Geralmente, modelos de entrada são fracos em equipamento e desempenho, mas numa marca, que no Brasil, se tornou premium, a coisa difere muito. A Ram Classic é a prova disso.
Oficialmente Ram 1500 Laramie Night Edition, na versão avaliada, a Classic é bem mais que o nome pode nos fazer lembrar, no caso de outra marca americana.
Aqui, a porta da entrada da Ram é um convite tentador para ir além, mas também se não quiser, não há problema, porque a proposta já é mais que suficiente para quem busca emoção.
Com um V8 5.7 Hemi, câmbio de oito marchas, tração 4×4 e um ar imponente, a Ram Classic é um nível bem acima das médias e com preços dos tops desse segmento: R$ 359.990.
Índice
Por fora…
Nova geração? Antiga geração. Mas, aqui, o lema é o mesmo da panela velha… O visual imponente, robusto e avantajado da Ram Classic não envelhece e na Night Edition, realça.
Num vermelho bem vivo, com grade enorme em preto brilhante, apliques no capô, logo Ram e retrovisores largos com repetidores de direção em preto, a Classic Night Edition contrasta bem.
Com as rodas aro 20 polegadas em preto-fosco querendo aparecer mais, a Ram Classic não passa despercebida, ainda mais com seus dois estribos e os dois escapes.
Tendo caçamba maior que a da Rebel, sua irmã mais nova e sofisticada, a Classic emprega faróis potentes e lanternas de LED, mas não tem santantônio, teto solar ou capota marítima.
Por dentro…
Dentro, a Ram 1500 Laramie Night Edition pode até parecer antiquada para um entusiasta, mas para quem busca uma picape grande V8 com tudo dentro, o ambiente é mais que o esperado.
Com acabamento em couro preto e provido dos devidos apliques imitando madeira, a cabine é exageradamente grande e até peca por excesso, mais especificamente atrás.
Lá, o espaço para as pernas lembra um táxi inglês, onde é possível até colocar uma mala pequena à frente das pernas. O banco bem que poderia ser avançado com rebatimento do encosto.
Até existe essa opção na Ram, mas somente a partir da Ram 2500 Mega Cab, lá nos States… Fora isso, há espaço para coisas sob o assento e também no assoalho, mais discreto e seguro.
O aproveitamento do espaço é tão bom, que o rebatimento do banco traseiro cria um assoalho plano com extensores, podendo assim levar muita bagagem ou compras de supermercado.
Os bancos são largos e confortáveis, com os devidos ajustes elétricos, memória (2) para o motorista, aquecimento e a boa ventilação. Afinal, também faz muito calor nos States.
Apesar do tamanho, não se engane com a Classic, pois, ela foi feita para todos os tamanhos, com ajustes de coluna de direção e pedais, inclusive com iluminação.
Com cluster analógico clássico, multimídia de 8,4 polegadas suficiente e console central com espaço para você levar o que imaginar, a Ram Classic tem uma cabine versátil e confortável.
Dá para viajar longas distâncias num ambiente de ótimo acabamento com sistema de som Alpine com 10 alto-falantes e subwoofer, vigia traseira elétrica, como na Rebel, entre outros.
A caçamba de 1.424 litros tem revestimento de proteção, iluminação e LED como no interior da cabine, mas a tampa da caçamba não tem amortecimento ou abertura elétrica, como na Rebel.
Por ruas e estradas…
A Ram Classic é portadora de um dos motores mais cultuados no mundo, o V8 Hemi, aqui na versão de 5.7 litros de aspiração natural, feito numa arquitetura clássica e resistente.
Assim, o V8 tem comando no bloco com duas válvulas por cilindro, mais injeção multiponto e desligamento automático de pistões, podendo funcionar com apenas quatro deles.
Consagrado, o V8 Hemi 5.7 é o mesmo da Rebel e entrega 400 cavalos a 5.600 rpm, além de 56,7 kgfm a 3.950 rpm, tal como na irmã mais nova e cara.
Tendo uma caixa automática Torque-Flite de oito velocidades acionada por um discreto botão no painel, a Ram Classic permite mudar as marchas manualmente por meio de dois botões no volante.
Há também tração 4×4 com reduzida num seletor sob o comando do câmbio, completando o pacote motriz da Ram Classic, que agora, sim, pode ser descrita em sua performance.
Seja ligando na chave ou apertando o botão no painel, o V8 Hemi 5.7 desperta forte e pronto para rugir, produzindo aquele som gostoso de um V8 legítimo, da velha guarda.
Como é aspirado, pode-se começar com ele suavemente, sem muito alarde na vizinhança, com transição excelente de marchas e a sensação de força do alto torque se fazendo bem presente.
Suave no funcionamento, a Ram 1500 Laramie Night Edition não exige giros altos para andar bem na cidade, com ótima saída se animar o pé no pedal, tendo assim uma resposta imediata.
O som do V8 é empolgante e insensato, já que estimula o pé a descer mais no pedal, porém, isso deve ser feito com discernimento, pois, a força disponível é bem elevada.
fica fácil perceber isso em conversões ou naquelas arrancadas para cruzar uma rua mais movimentada, fazendo as rodas traseiras girarem em falso, como se diz no popular, bonito…
Sem ser bruta ou estupida nas respostas, a Ram Classic permite um bom controle de sua força, garantindo apreciação do ponteiro subindo rápido e os 400 cavalos empurrando com vigor.
Numa condução esportiva, a Ram Classic salta rapidamente, fazendo os ocupantes colarem nos assentos, trazendo aquela emoção esperada e garantida pelo Hemi.
Mesmo se observando o “pequeno” motor no cofre imenso, não dá para imaginar como o mesmo pode converter uma picape de mais de 2,5 toneladas num carro esportivo.
Sem modo Sport, essa Ram 1500 dispensa a função, pois, o que tem de força, sobra para pelo menos uns dois modos de desempenho se fosse outro carro.
De 0 a 100 km/h, ela precisa de 7,7 segundos, o que é ótimo, alcançando final limitada de 174 km/h. Tudo isso com um consumo de 5,5 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada, com gasolina, em nossos testes.
Na estrada, a Ram 1500 Classic sobra em conforto, desempenho e segurança, com ponteiro na casa dos 1.800 rpm a 110 km/h, uma velocidade pouco perceptível num carro desse porte.
Ela tem retomadas bem empolgantes, com giro passando dos 5.000 rpm para deleite e arrepio de quem vai a bordo, assim como ultrapassagens sem esforço algum, apenas no toque suave do pedal.
Com direção elétrica, a Ram Classic é agradável, seja na cidade ou na estrada, com conforto ao dirigir excelente. A suspensão tem uma calibragem suave, que filtra bem os tipos de solo.
Para ela não tem buraco, valeta, lombada, depressão ou qualquer outra coisa diferente de um piso plano, efetivamente confortável em vários cenários.
Os freios são bons, mas considere sempre o porte e peso do carro e não sua força, mas fora isso, a picape Ram transmite confiança ao volante, assim como uma boa sensação de segurança.
Mesmo para manobras de estacionamento, ela apresenta retrovisores largos e câmera de ré suficientes para deixar o carro devidamente parado na rua, diferente de estacionamentos.
Na realidade brasileira, a Ram não foi inserida ainda, nem tente encaixá-la nesses estacionamentos de shopping ou em muitos particulares.
O lado ruim de se ter quase 6 metros é esse, infelizmente. Nos grandes centros, onde muitos dos compradores da Classic estarão, vagas para veículos como este são raras e caras.
No fora de estrada, a Ram Classic sobra com o 4×4 acionado, tendo ainda a redução, mas com pneus para o asfalto, melhor não tentar a sorte em trechos mais radicais.
Em resumo, a Classic em desempenho é uma experiência que se deve ter, ainda mais que ela permite aos motoristas de carros comuns, aqueles de CNH B, desfrutarem de seu poder.
Por você…
Uma picape média diesel ou uma picape grande a gasolina? Em tempos de preço do óleo combustível alto, alguns já consideram a segunda escolha, e a Ram Classic é a opção na prateleira.
A questão não é tanto a gasolina, mas o diferencial de ser uma picape maior, imponente, importada e com um V8 como na “América”, trazendo assim um pouco daquele mundo.
Em outro nível, a Ram 1500 tem tudo a mais, dentro e fora da cabine, assim como amplo espaço para carga na caçamba, apesar de seus meros 531 kg de capacidade.
Quer mais? Realmente só indo mesmo numa picape de trabalho, mas aqui a coisa fica mais para o lazer e com diversão extra, mesmo sendo menos equipada e sofisticada que a Rebel.
É uma picape raiz em essência, mas de uma realidade diferente, a americana, mas isso não impede de aproveitá-la ao máximo aqui, especialmente num visual esportivo como esse.
Mais agradável visualmente, para quem curte aquele ar de picape americana, a Laramie com seus cromados é ainda mais barata, custando R$ 349.990, com a Night Edition em R$ 359.990.
De volta à questão deste tópico, as opções são distintas e para usos bem específicos, sendo uma mais rural e outra mais urbana, sendo ambas mais baratas que a Hilux GR-Sport por R$ 367.390.
Vale a pena embarcar num V8 de uma picape imponente, com tudo dentro, que anda como um esportivo pequeno? Sim, tenha certeza que sim.
Medidas e números…
Ficha Técnica da Ram 1500 Classic 5.7 V8 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 8 em V
Cilindrada – 5.654 cm³
Potência – 400 cv a 5.600 rpm (gasolina)
Torque – 56,7 kgfm a 3.950 rpm (gasolina)
Transmissão – automática de oito marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,7 segundos
Velocidade máxima – 174 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Consumo urbano – 5,5 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 9,1 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – Braço duplo/Traseira – Eixo rígido
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 20 com pneus 275/60 R20
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 5.816 mm
Largura – 2.017 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.917 mm
Entre eixos – 3.570 mm
Peso em ordem de marcha – 2.553 kg
Tanque – 98 litros
Caçamba – 1.424 litros
Capacidade de carga – 531 kg
Preço: R$ 349.990 (preço base) R$ 359.990 (versão avaliada)
Ram 1500 Classic 5.7 V8 2023 – Galeria de fotos
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