriz do SUV alemão já pode ser considerado raiz diante da eletrificação.
O funcionamento suave contrasta no modo Normal até a paulada do Sport Plus com o Sport Response ativado no Drive Mode.
No primeiro, o Porsche Macan T parece um comportado carro de família, sem pretensões de ser algo além de um automóvel do dia e a dia e isso é ótimo, já que não se precisa viver todos os dias como se fossem um track day cotidiano.
Após o ronco grave inicial, sem o modo de escape aberto, o EA888 pode ser tocado com conforto, chegando mesmo a ser possível explorá-lo em eficiência de consumo.
Com Start&Stop inteligente, o EA888 chega a ser mais frugal que muito 2.0 flex aspirado por aí. As saídas são imediatas se desejar e ele responde a qualquer exigência sem hesitar, fazendo o giro pular dos 1.500 rpm ou menos para acima de 6.000 rpm com muita rapidez.
No modo Sport, que entendemos não ser mais necessário em carros como os da Porsche, o ponteiro pula de posição, subindo imediatamente e a redução de marcha garante a arrancada.
Mas, se você quer provar a bebida toda, então, para que tomar com meio copo? Assim, a Sport Plus não “faz sala” para o que realmente o Macan T pode entregar e a preparação é legal de ouvir e sentir com o carro parado.
No carro avaliado, cujo pacote de suspensão e escape estavam incluídos, a altura do chassi é reduzida e o som do motor muda imediatamente, com giro alto, mudança na sonorização de escape e nas configurações gerais de condução.
Como se fosse ser lançado como um caça de porta-aviões, o Macan T no modo Sport Plus fica pronto para dar tudo de si.
Pisando fundo, o Macan T tranca condutor e passageiros nos assentos (com os dianteiros já “pressurizados”) e passa dos 7.000 rpm até a mudança de marcha.
Tudo bem que os elétricos são o admirável novo mundo da performance, mas não há nada como ouvir e sentir um motor a combustão devidamente preparado para correr.
Com os paddle shifts, a liberdade de escolha é maior que a dos modos de condução e a Porsche dá uma boa dose de caminho livre para quem quer explorar mais o Macan T.
Isso tudo porque ainda temos o modo individual para configurar seu carro. Os 20 segundos do Sport Response, onde também prevalece o bom-senso, o Macan T não desabona e mostra que um Porsche é isso, performance antes de qualquer coisa.
Olhando para o consumo, o Porsche Macan T 2025 — sim, apesar do Macan elétrico, este é um SUV “do ano” — tem uma boa média urbana para sua proposta, fazendo 8,6 km/l de gasolina, enquanto a 80 km/h, fez 14,8 km/l. Rodando a 100 km/h, ficou em 12,1 km/l e a 120 km/h, em 11,2 km/l. Com um tanque de 75 litros, dá uma boa autonomia.
Rodando na estrada a 110 km/h, a rotação ficou em 1.700 rpm, o que tá ótimo, garantindo conforto e eficiência. Aliás, em rodovia, o Porsche Macan T sobre em qualquer situação, tendo retomadas realmente empolgantes, assim como ultrapassagens sem esforço.
Nas curvas, a suspensão adaptativa e pneumática garante uma excelente neutralidade, com distribuição de potência e torque adequados.
A direção bem direta conforme o modo, bem como os freios perfeitamente acertados e uma suspensão com níveis de altura garantindo o desempenho, deixam o Macan T como um carro a ser desejado.
O SUV tem uma dinâmica de condução irrepreensível, vestindo o motorista, num conjunto realmente prazeroso.
Usado como SUV, no modo off road, o Porsche Macan T também vai para o fora de estrada como se deve, ainda que não seja de fato sua praia, que não tem (e nem pode!) areia, garantindo emoção.
Com 1.865 kg, o condutor do modelo nem sente seu peso, mas sabe que aquela estrutura é rígida o suficiente para entregar o que se espera.
Tendo 4,726 m de comprimento, 1,927 m de largura, 1,606 m de altura e 2,807 m de entre eixos, o Porsche Macan T tem um bom comportamento não só em estrada, mas em ruas de asfalto ruim ou pavimentos diversos, como bloquetes, por exemplo. A suspensão pneumática no modo Normal garante boa suavidade.
O pacote incluso no carro testado tinha ADAS completo, garantindo segurança e conforto usando o controle de cruzeiro adaptativo com o alerta de faixa, com leve correção, não sendo dos melhores. Ainda assim, é melhor ter que não ter.
Num belo conjunto, numa condução prazerosa e num carro que deixará saudades nos entusiastas, afinal, a eletrificação está aí, o Macan T cumpre o prometido.
Proposta que deixará saudade
O Porsche Macan T evoca o que de melhor a marca fez nas últimas duas décadas, quando cruzou a linha que separava seus esportivos dos gêneros das massas.
O 2.0 Turbo com o PDK é para apreciar enquanto ainda existir gasolina para queimar. Pelo preço de um SUV elétrico chinês, este SUV a gasolina alemão ainda carrega a heráldica da nobreza automotiva.
Sim, ainda conta ser um Porsche e não estamos falando de projetos da engenharia renomada, mas de um produto que leva o escudo dentro e fora. Para os puristas, não é bem por aí, mas quem faz o carro é o fabricante e sempre haverá quem irá guiá-lo com prazer.
O Macan T pode não ser o mais rápido e nem o melhor em custo-benefício, mas quem precisa disso se o carro entrega a proposta que oferece?
Com o conjunto montado, o preço sobe para R$ 608.442 segundo o configurador, mas quem quiser, pode levar as cifras para cima ou para baixo.
Diferente de outras marcas, pelo menos na Porsche, tudo é discriminado em valores antes mesmo de chegar ao revendedor, cuja rede aqui só cresce.
Aliás, a marca já superou a irmã Audi e segue. Para quem não quer saber de hibridização e prefere sentir mais o carro, o Macan T é o caminho. Vale? É claro!
Porsche Macan T 2025 – Galeria de fotos
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