Avaliação RAM 1500 Laramie: R$ 585 mil e sem motor V8, será que vale o investimento?

ram 1500 laramie avaliação na (8)
ram 1500 laramie avaliação na (8)

A Ram 1500 é a porta de entrada para as picapes grandes da Stellantis e uma importante referência para o mercado, porém, na atual geração, ela acabou empregando um motor diferente…

Tendo perdido o V8 HEMI 5.7 de sempre, a Ram 1500 teve que empregar um seis em linha muito distante daquele visto nas irmãs maiores, movidas a diesel: Hurricane Six de 3.0 litros.

Devidamente abastecida com gasolina por motivos óbvios, a Ram 1500 Laramie continua sendo a opção da marca americana entre as picapes grandes dessa categoria até a volta do V8.

Mas será que ter um seis cilindros 3.0 com 425 cavalos é tão ruim assim? Custando R$ 584.990, a Ram 1500 Laramie 2025 mostra que existem vantagens, apesar daquela sensação…

Veja também

ram 1500 laramie avaliação na (49)
ram 1500 laramie avaliação na (49)

Imponência aparente

Quando se observa a Ram 1500 Laramie, a picape grande da Stellantis salta aos olhos com sua profusão natural de cromados na frente imponente, com o enorme capô e o para-choque brilhante.

O grupo ótico full LED e as plaquetas laterais com o nome do modelo colaboram para a ótima impressão visual do produto, que tem ainda belas rodas aro 20 em preto e diamantadas.

O estribo retrátil que se esconde sob a carroceria é um convite, enquanto a traseira com as lanternas simples e os Rambox prontos para levar carne e bebidas com muito gelo são providenciais.

Tendo teto solar panorâmico, capota marítima e mais cromados, a Ram 1500 não passa despercebida em lugar algum, mesmo onde as irmãs maiores dominam…

ram 1500 laramie avaliação na (27)
ram 1500 laramie avaliação na (27)

Falamos isso porque a Ram 1500 não é popular em certos lugares do interior, onde o que se vê nas ruas são os modelos 2500 e 3500, especialmente na cor branca. Isso dá uma ideia da proposta desta aqui.

Dentro, o ambiente é ricamente decorado para agradar aos fãs de picapes grandes, com tons de marrom e bege que agradam, assim como os detalhes cromados, sendo bem conservador.

Mesmo nessa pegada, o ambiente da Ram 1500 Laramie reserva coisas modernosas, como uma tela de entretenimento para o passageiro dianteiro, não visível totalmente para o motorista.

A grande tela de multimídia Uconnect divide-se entre climatização e navegação, não sendo assim tão bem aproveitada. Já o cluster digital assume formas interessantes e prestativas.

ram 1500 laramie avaliação na (32)
ram 1500 laramie avaliação na (32)

Com HUD, a picapona da Ram entrega tudo o que sabe para o condutor, que tem um banco confortável, climatizado e ajustável eletricamente. Até mesmo os pedais se ajustam ao tamanho do condutor.

O volante imponente e bem completo é o que se espera de algo como a Ram 1500, que tem também espaços de sobra para todo tipo de objeto, com console largo e dois slots para recarga indutiva de celulares.

Oferecendo espaço mais que generoso para cinco adultos grandes, a Ram 1500 ainda permite reclinar o banco traseiro, tendo aquecimento nele, bem como um ambiente com compartimentos em todo o lugar, até no chão.

Conforto para viajar é o que há a bordo, ainda que quem tenha sentado por hora na quinta posição tenha reclamado do aperto excessivo do cinto de segurança…

ram 1500 laramie avaliação na (29)
ram 1500 laramie avaliação na (29)

Já na caçamba, os 1.200 litros são acessíveis por uma tampa elétrica para abrir e fechar, bem como por um degrau retrátil sob o lado esquerdo do para-choque traseiro. Tudo muito prático.

Desempenho eficiente

Fizemos uma longa viagem para o Mato Grosso do Sul e nela pudemos verificar bem o desempenho da Ram 1500 Laramie com seu impopular (e pequeno) seis em linha sob o imenso capô.

Com 2.993 cm³, o Hurricane Six parece mais feito para um SUV monobloco pelo seu porte, bem menor que o imenso Cummins 6.7 das irmãs, obviamente sendo este de caminhão…

ram 1500 laramie avaliação na (46)
ram 1500 laramie avaliação na (46)

Entregando com seus dois turbos 425 cavalos a 5.200 rpm e 64,8 kgfm a 3.500 rpm, o propulsor não se intimida por ser pequeno ou o irmão grande do Hurricane 4 da Rampage, por exemplo.

Ele tem uma boa resposta em baixas rotações e é bem ajudado pela transmissão automática Torqueflite 8HP75 de oito marchas, integrada à tração 4×4 tradicional.

Sem fazermos um comparativo com o antigo V8, a Ram 1500 Laramie responde como se deve ao acelerador, permitindo chegar aos 100 km/h em 5,3 segundos e ir até 180 km/h.

Por aí já dá para ter uma ideia de que o Hurricane Six não é o que pode parecer. Ele é um motor forte, que pode mover as 2,6 toneladas da Ram 1500 com rotação tão baixa que parece ponto morto…

ram 1500 laramie avaliação na (21)
ram 1500 laramie avaliação na (21)

Do mesmo modo, com giro chegando perto dos 6.000 rpm, a Ram 1500 não fica devendo por não ter um V8 a bordo, patinando com facilidade a qualquer pisada mais forte.

Tendo modos de condução como Sport e Auto para o asfalto, assim como Tow, Off-Road e Snow para situações específicas, a 1500 pode ir da lama ao reboque de cavalos prontamente.

Com a opção de limitação de marchas em comando semelhante ao dos modos de condução, a Ram 1500 sempre vai oferecer uma opção para sair do sufoco ou simplesmente andar como se quer.

Na estrada, por exemplo, ela é um doce… Sem intimidação com serras ou colinas íngremes, o motor da Ram 1500 trabalha solto, especialmente em ultrapassagens e retomadas.

ram 1500 laramie avaliação na (43)
ram 1500 laramie avaliação na (43)

Mesmo com o veículo cheio e mais carga na caçamba, não há o que falar do desempenho da Ram 1500 Laramie e até mesmo o consumo dela não foi tão ruim quanto se imaginava, considerando tudo.

Rodando a 80 km/h, ela marcou ótimos 13,2 km/l, com 11,2 km/l a 100 km/h e 9,5 km/l a 120 km/h. Isso com quatro adultos e mais bagagens para quase uma semana na caçamba.

Tendo 125 litros de gasolina no tanque e enfrentando uma serra como a do Mar, a Ram 1500 chegou ao destino com folga na autonomia calculada de 1.180 km, o que foi ótimo, claro.

Na cidade? O consumo fica na casa dos 6,1 km/l e não adianta querer mais que isso, realmente não dá… Ou seja, a Ram 1500 é um automóvel de passeio na estrada e um caminhão na cidade.

ram 1500 laramie avaliação na (23)
ram 1500 laramie avaliação na (23)

Marcando 1.400 rpm a 110 km/h, a Ram 1500 Laramie é um dos veículos obrigatórios para se pegar a estrada, por oferecer do conforto quase extremo ao desempenho esportivo que se deseja.

A direção é mais firme, como o americano gosta e como picape grande precisa ter, enquanto os freios dão conta do recado. Já a suspensão é pneumática e tem níveis do Aero até o Off-Road.

Na estrada, ajuda a reduzir o consumo com menos arrasto, todavia, o ajuste a faz parecer menor do que realmente é, mesmo tendo 5,90 m de comprimento…

O ajuste da suspensão, dentro ou fora da estrada, é ótimo, não deixando-a saltar demais e garantindo conforto em várias condições de estrada, rua ou terreno.

ram 1500 laramie avaliação na (11)
ram 1500 laramie avaliação na (11)

O conjunto também garante boa estabilidade e isso comprovamos em uma mudança de rota inesperada nas curvas fechadas da Estrada de Itapevi, com carro lotado e caçamba cheia no retorno.

Falando em segurança, com pacote ADAS completo, a Ram 1500 Laramie também favorece uma condução mais tranquila, seja na cidade ou na estrada, em especial.

Em resumo, a Ram 1500 Laramie surpreendeu no consumo e não tanto no conforto, afinal, é realmente o que se espera dela e isso não é demérito, pelo contrário, ela é ótima nesse caso!

Tudo dentro

Quase uma “casa”, a Ram 1500 Laramie tem tudo dentro, ou quase… A não abertura automática dos vidros e seu fechamento não agradam, obrigando a ligá-la remotamente.

ram 1500 laramie avaliação na (40)
ram 1500 laramie avaliação na (40)

Em locais quentes como no MS, a diferença térmica pode trazer problemas pessoais… Seja como for, se é para apontar um detalhe, esse é o que não agradou.

De resto, vem com tudo, como já dissemos, tendo inclusive ajuste remoto de suspensão e de abertura de tampa. Bem versátil, a grandona comedida da Ram é um atrativo para quem gosta do estilo.

No mercado, existe a Ford F-150, que custa R$ 560.000. Já no caso da Chevrolet Silverado, que custa agora R$ 469.900, a diferença está nos detalhes, sendo a Ram mais equipada, apesar do motor menor em tamanho, mas muito mais potente.

ram 1500 laramie avaliação na (50)
ram 1500 laramie avaliação na (50)

Apesar de mais cara que a favorita dos picapeiros, a Ram 2500, a 1500 tem seu público, especialmente nas cidades do interior do país, que cultuam mais o estilo agro que no litoral ou grandes capitais.

Por isso, em Três Lagoas-MS, as pessoas olhavam a Ram 1500 como se fosse novidade, numa cidade onde ver as 2500 e 3500 é algo tão comum…

Vale? Bem, o Hurricane Six é um bom motor, mas o ronco tradicional do V8 no dia a dia faz falta. Se você não liga para isso, então ela vale realmente.

Ram 1500 Laramie 2025 – Galeria de fotos

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.